IARA/YARA de Margarida Botelho da Editora Paulinas


Este livro é muiiito legal e estava na nossa wish list há anos! Faz parte da coleção Além Mar, série Poka Pokani. Na verdade o título é IARA-

YARA de Margarida Botelho. Editora Paulinas.
São duas história que se encontram no meio do livro. Duas gurias com o mesmo nome: Yara/Iara 

uma vive na Europa e a outra, uma índia Kayapó, vive no Brasil. Duas realidades bem diferentes. O livro mostra que as duas vão fazer aniversário, mas os preparativos e as festas não são nada parecidas. Nenhuma melhor ou pior, apenas diferentes. 

"... Vindas de lados diferentes do livro, contam seu cotidiano: brincadeiras, amigos, alimentação, escola, costumes, moradia, comemorações... Situações que pontuam suas adversidades, mas que não impedem o encontro das duas em um ambiente natural: o rio. Yara-Iara é uma história documental que nasceu após uma viagem que Margarida fez até Kararaô, uma aldeia indígena Kayapó na bacia do rio Xingu, na Amazônia, no estado do Pará, local esse que assim como muitas aldeias estão ameaçadas pelo avanço do progresso sem planejamento. O livro é o segundo da Coleção Poka-Pokani e, assim como o primeiro, apresenta um projeto gráfico diferente 

(nas páginas quádruplas centrais, há um jogo), em que a autora promove um encontro de nações representadas por suas crianças, que ao confrontar realidades socialmente diferentes, abstém-se de qualquer julgamento. Esse livro nos encanta e nos mostra o quanto as diferenças não podem ser maiores do que nosso propósito principal que é o de celebrar a vida." Diz a sinopse oficial. 

É lindo, lindo! A gente se encanta com cada pedacinho da ilustração e texto.

Olha que riqueza! E como esse livro pode ser explorado de inúmeras maneiras. Na aula de artes usando sucata, tintas e xerox! Na aula de geografia, explorando mapas e localizando cada local. Na aula de português/inglês, quais as línguas faladas nestes lugares, será que temos palavras em português que são iguais? Nas aulas de História trabalhar as diferentes culturas e a história conhecida de cada local. Na aula de filosofia, discutir os diferentes modos de encarar uma mesma situação, sem julgamento, mas expondo as diferentes realidades. Tão rico! Amamos!



Margarida Botelho é uma escritora portuguesa. Sua biografia pela Wikipédia:
"Licenciada em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Sequential Design/ illustration pela Universidade de Brighton, desde 2005 que publica livros para o público infanto-juvenil onde constrói as palavras e as imagens dessas casas/livros. Como acredita no compromisso entre arte, educação e mundo social desenvolve experiências educativas com várias comunidades em vários contextos. Idealiza e realiza projetos artístico-educativos em bibliotecas, escolas, centros culturais e sociais, museus em Portugal e noutros países. Criou com Mário Rainha Campos o projeto Encontros e realizou-o em Moçambique, na Índia, no Brasil e em Timor-Leste, destas viagens resultou a coleção de livros POKA POKANI." 

Aqui um vídeo do processo dela fazendo o primeiro livro da coleção, chamado EVA, também das Paulinas, e que tem o mesmo tipo de ilustração da IARA/YARA. No total, essa coleção tem 3 livros, Iara, Eva e Lia. Fica da dica! Suuuper recomendo!

Comentários

Veja também

Mostrar mais