Dicas para ententer crianças presas em casa
 Oba! Mais uma edição do #TemCriançaLendo e desta vez preparei um post pro ano que vem... que tal fazer uma contagem regressiva em outubro do ano que vem? Vou mostrar 31 livros de bruxas e assombros que gostamos (e olha que foi difícil de escolher só 31!). Adoramos o tema!
Não estão em nenhuma ordem particular. A medida que fomos fazendo o upload, fomos escrevendo sobre eles. Mostro um pouco de cada um por dentro, ou mostro o link de onde trabalhamos com ele, nos anos passados. Simples assim.
Boa leitura!
1. A CASA MAL-ASSOMBRADA de Jan Pienkowski. Editora Salamandra. 
Sinopse:
Fantasmas, bicho-papão, polvo que lava prato, jacaré na banheira, esqueleto no armário, quadros que mexem são alguns dos personagens de "A Casa Mal-Assombrada", um livro brinquedo que oferece várias surpresas a cada página. Fantasmas, bicho-papão, polvo que lava prato, jacaré na banheira, esqueleto no armário, quadros que mexem são alguns dos personagens de "A Casa Mal-Assombrada", um livrobrinquedo que oferece várias surpresas a cada página.
2. A CASA ASSOMBRADA
de Kazuno Kohara. Editora Cosac Naify. 
Sinopse:
Uma menina diferente descobre que sua nova casa, em um bairro afastado da cidade, também não é muito normal – na verdade, é assombrada! Mas ela não vê problemas nisso; bruxinha que é, sabe perfeitamente caçar fantasmas e dará as mais inusitadas utilidades para eles, de toalha de mesa a cortina de chuveiro. A japonesa Kazuno Kohara, com colagens em papel branco e linogravuras nas cores do Halloween (preto e laranja), conta uma história de “assombração” ao inverso, mostrando que a melhor maneira de lidar com os medos é brincando com eles. Seu livro de estreia, A casa assombrada recebeu o British Fantasy Award e entrou na lista Melhor Livro-Ilustrado do jornal The New York Times, em 2008. Trabalhamos com ele AQUI.
3. ARANHA POR UM FIO de Laurent Cardon. Editora biruta! 
Muito fofo! Mas não fugi do tema... Aranhas são assustadoras, bem essa não é.
Sinopse:
Uma pequena aranha começa a aprender com sua mãe a construir sua teia. Porém, ela se choca ao descobrir que aquela rede, na verdade, serve para capturar seu alimento, os pequenos animais que ela aprecia. Decide reinventar seu comportamento natural. As ilustrações ricas e expressivas de Laurent Cardon tornam a leitura desse livro-imagem uma experiência lúdica e uma grande descoberta. 
Trabalhamos com ele AQUI.
4. LABIRINTO de Léia Cassol e Cathe de León. Editora Cassol.
Sinopse:
O que você faria se, à meia-noite, aquele tapete estranho que um dia foi do seu avô, ficasse em pé ao lado da sua cama? E se esse tapete, que agora era uma criatura viva e ficava te encarando com grandes olhos amarelados, do nada enfiasse a mão na parede e abrisse uma porta? Sim, uma porta. Mas que antes não estava ali! Hein, o que você faria? Sairia correndo… aposto! Viva essa aventura com a Lia Sun, uma guria de 11 anos, que tem um único objetivo: descobrir como se livrar do FEITIÇO DA CORUJA.
5. CANTIGA de Blexbolex (Bernard Granger), da Cosac Naify. 
Sinopse:
Uma história com sete versões cumulativas. Este é Cantiga, primeiro livro do artista francês Blexbolex no Brasil. Trata-se de narrativa simples que se repete com novos e surpreendentes fatos e personagens. Cada página traz a ilustração acompanhada de apenas uma palavra. A primeira história narra uma criança voltando da escola: “a escola, o caminho, a casa”. No segundo dia, outros lugares e personagens vão se somando. E o que parecia um trajeto rotineiro revela-se uma grande aventura com uma princesa e uma bruxa que, quando entra em ação, lança um feitiço capaz de colocar o texto e as ilustrações de cabeça para baixo. À narrativa experimental se somam ilustrações em cores fluorescentes de encher os olhos. Eleito pelo The New York Times Book Review como um dos 10 melhores livros infantojuvenis de 2013.
6. STREGA NONA a avó feiticeira de Tomie de Paola.
Esse livro era um dos meus favoritos quando eu, Gisele, tinha 8 anos. Já tem a versão traduzida.
Sinopse:
Este velho conto é recontado e ilustrado por Tomie de Paola este é um livro que você começa a ler com muita fome, saboreia cada página e termina mais do que satisfeito. O assistente da Strega Nona quer mostrar ao povoada que conhece os segredos mágicos contidos no panelão de fazer macarrão de sua mestra avó feiticeira. Ele acaba inundando o pequeno povoada italiano com um rio de massa. Como desfazer esta mágica?
 7. BABUXA de ALMIR CORREIA com ilustrações de GUSTAVO PIQUEIRA. Editora: Biruta.
Sinopse:
A bruxa Babuxa procura um pretendente! Alto, garboso, simpático e inteligente. Mas esse alguém vai ser difícil de achar Babuxa tem verrugas e hálito de gambá. Será que alguém vai se arriscar? 
Trabalhamos com ele AQUI.
8. OS TRÊS RATOS CEGOS DENTRO DA ASSUSTADORA E HORRIPILANTE MANSÃO DO TERROR! de Charles E. Reasoner, da editora Vale Das Letras. 
Sinopse:
Bem, 3 ratos cegos procuram uma nova casa para morar e entram nessa mansão cheia de criaturas assustadoras, porém, não percebem nada do perigo que correm. Divertido, todo cartonado e ilustrado. Com pouco texto e muitos balões de falas tipo quadrinhos. Recomendo. 
9. MINHA MÃE É UMA BRUXA? de Mark Beech e ilustrações de Liz Martinez, editora: Farol Literário.

