Dicas para ententer crianças presas em casa

O Mundo no Black Power de Tayó e O Espelho Dourado


Com estes dois ótimos títulos da editora Peirópolis abrimos a série de resenhas de livros sobre cultura africana e afro-brasileira. O objetivo é divulgar literatura de qualidade para ajudar professores e pais a levar até as crianças valores que sempre estiveram presentes na nossa cultura, mas somente a pouco tempo ganharam o merecido registro. Esperamos com isso dar uma pequena contribuição para a construção de um imaginário mais amplo e rico em histórias e lendas afro-brasileiras. Estamos buscando livros de várias editoras sobre o assunto, se você quiser indicar algum, por favor coloque-o nos comentários. Conhecer e admirar são os primeiros passos para respeitar e valorizar.

O Mundo no Black Power de Tayó, de Kiusam de Oliveira com ilustrações de Taísa Borges. 
Livro lindo, em todos os sentidos. História, valores, ilustração e projeto gráfico.

Tayó é uma menina de beleza rara com seus olhos negros como a noite e boca grossa como orobô. Na cabeça ostenta um enorme cabelo crespo que enfeita com a ajuda da mãe. Flores, borboletas e fitas expressam alegria no cabelo Black Power de Tayó.

Alguns colegas dizem que seu cabelo é ruim, mas ela sabe e responde que seu cabelo é fofo e cheiroso.
 Tayó é uma princesa que lembra nos sonhos as origens reais dos seus ancestrais africanos.

O Espelho Dourado, de Heloísa Pires Lima, ilustrações de Taísa Borges.

 Heloísa Pires Lima leva o barco do seu Pescador de Histórias pelo rios do mundo. Neste livro ele lança sua rede na África, mais especificamente na curva do rio Niger, em Gana. Lá ele pesca a história de Nyame que foi roubada do seu prometido pouco antes do casamento. Nyame, que tem o nome de uma divindade, conta apenas com a ajuda dos seres que habitam o mundo dos espelhos, entre eles a avó, para ajudá-la a retornar ao seu povo.
O livro ainda conta com a sessão Brincáfrica que propõe jogos para familiarizar o pequeno leitor com o vocabulário e algumas peculiaridades da cultura e geografia africanas.
As partes internas da capa são de material dourado com uma parte destacável para ser usada como espelho.