Dicas para ententer crianças presas em casa

Dia da Consciência Negra - Identidade, luta, perseverança e exemplos {POST III}

Informação e conhecimento são necessários para se ter auto estima.

ATUALIZAÇÃO-----------------------

O PULO DO COELHO , de Lazaro Ramos com ilustrações de Lais Dias.
Estávamos super ansiosas pelo lançamento da Carochinha editora que ainda veio com dedicatória fofa!!!

A Carochinha inovou já na capa, dá pra escolher coelho ou menino, o que aguça curiosidade sobre a história. Escolhemos coelho🐇
Ilustrações lindas da Lais Dias!!!

Lázaro nos conta a história de um menino querente, o Gusmão. Ele queria muitas coisas (todas justas para uma criança) sentir a chuva, aprender uma dança, acalmar a avó. 
Um dia, ele sonhou que era um coelho e, ainda pequeno, era retirado de casa e levado para o circo. Lá aprendeu que seu único papel seria ficar quietinho comendo cenouras até que o mágico o retirasse da jaula através do fundo falso de uma cartola. 
O tempo foi passando e o coelho querente quis ser mais que um coadjuvante no show, quis ser o mágico. E assim decidiu saltar para sua busca pelo protagonismo da própria vida. 
A partir daí acompanhamos o desabrochar do nosso herói. Lázaro traz referências muito bem colocadas, à transformação do boneco Pinóquio em menino. Já que de certa forma os coelhos no circo são bonecos nas mãos dos administradores. 

Em tempos em que me emociono com tudo (quem não chora no mínimo uma vez por semana com as notícias, não está assistindo direito) chorei no fim do livro ao pensar no paralelo com a herança da escravidão no Brasil, onde as crianças negras não tem oportunidades de brilhar. Quantos talentos perdidos, abafados, silenciados 
Obrigada, Lázaro, querido, por trazer uma história que mostre a importância de se colocar no lugar do outro e mudar as regras do circo, para que os coelhos possam ser quem eles quiserem, do dono até a criança que só quer assistir o show na plateia. 

Para comprar capa menino: https://amzn.to/3ZppTvs
Para comprar capa coelho: https://amzn.to/3EGzwhb


Será que 2023 realmente um ano novo? 

CANÇÃO DA MUDANÇA, de @amandascgorman, com ilustrações de @thelorenlong, publicado pela editora Intrínseca.

Então a menina de repente ouve: 

"Consigo ouvir a mudança cantarolar Sua mais bela e grandiosa canção.

Sem medo da mudança que vai chegar, Eu canto junto, então."

E a partir daí, a cada virada de página ela muda um pouquinho do mundo ao seu redor. Com cada gesto, novas crianças acreditam que são importantes e podem mudar o mundo tb. 

Uma corrente de amor, esperança e transformação acontece. 

O livro é um convite: o que você pode fazer pra que a canção chegue até você e vá além?

MANUAL DE PENTEADOS PARA CRIANÇAS NEGRAS, de  Joana Gabriela Mendes (Autor), Mari Santos (Autor), Flávia Borges (Ilustrador), Marina Nina (Arte de Capa), Cristina Naumovs (Posfácio). Publicado pela Companhia das Letrinhas

Um livro informativo. Um guia ilustrado com os passos a passos de como fazer os penteados mais lindos, e os leitores vão encontrar a origem de cada um deles, curiosidades sobre o cuidado com o cabelo ao longo da história, informações sobre o movimento Black Power, o que é afrofuturismo, quem foi o grupo dos Panteras Negras, entre tantas outras informações e curiosidades.
Para comprar: https://amzn.to/3ZkpRVt


Vamos chegar junto e ler livros que importam, que fazem a diferença, que promovam a empatia e a gentileza. 

Leituras onde eu posso experimentar ser o outro, sem deixar de ser eu mesma.

A PELE QUE EU TENHO, da Bell Hooks , ilustrado pelo Chris Raschka e publicado pela editora Boitata, selo infantil da Boitempo.

Como fazer o outro entender como é viver na minha pele? Que tarefa difícil! Como e o que mostrar? 
Quanto basta dizer? Quanto é preciso calar? 
Como sentir o outro? Como ver o outro? Como conhecer o outro, verdadeiramente? 

Hoje é um dia de visibilidade. Importante mostrar que existem centenas de livros com protagonista negros, não é mais uma coisa rara. Que bom! Qual seu livro com protagonista negro preferido, me conta? 
Para comprar: https://amzn.to/3krOGA5



HISTÓRIAS ENCANTADAS DE PEQUENOS SAMBISTAS, de Cristiano Gouveia e Tatiana Móes, publicado pela FTD.

Tem 4 contos de ficção inventados a partir do encontro de dois universos: os contos populares e a obra musical de Clementina de Jesus, Chiquinha Gonzaga, Cartola e Adoniran Barbosa (Nem todos são negros. Mas o livro está aqui, na nossa lista, pois traz músicos negros que são super importantes para a história do Brasil e da música brasileira). 
Cris Gouveia, além de escritor é um ótimo músico e contador de histórias. 

O livro traz, além dos contos, uma pequena biografia de cada um dos músicos, sugestões de títulos de algumas das músicas que o leitor "precisa" conhecer. 
 
Para comprar: https://amzn.to/3mabvbM

NINA - Uma história de Nina Simone, de @tracintodd e @theartoffun, publicado pela Pequena Zahar.

Sabe aquele livro que a gente termina toda arrepiada? Pois assim que fiquei ao ler parte da história desta cantora MA RA VI LHO SA! 

