Dicas para ententer crianças presas em casa

O que seu filho vai encontrar na escola esse ano {parte II}

 Hoje, DE NOVO,  vamos reunir livros sobre coisas, atitudes, pessoas e sentimentos que, provavelmente, seu filho vai encontrar na escola esse ano... Livros que podem ajudá-lo em caso de necessidade.
Eu sei, pois ajudaram a gente aqui. Esse é o post número 2.
O post número 1 está AQUI.
Ao longo desse mês vamos escrever muitos outros.
Se seu filho começa na escola agora pela primeira vez), nem que seja numa escola nova, tem um post com livros sobre o assunto, AQUI.

Certamente vai ter...

APRENDER A SE COMPORTAR DIFERENTE:

Se seu filho está começando pela primeira vez na escola, ele certamente vai ter que mudar alguns comportamentos... Vai ter que aprender a ficar hooooras sentado, quer queira, quer não (Hehehe). Vai ter que aprender a ficar quieto quando a professora pedir, vai ter que ficar sentado no mesmo lugar, até a professora deixá-lo sair. É a vida.

COMO SER UM BOM CACHORRO de Gail Page, da editora Brinque-book.
Não adianta o cachorro se sente a vontade em casa: sobe no sofá (de qualquer jeito), rasga as coisas (não importa de quem seja), mexe em tudo, até no lanche dos outros. Bah! Assim não dá! E ele é expulso de casa. A gata, que é educadíssima e também mora lá, fica com saudades e resolve ensinar o cachorro a se comportar melhor. Mas nem sempre o resultado é o esperado!
As crianças pequenas adoram, se veem no cachorro, tendo que se moldar, como em sala de aula.
Divertido... Até porque o cachorro não faz tudo igual, como deveria, como a criança! ;)


TER NOVOS HORÁRIOS:
Esse livro é show! Principalmente se ela vai precisar ir para escola de manhã ou ir no turno integral, ficando o dia inteiro na escola.
DE MANHÃ. Coleção Histórias de Sofia. Ilustrado e escrito pela Taline Schubach, da editora Callis.
A menina precisa ir para escola beeeem cedo... Mas como é difícil acordar cedo! Quando ela era pequena o pai fazia tudo, com ela ainda dormindo. Só acordava mesmo quando chegava na escola... Mas agora que está crescida, quanta confusão!  O livro é super divertido.
 Já falamos da coleção AQUI

ESPAÇO:
Ele vai descobrir que na escola tem mais espaço livre que em casa! Pelo menos as crianças que moram em apartamento vão!
QUINTAIS de Cris Tavares e ilustrações de Ana Terra. Da Salesiana.
O que é um quintal? Como aproveitar toooodo esse espaço? O que dá pra fazer? Um livro com os diferentes tipos de quintais.

VAI TER QUE APRENDER A PENSAR DE FORMA PRÓPRIA:
A medida que eles vão ficando mais velhos, vão criando grupinhos e turmas... E uma vez dentro desse grupo fechado vão querer fazer tudo que os outros fazem! Melhor mostrar agora, enquanto são pequenos, que isso nem sempre (quase nunca) é bom. Que precisam pensar de forma própria para não se machucarem ou se meterem em encrencas!
MARIA-VAI-COM-AS-OUTRAS de Sylvia Orthof (meu livro favorito dela). Editora Ática.
Suuuper recomendo.

SEU FILHO VAI DESCOBRIR QUE É UM ARTISTA:

Quando começar a desenhar... Vai querer desenhar por tudo... E a professora não vai deixar, nem a mãe! Hehehe. O menino se descobre artista e começa a fazer em casa tudo que passa na sua cabeça (imitando os grandes artistas da história)! A mãe quase enlouquece! Muito divertido e inspirador.
EU SOU ARTISTA de Marta Altés. Editora: Ciranda Cultural.

VAI APRENDER O ALFABETO:
Aqui uma menina aprende o alfabeto brincando com o avô, dentro de uma caixa de papelão, enquanto os pais precisam trabalhar. Mas o aprendizado poderia acontecer na escola, sem problema algum. 
Uma forma divertida de brincar com as letras. A CAIXA DE SONS de Marlon Cruz e ilustrações da minha super amiga Patrícia Langlois. Editora: Pé de Livros. 

ALGUM COLEGUINHA VAI FICAR DOENTE:
Nossa... Quando meus filhos começaram a irem para a escola, começaram a fica doentes também. O contato com outros seres humanos é maravilhoso, mas também há a troca de bactérias, faz parte.
MORA PEGOU CATAPORA  de Alexandre Azevedo e ilustrações de Bruna Assis Brasil. Editora: Roda & Cia.
Depois de uma semana de chuva a menina sai pra brincar... Passa na casa de cada amigo, mas sempre ouve a mesma resposta: o amigo está doente com... Aí a doença muda, conforme o nome da criança. Judite, Otite; Guido, nariz entupido; Margarida, dor de barriga. Texto todo rimado e divertido.

