Dicas para ententer crianças presas em casa

CATAPORA- algumas dicas / atualizado

A Ceci pegou catapora na escolinha e estamos fazendo de tudo possível para que ela fique bem e sem se coçar.
Aqui vou falar o que andamos fazendo para aliviar as dores e coceira.

As primeiras 4 bolinhas surgiram na escola e me ligaram para buscá-la.
Imediatamente fomos brincar de manicure. Cortei todas as unhas bem rente a carne e pintamos com esmaltes coloridos. Fiz isso para que, caso precise coçar as feridas, não será tão agressivo. E foi bom, porque depois li em vários sites que é bom cortar as unhas e colocar luvas, mas isso não fizemos, ela não quis.
Levamos na pediatra, a única que estava na cidade (interior tem disso) que receitou: Alívium (para dor e febre) e Polaramine (antialérgico). Uma amiga uruguaia me receitou Piracalamina (equivalente a nossa Calamina) que possui cânfora e fenol (e a médica deu ok) que alivia a coceira e produz uma espécie de "mini anestesia" local. Fica uma sensação geladinha que ajuda. Também usamos pasta d'água, mas não teve tanto efeito.

Para aliviar a dor de garganta, e como surgiram bolinhas no céu da boca, língua e lábios estamos dando picolés para aliviar essas dores (além de Tilenol e Alívium). Quando eu era pequena, fiz uma cirurgia na boca, por conta de um dente que não estava nascendo e lembrou-me do médico explicar para minha mãe que era para ela me dar muito sorvete, porque os germes e bactérias gostam de lugares quentinhos, mantendo a boca gelada, evitaria infecções (eu com 7 anos, amei!). Então, Cecília está comendo vários picolés de frutas. 
E também esta chupando pastilhas para dor e irritação de garganta, indicadas para crianças de 6 anos pra cima.
Quando a coceira torna-se quase que insuportável (com surtos horríveis de choro e medo), vamos pro banho! Muito banho de chuveiro morno, porque a água "coça" com delicadeza. E banhos de banheira (uma bacia grande e funda) com Permanganato de Potássio, antigamente era vendido líquido, hoje são pastilhas(pelo menso aqui em Jaguarão ninguém tem líquido), que são dissolvidas em água. 1 pastilha para 4 litros de água. 
 Lembrando que o corpo fica colorido, meio amarelo queimado, ao sair.

Outra coisa que estou passando, por conta e risco, é o PÓ PELOTENSE. 
A bula diz:
(clica na imagem que aumenta)
Cicatrizante, antipruriginosos (anti-coceira) e anti-séptica. Tudo que ela precisa. Quando tem coceira, tacamos o pó, meno no rosto (não pode ser inalado!!! Muito cuidado porque pode empedrar, assim como qualquer talco, dentro dos pulmões). Tem ajudado muito.

Para coçar: nós fazemos uma massagem bem de leve na pele dela com a palma da nossa (mãe e pai) mão. Pode-se passar o pó e depois espalhá-lo com a mão. Alivia a coceira. Deve ser bem delicado para não estourar nenhuma bolha. E funciona também com um carinho, porque o que minha filha mais sente falta é de um abraço bem apertado, e não podemos dar, infelizmente, para não estourar nada. Ela adora!

Beber muita água é fundamental, mas goles pequenos, porque senão a criança vomita.  

Lembre-se também de usar roupas 100% algodão e mais largas, para não apertar nenhuma parte do corpo, que está muito sensível. E não pegar sol!

Espero ajudar as mamães desesperados, como eu, por mais informação de como acabar com a coceira!

Isso foi o que nós estamos fazendo, mas lembre-se de sempre consultar um médico antes de fazer qualquer coisa... sabe-se lá do que seu filho pode ser alérgico e piorar muito mais a situação!

É muito triste não poder fazer muita coisa... 

Quem tiver mais dicas, por favor deixar nos comentários! :) Tudo ajuda!


Para os pequenos lidarem melhor com a CATAPORA, segue outra dica: AQUI.

------ ATUALIZADO:

Deixo aqui minha tristeza e ignorância. Eu achava que tinha vacinado as crianças contra a varicela (catapora), mas olhando as carteiras de vacinação delas, nenhuma foi vacinada. :(

Ela não está inclusa nas vacinas que o governo distribui. Ou seja, se você quiser, precisa pagar mais ou mensos 140 reais, em clínicas particulares, para ter mais essa proteção.

Nos postos de saúde ninguém nunca me falou sobre como essa doença não fazia parte do cronograma de vacinas programadas e de que poderia ou deveria vaciná-las em outro lugar. 
Estou muito triste e revoltada.

Eu recomendo todos fazerem isso com urgência, se eu tivesse visto antes, com certeza teria vacinados os dois.

E lendo sobre o assunto, uma boa notícia: 


"O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, anunciaram parceria para transferência de tecnologia entre o laboratório público Bio-Manguinhos e o laboratório privado britânico GlaxoSmithKline (GSK). A parceria possibilitará a produção nacional da vacina tetra viral, que vai imunizar as crianças contra quatro doenças – caxumba, rubéola e sarampo, já inseridas na tríplice viral, ofertada no Sistema Único de Saúde desde 1992 -, e a varicela, mais conhecida como catapora.