Ela é uma velha conhecida nossa. Amamos a sua voz, a força e potência das suas músicas. Poesia, amor, raiva e protesto tudo misturado. Fruto de muito talento e muito preconceito. Se ela era tão iluminada indo contra a maré toda, imagina como teria sido, se tivesse tido apoio, amor incondicional,  portas abertas e nascido homem?!??! Quanta diferença sua história teria? Vamos refletir? 

Um livro informativo lindo e necessário! Viva, Simone! Um exemplo de mulher! 
Para comprar: https://amzn.to/3kqdiJA

Eu prometo de @lebron, jogador de basquete, fundador da escola @ipromiseschool, ilustrado por Nina Mata e publicado pela Rocquinho, selo infantil da Editora Rocco. Ah! Foi traduzido pela Solaine Chioro.

Um livro que traz crianças prometendo ser a melhor versão delas mesmo. 

Prometo crescer e ser eu mesma.
Prometo aprender e me esforçar. Prometo levantar quando cair. Prometo criar pontes. Um livro que valoriza as pequenas coisas, atitudes e conquistas que as crianças têm.
Para comprar:https://amzn.to/3xSmbhQ


Hoje temos a leitora Luiza com TAYÓ, da @mskiusam e ilustrações de @amori.nha , publicado pela Companhia das Letrinhas.

A Tayó já passou por aqui, em outro livro! Agora ela está de volta com pequenas (só em tamanho, gente) grandes histórias em quadrinhos. Elas são sobre crescer, enfrentar o mundo, identidade, preconceitos (e com lidar com eles), empoderamento (saber o valor que se tem) e pertencimento. E a Tayó não está sozinha, não. Kayodê, um amigo, está do seu lado pra falar também de ancestralidade e atitudes machistas (pq, né, não se nasce machista), além de cidadania. 

Um livro para ler e brincar. 
Pra comprar: https://amzn.to/3ZkX0jV


O ADEUS DO MARUJO, de @flavia_bom_fim , publicado lindamente pela Pallas editora.

Um livro informativo e poético sobre a vida, revolta, dor e arte do João Cândido Felisberto. Nascido no RS, em 1880, negro, pobre, lutou em duas guerras e era marinheiro. Após um marujo ser chicoteado, João liderou uma revolta e criou um comitê para mandar suas reivindicações ao presidente. Ganhou o apelido de Almirante Negro. 

Não vou dar spoilers, mas ele também bordava e o ano passado, sua arte foi exposta na Bienal de SP.

Flávia encontrou João e o resultado são escritos bordados poéticos visuais. Sabe aquele livro que precisa receber carinho? Aquele livro que é impossível não tentar romper a barreira do papel e alcançar o tecido? É papel mesmo? Deixa eu tocar pra ver. Impossível não ver com as mãos.

Lindo, lindo, lindo. 
Forte, triste, belo, injusto como a vida. 
O livro recebeu uma Menção Especial na categoria Fotografia do BolognaRagazzi Award, prêmio anual concedido pela Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em 2023.
Para comprar: https://amzn.to/3lYKkAG


EI, VOCÊ! de Dapo Adeola e mais 19 ilustradores negros, publicado pela Companhia das Letrinhas.

 A ideia do livro nasceu com o assassinato do George Floyd. Dapo Adeola recebeu uma pergunta do seu editor: Quando foi a primeira vez que ele se sentiu empoderado como uma pessoa negra? Ao refletir sobre ela, ele começou a escrever palavras que gostaria de ter ouvido quando criança. Assim, ele convidou 19 artistas negros para ilustrarem esta história de amor e força.

 Inclusive a brasileira Lhaiza Morena ! O livro é puro afeto! Super recomendo. 🥰🥰🥰 A narrativa fala diretamente com a criança negra e a quarta capa escrito pela Taís Araujo Fala justamente sobre como ela amaria ter lido um livro assim, quando era pequena, pois não existiam livros com personagens negros então. A criança de hoje sabe que é amada do jeitinho que ela é! E ela ainda combina uma missão com o leitor: deixar a vida melhor pra quem vem depois. ❤️❤️❤️ Dá um quentinho no coração ler e ver tantas pessoas bonitas e poderosas reunidas em um só livro! O livro é uma obra de arte. Muito lindo!




VOCÊ É IMPORTANTE! VOCÊ É IMPORTANTE, de Christian Robinson, com tradução de Rafael Mantovani, publicado pelo selo Raposa Vermelho, da editora WMF Martins Fontes. Muitas vezes nos esquecemos de nós mesmos.

 A gente faz tudo pelo outro, mas quando é pra gente, dá aquela preguiça, pq aprece que não somos tão bons, tão merecedores, tão incríveis como os outros. É assim também por aí? Pois o livro é um lembrete lindo, que a gente é importante e que também temos valor. Eu amo as Ilustrações do @theartoffun. São tão divertidas, fofas e inclusivas. Me lembram o estilo do Eric Carle. Muita colagem, muita marca de tinta, muito colorido. Ei você que está se sentindo meio down... Você é importante! ♥️



SULWE, uma história linda escrita pela Lupita Nyong'o e ilustrada por Vashti Harrison, da @editorarocco. O livro é baseado na história real de Lupita. Assim como Sulwe, a autora enfrentou muito preconceito ppr ter a pele escura como a noite e tentou várias coisas pra tentar clarear a pele. rezava todasas noites pra acordar mais clara. A mãe sempre dizia que era linda, mas você já viu criança acreditar na mãe? hehhee

 As duas, autora e personagem, tiveram que aprender a ver suas belezas. Sulwe quer dizer Estrela. E com a ajuda da mãe e de uma estrela de verdade a guria vai aprender ela era escura, sim, e também linda, forte e cheia de brilho próprio. O livro é todo lindo. Daqueles que dá vontade de ficar fazendo carinho na capa. Fica a dica. O importante mesmo é ser você mesma!  


