Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros para bebês {parte 2}

Nós, ao longo destes 8 anos, falamos muito de livros de bebês (para ver todos, basta procurar na lupa a palavra BEBÊS). Agora estamos fazendo posts reunindo-os para facilitar a busca. Este é o segundo da série de posts. A maioria deles já falamos aqui, ou no Facebook, Twitter, Snapchat ou Instagram.

MEUS LIVROS FOFINHOS da Melbooks. Eles vêm numa maleta para a criança poder carregá-los pra lá e pra cá.

Todos eles estimulam o tato e a observação. O que é fofinho na página? O que é macio? O braço do Tigrão é fofinho, o do bebê também é? As ilustrações são lindas, limpas. Há sempre uma frase e um desenho, para que o bebê foque naquilo.

 LOBINHO, O QUE ESTÁ FAZENDO SOZINHO? da Ciranda Cultural. Um livro todo cartonado cheio de presilhas, botões, laços, velcros e outros aparatos que encontramos nas peças de roupas infantis. Este livro estimula a autonomia. A criança vai lendo e ajudando o lobinho de vestir para ir para a escola.

O LIVRO DE PANO DO BEBÊ da Todo Livro. Um estímulo sensorial para crianças pequenas. Apresenta vários personagens e cada um tem um estímulo diferente: O chapéu do sapo faz barulho, enquanto esconde os olhos dele; o ursinho tem um chocalho no coração; os coelhos estimulam o bebê a fazer caretas num "espelho" (papel espelhado). Muito fofo. No último piquenique que fizemos um pai ficou surpreso quando seu filho ficou explorando as páginas por vários minutos. Ele me falou que o guri geralmente não consegue parar quieto 60 segundos num mesmo objeto. Como o livro é colorido e tem vários atrativos diferentes ele realmente prende a atenção das kids bem pequenas.

COM MEUS DEDINHOS CURIOSOS é um volume de uma coleção da Editora Usborne. Não há uma história. Mas é um livro pra criança mexer e passar os dedos e mãozinha. Há baixo e alto relevos, diferentes texturas, abas, partes brilhantes e foscas, com volume e sem, existem algumas abas. Há recortes que revelam pedaços da próxima página também. Muito fofo. As ilustrações  de Stella Baggott são lindas! As kids pequenas passam um tempão passando o dedinho, indo e voltando. Muito legal de ver!

Estes livros da Salamandra, estavam sempre na minha bolsa. Eram os que usávamos em filas de espera de banco e supermercados e em restaurantes também (estão ainda cheios de manchinhas de comida). Eram 4, não sei o que aconteceu com o volume CONTRÁRIOS. Infelizmente sumiu.  KIPPER E O LIVRO DO TEMPO, KIPPER E O LIVRO DAS CORES, KIPPER E O LIVRO DOS NÚMEROS, todos do Mick Inkpen. 

São livros pequenos, acho que 10 cm x 10 cm, tendo este cachorro simpático como protagonista. Apenas poucas palavras por página e uma ilustração linda sobre o tema.  Super recomendo-os.

As crianças pequenas amam livros com fantoches! Sucesso garantido! Estes da Ciranda Cultural são suuuper divertidos. Os dois são da Annie Kubler. Há vários outros desta mesma coleção.  A LAGARTA CONFUSA fala de uma lagarta que nasce e não sabe quem é. Ela acha que é um camaleão, pois é colorida. Dizem pra ela que isso ela não é, Então ela acha que é uma zebra, porque tem listras. Novamente dizem que isso ela não é. E assim vai, numa repetição divertidas que as kids adoram tentar explicar pra lagarta o que ela realmente é.  Quando ela finalmente descobre que é uma lagarta, é hora da metamorfose e lá vai ela ficar toooda confusa outra vez. Hehehe!
QUE HORAS SÃO, PAPAI LOBO? trabalha rotina. Hora de acordar, hora de escovar os dentes, hora de ir pra escola, hora de arrumar a casa... As ilustrações de ambos são um barato!

Já postei a versão "folha comum" deste livro, lá em 2008, quando o blog começou. Era o livro favorito do meu filho quando ele tinha 2 anos.  Há poucos anos comprei esse e dei de presente pra muitas amigas que tiveram filhos. O livro tem várias versões: para bebê, com uma argola, este cartonado, tipo álbum de figurinhas, normal e pop-up. Todos liiindos. UMA LAGARTA MUITO COMILONA de Eric Carle, Callis Editora. 
Fala do desde o nascimento da lagarta até sua transformação em borboleta, mas de um jeito todo especial e divertido. É muito fofooooo!

O livro CADÊ? da Graça Lima é outra fofura. Brinca com a visão e imaginação da crianças e a realidade concreta das coisas. Uma mãe brinca de esconde-esconde com o filho e ele vai imaginando onde se esconder. Com poucas frases, muita repetição e letras em caixa altas, as crianças pequenas se divertem muito. Da editora Nova Fronteira.

QUAL É DIFERENTE? GRANDE E PEQUENO de Guido van Genechten. Editora Brinque-book.

Já falamos de todos os volumes AQUI. Cada um é mais fofo que o outro.

AS FORMAS de  Xavier Deneux, da PubliFolhinha.
Este livro é muito bonito. Todo cartonado. Na primeira página a forma aparece em alto relevo e na segunda em baixo relevo, onde se encaixam, quando o livro fecha. As cores são chapadas dando ainda mais ênfase no que é mostrado. Ótimo de passar a mão, para conhecer e reconhecer as formas pelo tato.

OPS! Quantos "OPS" um bebê faz ao aprender as coisas? Ao andar, ao brincar, ao ler, ao pegar alguma coisa na estante, ao comer... Ele está constantemente esbarrando, caindo, aprendendo sobre gravidade e como funciona as coisas. Um livro cartonado para bebês da Marilda Castanha e da Cosac Naify.

Nossa lista não acabou! Logo, logo postaremos mais livros para bebês. 
Clique AQUI para ver outros que amamos também. 

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)