Dicas para ententer crianças presas em casa

David Copperfield , Coleção Folha MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA

Estamos fazendo a coleção FOLHA MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA. A Coleções Folha nos enviou alguns volumes que ainda não tínhamos. AMAMOS!!!

Inclusive recebemos o livro DAVID COPPERFIELD antes de ser liberado nas bancas! <3

O livro é o volume 16 da coleção e foi lindamente ilustrado por Adilson Farias (podem segui-lo no Instagram @adilsonfarias e ver os rascunhos e os originais a medida que vão ficando prontos). A história é uma adaptação do livro (de mesmo nome) de Charles Dickens. Editora: Folha de S. Paulo (Falando nisso sigam também @colecoesfolhae e fiquem por dentro das novidades e lançamento de  coleções infantis, juvenis e de literatura para adultos.).

Vamos ao livro!
David Copperfield é a história de um menino que precisou trabalhar. Depois da morte da mãe teve que deixar a escola e ir para uma fábrica, apesar de ainda ser criança. O livro é uma espécie de flashback, onde David Copperfield relembra os tempos de infância e as mudanças que aconteceram em sua vida até se tornar adulto. 

A história, que se passa na Inglaterra de antigamente, mostra que não é fácil amadurecer e enfrentar dificuldades, como perder pessoas de quem gostamos, ficar sem dinheiro, viver longe da família, escolher uma profissão, encontrar gente bondosa ou/e amigos verdadeiros. 

Mas David Copperfield também nos lembra que a vida, apesar de suas aventuras e desaventuras, pode ser uma jormada maravilhosa.
Crescer não é fácil!

Rende muitas reflexões... Embora no Brasil seja proibido trabalho infantil, ainda vemos muitas crianças pela rua pedindo coisas e fazendo serviços. Lembrei às crianças do Disque denuncia: 100. Para o caso deles verem crianças trabalhando e sendo exploradas por adultos. E como é difícil saber realmente quem é quem (bondoso, generoso, traiçoeiro, amigo, inimigo) nos dias de hoje. Falamos de falsidade, de usar as pessoas, o que é empatia e como a GENTILEZA, GERA, GENTILEZA. 
Um conversa muito boa.

Sobre a coleção toda (release):

 "A coleção completa tem 28 volumes, clássicos universais, incorporados ao longo do tempo aos acervos infantis, aqui adaptados por 13 autores, pesquisadores experientes e premiados, em textos inéditos, ricamente ilustrados por oito artistas reconhecidos nacional e internacionalmente. Ler com e para as crianças livros que, muitas vezes, podem ser considerados “antigos” ou “difíceis” para essa faixa etária pode ser uma experiência bastante enriquecedora para um público acostumado a uma literatura infantojuvenil que privilegia textos muito breves e com uma temática bastante circunscrita aos temas contemporâneos."

"“Acreditamos que o papel que uma coleção como essa é o de colocar a criança em contato com referências importantes da cultura ocidental, possibilitando que ela a compreenda seu próprio tempo”, afirmam as curadoras da coleção, a especialista em Literatura infantojuvenil Sílvia Oberg e a jornalista e escritora Januária Cristina Alves. Para elas, além de instigar o interesse/curiosidade do leitor, as adaptações dos clássicos da Coleção fornecem elementos para que o leitor possa chegar, mais tarde, à leitura dos textos integrais e originais - mais complexos - com maiores condições de compreendê-los e usufruir do prazer da sua leitura."

"A Coleção FOLHA MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA selecionou 28 títulos dentre os mais significativos da literatura universal, incorporando obras que já foram apresentadas em adaptações ao público infantil no Brasil e em outros países, que fazem parte de acervos de bibliotecas, escolas e famílias no mundo inteiro, considerando autores e temáticas que são importantes para uma “alfabetização literária”. Ou seja, obras que permitam que o leitor conheça o gênero literário em questão, reconheça o estilo peculiar de cada autor, aproximando-se, de maneira agradável, do universo da leitura."