A vacina será disponibilizada ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde a partir de agosto de 2013. Será aplicada em duas doses: a primeira, quando a criança tem 12 meses, e a segunda, aos quatro anos de idade.
“Com apenas uma picada o Brasil vai poder proteger suas crianças contra quatro tipos de doenças. Hoje, temos dados que mostram que quase 11 mil pessoas são internadas por ano pela varicela e temos mais de 160 óbitos. Além disso, tem uma economia no trabalho dos profissionais de saúde, pois usa-se apenas uma agulha, uma seringa, um único local de conservação”, declarou o ministro Alexandre Padilha."


  
Está indicada para todas as crianças saudáveis entre 12 meses e 12 anos de idade, em dose única de 0,5 ml. Façam, porque caso seu filhe pegue catapora, será bem mais branda! 

32 comentários:

  1. Olá, ultimamente tenho acompanhado seu site. E como estudante de pedagogia e apaixonada por arte, entretenimento e literatura amo suas ideias e dicas.
    Parabéns pelos filhos lindos e melhoras para a Ceci, espero de coração que ela fique boa logo logo. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kayenne! Muito obrigada pelo carinho!
      bjos, gi e kids

      Excluir
    2. minha filha teve catapora, ja havia tomado a vacina numa clinica particular com 2 anos de idade hoje ela esta com 5 anos, teve catapora esta semana foi tranquila, a garganta inflamo um pouquinho, nasceram 3 bolinhas vermelhas, sendo que só uma chegou a ficar amarela e estourar e não teve febre, teve uma leve coceira na cabeça por tres dias...... foi super tranquilo! dica que eu dô mamães dê a vacina é maravilhoso não ver seu filho sofrendo cheio de bolhas! beijos..... rita

      Excluir
  2. Oi! Não me lembro de ter tido catapora, então acho que não tive! Não sabia que dava até na língua... Para crianças é ótimo tomar bastante picolé! :)
    Adorei suas dicas e achei muito singelo vc dizer "a água coça com delicadeza", oohhhww rs...
    Melhoras pra sua filha.

    abraços,
    Luciana
    http://folhasdesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente dá por tudo, olho, bumbum... nada escapa, nada mesmo! Obrigada pelo carinho!! :)
      Abraços, gisele e kids

      Excluir
  3. Ai Gi e Ceci, que dó!
    Pena nao ter muito que fazer né?
    Mas vc é uma mãe leoa amiga e logo isso vai passar.

    Na escola dos maricofilhos tem varios colegas com catapora também, dá até medinho de mandar eles pra aula.

    fiquem boas logo, bjocassssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Cléo!!
      bjão, e vacina teus maricofilhos logo!!!

      Excluir
  4. Ah, que peninha... eu tive e realmente é muito chato... uma dúvida: a Ceci chegou a tomar a vacina contra catapora? Será que ela é válida pra vida toda? Estavam dando na escola da minha filha esse ano por causa de um provável surto... Minha filha tomou a primeira dose, haverá uns 2 retornos em alguns anos, mas e depois... como é que fica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, eu achava que sim, mas infelizmente não. Achava que era inclusa nas vacinas que o governo dava, mas não. Tô com tanta raiva por não ter feito particular, e não ter me dado conta que ela não estava no calendário!! Tô bufando de raiva!!!
      Que bom que vc vacinou, se eu soubesse vacinava, com certeza! Bjos, gisele e kids!

      Excluir
  5. Tadinha! Deixo meu abraço virtual bem apertado (pelo menos esse não estoura as bolinhas :)). Doença de filho é oó, né? Eu vacinei a Ísis numa clínica particular, mas recebi dicas de amigos, porque nem o pediatra, nem os postos de saúde disseram qualquer coisa! ): Um absurdo! Beijos, Nine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por isso tô muito revoltada! Ninguém avisa! Mais uma culpa pras constas de uma mãe!!!
      Bjão e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  6. Oi Gi, meu filho tomou pq eu paguei particular... na época q ele nasceu eu trabalhava com o pediatra dele entao tava sempre antenada e vivia perguntando, se ele podia tomar, e qdo.. ai descobri q essa vacina só pode ser aplicada após os 9m, assim q ele completou eu já dei na mesma semana pois ele já ficava na creche... eu soube q logo depois as creches aqui da cidade estavam recebendo as vacinas gratuitamente...
    Detalhe importante, a vacina não impede q a criança pegue catapora, dificulta porém se pegar é bem leve...
    Melhoras para a Ceci!
    Bjs
    Mirna
    http://coisasdoreiarthur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Aqui em casa meus 3 tiveram ao mesmo tempo, a mais novinha tinha 4 meses, mas foi bem tranquilo, tiveram de forma bem branda, poucas pintinhas e nenhuma na boca. Ficamos só no paracetamol e antialérgico. Eu sabia da vacina particular, mas optei por não vacinar, até porque na época não estava em condições financeiras para isso e não queria escolher entre os 3 quem seria vacinado (na época que soube da vacina e do surto que estava em meu bairro). Que tudo corra bem para a Ceci.