ROSÁRIO, ISABEL E LEOPOLDINA ENTRE SONHOS E DEVERES, por Margarida Patriota Joana Velozo, publicado pela Pallas.

"Rosário, neta e filha de reis – seu avô, rei na África congolesa, e seu pai, rei na Pequena África –, descobre horizontes novos no Paço de São Cristóvão, quando seu destino se cruza com o de Isabel e Leopoldina. Começa a lidar com livros, desvenda os segredos da escrita, é levada a ver de perto o que é a vida de uma princesa, num país em que a escravidão de homens, mulheres e crianças ainda existe. 

Morar no conforto de um palácio, em meio a parque amplo e belo, é tão raro para alguém como ela! Espia, observa, escuta, cuida da biblioteca, lê e trabalha, mesmo sendo ainda uma menina. Seu relato nos dá conta de rara e singular convivência, nesse tempo que é o do Império, na História do Brasil."
Um livro cheio de ilustrações e notas com fotos, desenhos e fatos para esclarecer as dúvidas do leitor. 

Para comprar: https://amzn.to/3iI52jS


Volume 8 da Coleções Folha Grandes Biografias Para Crianças! 
 Martin Luther King - O defensor da igualdade entre as pessoas.

 Ele não conseguia entender (nem eu, confesso) pq os brancos não podiam brincar com ele? Pq havia tanta injustiça? Então resolveu tomar uma atitude para que todas as pessoas pudessem ser tratadas da mesma forma. O livro mostra a infância e as inquietações do pequeno Martin Luther King.
O livro ainda traz as partes mais importantes da sua vida, com uma mini linha do tempo no final.  
Livro informativo para kids pequenas.
Para comprar: https://bityli.com/7pgnUS


Nic Stone é a autora de Cartas para Martin. Ela é negra e nasceu no subúrbio de Atlanta, nos Estados Unidos. Depois de formada trabalhou como mentora de adolescentes e morou em Israel. Hoje mora nos USA.

O livro que recebemos da parceira Intrínseca, aborda as relações raciais americanas de uma maneira crua, real e impressionante. 

Narrado na terceira pessoa, cheio de diálogos, conhecemos a vida de Justyce McAllister, um aluno brilhante e exemplar, com muitos sonhos, de 16 anos. 

Sua vida muda completamente ao ser agredido, injustamente algemado e detido por um policial que o vê somente como uma ameaça por ser negro. 

Ele, de repente, vê a vida de outra forma. Perde a inocência e a crença de um mundo justo e bom. 

Justyce olha para os ensinamentos de Martin Luther King procurando respostas, procurando uma luz: Pq não há justiça? 

O livro traz a tona tb atos que são profundamente dolorosos de agressão racial, piadas racistas, a raiva que algumas pessoas brancas têm de outras pessoas por terem a pele negra, entre outras ações inadmissíveis, mas que a gente sabe que acontecem e são acobertados por outras pessoa brancas. 

Assim como em O ódio que vc semeia(de outra autora negra), este livro traz a voz de um adolescente que se vê num mundo injusto e cruel. 

Um livro pra gente ler e se colocar no lugar do outro. 

Forte e necessário.




O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA, de Angie Thomas, Editora Galera. Uau! Um soco no estômago. Fiquei angustiada quase todo tempo, numa tristeza com apreensão, com tensão, misturado com o sentimento de: “que merda!”, o tempo todo. Minha amiga Melinda, do blog @lovefromjapan, leu o livro e eu falei pra ela quer estava na minha wishlist. 

O que ela fez? Olha que presente: me emprestou o cartão da biblioteca dela, que tem áudio livros e retirou o livro pra eu ler. 

Resultado, passei o dia 24 inteiro fazendo as coisas de casa, ouvindo THE HATE U GIVE, em inglês mesmo… E isso fez a leitura muiito mais potente, pois não era eu lendo, mas alguém me contando sua história: com sua própria voz, suas pausas, suas angustias, seus medos, suas revoltas, seus ódios. Nossa! Foi uma porrada no estômago. Foi a primeira vez que escutei um áudio livro e ficou ecoando poderosamente dentro de mim. Amei a experiência. É um livro super necessário. Ele foi lançado no Brasil em 2017, mas ele entra só agora na lista de melhores do ano, pois o conheci agora… E já falo: VOCÊ PRECISA LER COM SEUS TEENS. URGENTEMENTE. A protagonista se chama Starr. Recebeu esse nome pois quando nasceu foi a luz que seu pai precisava para seguir o caminho do bem, do que é certo. Seu pai tem um minimercado e sua mãe trabalha como enfermeira. Eles moram em um bairro de periferia considerado perigoso. 

Quando ela ela tinha uns 11 ou 12 anos os pais tiveram duas conversas com ela: 1. Como nascem os bebês, 2. Como agir quando ela for parada por um policial. Starr é negra e sabe que os policiais vão sempre tratá-la diferente em função se sua cor, por mais injusto que isso seja. Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça as regras de como se comportar diante de um policial, mas ela fica sabendo tarde de mais que ele não as conhecia. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o seu melhor amigo está no chão, coberto de sangue. Morto. No início ela fica impotente, cheia de medos. Mas quando o policial vira o coitadinho da história e a mídia começa a difamar o amigo, aos poucos, com o incentivo dos pais e amigos, o medo dá lugar a indignação e depois a raiva e depois tudo isso se transforma em movimento para tentar mudar a situação. Starr precisa urgentemente descobrir a sua voz. Gente! Que livro! Daqueles que os teens deveriam ler com os amigos, as famílias deveriam ler juntas. Sobre racismo, sobre preconceitos, sobre família, sobre amizade, sobre escola, sobre intolerância, sobre abuso de poder, sobre pobreza e liberdade.

