Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros Sobre Bullying {Post IV}

Mais um post sobre BULLYING, desta vez livros com histórias para kids

... E O PRÍNCIPE FOI PRO BREJO da Suppa, editora Folia de Letras.

 É sobre violência doméstica. O príncipe começa a ser grosseiro, mal educado, briguento, mulherengo, desaforado.

Vai mudando tanto e colocando a princesa tão pra baixo que ela resolve largá-lo. Mostra que mulheres não devem engolir sapos...

Hugo e a Gangue dos Sapos, de Francesca Simon e ilustrações de Caroiyne Jayne Church, editora Vale das Letras.

Primeiro livro sobre Bullying publicado no Brasil. Já falamos dele AQUI e deu muiiito pano pra manga. O livro é ótimo para kids pequenas.

FELISBELA CARA DE... De Paulo Debs. Editora Hagnos.

">Um colega começa a por apelidos nela, um para cada dia da semana! E não parou por aí: começou a mandar e-mails maldosos também. Em pouco tempo Felisbela caiu de cama e não queria fazer mais nada. Quem será que poderá ajudá-la agora? Será que ela vai conseguir sair dessa depressão? As ilustrações são surreais a medida que transformam o rosto da menina, cada vez que recebe um novo apelido. Claro que é só dentro da cabeça dela, mas pra ela, todas estão vendo aquilo acontecer mesmo. Mostra como o bullying mexe muiiito com o psicológico das crianças.

MÍRIAM CARA DE TOMATE de Laure Monloubou. Editora MOV Palavras.

 A história é sobre uma menina super tímida que fica vermelha de vergonha sempre, principalmente quando falam seu nome. 
Em função disso, desiste de tudo (brincar, ter amigos, se divertir), até o dia que os colegas começam a rir muito dela e a professora entra pra dar um fim na perseguição.

ERNESTO de Blandina Franco e ilustrações (de cortar o coração) de José Carlos Lollo. Editora Companhia das Letrinhas.
  É o outro lado da moeda. 

Como se sente a pessoa que sofre bullying quando não está mais junto dos agressores? 

Quando todos já foram embora e resta só o eco das palavras e ações ruins? Ernesto é só sofrer. (Ganhamos o livro dos autores!!!) 

Já falamos dele AQUI (tem até como fazer um Ernesto pra contação da história).

MORANGO SARDENTO de Julianne Moore e ilustrações dde LeUyen Pham. Editora Cosac Naify.

A guria recebe o apelido de Morango Sardento dos colegas e odeia isso. Um dia resolve que só vai sair de casa com um capuz na cabeça e os colegas começam a sentir falta da menina com sardas que era super legal. O que fazer? Mostrar a cara e correr o risco de tudo começar outra vez?

A BARRIGA BARULHENTA DE ISABEL de David McKee. Editora TodoLivro.

No meio da aula um barulho monstruoso e a turma toda cai na gargalhada. A partir daí, Isabel é zoada o tempo inteiro. Porém um dia, uma coisa maravilhosa e inesperada acontece e todo mundo saúda Isabel com alegria.

NUNO E AS COISAS INCRÍVEIS de André Neves, da Jujuba editora. Recebemos da Distribuidora Casa de Livros, para o nosso picnic contra o Bullying. Ganhou o Jabuti este ano!!!

O livro fala de Nuno que é um exímio desenhista. Ele não sabe expressar-se muito bem com as palavras. Um dia ele se apaixona por NINA. Ela ama as palavras. Fluem de sua boca como poesia. O guri, então, desenha uma coisinha, com muito amor, para ela. Ao ver o desenho, Nina ri muito, debochando, com seus amigos, dos rabiscos de Nino. Ele então se fecha, no seu mundo ilustrado.

 ESQUISITA COMO EU da Martha Medeiros. Recebemos da editora Projeto.

Li o livro como se fosse uma autobiografia da autora, que parece ter mergulhado em um pedaço do passado, buscando conscientizar-se de quem é, ao mesmo tempo que serve de referência para todos que se acham esquisitos 


(ou que são considerados esquisitos pelos outros, por não servirem dentro de caixinhas pré estabelecidas pela sociedade). Mostra as agressões verbais sofridas, além da solidão de ser excluída das coisas. 