Sinopse:
Juca sempre desconfiava que sua mãe fosse uma bruxa e por isso passou a estudar todos os livros de magia que tratavam do assunto. Ela parece uma mulher normal, mas tem umas manias e coisas esquisitas. Será que ela é mesmo uma bruxa? Ainda na dúvida ele começa a analisar o comportamento dela e acaba descobrindo que como ela, uma bruxa moderna, existem muitas outras e do bem. Um livro divertido, tanto o texto, quanto as ilustrações.
10. CÁSSIO E O MONSTRO DA NOITE De Martyna Skibinska e Anna Niemierko da editora Biruta. 
Sinopse: 
Cássio acorda no meio da noite ouvindo um ruído estranho. GRRRRRRRRR , GRRRRRR .... Animado e corajoso, corre para pegar o monstro. Como será o Monstro da Noite que aparece quando Cássio quer dormir? Você acha que Cássio conseguirá pegar o monstro? Será que o monstro existe? Ganhou vários prêmios. Pouco texto ilustrações em preto, azul, branco e rosa/roxo.
Já falei dele AQUI.
11. COMO RECONHECER UM MONSTRO de Gustavo Roldán. Editora: Jujuba. Recebemos da Distribuidora Casa dos Livros. 
Sinopse: 
No livro, Gustavo (autor/ilustrador) brinca com as características que um mostro deve ter, deixando para o leitor descobrir se são verdadeiras ou não. Com humor e suspense o personagem corre pra cima e pra baixo procurando descobrir a verdade. Já falei dele AQUI.
12a. SIM, SALABIM! A VOVÓ É ASSIM! de TRACY CORDEROY e ilustrações de JOE BERGER. Editora: Brinque-Book.
Sinopse: 
 Depois de Veja, gente, que vovó diferente!, a neta aprendeu a aceitar sua avó do jeito que ela é, mas mesmo assim, às vezes gostaria que a avó fosse um pouquinho mais normal. Quando a neta faz aniversário, pedir para que a avó faça uma festa livre de magia parece ser o presente perfeito, mas será que um pouco de mágica não pode ser útil de vez em quando?
Falamos dele AQUI

12b. VEJA, GENTE, QUE VOVÓ DIFERENTE! de Tracey Corderoy e ilustrações de Joe Berger. Editora: Brinque-book.
Sinopse:
Cansada das confusões criadas por sua avó bruxa adoravelmente excêntrica, uma menina toma a decisão de tentar transformá-la em alguém mais “normal”. Ela descobre rapidamente que a versão supostamente melhor de sua avó pode ser uma decepção... Uma bela história com pitadas de humor sobre ser você mesmo e amar os outros pela mesma razão. Esta divertida história permite explorar temas como amor incondicional, bruxas, diversidade de personalidade, relacionamento avó e neta, aceitação das diferenças.
Falamos dele AQUI.