 A história se passa nos Estados Unidos, mas poderia se passar aqui no Brasil, sem problema nenhum, infelizmente. 
 Uma leitura necessária. 
 Para comprar: https://amzn.to/3nR1bSf

 
YAKUBA de Thierry Dedieu, da Galera Júnior.
Yakuba é um jovem e está prestes a se tornar um guerreiro. Na tribo onde vive, para ser reconhecido como tal, é necessário demonstrar sua coragem indo sozinho à savana, e voltar de lá apenas quando enfrentar um leão. O guri estava pronto para realizar o teste, porém ao se deparar com o leão, não imaginava que teria que tomar uma decisão muito difícil e fazer uma escolha que mudaria sua vida para sempre.

Lá vem um pequeno Spoiler: algo inesperado acontece: Yakuba encontra o leão ferido, super fácil de abater, deitado nas sobras de uma árvore. Daí vem o drama interno do guri: Matar o leão e ganhar o respeito e admiração de sua tribo ou poupar-lhe a vida e se tornar homem perante seus próprios olhos? O que fazer?
As ilustrações são em preto e branco e acentuam a dramaticidade da história e lhe dá uma beleza e força ímpar!

Para comprar: https://amzn.to/32GTmTu

ANGOLA JANGA de Marcelo D Salete. Editora Veneta.

Toda em quadrinhos, uma aula de história sobre a escravidão no Brasil. Potente, forte, triste, vergonhosa até - como isso foi acontecer por tanto tempo? É uma visão do autor sobre o Quilombo de Palmares (ou Angola Janga) com eventos, personagens e partes pouco conhecidas. Ele separa os mitos criados ao longos do anos e as diferentes percepções sobre o que é um quilombo e as principais personagens que irão agir de um modo ou outro e essas ações irão afetar Angola Janga. 

O livro é muito mais que isso. Muito mais que uma história do Brasil. É um resgate, uma valorização de cultura, uma joia rara da literatura nacional. Um must have em qualquer biblioteca de respeito.

O autor demorou 11 anos pra fazer está obra que, com certeza já é um clássico da literatura brasileira.

Para comprar: https://amzn.to/373w7H1


O OLHO DO LOBO de Daniel Pennac, editora Mlehoramentos,


Ainda estou lendo, mas quero deixar aqui a Sinopse da editora: Neste romance escrito por Daniel Pennac, ele traz duas histórias de vidas: a do Lobo Azul, que foi capturado no Alasca, sua terra natal e posto em um zoológico do outro lado do mundo, e o menino África, que depois de perder sua família e ter sua vila destruída, parte pelas areias do deserto do Saara com um camelo e um mercador chamado Toa, até chegar no mesmo zoológico que o Lobo Azul se encontra. Ao se olharem fixamente, durante horas, e repetidos dias, África enxerga a vida do Lobo Azul pelo único olho aberto do lobo (o lobo teve um dos olhos atingidos quando foi capturado). E o Lobo também enxerga tudo que passou na vida de África, pelo seu único olho aberto (após conhecer o lobo, África fecha um dos olhos e não abre por meses).

Logo, logo escrevo meu parecer! Amo os livros do Pennac. São tão envolventes e trazem tanta verdade!

Para comprar: https://amzn.to/2Kf8Jw2


BENEDITO de Josias Marinho, editora Caramelo.

Começo dizendo que a edição me lembrou um boneco - aqueles rascunhos onde apresentamos o livro para a editora, de tão pobrinha que é a edição. Merecia algo muiiito melhor.

A história é linda, Um livro imagem, sobre um guri que só descobre quem é, ao entrar em contato com a cultura. Ele brinca com com o bico, com uma baqueta que encontra, mas só há uma transformação, quando ele descobre que há som, que ele pode fazer som. E ao tocar o instrumento, conhecer o ritmo, a melodia, a roupa típica, ele se descobre negro, ele descobre suas raízes. Gente! LIIIINDO! Daqueles livros para infância que mereciam uma edição mais caprichada, um projeto gráfico mais empoderante, uma escolha de cores mais bonitas, mais vivas, mas fortes.

Para comprar: https://amzn.to/36Yz1fQ


 GENTE DE COR COR DE GENTE de Mauricio Negro, FTD.

 É um livro imagem.
De um lado um guri negro, supostamente "de cor" e do outro, um guri branco. Mas quem está toda hora mudando de cor?

Se ficam sem graça, que muda de cor?
O livro inteiro é assim, uma ideia genial que ele teve ao ouvir uma guria negra falar para um guri "branco" que tinha ficado com vergonha: "Você que fica vermelho e eu que sou de cor?".

A partir daí ele fez dois retratos e foi variando o da direita. O leitor percebe o que os dois estão sentindo pelas expressões e cores do "branquelo". 

Mas será que os dois são tão diferentes assim?
Importa a cor?
O livro é genial.
Suuuper recomendo.

Para comprar: https://amzn.to/2RARDv9

EU SOU UMA NOZ de Beatriz Osés, e ilustrado pelo Jordi Sempere, da Escarlate.

