Dicas para ententer crianças presas em casa

SOPA DE PREGO

SOPA DE PREGO de ERIC MADDEN e ilustrações lindíssimas de PAUL HESS. Editora  Biruta. ISBN: 9788588159686.

O livro traz a história de uma viajante solitário que encontra uma cabana no meio da floresta. Lá vive uma mulher muito brava e rabugenta. Ela aceita que ele passe a noite, desde que durma no chão do lado da lareira. Ele diz que está com fome, mas ela diz que não tem nada pra comer ali.
 Então o homem diz que irá dividir com ela o pouco que ele tem. E pede emprestado um velho caldeirão com água dentro. (Nesta ilustração o personagem  me lembrou o escritor/contador de históiras/ilustrador Celso Sisto) 
E diz que preparará uma deliciosa sopa de prego. A mulher estranha, nunca ouviu falar. E a medida que vai mexendo a sopa ele vai falando coisas do tipo: Está uma delícia... mas ficaria muuuito melhor se tivesse um pouco de batatas (ou leite, ou farinha, ou temperinhos)...


E a mulher diz eu tem um punhado (um pouquinho, um pedaço) e acaba ajudando o moço a fazer a sopa. E é bonito de observar que quando ela começa a ajudar, a dividir o que tem e a interagir com o outro, seu humor melhora visivelmente (dá para perceber bem nas ilustrações, como isso está fazendo um bem pra ela). No final ela é outra pessoa
Quem vem de uma família italiana sabe da importância da hora da refeição, do preparo do alimento, do estar junto. As cozinhas são enormes e alegres porque todo mundo fica contando histórias, conversando e fazendo as coisas juntas. Acho que este é essencialmente o espírito do livro.
E é claro que minha menina, embora não coma nada de legumes ou verduras (além de alface picada miudinha com sal e lá de vez em quando) resolveu que precisava experimentar esta sopa que fez tão bem a moça do livro (ALELUIA, ALELUIA, ALELUIAAAAAAA!!!). Corri com ela para o mercado!!!

  Ingredientes escolhidos a dedo. Infelizmente não tinha os mesmos do livro, então escolhemos vários outros. E olha que não foi fácil. Aqui é muuuuuuuuuuuuuuito difícil achar verduras e legumes bonitos. E tudo super caro. :( Olha a foto, tudo murcho!

 Reunindo todos os ingredientes para A FOTO OFICIAL - uhuuuu(O prego é só pra foto. Nenhum prego foi fervido ou ferido durante qualquer parte deste post)! E olha a quantidade de coisas coloridas que foram compradas!!! Coisas como pimentão e beringela que ela nunca quis nem chegar perto (ALELUIA)!
 Lavamos e cortamos tudo em pedacinhos.E ainda colocamos um punhado (punhado mesmo) de farinha de milho e um punhado de oatbran (farelo de aveia).
Colocamos numa panela de pressão e esperamos 1 hora. Cheiro bom invadiu a casa!

 O Rei e a princesa comendo. Para a Ceci tive que moer toda sopa no liquidificador. Ela não gostou de ver os pedaços de "coisas" que estava comendo. O pai comeu com pedaços mesmo.

 Sucesso total! Um prato de sopa quentinha com pãozinho quentinho!
Delícia!

P.S. 
Este livro é muito especial pra mim, ou uma versão dele...
Quando eu estava na segunda série eu me apresentei pela primeira vez numa mostra de cultura sendo narradora desta história! Tenho várias fotos bem legais (inclusive da minha irmã me reconhecer, mesmo fantasiada, e invadir o palco atrás de mim, mas estão na casa da minha mãe) e ainda me recordo bem da peça.
E falando isso pro meu marido (e olha só a coincidência), ele me falou que a primeira apresentação dele em frente a escola toda (lá pela segunda ou terceira série)foi justamente tendo que contar esta história, representando a turma dele, numa mostra cultural!
Super legal isto! 
Que coincidência! Como as histórias marcam a vida da gente!   :) Vamos ler mais histórias e deixar muitas lembranças positivas na vida das pessoas! #ficadica


6 comentários:

  1. Acho impressionante como um livro tem o poder de mudar as crianças. Tenho usado livros para ajudar o JP, que é meio medroso com escuro, acha que tem fantasmas e monstros. Já melhorou muito. Essa semana até brincamos de semana dos monstros. Vimos filmes, lemos vários filmes, eles criaram seus monstrinhos e fizemos pratos de almoço com cara de monstros.Foi bem divertido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Simmm é incrível como os livros ajudam. Nós tivemos a fase dos monstros aqui... Vou te mostrar os nosso post de brincadeiras favoritas:
      Assoprar monstros:http://www.kidsindoors.com/2012/11/vai-embora-grande-monstro-verde.html
      Carranca de espantar monstros:http://www.kidsindoors.com/2012/10/carranca-diadasbruxas-3.html
      Boliche de monstros: http://www.kidsindoors.com/2012/10/o-livro-dos-tutus-diadasbruxas-2.html
      Bolo monstro: http://www.kidsindoors.com/2011/10/bruxa-bruxa-venha-minha-festa.html
      E tem um livro muiiito bom, mas não consegui achar o post pra ti... vou procurá-lo e depois te digo!
      Bjos, gi e kids

      Excluir
  2. Parabéns para a Ceci!! Que comeu um pratinho cheio de verduras! Eu trabalho com educação alimentar em escola e pretendia usar um livro português muito parecido com este que se chama "Caldo de Pedra", mas não estava encontrando no Brasil. VocÊ resolveu todos os meus problemas, hahaha! Obrigada! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Ai que bom que te ajudei! Fico muito feliz!Qualquer cosia que precisar, grite.
      Bjos, gi e kids

      Excluir
  3. esse livro e muito especial para nos

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)