    ResponderExcluir
  8. Oi Gi, que dó, esta catapora é cruel mesmo! Quando meu Vidal era pequeno fiquei de dar esta vacina e fui adiando, aquela correria do dia a dia..., quando eu vi ele já tinha pego, enfim, fiquei me remoendo por não ter dado a tempo; mas o que muitas pessoas relatam é que ela apenas ameniza, assim como disse a Mirna mais acima. Este post me fez lembrar que tenho outras vacinas particulares pra dar pra ele. Uma que eu acho que tem ajudado muito é a da gripe. Todo ano eu e ele tomamos, e tem amenizado os sintomas, vem bem mais fraquinho. Bjos pra vcs e melhoras pra Ceci.

    ResponderExcluir
  9. Vacinei meu filho quando ele tinha um ano,agora com 13 anos ele está com catapora, muita catapora. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Cristiane! Então não adianta nada, mesmo... se tem que pegar, pega! Mas dá um aperto no coração ver as crianças sofrendo e a gente não poder fazer nada! Apesar dos nossos cuidados a Cecília ficou cheia de manchas da catapora, o Cássio nada. E toda vez que olhos as manchinhas me dá uma pena! Boa sorte com teu menino! Bjos, Gi e kids

      Excluir
  10. Que bacana. Eu estava com algumas dúvidas e as tirei aqui, minha filha de três anos está com catapora, já está medicada, com antialérgico e dipirona, SÓ, mas já li em outra matéria e agora com você, que é bom, ajuda se passar calamina. Bacana. Gostei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ohana!

      Que bom poder ajudar! Melhoras pra tua filha! Bjão, Gi e kids

      Excluir
  11. O meu Kauê nunca teve catapora até o dia em que tomou a vacina na creche municipal onde estuda
    tomou na terça no sabádo já sairam as bolinhas hoje segunda está cheio, achei que a vacina ia previnir fez foi desencadear a catapora mas valeu as dicas!

    ResponderExcluir
  12. Voce salvou uma mãe desesperada que está com o filho aos prantos e choros sendo cuidado por terceiros. Obrigada pelo conteúdo magnífico, Deus lhe abençoe! Abraços de gaúcha para gaúcha!!!alers14@gmail.com - Alexsandra Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexsandra! Sei bem como é desesperador ver a criança sofrendo e você não poder fazer muita coisa! Que bom que pude ajudar um pouquinho. Força e luz pra vcs! Bjao, Gi e kids

      Excluir
  13. Minha pequena mais nova pegou da irmã E ta lotada tadinha veio branda ma irmã e nela intensa,to muito triste por não ter vacinado ela.

    ResponderExcluir
  14. Minha pequena mais nova pegou da irmã E ta lotada tadinha veio branda ma irmã e nela intensa,to muito triste por não ter vacinado ela.

    ResponderExcluir
  15. Minha pequena mais nova pegou da irmã E ta lotada tadinha veio branda ma irmã e nela intensa,to muito triste por não ter vacinado ela.

    ResponderExcluir
  16. Minha pequena mais nova pegou da irmã E ta lotada tadinha veio branda ma irmã e nela intensa,to muito triste por não ter vacinado ela.

    ResponderExcluir
  17. pessoal não estou conseguindo indentificar eu estou com uma baita coçeira em todo corpo podem me diser se é catapora ou sarampo brigada!

    ResponderExcluir
  18. Amei. Obrigada pelas dicas. Descobrimos hoje e na escola também. as primeiras apareceram por lá.
    Vou comprar o Permanganato de Potássio para ajudar na coceira. Perguntei para o medico e ele não receitou, mas em todo caso vou perguntar de novo.
    Espero que a daqui de casa passe loguinho.
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  19. GOstaria de fazer uma pergunta ela tomava picole de frutas e picole é gelado e fala nada de coisas geladas a garganta dela nao piorou nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Não piorou muito. Eu tenho uma teoria que o calor prolifera a criação de germes e coisas ruins, enquanto que o frio mata-os. E baseado nisso, sempre que as crianças tem dor de garganta, eu dou sorvete ou coisas geladas. Mas isso é coisa minha. :) Espero ter ajudado. Abraços, Gi

      Excluir
  20. Olá, gostei muito das dicas, tenho 34 anos e estou com Herpes Zostes, mesmo vírus da catapora, aliás já tive catapora quando pequena... só estou alertando que minha doença pode acontecer a qualquer um... pois é o vírus da catapora que fica incubadora por anos ou década... estou procurando por dicas e cuidados... decidi compartilhar ... pesquisem e se puder previnam-se.

    ResponderExcluir
  21. Olá, gostei muito das dicas, tenho 34 anos e estou com Herpes Zostes, mesmo vírus da catapora, aliás já tive catapora quando pequena, tbm fui vacinada... só estou alertando que minha doença pode acontecer a qualquer um... pois é o vírus da catapora que fica incubado no corpo, por anos ou décadaa, aguardando oportunidade como queda da imunidade e estress, para retornar... estou procurando por dicas e cuidados... decidi compartilhar ... pesquisem e se puder previnam-se.

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)