VAI TER GENTE EMBURRADA:

Não tem jeito, vez por outra a gente acorda emburrada e não há santo que nos tire a tromba!  Mesmo que os amigos nos tentem ajudar, fazem palhaçada... Não queremos nem saber.
Essa é a história A FADA EMBURRADA de Alessandra Roscoé e ilustrações de Romont Willy. Editora: Elementar.
Venha descobrir como a fada emburrada, "desemburrou"! kkkk

VAI TER UM COLEGA COM ESPÍRITO DE PORCO:

O PORCO de Bia Hetzel e ilustrações de Filipe Jardim e Flora Sonkin. Editora Manati.Ah! Toda turma tem! Um que de uma hora pra outra veste uma máscara e se transforma totalmente, ou se revela!
Sinopse:
Mau-humor gera agressividade. Agressividade gera violência. Violência gera violência. Todo mundo sabe onde isso termina. Poucos conseguem evitar que tudo comece. De onde vem o mau-gênio? Como combater o 'espírito-de-porco' que ataca as pessoas e às vezes parece tomar conta da humanidade? Neste livro, Bia Hetzel revela uma receita infalível contra o mau-humor.

VAI TER GENTE QUE PENSA DIFERENTE DE VOCÊ:
Um livro com textos para fazer os pequenos leitores pensarem.
SE É ASSIM QUE VOCÊ PENSA de Geert de Kockere e ilustrações de Johan Devrome. Editora: Brinque-Book.
Sinopse:
Qual de nós é o maior?, perguntou o Corvo. Ora, disse a Lebre, o que quer dizer com o maior? É o comprimento que conta? Ou talvez a altura? Ou ainda a distância que se pode atingir? Nada disso, disse o Corvo. Quero dizer: qual de nós é na realidade o mais forte? Ora, repetiu a Lebre, o que quer dizer com o mais forte? É a força com que você consegue fazer algo? Ou a velocidade com que você consegue fugir? Catorze conversas filosóficas entre animais que veem o mundo de forma original. São diálogos engraçados que falam de amizade, saudade, ciúme, confiança, tédio, admiração etc. O óbvio para um nem sempre é óbvio para outro.
Textos de página e meia onde os animais refletem e mostram que nem sempre o óbvio é óbvio.

VOCÊ VAI DESCOBRIR QUE TODA HISTÓRIA TEM MAIS DE UM LADO:
 Será que as histórias que nossos filhos nos contam, ao chegar da escola, realmente aconteceram daquele jeito?
Esse livro é ótimo para trabalhar a empatia (colocar-se no lugar do outro).
VOZES NO PARQUE do maravilhoso Anthony Browne. Editora Pequena Zahar.
Sinopse:
Um mesmo passeio no parque contado por quatro vozes diferentes – oferecendo ao leitor perspectivas muito diversas e dando a uma história simples uma profundidade fascinante. Vozes no parque, do premiado autor-ilustrador americano Anthony Browne, é um convite para nos colocarmos no lugar do outro, para ampliarmos nosso horizonte e para pensarmos sobre algumas questões como o isolamento, a amizade e as coisas estranhas em meio ao familiar – temas caros ao autor. As ilustrações são expressivas e provocadoras, revelando sempre algo novo numa segunda olhada: árvores sonolentas, um jacaré à espreita, alusões a Magritte, a Mary Poppins... 

DEUS ME LIVRE, MAS É BOM ESTAR PREPARADO... PODE TER ALGUM CASO DE DROGAS NA ESCOLA:
RICARDINHO EM QUANDO MEU MELHOR AMIGO VIROU ZUMBI de Fernanda Oliveira e ilustrado por Jotáh. Ainda sem editora! Ganhamos um exemplar da autora! <3
Quem nunca ouviu de historias de pessoas vendendo ou distribuindo balas de graça, em portas de escolas?
Essa é a história de Ricardinho que ao ver o amigo transformando-se numa criatura pálida, sem expressão, sem vontades, percebe que alguma coisa está errada... E como os Zumbis tomaram conta do universo infantil (jogos, games, livros, roupas) ele acha que seu melhor amigo foi transformado num Zumbi! Só que ao segui-lo, um dia, descobre que há um garota mais velho dando uma coisa pro amigo, em troca de um relógio! Venha descobrir o que o Ricardinho fez!
Uma ótima história para alertar as crianças que elas precisam ficar atentas! Nada de aceitar coisas de estranhos e se perceberem que um amigo está diferente, avisar um adulto de sua confiança.
Adoramos. 
Vem com a narração da história em CD.

Aguardem que temos mais uma relação de livros para trabalhar assuntos de escola!
Boa leitura!