Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros sobre ALIMENTOS

Olá! 
Como tem muiiita criança com dificuldades de aceitar certos alimentos e um bom livro pode ajudar, resolvi fazer uma lista dos livros que já lemos sobre o assunto! Alguns eu tenho, outros pegamos na biblioteca da escola e outros lemos nas cirandas literárias que as crianças já participaram.

E sexta passada recebemos o livro:
A COZINHA ENCANTADA DOS CONTOS DE FADAS da Katia Canton. Editora: Companhia das Letrinhas.
Um livro que apresenta para a garotada, que está na fase de querer ajudar a mãe na cozinha, algumas receitas dos seus personagem de conto de fadas favoritos. Com várias dicas de como quebrar ovos, aproveitar restos de alimentos e uma apresentação com dicas de como contar histórias com comida. Adoramos. Vamos fazer um post só dele, logo, logo. :)
Receitas doces, salgadas e saudáveis também. 

Os outros livros que indico são:
SOPA DE PREGO de ERIC MADDEN e ilustrações lindíssimas de PAUL HESS. Editora Biruta.
Falamos dele AQUI.
A MAGIA DAS ESPECIARIAS - A BUSCA DE ESPECIARIAS E A EXPANSÃO MARÍTIMA de JANAÍNA AMADO e LUIZ CARLOS FIGUEIREDO. Atual editora.
Falamos dele AQUI. E a partir dali as crianças começaram a comer alguns temperos que não queriam antes.
NÃO BRINQUE COM A COMIDA! de DALCIO. Editora Companhia das Letrinhas. É um livro muito divertido... Falamos dele AQUI.
EU NUNCA VOU COMER UM TOMATE de Lauren Child. Editora Àtica. 
video
 Livro muiiito fofo! Que pelo estado do nosso livro viu que ele foi lido, relido, emprestado, lido, lido, lido! Muito bem aproveitado pelas crianças. O irmão consegue através da brincadeira, fazer a irmã menor comer. Super indico!
CARAS, CARINHAS E CARETAS - ALIMENTOS COM SENTIMENTOS de Joost Elffers e Saxton Freymann. Editora: SALAMANDRA.
Um livro onde cada alimento tem um sentimento diferente.
Veja como as cebolas choram, como os pimentões ficam vermelhos, com o chuchu fica envergonhado. Ótimo para as mães brincarem de fazer lanches para os filhos.
BRINCANDO COM SEUS ALIMENTOS de Joost Elffers e Saxton Freymann. Aqui a dupla de autores mostram mais exemplos de comida divertida e como fazê-las. 

É bem mais técnico que o outro, tipo um behind the screen... Esse não tem texto infantil.
Outro livro que já trabalhamos no blog é o A COZINHA DA DONA NININHA de Lená Loureiro e ilustrações de Cecília Afonso Esteves. Companhia das Letrinhas.
Para ver, basta clicar AQUI.

Com o livro A PANQUECA DE NINA de YIN CHEIN, Editora Biruta, fizemos PANQUECAS, Claro!
Clique AQUI, para ver! 

Com o JACARÉ BILÉ de Alessandra Roscoé e ilustrações de ÍTALO CAJUEIRO. Editora: Biruta, aprendemos a fazer Tapioca! 
Veja AQUI como foi a brincadeira! 
Com A FAMÍLIA URSO - COMENDO BOBAGENS DEMAIS de de Stan Berenstain e Jan Berenstain. Editora: Sextante. Aprendemos que comer muita porcaria faz mal a beça! Veja AQUI
UM DOMINGO NA COZINHA de Lycia Kattan e Daniel Kondo. Companhia das Letrinhas.
Sinopse:
Para os pais de Tom, Lola e Leo, os domingos eram sinônimo de trabalho: quando finalmente tinham conseguido arrumar a bagunça do café da manhã, já era hora de preparar o almoço, e nunca sobrava tempo para os programas em família. Mas aquele seria um domingo especial; afinal, era o primeiro dia de S.A.N.D.R.O. (ou Super Auto New-Design Rare Overcooking machine) como robô-chef da casa. Acontece que o primeiro prato feito por aquela “revolução culinária”, segundo o comercial da tevê, não ficou lá muito saboroso - nem o segundo nem o terceiro nem o quarto... Apesar da decepção, as crianças acabaram arregaçando as mangas para ajudar os pais e descobriram receitas deliciosas e divertidas (que aparecem ao final do livro) e que não precisavam da ajuda de nenhum robô!

SOCORRO! MEU FILHO COME MAL de Gabriela Kapim e Ana Abreu. Editora: LEYA.
Estamos com o livro em casa há um ano, mas agora (maio) a Cecília quis lê-lo. Aprendeu muita coisa, adorou, levou pra escola, emprestou para as amigas, pediu pra gente fazer algumas receitas. Nem todas ela gostou, mas provou, o que pra mim já é um avanço.

Sinopse: Inspirado na série homônima do canal GNT, 'Socorro! Meu filho come mal' é um guia prático para a alimentação infantil de forma saudável e até mesmo divertida. As autoras, Gabriela Kapim e Ana Abreu, recebem uma série de pedidos de ajuda de pais desesperados com a alimentação de seus filhos no reality show, e a partir daí, traçam um plano de ação para tentar reverter a situação. 

Com histórias, receitas e atividades simples, nutritivas e divertidas, 'Socorro! Meu filho come mal' revela que não existem segredos para fazer as crianças se alimentarem de forma saudável e sem traumas. Na verdade, tudo depende de uma dose extra de dedicação e uma pitada de orientação. Seu filho come mal? Não há nenhuma dificuldade alimentar que não possa ser resolvida com uma xícara de paciência, uma pitada de carinho, um punhado de dedicação e uma boa dose de orientação nutricional. E é com prazer e alegria que trazemos aqui uma série de dicas, receitas, histórias e atividades que podem ajudar você e sua família a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis. Esse é um livro para toda família! 
HORTALIÇAS PARA CRIANÇAS da EMBRAPA os três volumes da coleção são da pesquisadora e autora MILZA MOREIRA LANA. 
Para ver o post completo deles, clique AQUI

Espero que algum deles possa te ajudar a fazer seu filho/neto/sobrinho/aluno comer melhor!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)