"Para isso, os autores tiveram o cuidado de condensar as obras originais mantendo suas principais características, respeitando o estilo do autor e adaptando-as à faixa etária da coleção. Além de obras mais conhecidas do grande público que, ao longo do tempo, vêm passando de geração para geração, a curadoria teve o cuidado de incluir outras, menos divulgadas, mas de grande valor cultural, diversificando, assim, a coleção, a coleção, ampliando o repertório das crianças."

"A escolha dos títulos também levou em conta a importância de que crianças pequenas possam entrar em contato com elementos que fazem parte de nossa cultura por meio destas narrativas. Ao mergulhar nestas histórias, as crianças poderão compreender melhor quem são alguns personagens popularizados por outras mídias, como Robinson Crusoé, Alice, o Corcunda de Notre Dame ou os Três Mosqueteiros. Ou ainda descobrir por que alguns deles ganharam força a ponto de saltarem das obras originais para qualificar pessoas e situações como, por exemplo, “ser um Robin Hood” (ser alguém muito idealista, justiceiro) ou uma “Pollyanna” (aquela que é a mais otimista das otimistas porque sempre faz o "jogo do contente!")."

"Daí a importância de a coleção também convidar para uma leitura compartilhada que crie possibilidades de um diálogo intergeracional, propiciando que os adultos interajam com as crianças, fornecendo-lhes pistas, dividindo encantamentos, histórias e memórias, atuando como mediadores e verdadeiras “pontes” para que os pequenos conheçam e se reconheçam nesses personagens, lugares, aventuras e emoções."

"As obras foram adaptadas a partir dos excertos mais significativos de cada uma, o que possibilita um (re)conhecimento daquela história para quem já a leu ou ouviu antes. Além de tudo isso, as crianças poderão ler e conhecer títulos e autores que influenciaram seus escritores contemporâneos prediletos, o que pode ser mais um bom motivo para não perder nenhum volume da coleção FOLHA MINHA PRIMEIRA BIBLIOTECA."


Há uma caixa ilustrada para armazenar os livros da coleção (vendida separadamente). Imagina que coisa linda isso!!!


Qualquer leitor pode comprar a coleção aos poucos nas bancas ou livrarias. Mas também pode adquirir pelo telefone ((11) 3224-3090 (Grande S. Paulo) e 0800 775 8080 (outras localidades)) e site (www.folha.com.br/primeirabiblioteca ). 


Para ver os posts que fizemos,basta clicar nos títulos:

Livros:
1. A volta ao mundo em oitenta dias

2. Beleza Negra – Memórias de um cavalo

3. Moby Dick

4. Os três mosqueteiros

5. Pollyanna

6. As viagens de Marco Polo

7. A Ilha do Tesouro

8. O Livro da Selva: Mogli (A verdadeira história)

9. As aventuras de Oliver Twist

10. O corcunda de Notre Dame

11. Peter Pan

12. As aventuras de Tom Sawyer

13. Robin Hood

14. Alice através do espelho e o que ela encontrou lá

15. Vinte mil léguas submarinas

16. David Copperfield

17. Aventuras de Robinson Crusoé

18. Viagens de Gulliver

19. Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda

20. Heidi

21. O príncipe e o mendigo

22. As aventuras de Huckleberry Finn

23. O chamado da selva

24. A lenda do Belo Pecopin e da Bela Bauldour

25. Sofia, a desastrada

26. O gigante egoísta e O príncipe feliz (contos de Oscar Wilde)

27. As surpreendentes aventuras do Barão de Munchausen

28. Um conto de Natal


Se você perdeu um número, não fique triste. Eles nos disseram que estão sempre renovando o estoque das bancas e livrarias. Se não achar nas bancas é fácil comprar pelo site.
Não deixe de ler. Estamos apaixonadas.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)