13. CARONA NA VASSOURA de JULIA DONALDSON e ilustrações de AXEL SCHEFFLER (a mesma dupla que fez o Grúfalo - sucesso total), ISBN: 9788574123820 Editora: Brinque-book.
Sinopse: 
Uma bruxa com o coração grande demais para sua vassoura. Uma aventura em que a amizade é a mais poderosa bruxaria.Todo rimado.
Falamos dele AQUI.
14. VAI EMBORA GRANDE MONSTRO VERDE de Ed Emberley. Editora: Brinque-book. 
Sinopse:
O que é que tem um nariz azul esverdeado, dentes brancos afiados e grandes olhos amarelos? É O Grande Monstro Verde! Mas, não fique assustado. Dê uma olhada neste livro cheio de recortes e veja ele se transformar diante dos seus olhos. Aí, quando estiver pronto para mostrar quem é que manda de verdade, simplesmente feche o livro e faça-o sumir. O premiado artista-autor Ed Emberley criou uma maneira original de fazer com que as crianças espantem seus monstros noturnos da imaginação.
Falamos dele AQUI.

15. O LIVRO DOS TUTUS de Blandina Franco e José Carlos Lollo. Editora: Hedra. Sinopse Pelo Brasil, todo tipo de bicho-papão aparece nas brincadeiras e nos pesadelos das crianças. No texto de Blandina Franco e nas ilustrações de José Carlos Lollo, esses chatos ganham vida e buscam mostrar que esse mundo dos assombrosos, monstruosos e terríveis seres do folclore brasileiro, mesmo amedrontador, pode ser divertido.
Falamos dele AQUI.
16. O PEQUENO FANTASMA de Pedro Bandeira e ilustrações lindas de Carlos Edgard Herrero. Coleção: Hora da Fantasia. Editora: Moderna.
Sinopse:
Todo mundo sabe onde nascem os fantasmas, não é? E assim começa a história de Psiu, um fantasminha que nasceu de um pequeno lençol, enjeitado na fábrica de lençóis.
Falamos dele AQUI.
17. A VASSOURA ENCANTADA de Chris Van Allsburg. Editora Ática.
Sinpose:
Uma viúva adota como ajudante uma vassoura mágica. Mas seus vizinhos não aceitam esse estranho objeto morando ao lado de suas casas.
18. ADIVINHA QUEM VEM PARA ASSUSTAR de Mauricio Veneza e ilustrações de Angelo Abu. Editora: Formato.
Sinopse:
Sinopse Desanimados com o mundo atual, quatro seres encantados se reúnem para conversar. São eles: o Saci, a Cuca, o Curupira e a Boiúna. Já não assustam mais ninguém, não conseguem transitar em paz pelas matas nem defender seu território, a natureza. Um monstro muito mais eficiente e assustador faz coisas de arrepiar cabelo da sola do pé. Vive diante da televisão, joga lixo em todo lugar, derruba matas, polui rios, usa armas perigosas: o homem, que, com seu comportamento predador, destrói o meio ambiente e atropela encantos...O texto aborda personagens do nosso folclore sem se limitar a recontar as histórias já existentes. Com ele, o premiado autor e ilustrador fluminense Maurício Veneza tenta responder à pergunta Como se sentiriam os encantados e assombrados de nossas matas no mundo de hoje, diante da maneira com que o homem vem tratando a natureza? O resultado é um texto original, que, em linguagem coloquial, de contação de causo , propõe ao leitor, dentro de um universo familiar, reflexões profundas e necessárias. Ilustrado com maestria pelo mineiro Angelo Abu, que usou pastel e motivos da cultura popular brasileira como linha condutora, o livro certamente vai agradar a leitores de todas as idades, embora recomendado a partir dos 8-9 anos.