A ilustradora com sua pintura meio que naif, por meio de pinturas carregadas de pinceladas e cores, retrata todas as esquisitices da guria e compara com outras crianças, que fazem tudo igual e não são consideradas esquisitas. 
Fica a dica.

CLEO  de Sassafras De Bruyn. editora SM.
Cléo não aguenta mais tanta pressão. Não tem tempo pra nada. A mãe você dizendo que é hora disso ou daquilo e estão sempre indo pra algum lugar apressadas.

Quem nunca?  E na escola tem um bando de gente que a maltrata em função dela precisar usar óculos.
Cléo encontra a solução perfeita: deixar tudo e fugir.

E nesse local (imaginário) a vida é linda.

E de repente ela encontra outro alguém que também estava sozinho. Às vezes só precisamos de um amigo para vermos o lado bom da vida.
Um livro lindo.

O URSO COM A ESPADA de Davide Cali e Gianluca Foli. SM editora.

Depois de cortar um bosque inteiro com sua espada, o urso teve a própria casa engolida pela água da barragem De arma em punho, ele então parte furioso em busca do culpado, aterrorizando os animais da floresta... Descobrindo que o culpado é ele mesmo.

UM DINOSSAURO MUITO MUITO GRANDE de Richard Byrne. Ciranda Cultural.

Mostra um dino pequeno com um vidro de jujubas. Logo chega um dino grande querendo todas as jujubas pra ele, se não vai ter briga. O pequeno diz que não pode, pois ele está dividindo com o amigo gigante. O dino grande não acredita e fica muito bravo, e começa a implicar, até que percebe que o gigante estava ali o tempo todo e para de ser mau. 

NÍCOLAS, escrito por Agnès Laroche e ilustrado por Stéphanie Augusseau, da Aletria.


Conta a história de um menino muito tímido que é sempre roubado e importunado por um menino. E isso desencadeia uma série coisas e sentimentos ruins. Na verdade ele sonha em ter coragem e ser o Super Nico. Ia ser forte e sem medos. Mas fica sempre só imaginando, até o dia em que resolve ser ele mesmo e parar com tudo de ruim que está acontecendo. .

BRUNO E JOÃO de Jean-Claude Alphen,

 é a história de dois amigos: um é grande e de coração mole, o outro, pequeno e esquentadinho. Acontece que muita gente caçoa do Grandão, falando palavras que machucam. Mas ele não revisa, pois sabe que como é grande, pode machucar muito o outro. Então sofre. Mas o amigo está pronto para defendê-lo. (Recebemos esses 2 livros da Distribuidora Casa de Livros para o nosso picnic)

ELMER O ELEFANTE XADREZ de David McKee, editora WMF Martins Fontes.

Havia um elefante xadrez que era muito maltratado pelos outros elefantes. Até o dia que se cansou e fugiu. Na fulga descobriu uma árvore que tinha frutinhas cinzas. Não deu outra: pintou todo o corpo com aquela cor sem graça e voltou pra casa como um novo homem, digo elefante. Tudo ia bem até que o tempo resolveu não colaborar!!! Pobre Elmer! O que será dele?

 A HISTÓRIA DE JÚLIA E SUA SOMBRA DE MENINO de Christian Bruel, Anne Galland e Anne Bozellec. Editora Scipione.

Chorar pode ser considerado um comportamento de menina? Ser bagunceiro pode ser considerado um comportamento de menino? No livro, Júlia é sempre comparada a um menino por fazer coisas diferentes, pois não gosta de arrumar o cabelo e prefere roupas velhas e confortáveis e não vestidos engomadinhos. Mas os pais não a veem como Júlia realmente é, mas só a Júlia-menino. Tanto que um dia ela acorda com uma sombra de menino grudada no pé! Ela tenta se livrar, nenhum adulto realmente olha pra ela pra ver que precisa de ajuda pra sombra-menino ir embora. Estão todos ocupados, julgado, xingando, sem paciência, sem tempo para enxergarem a menina que está com um problema, que pra falar a verdade, eles colocaram dentro da cabeça dela. Um livro sobre como é prejudicial rotular as crianças e mostra que

o bullying pode ser praticado dentro de casa (não só na escola), por familiares, sem perceberem. Mas ao mesmo tempo é um livro lindo e necessário.


Para ver os outros posts de Bullying, clique AQUI, AQUI e AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)