Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros de transição

Chega o dia em que as kids crescem e não querem mais livros com apenas uma frase por página, ou com ilustrações gigantes e pouco texto. Eles querem livros mais grossos (como os mais velhos), com mais texto e mais história.

Aí entram os livros de transição.

Aqui vou mostrar como são os livros que você pode escolher para seu filho/aluno/neto, para ele continuar a querer ler, sempre mais e mais.

 São livros que ainda tem figuras,

porém em muitos destes livros a cor (quase) que some.

As ilustrações agora são mais em preto e branco,

grandes as vezes, ocupam uma página inteira, outras,

brincam com o texto,

que é escrito com diversas fontes diferentes e (na maioria das vezes) maiores. Isto ajuda muito na dinâmica da leitura. Facilita, cria pausas e ajuda as kids a entenderem/absorverem as palavras de uma melhor forma.

Exploram muito o humor. As fontes diferentes e as ilustrações que invadem o texto ajudam a exagerar as cenas engraçadas.

São livros onde a história é contada em capítulos.
Capítulos curtos para a criança que está começando a ler sozinha, possa ter pausas maiores. Se cansar, pode parar e ler a próxima etapa da história, mais tarde ou no outro dia.


Quando as kids começaram a ler livros sozinhos, precisavam ler um capítulo por dia, no minimo. Depois quando via, estavam quase acabando o livro no primeiro dia, de tanto que gostavam da história. Sem eu pedir. 

Escrevi este post para ajudar as mães a procurarem livros adequados a fase que a criança está. Não adianta pular para um livro muito complexo. Muitas vezes isto pode frustrar a criança.
Estes livros de transição são livros grossinhos e a criança acaba logo (em função da letra grande e ilustrações) e fica super orgulhosa de ter lido sozinha um livro grande. E assim passa, toda orgulhosa, pro próximo livro.

Vamos mostrar alguns dos livros que mostramos aqui no post (outros estão na lista, lá no final do post, com os links):

BABÁ DE DRAGÃO - A ILHA de Josh Lacey e ilustrações de Garry Parsons, editora Escarlate.

O este é o terceiro livro da série. Eduardo Smith-Pickle troca e-mails com seu tio Morton, pois precisa novamente tomar conta dos dragões dele. Desta vez Edu e sua família passam uma temporada na casa do tio, numa ilha na costa da Escócia, e precisam lidar não apenas com 

Arthur e Ziggy, mas também com a existência de outro animal exótico na região…adivinha qual é o animal diferente e misteriosos que vive na Escócia? 
Um prato cheio pras kids que adoram dragões e outros tipos de monstros.
Pra comprar:  https://amzn.to/2D8t7P1


OS PIORES PIRRALHOS DO MUNDO de David Walliams e ilustrações de Tony Ross.
Editora Intríseca.

 Todos temos versões lights destas kids em casa. São dez histórias muito engraçadas sobre crianças que possuem algum comportamento exageradamente "errado" como o Garoto-piolho, que ele quer ser um super heróis pra atacar os professores 

(e não deixa ninguém chegar perto do cabelo dele), a Sofia Sofá que basicamente virou parte da mobília de tanto ver TV 

ou Suzie Imunda que de tanto produzir lixo e não tomar banho, vê seu lixo ganhar vida e aí é tarde demais. As ilustrações são suuuper divertidas e interagem o tempo todo com o texto.

Não fique com medo, é muito improvável que teu filho comece a se transformar num dos pirralhos. O livro que usa o humor pra questionar os comportamentos infantis. Muito divertido.
Pra comprar: https://amzn.to/38mZcxR

 FELIZMENTE, O LEITE de Neil Gaiman e ilustrações divertidíssimas de Skottie Young.
Divertido, ricamente ilustrado e maluco. Ótimo pra hora de dormir. Para crianças de todas as idades (para as bem pequenas os pais vão lendo em pedaços). Leitura super rápida.

Uma mãe viaja e faz muitas recomendações pro pai (que não houve nada - normal).
Quando as kids vão tomar café da manhã, não tem leite.

