Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros para usar na adaptação escolar ou só pra se divertir lendo, mesmo!

  É aquela época do ano que as mães ficam mais ansiosas que os filhos: adaptação escola! Vou contar um pouco do que funcionou comigo. 
O GRANDE ÁLBUM DOS PEQUENOS ALUNOS de INGRID GODON é minha primeira dica. Editora: Salamandra. Eu comprei pro Cássio quando ele tinha 1 ano. Todas as páginas são como a capa: uma cena principal e vários objetos pequenos que as crianças precisam achar na cena. A criança irá encontrar a maioria destes objetos na sua própria sala de aula, quando começar a frequentar a creche ou escola. Comprei este livro uns 7-8 meses antes do meu filho ir pra creche. Era nossa rotina, folhá-lo e procurar, contar, enumerar, os objetos e a cena em si. Em algumas páginas existem conflitos e os adultos ajudando a resolvê-los.
1 ANO, 2 ANOS, 3 ANOS
  TATO, O GATO de ROD SCOTTON. Editora: Rocco Pequenos Leitores, ISBN: 9788562500138.
Tato está tão nervoso que nem consegue dormir a noite. Na manhã seguinte não quer de jeito nenhum sair da cama. Está com medo de conhecer a escola nova, os novos colegas e a nova professora. É super bem recebido, mas na hora do lanche acontece um problema e só o Tato vai poder ajudar os colegas. 
As ilustrações são foooooofas! As crianças adoram este livro.
3 ANOS, 4 ANOS, 5 ANOS, 6 ANOS.
PEPE de CATHE DE LEON. Editora: Cassol. ISBN: 9788589508575. A mamãe Preguiça, foi acordar o Pepe: é seu primeiro dia de aula. Apesar do aviso dos amigos, ele chega atrasado. Mas não é preguiça não, é que ele anda muiiiito devagar. Como será que ele vai resolver o problema?
As ilsutrações são muiiiiito fofas! A Cecília é apaixonada pelo livro.
3 ANOS, 4 ANOS, 5 ANOS, 6 ANOS, 7 ANOS.
A GARAGEM de Bea Pecci e ilustrações de Silvana Rando. Editora: Dedo de Prosa. ISBN: 9788564369108.
A menina vivia entre desenhos e cores, cercada de poucas e queridas pessoas. Um dia, de repente, uma grande novidade: escola! Ela ficou triste e aflita. Nada tinha graça. Era tão bom ficar na garagem com mãe, irmãs e tintas! Até que um dia... 
4 ANOS, 5 ANOS, 6 ANOS, 7 ANOS.
SOLTEI O PUM NA ESCOLA!!! de BLANDINA FRANCO e JOSÉ CARLOS como fazer facebook LOLLO (somos super fãs desta dupla). Editora: Companhia das Letrinhas ISBN: 9788574065328
SOLTEI O PUM NA ESCOLA!!! de BLANDINA FRANCO e JOSÉ CARLOS como fazer facebook LOLLO (somos super fãs desta dupla). Editora: Companhia das Letrinhas ISBN: 9788574065328
 Pra ver a atividade que  fizemos com este livro, clique AQUI.

SOLTEI O PUM NA ESCOLA!!! de BLANDINA FRANCO e JOSÉ CARLOS LOLLO. Editora: Companhia das Letrinhas ISBN: 9788574065328

A classe do menino está estudando os animais e cada aluno pode levar o seu bichinho de estimação para mostrar para os colegas! Adivinha!??? O menino vai levar seu cachorro, o PUM! E a mãe do menino segura o PUM, já que ele poderia ficar nervoso e sem querer, soltar o PUM! Hehehe! Quando o PUM é solto, cria a maior confusão!!
Com o trocadilho da palavra PUM, pode-se trabalhar o nervosismo dos primeiros dias de aula e como agir caso tenha dor de barriga ou fazer xixi nas calças, ou coisas deste tipo.
3 ANOS, 4 ANOS, 5 ANOS, 6 ANOS, 7 ANOS
 O ATALHO SECRETO de MARK TEAGUE. Coleção: Na Mochila, editora: Brinque-book, ISBN: 9788574122441
É a história de dois garotos que vivem chegando atrasados na aula. Todo o dia é a mesma coisa e eles sempre têm uma desculpa na ponta da língua. Porém, a professora avisa que não quer mais saber de atrasos. Então, os garotos resolvem ir para a escola por um atalho secreto, só conhecido por Raul. Mas, os dois acabam se perdendo no meio de uma floresta cheia de crocodilos e muita aventura...
Ótimo pra trabalhar a imaginação durante o percurso até a escola (de carro, ou melhor ainda, a pé!). O caminho em si,  pode ser uma grande brincadeira! Também fala sobre responsabilidade (que a criança vai assumir agora) e pontualidade. 3ANOS, 4ANOS, 5 ANOS, 6 ANOS, 7 ANOS 
 TADEU BARTOLOMEU É NOVO NA ESCOLA de DAVID MACKINTOSH. Editora: Caramelo, ISBN:  9788573406115.

Um garoto diferente entra na escola: têm sardas, não tem TV em casa, é diferente. Será que os outros alunos irão aceitá-lo? Se não fosse pela mãe de um dos alunos, que insiste para o filho ir à festa de aniversário de Tadeu, ele e todos os outros não teriam se divertido tanto, nem conhecido coisas tão diferentes daquelas com que estavam acostumados. 

Trabalha a diferença, amizade, aceitação, inclusão e imaginação.

4 ANOS, 5ANOS, 6 ANOS, 7 ANOS, 8ANOS  

 

 Para os maiores recomendo dois livros:


ESCOLA OS PIORES ANOS DA MINHA VIDA de JAMES PATTERSON e CHRIS TEBBETTS. Editora: Arqueiro, ISBN: 9788580411225 

O livro é sobre o Rafa, um garoto que vai começar a ir para uma nova escola cursar o 6º ano.
A diversão começa mesmo quando ele recebe uma cartilha da escola com todas as regras a serem seguidas. Leo (o melhor amigo) desafia-o numa brincadeira a quebrar algumas regras, em trocas de pontos, como no videogame. Rafa empolga-se tanto que resolve quebrar TODA as regras e bola um plano de operação chamado R.A.F.A = Regras Atrapalham a Felicidade Alheia! 
7ANOS, 8 ANOS, 9 ANOS, 10 ANOS.

É O PRIMEIRO DIA DE AULA... SEMPRE!  de R.L.STINE. Editora: Seguinte, ISBN: 9788565765008
Na manhã do primeiro dia de aula, Artie cai da cama e bate a cabeça. Então, no café da manhã, seu irmão mais novo derruba a calda da panqueca no cabelo dele, que não tem tempo de lavá-lo. No caminho da escola, um caminhão passa por uma poça d’água e espirra toda a água nele. Não é só o primeiro dia de aula - é o pior primeiro dia de aula da história.
Na manhã do dia seguinte, Artie cai da cama e bate a cabeça. Bem forte. Depois disso, ele fica se sentindo um pouco tonto e... Hã??? Tudo está acontecendo exatamente da mesma maneira que no dia anterior! O primeiro dia de aula se repete no dia seguinte, e no dia seguinte, e no dia seguinte... Será que Artie vai conseguir encontrar um jeito de mudar isso? Ou será o primeiro dia de aula… SEMPRE?
Para TEENS.como fazer um blog