Dicas para ententer crianças presas em casa

Senhor Cavalo-marinho

O livro que trago a vocês hoje é Senhor Cavalo-marinho, de Eric Carle, editado pela Callis.
ISBN 9788574167565



Recebemos a versão cartonada para os menores, linda! 
Além das imagens maravilhosas, a história foi uma surpresa e tanto. No livro, o senhor Cavalo-marinho oferece ajuda a senhora Cavalo-marinho com seus ovos. Ela aceita colocando-os na bolsa dele. A partir daí, ele sai passeando pelo mar e conhece outros pais que também cuidam dos filhotes, o senhor Esgana-esgana, o senhor Tilápia, o senhor Bagre. Uma história que ajuda a desconstruir a noção de que apenas à mãe corresponde a tarefa de cuidar dos filhos. Livro lindo para o papai contar antes de dormir. Em tempo de mães que trabalham em turno integral, as crianças se reconhecerão nos filhotes. Um tema atemporal que certamente vai ajudar a formar futuros adultos mais conscientes da divisão de tarefas na família.  



Os personagens são feitos com colagem de pintura. Funciona assim, você pinta um papel e depois que seca recorta os desenhos.  No caso deste livro trata-se de um papel transparente, pois podemos ver as sobreposições. O fundo é em branco, com detalhes em aquarela, valorizando as imagens. Nesta versão cartonada tem ainda páginas com transparência, que aumentam a emoção da criança ao descobrir personagens escondidos na paisagem.










Para quem é apaixonado por livros, como eu, é um prazer falar de artistas que criam para o público infantil. Eric Carle é um dos melhores, com mais de mais de 70 livros publicados e vários prêmios, foi um dos primeiros a pensar o livro como um objeto de design.


Eric Carle disse: "Com muitos dos meus livros, tento fazer uma ponte entre o lar e a escola. Para mim, o lar representa, ou deveria representar, o afeto, a segurança, os brinquedos, as mãos estendidas, a sensação de proteção. A escola é um lugar estranho e novo para a criança. Será um bom lugar? Há pessoas novas, um professor, colegas de turma... Serão amigáveis?
"Creio que a passagem de casa para a escola é o segundo maior trauma da infância; o primeiro, certamente, é nascer. Em ambos os casos trocamos um ambiente caloroso e protetor por outro desconhecido. Acredito que as crianças são criativas por natureza e capazes de aprender. Nos meus livros tento minimizar esse temor, substituí-lo por uma mensagem positiva. Quero mostrar-lhes que aprender é realmente fascinante e divertido.
"

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)