O pai sai pra comprar leite pros filhos e demooooora.
A crianças ficam esperando, esperando, esperando e quando o pai finalmente chega com o leite,

conta uma baita história louca.
Mentira? Verdade? Só vai saber quem ler! Da Editora Rocco.
Pra comprar: https://amzn.to/3dXFeez

 O CHUPA-ERROS DE ORTOGRAFIA de Éric Sanvoisin e Olivier Ltyk. Coleção Draculivro. Editora Martins Fontes.

Draculivro proíbe o sobrinho, Odilon, de chegar perto dos erros de ortografia.
Uma concordância verbal errada, uma crase mal colocada, um letra troca, pode dar a maior indigestão. Então, nem pensar!

Mas o guri foca nos erros de qualquer jeito, que diz serem deliciosos. Porém, o tio Draculivro esconde um grande segredo...
Divertido. As ilustrações também são ótimas.
Pra comprar: https://amzn.to/2ZDx45X

JUDY MOODY SALVA O MUNDO! de Megan McDonald e ilustrações de Peter H. Reynolds. Editora Salamandra.

Esta personagem tem uma série de livros só dela, o irmão dela, também, que são os livros do Chiclete (um está na lista lá me baixo), e,de vez em quando, os dois aparecem nas histórias juntos (principalmente em especiais de Natal, Páscoa, etc...).

Judy Moody é uma guria muito sabida e criativa que adora inventar ideias para salvar o mundo.
Estas ideias começam a surgir depois de uma aula de ciências.
Judy está aprendendo muito sobre o meio ambiente, a destruição das florestas e os animais ameaçados de extinção. E também descobriu que sua família precisa aprender a reciclar.
Pra comprar: https://amzn.to/3f6y4FS


LAMBIDAS, ROSNADOS E MORDIDAS de Tony Brandão e ilustrações de Eduardo Medeiros. Editora Panda Books.
 O livro traz a história de Zeca e Vitória e seus cachorros Julieta e Zé. Os dois estão enfrentando alguns problemas financeiros em casa. E os pais das duas crianças querem dar os cachorros para outras famílias cuidarem. Mas a dupla não concorda com isso. 

Resolvem arregaçar as mangas e bolar um plano bom pra cachorro!

Um tema super atual: Como a internet pode sim ser um bom lugar para desenvolver grandes ideias e também trabalha as questões de crise econômica (com as famílias tendo que reavaliar seus gastos) e ainda chama atenção para 

a responsabilidade de se ter um animais de estimação.
Pra comprar: https://amzn.to/3iuviN5

A GAROTA GOTIC E O FANTASMA DE UM RATO de Chris Riddell, editora Galera Junior.

O livro é sobre a solitária Ada Gotic. Ada Gotic é filha de um poeta, escritor chamado Lorde Gotic. Os dois moram no Palácio Sinistro com muitos criados e alguns fantasmas. Ela é muito sozinha, não tem amigos.
Bem, isso até ela achar um rato fantasma chamado, Ishmael Bigodes.
Ele vai tentar ajuda-lá a desvendar um grande mistério:

O que Malavesso (o serviçal do palácio) estava tramando para a Caçada Interna.

A mãe de Ada morreu quando ela ainda era um bebê. A mãe, era equilibrista. Uma noite, no meio de uma tempestade, andava em uma corda bamba nas chaminés ornamentais do palácio, até um raio cair ali perto, balançando a corda e fazendo-a cair das alturas.
Lord Goth acredita que as crianças devem ser ouvidas e não vistas, então Ada tem que usar botas grossas para que ele sempre possa ouvi-la chegar. A história de Ada é estranha, mas incrivelmente atraente. 
 A história é repleta de referências à literatura clássica, contos góticos e personagens de ficção e históricos, a maioria os leitores mirins não irão perceber/conhecer, até mais tarde. O que torna a obra divertida para os pais, que por ventura queiram ler com suas kids. 
A Ceci diz que você não consegue parar de ler. É cheia de humor e aventura.