Fala de não ter um lugar no mundo, de não se sentir parte, de desamparo, de medo, de abandono, de rancor, de raiva, mas principalmente de se sentir só. Omar é uma noz. Ele atravessou o mar, como muitos outros, e conseguiu chegar do outro lado, mas nem todos que começaram com ele conseguiram. Ele é um refugiado que se esconde, mas não tão bem, e acaba conhecendo gente carente, solitária, que assim como ele, estavam precisando de palavras de afeto, amigos, companhia, tempo junto, abraços quentinhos. 

É um livro sobre pessoas órfãos de afeto. Conhece alguma? Algumas passagens do livro são meio óbvias, mas muitas marejam os olhos. A cara na foto é de quem teve que segurar a respiração pra não se deixar levar... Deveria ter entrado num mar de lágrimas? Você também é uma noz? Saiba que não estás sozinha! Venha descobrir. 

Ele ganhou o prêmio EDEBÉ de Literatura Infantil, na Espanha, em 2018.

Para comprar: https://amzn.to/2RzkMqL

A MENINA QUE ABRAÇA O VENTO - A HISTÓRIA DE UMA REFUGIADA CONGOLESA de Fernanda Paraguassu e ilustrações de Suryara Bernardi. Editora Vooinho.

A Menina Que Abraça O Vento é um livro infantil com uma narrativa doce e leve sobre a história de Mersene, uma garotinha que fugiu do triste conflito da República Democrática do Congo. Enquanto se adapta à nova vida no Brasil, Mersene, que teve que se separar de parte da família, cria uma brincadeira para driblar a saudade. Baseada em histórias reais de crianças refugiadas. 
Já falamos um pouco dele AQUI.


 AMORAS de Emicida e ilustrações de Aldo Fabrini. Editora Companhia das Letrinhas.

O pai leva a guria passear e pelo caminho encontram amoras pretinhas deliciosas. E de baixo do pé de Amora o pai fala pra filha sobre filosofia, religião, luta de classes, história, princípios, valores, gentileza, força interior, sobre amor próprio, valorização da cultura, sobre doçura e sobre ser negro também. Muito lindo.

Para comprar: https://amzn.to/2XaKXdb

MARTIN E ROSA: Martin Luther King e Rosa Parks, unidos pela igualdade. Livro de Raphaële Frier e Zau, que recebemos da Pequena Zahar editora.

Rosa desafia a segregação que os negros sofrem no sul dos Estados Unidos em meados dos anos 1950... Cansada, depois de um dia inteiro de trabalho, senta na parte da frente do ônibus, lugar destinado aos brancos. Sob protestos dos homens brancos ela vai presa e quando é solta, Martin Luther King que, prega a não violência, mas tem uma ideia de como protestar pela igualdade. Ao lado de milhares de insurgentes, Rosa e Martin caminham, literalmente mais de 380 dias, denunciam e conseguem modificar a lei que separava negros e brancos nos ônibus.
Uma história que deixa qualquer um indignado e revoltado.
O livro é cheio de fotos e fatos, além de ser ricamente ilustrado.
Na Amazon: AQUI.

MANDELA - O AFRICANO DE TODAS AS CORES. Livro de Alain Serres e Zau, que recebemos da Pequena Zahar editora.


O livro mostra a trajetória de Nelson Mandela (Walter Sisulu, Oliver Tambo, Winnie) e os militantes do Congresso Nacional Africano, com estudo, perseverança, coragem e luta fazem grandes mudanças  numa relação cultural injusta. Mandela e seus companheiros chegam aos cargos de poder na África do Sul. Porém a miséria  entre os negros persiste e fica obvio que as mudanças virão pelos portais do conhecimento. Precisamos conhecer, entender, avaliar e trabalhar para realizar nossos sonhos de liberdade, igualdade e fraternidade única forma de vida digna. Não há dignidade para nenhuma das partes quando há oprimidos e opressores. 

Mandela liderou a resistência contra décadas de apartheid na África do Sul. Ficou preso por 27 anos na prisão, reconquistou enfim a liberdade e, em 1994, foi eleito o primeiro presidente negro de seu país. 

A obra conta ainda com a seção "Para compreender melhor", em que o leitor encontrará material de pesquisa que inclui: palavras-chave, fotos, um mapa e uma cronologia da vida dele.
Na Amazon: AQUI.

MADIBRA - O MENINO AFRICANO de Rogério Andrade Barbosa e ilustrações de Alarcão, da Cortez Editora.

Confesso que comprei o livro pela capa e em função desta ilustração, que achei linda.
Só ao chegar em casa que vi quer era a história de Nelson Mandela que começou sua vida numa tribo, onde o pai era chefe. Recebeu um nome africano que significava ENCRENQUEIRO. Vendo que o guri era muito inteligente, o mandaram para a escola rural, onde a professora o chamou de Nelson. E pegou gosto pelos estudos, seguiu estudando e defendendo a igualdade entre as pessoas. 
O livro é um resumo da vida dele, e sua trajetória de menino de uma tribo, até se tornar presidente de uma nação inteira. 
Bem bonito.
Na Amazon: AQUI
O CABELO DE CORA de Ana Zarco Camara, ilustrações de Taline Schubach, editora Pallas.
 Cora é uma menina inteligente, ótima amiga e com um lindo cabelo castanho, mas algo a entristeceu. A colega disse que seu cabelo era feio por ser cheio e enrolado e que para ficar mais bonita o amarrasse com uma fita. Quantas crianças se sentem feias por ter o cabelo fora do padrão? Quem disse que belo é apenas o liso? 