19. NOITE ESCURA de Dorothée de Monfreid. Editora: Martins Fontes. 
Sinopse: 
Muita sensibilidade pela escolha do tema e a condução da história encantam as crianças. Afinal, qual delas nunca teve medo do desconhecido, ainda mais se for numa noite escura? Venha conhecer como Fantino, o menino cheio de medos deste livro, lidou com o seu sentimento. 
20. CHARLIE BROWN E A GRANDE ABÓBORA DE HALLOWEEN de Charles M. Schulz. Editora: Companhia das Letrinhas. 
Sinopse: 
Todo ano, na época do Halloween, Linus escreve para a Grande Abóbora. E todo ano ele se esconde no pé de abóbora mais autêntico que encontra, na esperança de ver seu misterioso herói. Será que dessa vez ele aparece?
Falamos dele AQUI.
21. ATÉ OS MONSTROS ARRUMAM O CABELO de Matthew McElligott. Editora Prumo. 
Sinopse: 
Uma experiência cabeluda! Uma vez por mês quando 
a lua cheia aparece, é hora 
de o jovem barbeiro entrar em ação. Seus clientes são habituais, mas nada comuns. Ele precisa de um pouco mais do que tesouras para enfrentar a tarefa de dar um trato nos cabelos dos monstros - a loção diabólica, o gel do terror 
e a cera de ferrão de abelha farão parte do truque! Ser um barbeiro da meia-noite não 
é nada fácil, mas até os monstros arrumam os cabelos!
Falamos dele AQUI
22. A BRUXA SALOMÉ de Audrey e Don Wood. Editora: Ática. Sinopse: 
Antes de sair para ir ao mercado, a mãe avisou - 'não abram a porta para estranhos', mas as crianças desobedeceram e deixaram entrar a bruxa Salomé! Agora, só a mãe poderá salvá-las.
23. A PEQUENA BRUXA de Pedro Bandeira e ilustrações lindas de Carlos Edgard Herrero. Coleção: Hora da Fantasia. Editora: Moderna.
Sinopse: Lalá era a primeira aluna da Escola de Bruxaria. Conseguia, com facilidade, fazer todas as lições, mesmo as mais complicadas. Porém, como teste final para sua formatura, ela precisava sair sozinha pelo mundo e voltar antes do pôr-do-sol, depois de ter feito sete maldades. Lalá cumpriu as sete maldades e a festa de formatura foi um sucesso. Mas será que ela era mesmo malvada? Ou era boazinha?
24. TIO LOBO de Xose Ballesteros e ilustrações Roger Olmos. Editora: Callis.
Sinopse: Era uma vez uma menina muito gulosa. Um tanto atrevida, ela se arrisca a enganar o Tio Lobo... Inspirado nos contos tradicionais que alertam as crianças sobre os perigos da desobediência e da mentira, o livro mostra que esse tipo de história também pode ser divertida.
25. ¡GRRR! de Jean Maubille. Editora: Océano Travesía. Em espanhol. 
Sinopse: 
Un cerdo, una gallina, un borreguo, un conejo y una cabra juegan a ser el lobo escondiéndose tras una terrorífica máscara. Pero cuidado… ¡El verdadero lobo no está muy lejos!


26. BRUXA CASCUCHA de Josiane Teixeira e ilustrações de Gisele Federizzi Barcellos. Editora Cuore. Falamos dela AQUI.


27. MANUAL PRÁTICO DE BRUXARIA EM ONZE LIÇÕES de Malcolm Bird. Editora Ática.
Sinopse:
Com dicas e receitas para a bruxa moderna, este manual orienta a aprendiz de feiticeira e diverte os não iniciados com suas ilustrações e explicações.
28. OSSOS DO OFÍCIO de Roger Mello. Editora: Nova Fronteira.
Sinopse: 
Você sabe onde anda o Florisval? Pois é, está todo mundo querendo saber. Florisval é coveiro. Ele trabalha no cemitério e estava sempre por lá cuidando das coisas, arrumando, limpando, regando. Mas de repente uma ideia entrou na cabeça dele e aí... Um mistério pairou no ar. Ninguém sabe o que aconteceu. Você sabe? Neste livro diferente, Roger Mello nos envolve numa trama divertida e enigmática, com imagens coloridas que despertam a imaginação.