Ada teve 6 cuidadoras (até uma que era uma vampira e lhe ensinou esgrima de guarda-chuva, outra que lhe ensinou canções em francês, como tricotar e como construir uma barricada resistente e mais outra que lhe mostrou como fazer uma máquina de cortar as cabeças das bonecas, por exemplo).

O livro é lindo. A capa tem detalhes em prata e brilho. A diagramação interna e o layout das páginas fascinam as crianças. Parece um livro para crianças maiores (e elas amam isso). As ilustrações são ricamente desenhadas, temos vontade de passar horas descobrindo todos os detalhes. 
Amamos o trabalho do Chris Riddell. A Gatota Gotic é uma das séries dele, mas só há dois livros traduzidos para o português. 
Citamos na lista abaixo, a outra coleção dele, Otolina, que tem menos texto, mas é tão excelente, quanto esta. E foi a primeira que fisgou a Ceci. 

Pra comprar: https://amzn.to/3iCD8UW

Nossa edição favorita da Pippi Meialonga, da autora Astrid Lindgren. É da Companhia das Letrinhas. Um livro grande cheeeeio de ilustrações da Lauren Child.

A guria vive sozinha, tem muita força (levanta até um cavalo), muito sapeca e independente também. Não se deixa abater. Super criativa e com cada tirada de dar nó em pingo d´água!. As gurias leitoras piram com a história e com a personagem!

 Foi o primeiro livro "grande" que a Ceci leu. A gente acha só uma pena as outras histórias da Pippi não ganharem uma edição tão linda quanto essa. 

 E olha a capa (toda esfolada e manchada)! Ele foi daqueles livros companheiros de todas as horas: ia na mochila, no carro, no colo... Onde a gente ia, o livro ia (apesar de grosso, ela sempre queria levá-lo junto pra ler e mostrar pros amigos).

Pra comprar, outra versão da mesma história, pois esta está esgotada: https://amzn.to/2ZtNo9a

 Fica a dica.


Vou deixar aqui mais sugestões de outros livros que já lemos aqui no blog (e que a Ceci e o Cássio adoraram):

RABISCO E BORRÃO - FORA DA CAIXA E TUDO BEM, ZECA?  (um livro quadrinhos, prar kids pequenas)
BABÁ DE DRAGÃO - DECOLANDO
VOCÊ É UM HOMEM MAU, SR. GUM! (Cássio amou)
O CHUPA-TINTA (Ceci ama)
VULGAR, O VIKING E O SHOW DE TALENTOS TENEBROSO
OTOLINA (Ceci ama)
AGATHA PARROT
O DOMINGO TROCADO
RUIM PRA CACHORRO
A BOLSA AMARELA (Cássio amou)
OS BANDEIRA-PIRATAS E O GALEÃO ASSOMBRADO (Ceci ama)
OS BANDEIRA-PIRATAS E A CAVERNA DA PERDIÇÃO
CHICLETE E A GRANDE LUTA DOS POLEGARES
CAPITÃO CUECA 2 (Ceci ama)
CAPITÃO CUECA 3
TUDO É PERIGOSO
MABEL JONES
EU, LILI E O RESTO DO MUNDO
MALALA (Ceci ama)
AS AULAS DO PROFESSOR..., MORTOS DA FAMA, SABER HORRÍVEL (Cássio ama)
OS CAÇADORES DE FANTASMAS E A ASSOMBRAÇÃO DE FOGO 
OS IMAGINÁRIOS (Eu amei)
O GAROTO SUPER NUGGET
QUEM MATOU O SACI?
DIÁRIO DE UM BANANA 10 (Mas todos da coleção são ótimos)
COELHO 13 E O OLHO QUE TUDO VÊ (Ceci ama)

Se precisar de mais indicações, temos um moooonte! AQUI tem uma lista de livros de trasição, também.  É só deixar um comentário no post. :)
Boa leitura!

2 comentários:

  1. Que texto boooom de ler!!! Dicas preciosas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nedjma!
      Muito bom te ler por aqui. (;
      Tenho várias amigas com kids nesta fase.
      Espero ajudar mais e mais leitores!
      Beijão, Gi

      Excluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)