Cora vai conversar com a tia que explica para a menina sobre as diferenças entre as pessoas e a origem do seu cabelo lindo e forte como o da avó africana. Com poesia a autora ajuda os pequenos a superar  situações similares e valorizar as diferenças. As ilustrações de Taline são lindas (como sempre). Adoramos e sugerimos como livro indispensável para as bibliotecas escolares.
Na Amazon: AQUI.

SUPER EU: TUDO O QUE VOCE QUERIA SABER de Lisa Bullard. Hedra editora.

Confesso que amei o texto, mas achei as ilustrações mais ou menos. O guri está na fase de super heróis. O herói que ele mais ama é o SUPER-EU. Então, ele descreve todas as coisas super legais que ele mesmo sabe fazer: correr, ler histórias sozinho, imaginar, ajudar a mamãe, contar piadas, comer sorvetes... E apesar dele ter um irmão gêmeo, ele é único e sabe abraçar a mamãe como ninguém. 
Um livro sobre valorização pessoal e auto estima. Suuuper importante para qualquer criança pequena.  
Para comprar: https://amzn.to/2Xaeunq


Este livro é polêmico, tem quente que ama, tem gente que odeia. Colocamos aqui como mais um sobre o assunto e sugerimos uma leitura prévia, pois acreditamos que se alguém aponta preconceito ou racismo numa obra é importante levar isso em consideração ao apresentá-la aos pequenos.
 MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA de Ana Maria Machado e Claudius, editora Ática.

O coelho é apaixonado pela cor da menina e quer a todo custo ficar marrom também. Ele pergunta pra menina como ela consegue ficar daquela cor e ela responde que toma café, come jabuticaba... 
O coelho tenta tudo mas nada dá certo. Daí a mãe da menina explica que ela tem essa cor em função dos pais e dos avós.
Um livro fofo.

Para comprar: https://amzn.to/2RFLwpE

12.EVA de Margarida Botelho é o primeiro livro da série POKKA POKANI, da coleção Além-Mar.
O livro aborda as diferenças sociais em diferentes partes do mundo.
Já falamos dele AQUI.
Para comprar: https://amzn.to/2X78jjS

OS MIL CABELOS DE RITINHA de Paloma Monteiro e ilustrações de Daniel Gnattali. Da Semente editorial.

Cheio de rimas. A guria não aguenta mais seeeempre o mesmo penteado. Um dia reclama e daí vem a transformação... Sete dias, sete penteados diferentes. Uma história para que a criança se identifique positivamente, melhorando a auto-imagem de forma sensível e natural. 

No final tem um convite pro leitor: fazer um penteado na Ritinha!
Para comprar: https://amzn.to/2X6Hdtk

O CABELO DE LELÊ de Valéria Belém, da Companhia Editora Nacional.
A guria não gosta dos cachos, do seu cabelo volumoso. Não entende o porquê dele ser assim. Um dia, num livro conhece a história do povo africano e de suas raízes,

da cultura e do seu lugar no mundo. A partir daí se descobre linda! Passa a amar  muito mais seu cabelo e a si mesma. É lindo.
Para comprar: https://amzn.to/2XxWTVU


O MUNDO NO BLACKPOWER DE TAYO. De Kiusam de Oliveira e ilustrações de Taisa Borges. Recebemos da editora Peirópolis.
É mais do que a história de uma princesinha para outras princesas. É um manifesto de afirmação de uma cultura que demorou muito para gritar ao mundo todo seu esplendor (nas formas, mas cores, mas vozes e até nos sabores da arte africana). A menina carrega o mundo no seu blackpower.
Já falamos do livro AQUI.
Par comprar: https://amzn.to/2YfCimm

 OLHE PARA MIM de Ed Frank e ilustrações de Kris Nauwelaerts. Editora Pulo do Gato.

O ilustrador em parceria com o autor montam um mosaico onde os pensamentos e sonhos do protagonista, um guri de pele escura, expulso de sua nação e afastado de seus pais e irmã, pela violência de seres humanos, desumanizados, encontra acolhimento dentre outros seres humanos, humanizados. Ao decorrer do livro compreende que a generosidade e a bondade pairam acima da diferença de cor, que todos os seres querem ser respeitados e aceitos com suas diferenças.

Para comprar: https://amzn.to/2RApswt

Recebemos no blog A COR DE CORALINE do talentoso ilustrautor (autor de texto e imagem) Alexandre Rampazo. Editado pela Rocco, selo Rocco Pequenos Leitores.

 Coraline é uma menina criativa que se vê diante de um dilema ao ouvir do amigo Pedrinho a seguinte pergunta: - Coraline, me empresta o lápis cor de pele? Observando os 12 lápis da sua caixa, a menina se pergunta qual seria o "cor de pele" que ele procura? A partir da indagação, a menina percebe que em cada lápis existe uma possibilidade. No verde, a pele dos marcianos, no amarelo a dos peixinhos dourados, e há ainda as que vivem apenas na sua imaginação, no lilás a pele das pessoas de um mundo fofinho, no vermelho a de um reino onde todos são muito bravos e assim por diante. Coraline e Pedrinho são desenhados a lápis sobre fundo branco, na página da esquerda, contrastando com o colorido da imaginação da menina, estampado na direita. Neste livro, Rampazo desconstrói o conceito de "cor de pele única" que durante muito tempo foi associado ao rosa nas caixas de lápis de cor. Ótimo para trabalhar com os pequenos, tanto pelas diversas cores de pele, quanto para mostrar o uso das cores de forma mais solta, não necessariamente atrelada ao modelo real.