29. PEQUENO RATO - GRANDE LIVRO DOS MEDOS de Emily Gravett. Editora: Salamandra
Sinopse:
Todo mundo tem medo. O medo pode fazer qualquer pessoa se sentir incapaz. 'O Grande Livro dos Medos' foi pensado para ajudar pessoas a superarem suas fobias. Mas sua autora nem podia imaginar que um minúsculo ratinho ia ler o livro e dar a ele sua contribuição autoral. Cheio de buracos, páginas roídas, puídas e rabiscadas.
Falamos dele AQUI.

30. JOÃO E MARIA  texto dos Irmãos Grimm, adaptado por Andrea Ponte e as ilustrações são de Victor Escandell. Coleção ColoRÊ ColoRIM. Editora: Escala. 
Sinopse: 
Fugindo da madrasta, João e Maria encontram uma casa toda feita de doces, e isso seria perfeito, não fosse à bruxa que lá morava. 

31. QUANDO MAMÃE VIROU MONSTRO de Joanna Harrison. Editora: Brinque-book.
Sinopse: 
Ao receber a notícia de que os sobrinhos vêm lanchar, Mamãe fica desesperada. A casa está uma bagunça, não há nada para servir às visitas e a pobre mãe não sabe por onde começar... Enquanto isso, os filhos só pensam em brincar. Ao invés de arrumar suas coisas, sempre encontram outras para desarrumar, um motivo para brigar e outro para chorar. De repente, uma coisa estranha acontece com Mamãe...

Lemos muiiiitos outros nesses quase 8 anos de blog. Basta colocar na parte de pesquisa (lá em cima da página inicial) as palavras MONSTROS, BRUXAS, MÚMIAS, FANTASMAS, ASSOMBRO, MEDO para descobrir os outros livros que lemos e amamos também.
Como o
BRUXA, BRUXA VENHA A MINHA FESTA, que lemos AQUI.
Boa leitura!
Essa semana chegou um super presente da PetiteBox para o Lucas.
A PetiteBox é um clube de assinaturas criado especialmente para acompanhar os pais desde a gestação. Trabalhando com empresas conceituadas oferecem mensalmente lançamentos que só chegarão ao mercado algum tempo depois. Ou seja, a caixa virá com uma surpresa. E todos adoramos boas surpresas, principalmente quando são para o bebê!


A do mês de outubro foi uma caixa linda com vários itens da Lillo. Eu conhecia a marca a muitos anos, só que agora eles renovaram e ampliaram a gama de produtos, tem shampoo, sabonete líquido e toalhas umedecidas. Cheirinhos deliciosos. Cortador de unhas (muito melhor do que o que eu estava usando) e aspirador nasal. Tem também os tradicionais itens de apoio ao início da alimentação, na caixa veio um prato que muda de cor conforme a temperatura do alimento (se estiver quente demais você vai ver o prato de outra cor) duas colheres macias e um copo de transição.
O baby Lucas adorou o copo e os talheres. Como estamos na fase de introdução alimentar, deixo que manipule os objetos para se apropriar das formas. Os produtos não contem BPA. Quando estiver comendo prometo mostrar a vocês.

O cuidado com a apresentação dos produtos é um detalhe a parte. A caixa em azul turquesa com a impressão em branco vai direto para a estante do bebê. A versão meninas é em lilás. Dentro os produtos vem embalados em papel de seda arrematado com o logo adesivado em azul metálico, um luxo. 

A empresa oferece várias opções de assinaturas. Você também pode comprar uma caixa individual para conhecer melhor ou presentear uma mamãe. Tem a caixa de cada mês e também as separadas por temas; como por exemplo presente de maternidade, Kit pais e ainda uma seleção escolhida por blogueiras.

