Meu primeiro dia da criança - livros para bebês

Você já pensou que esse vai ser o primeiro dia da criança do seu bebê? Que tal aproveitar a data para presenteá-lo com um livro? (Isso vale para o segundo, terceiro e todos os que virão).
Existem mil vantagens em começar a "ler" desde o berço (desenvolvimento da linguagem, concentração, ritmo) mas me contento com a que considero essencial, o laço afetivo que o livro promove entre a criança e seu cuidador. Então, já que ainda faltam quase três semanas para o dia da criança, dá tempo de procurar nas livrarias, na internet, em sebos virtuais ou nos clubes de troca. Como as opções são muitas, faremos mais de um post.

Barrigão no chão

Coleção Hora do Bebê da Cia das Letrinhas.

Este livro-brinquedo foi elaborado pensando naquela fase em que o bebê precisa ficar de bruços para desenvolver os movimentos e fortalecer o pescoço. Ao ser aberto transforma-se num carrossel. Os pediatras sugerem deixar os bebês nessa posição por alguns minutos e ir aumentando o tempo gradualmente conforme o bebê se sentir mais confortável. Com o livro ele poderá explorar texturas, cores e uma abertura para interagir com o cuidador. E mesmo não conseguindo segurar o livro nas mãos irá se familiarizando com a ideia de que existe um mundo a ser explorado dentro deles.
Para ver mais imagens, clique aqui.


Gildo e os amigos na escola
Gildo e os amigos na praia
Gildo e os amigos no jardim

Da editora Brinque-Book, Silvana Rando.
Gildo e os amigos na escola foi o primeiro livro do Lucas. Eu já tinha comprado vários durante a gestação, mas esse foi o que ele pode realmente brincar sozinho sem medo de estragar, morder ou se machucar. E o mais importante, foi o primeiro livro que ganhou da tia Gisele! Eu e ela adoramos a Silvana Rando e nos sentimos muito felizes de poder divulgar uma coleção para bebês feita por uma autora nacional. Texto simples, cumulativo, imagens coloridas e personagens engraçados.
Para ver a postagem completa clique aqui

Um dia sol
Um dia de chuva

Coleção Peppa Pig da editora Salamandra.

Um dia de sol é de tecido macio e Um dia de chuva é de banho. Com ilustrações suaves da porquinha Peppa e seu irmão George o texto é curtinho para contar rápido e virar logo as páginas, porque é isso que os bebês querem. Este tipo de livro é um ótimo investimento, porque são os únicos que eles não conseguem destruir, ficarão para os irmãos mais novos, primos, etc. Para se ter uma ideia, o de tecido caiu atrás de um armário e acabou mofando em alguns pontos (o inverno do sul é cruel) eu só deixei uns minutos com um pouco de tira-limo e lavei normalmente. O livro ficou novo de novo.
Se você quiser ver outras imagens aqui está o link da resenha completa.

O banho do Caco

A coleção do macaco Caco, da editora Vergara & Riba, veio para ajudar os pais e cuidadores na hora de comer, do banho e dormir. Em cada um dos livros a criança acompanha o simpático macaco ao realizar as atividades. O Lucas ganhou o de banho que vem numa caixa linda para presente acompanhado de luva de banho. Aqui no nosso "zoo" macacos e sapos tem preferência nas brincadeiras, ele adora os barulhos que fazemos durante a contação.
Boa noite, Caco e Caco está com fome são os outros livros da coleção.

Senhor Cavalo-marinho

Da editora Callis.
Eric Carle para os menores, cartonado e com páginas transparentes! (Eric é um clássico para os apaixonados por livro ilustrado). Além das imagens maravilhosas, a história guarda uma surpresa e tanto. No livro, o senhor Cavalo-marinho oferece ajuda a senhora Cavalo-marinho com seus ovos. Ela aceita colocando-os na bolsa dele. A partir daí, ele sai passeando pelo mar e conhece outros pais que também cuidam dos filhotes, o senhor Esgana-esgana, o senhor Tilápia, o senhor Bagre. Uma história que ajuda a desconstruir a noção de que apenas à mãe corresponde a tarefa de cuidar dos filhos. Livro lindo para o papai contar antes de dormir. Em tempo de mães que trabalham em turno integral, as crianças se reconhecerão nos filhotes. Um tema atemporal que certamente vai ajudar a formar futuros adultos mais conscientes da divisão de tarefas na família.
Material bem grosso, super resistente. Se quiser ver mais imagens do livro clique aqui.


Na fazenda
Coleção Sensações

Livro cartonado da Editora Girassol, ilustrado por Martina Hogan. Cada página mostra uma mãe e seu filhote. Os corpos das mamães tem textura, ajudando as crianças a explorar o tato e a relacionar com os animais correspondentes. Em letra bastão para acompanhar o bebê até se tornar leitor iniciante e grandes para facilitar a leitura. O Lucas que está bem na fase de conhecer texturas, está aproveitando bastante as opções oferecidas no livro. Indicado para bebês a partir dos 12 meses, eu ofereceria antes, só cuidando para não morder o cartão.

Bebês da Fazenda
Coleção Família Bicho

Da editora Girassol, livro com um livrinho no canto para encontrar o filhote do personagem de cada página. Feito a partir de imagens reais ajuda as crianças a reconhecer os bichos da fazenda. Textos em caixa alta e letras grandes para ajudar os primeiros leitores. Indicado para bebês a partir dos 12 meses, mas os menorzinhos podem aproveitar também.

Gildo box

De Silvana Rando, editora Brinque-Book.
Não é segredo nossa preferência pelo Gildo,
Somos apaixonadas pelas histórias, desenho e principalmente pelo mundo infantil retratado através do elefantinho. Nesta coleção Gildo vai ajudar a conhecer opostos, cores e números. Lucas adora, tanto mas tanto que já comeu alguns cantos dos livros (rs).
O preferido é o carro vermelho no livro das cores.
Para ver o post completo clique aqui.


O que há na Selva?


De Giles Andreae e David Wojtowycz, editora Caramelo.
Comprei este livro de pop-up a alguns anos. Fiquei com receio de que o Lucas rasgasse, mas para minha surpresa, ao contrário de alguns cartonados que ele literalmente come, permanece intacto.
O texto é mais longo, então fazemos um resumo por página. Agora, o que ele gosta mesmo é de imitar junto comigo o som dos animais.



Ter um patinho é muito útil

Da Isol, editora Cosac Naify. 
Adoro este livro, os desenhos, a proposta em sanfona dentro de uma caixa, o outro lado da história, tudo! O Lucas se interessou mais pelo formato que pelas imagens, acredito que ainda não entenda do que se trata mas com o tempo vai adorar.
Ótimo investimento já que está por um preço bem em conta em livrarias virtuais.


Para ver mais sugestões, clique AQUI.

Comentários

Veja também

Mostrar mais