Para comprar: https://amzn.to/2X6mpSN

CASTANHO E BRANCO de Manuela Ribeiro e Milu Loureiro, da editora Textiverso. Recebemos o livro da autora portuguesa!

Não é uma história linear. Não tem início, meio e fim. A autora diz que o livro é um ponto de partida para pais e educadores trabalharem as diferenças, amizade, cooperação e contra o preconceito. 
Duas crianças ficam comparando a cor do outro com coisas do seu dia a dia, numa brincadeira gostosa. São coisa do cotidiano... Mostrando que não tem nada de mais de ter a cor banca como o leite ou castanha (português de Portugal) como o café, pois essas coisas andam juntas e misturadas. 


LÁPIS COR DE PELE de Daniela de Brito e ilustrações de Polly Duarte. Recebemos da Editora Cortez.

Ana tinha um pai ruivo, de olhos azuis e com a pele bem clarinha. Sua mãe tinha a pele escura e olhos escuros. Ana tinha a pele e cabelo da cor do pai, mas o cabelo era crespo como da mãe além da cor dos olhos dela também. Já o irmão tinha a pele e a cor do cabelo da mãe e a cor dos olhos do pai e o feitio de cabelo dele também. 
Uma mistura!
No primeiro dia de aula, Ana descobre que os colegas tem UM lápis cor de pele. Mas existe só um cor de pele? 
Então, em casa, ela pergunta pros pais sobre a cor da pele deles e eles falam sobre família, sobre diferenças e semelhanças e descobrem que há muitas cores de peles. No outro dia, na escola, os irmãos dividem as descobertas com a professora e os colegas. 

Para comprar: https://amzn.to/2LqyV8J

UMA PRINCESA NADA BOBA de Luiz Antonio e ilustrações de Bel Carpenter,
da Cosac Naify.

Uma guria decide que quer virar uma princesa, como da Disney, pois todas as meninas da sala dela são loiras e brancas, então ela nega que é negra.
Ela muda o nome para Jenipher , pois quer ser iguais as amigas e não há princesas negras.
Ela chora por não ser igual as outras. Sua avó chega e ao perceber o problema, fala que existem princesas negras e fala das princesas guerreiras da cultura africana e de alguns orixás mulheres. 
No final, a menina sente orgulho de ser quem é.

Para comprar: https://amzn.to/2IPPLMz

PEDRO NOITE de Caio Riter e ilustrações de Mateus Rios. Editora: Biruta.
Já falamos dele AQUI.


Para comprar: https://amzn.to/2RCojV0


PLANTANDO AS ÁRVORES DO QUÊNIA de Claire A. Nivola, SM editora.
O livro narra a história da primeira mulher africana a receber o Nobel da Paz. A ambientalista queniana Wangari Maathai, fundadora do movimento Cinturão Verde, ganhou o prêmio em 2004 por sua contribuição ao desenvolvimento sustentável, à democracia e à paz. Ela começou com poucas mudas e conseguiu mobilizar toda a população a plantar mais de 30 milhões de árvores no Quênia. A autora e ilustradora estadunidense Claire A. 

Nivola conta os principais momentos dessa história: a forte ligação de Wangari com a natureza, o choque ao retornar a seu país depois de passar cinco anos estudando nos Estados Unidos e o desejo e a luta para mudar a vida precária de sua comunidade.
Para comprar: https://amzn.to/2NilMRw

FÁBULA URBANA de José Rezende Jr. e ilustrações de Rogério Coelho. Editora Edições de Janeiro.

Um coisa bem comum nas grandes cidades são crianças e jovens pedindo dinheiro. Um homem está num shopping e um guri pede pra ele uma coisa diferente que o deixa perplexo.

Na verdade o protagonista não é negro, negro é o menino de rua que ele encontra. Ficamos chocados com os pensamentos que este homem tem ao vê-lo. Chocados por que as pessoas ainda pensam assim, carregadas de preconceitos.
Lembra do quadro do Fantástico do menino de rua pedindo um livro? Esta é a história do livro que deu origem a matéria. Forte e real.
Para comprar: https://amzn.to/2Fwv9qf

NELSON MANDELA O PRISIONEIRO MAIS FAMOSO DO MUNDO de Swing Eu Gang, ilustrações de Gyeong Su Gang, editora Pallas.


O livro conta um pouco da história de Nelson Mandela, sua luta desde a universidade, a perseguição sofrida por defender os negros no seu escritório de advocacia, a prisão, o julgamento e o tempo na cadeia. A sua força, que se manteve intacta e inspiradora durante os 27 anos de encarceramento e a posterior libertação.

 Livro dinâmico e com texto compacto, perfeito para introduzir o assunto com os adolescentes. Ilustrações em técnica mista, bem atrativas.
Para comprar: https://amzn.to/2RE12SP

Ganhamos o livro da Anna do @Sobreissoeqauilo.
JOSEPHINE NA ERA DO JAZZ de Jonah Winter e ilustrações de Marjorie Priceman. Editora Martins Fontes.

Ela é uma dançarina desde que se conhece por gente (mesmo que os outros ainda não saibam).  O ano é 1920 e o mundo se agita com os sons dessa nova música chamada "jazz". Todo mundo Quer dançar, mas nem todo mundo pode! Josephine é negra e alguns acham que ela não pode dançar em função disso. Mas Josephine Baker é forte e não desiste!  Ela dança, ela inventa, ela é uma estrela. Leva sua dança a Nova York e a Paris.
Para comprar: https://amzn.to/2IO8FDi

 QUANDO A ESCRAVA ESPERANÇA GARCIA ESCREVEU UMA CARTA de Sonia Rosa, ilustrações de Luciana Justiniani Hees, editora Pallas.
Esperança era escrava numa fazenda de padres Jesuítas no Piauí. Quando estes foram expulsos do Brasil ela foi separada de seu marido e filhos maiores e levada a servir como cozinheira do capitão Antônio Vieira de Couto. Esperança teve a sorte de ser alfabetizada numa época em que a maioria das mulheres, mesmo as livres, eram analfabetas. Junto com as outras escravas passou a sofrer violência física, além de não poder exercer sua fé católica. Esperança, de forma corajosa, escreveu uma carta ao governador relatando os mais tratos e pedindo sua interferência.

A história baseia-se na cópia da carta, encontrada pelo historiador Luiz Mott. Datada de 1770, é considerada a primeira petição a um governador relatando mais tratos a escravos. A original encontra-se em Portugal. História triste e necessária para ampliar a empatia pelo sofrimento dos escravos, principalmente das mulheres. Ilustrações fortes e bonitas.
indo da pobreza ao estrelato.
Para comprar: https://amzn.to/2INUBK6

 AMANHECER ESMERALDA de Ferréz e ilustrações de Igor Machado. Editora Objetiva.
Não tenho mais o livro, li o livro lá por 2009. Já tem outra edição, com outro ilustrador. Mas acho essas ilustrações mais bonitas.
Um faz de conta moderno. Manhã acorda para mais um dia sem graça de guria negra e pobre que vive na periferia de uma grande cidade. Ela anda sempre encolhida, triste e mal arrumada, ganha do professor um vestido verde esmeralda e sua vida muda pra sempre. E mais a vida da comunidade dela também.

Ao usar o vestido a guria sente-se bonita pela primeira vez. Então, começa a se arrumar mais: faz tranças no cabelo e descobre sua beleza de princesa negra. E quando os pais a veem, se dão conta de como ela está colorida e linda e não combina mais com aquela casa feia e desarrumada. Começam a arrumar, pintar a casa por dentro e depois por fora. A casa ganha vida, os vizinhos vendo aquela cor e limpeza, resolvem fazer o mesmo... E assim a beleza e felicidade contagiam a rua inteira. Mostra como uma pequena atitude pode ser uma mola propulsora pra melhorar a vida de uma comunidade inteira. Basta apenas um gesto, uma pessoa se importar de verdade, que muitas outras vão querer mudar e participar também.

Para comprar: https://amzn.to/2XGWtg9

QUANDO ME DESCOBRI NEGRA de Bianca Santana, ilustrações de Mateu Velasco. Editora SESI-SP.

A autora divide o livro em 3 partes: uma que viveu, outra que escutou por aí e outra que é a junção dos dois e mais um pouco de história.
O livor é curtinho, pode ser lido numa pegada só. Apesar de pequeno no tamanho, é grande em nos fazer refletir. Nos deixa pensando por dias. Quantos daqueles relatos eu já vi acontecerem com amigas minhas? Quantas daquelas histórias eu já presenciei na rua ou já peguei as frases na boca de parentes e amigos? E o que eu fiz ou deveria ter feito, foi o suficiente?
E como estamos educando nossos filhos para que estas histórias não se repitam?
Eu seriamente acredito que crianças não são racistas, mas os adultos são e colocam esses valores errados nas cabeças das kids. Me lembro criança passar por uma sala onde tinha adultos vendo um filme, e claro que parei na porta pra espiar. Lembro que na trama uma mulher chorava por que não estavam deixando-a em paz pra casar com um homem. E eu totalmente envolvida na história soltei: Porque estão maltratando a mulher? Por que ela não pode casar com ele? Claro que todo mundo levou um susto, não deveria ter crianças ali. E me explicaram que ela era branca e ele negro e que não podiam se casar. Eu não entendia o motivo e me falaram um monte de coisas que não lembro, só lembro que disseram que podia nascer um filho branco e outro preto. Como se isso fosse ruim. E eu continuei não entendendo por que ela não podia casar com ele... Até hoje. Mas lembro dos adultos com mil desculpas e caras para me fazer entender a lógica deles.  Racismo parte de cima pra baixo. Temos que ter muito cuidado nas palavras e atitudes.

Para comprar: https://amzn.to/2RDUseV

Sim. Você já conhece está história. Está é a versão em inglês da Menina Bonita do laço de fita de Ana Maria Machado, mas as ilustrações... Quanta diferença! Rosana Faría arrasa! Muito mais afetuosas e delicadas.

Aqui as ilustrações de lápis de cor são mais realistas, mas não deixam de ter um tom engraçadinho, quando o coelho branco aparece. Quando pego o livro, não consigo parar de analisar e olhar cada detalhe de cada desenho.
 Da Kane Miller Books
Para comprar: https://amzn.to/2X5Epb0

Para ver os outros posts, clique AQUI  e AQUI.

Terceiro post da série Consciência Negra.
Lembrando que foi escrito a 4 mãos, nós do Kids Indoors  + @casadeleitores e a @boaleiturabomapetite.
Chegaram muitos livros, estamos lendo todos com o cuidado merecido, então em alguns livros, para não deixá-los de fora, colocamos apenas a resenha que a editora oferece, conforme formos finalizando, substituiremos os textos.

Lembrando que é um post que vai crescendo conforme formos lendo mais livros. E lembrando que não vamos colocar aqui qualquer livro. Vamos ler, avaliar, ler com as kids para depois falar dele.
Texto e ilustrações devem ser bonitos e enriquecedores. Qualquer livro sobre o assunto não serve. =)

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)