Mais informações no site 
http://petitebox.com.br/

  Nosso amigo Sylvio do @boaleiturabomapetite chegou com uma super novidade, um jogo de dados para contar histórias!
RORY´S STORY CUBES. Ganhou vários prêmios mundo a fora.
Porém, para nossa tristeza, foi presente de um amigo que viajou para a Europa. Não encontramos pra vender aqui, no Brasil... o jeito foi fazer um!
Começamos comprando 9 dados. E pegamos papel adesivo: de etiquetas e de restos de figurinhas mesmo. Sabe aqueles cantinhos que não tem imagem? Cortamos e colamos nos lados dos dados. Se a criança for pequena, pode até usar figurinhas prontas, como essa do Snoopy, ou de letras e palavras.
Depois com canetinha permanente colorida fizemos muitos desenhos em todos os lados.
Compramos um potinho de R$1,99  e colocamos todos os dados dentro. Assim dá pra brincar no carro, avião, ônibus, táxi... prontinho pra entreter criança chateada, presas num engarrafamento, sem nada pra fazer!
video
Vovô Barcellos contando uma história pra Cecília. Uma de muitas que os dois inventaram. Ao fundo: as cigarras de outubro.
 Uma brincadeira pra toda família!

Para os fãs de Star Wars: Cereal Nescau está com uma embalagem promocional (de 700gr) que vem com um porta cereal do R2D2 do STAR WARS!!! Onde? No Walmart!
 Corre! Muita gente levando vários!
E só tem no Walmart mesmo! É uma promoção deles.
Aqui em casa fez o maior sucesso, pra não dar briga, tive que comprar um pra cada.

Todo desmontado. Cabeça vira pote. Corpo: um lado pra guardar o leite e no outro, sucrilhos Nescau.

Usando o R2D2. Hoje a janta vai ser sucrilhos mesmo!
Chegou na redação o mais novo livro da educadora Cris Poli, S.O.S. DOS PAIS - 500 dicas para educar sem enlouquecer. ISBN: 9788543300443 

O livro é editado pela Mundo Cristão e baseia-se em princípios religiosos. 
 Cris Poli é a famosa Supernanny no programa de ajuda aos pais do SBT. 
O livro é perfeito para pais de primeira viagem por ter sido escrito com uma linguagem simples e direta. Até mesmo a forma de distribuir os assuntos é muito prática, podendo ser consultada rapidamente (No final do livro tem um índice por assuntos).
Ela selecionou 500 perguntas que abrangem as diversas fases da educação e as melhores formas de lidar com os problemas que vão surgindo durante os primeiros anos. Foram agrupadas em seis grupos; comportamento, relacionamento, educação formal, saúde, sexualidade e tecnologia. 
 Para cada um dos temas há perguntas simples,
como por exemplo a 357: 
"Crianças podem tomar café puro?" 
E também outras mais complexas como a 359:
"O que é intolerância à lactose?"
Cris Poli tem mais de 40 anos de experiência como educadora. É formada em Educação pelo Instituto Nacional Superior del Profesorado en Lenguas Vivas Juan Ramón Fernandes, de Buenos Aires, Argentina e Licenciada em Letras pela USP.
Olá!
Imagina a minha felicidade! \o/ Temos agora mais um super parceiro que nos enviará alguns de seus lançamentos para gente ler e brincar.
BOLINHA BRANCA de Laura Teixeira. Editora MOVPalavras.
Olha essa imagem e imagina o trabalhão que deu pra colar uma bolinha quase que sistemicamente do lado da outra! É lindo! E eu olho e não canso de falar: UAU!

É a história das recordações das férias de uma menina. São centenas de bolinhas de diferentes cores e tamanhos que página por página que juntas formam desenhos. 
Há muito pouco texto... cada um pode complementá-lo, contando/inventando sua própria história. A leitura fica ainda mais rica.
Olha o detalhe, o vazio, entre as bolinhas, formam as estrelas! <3 

E não teve jeito! Tivemos que experimentar fazer desenhos com bolinhas também! Não achamos bolinhas adesivas de todas as cores, então fomos fazer nossas próprias bolinhas!
 Com o furador (podem usar vários de vários tamanhos) fazer os círculos usando folhas de papel coloridos (algumas de papeis de propaganda que recebemos na rua).
 Depois de fazer um monte de bolinhas... Colar uma pertinho, em cima, do lado da outra com cola bastão (pra não fazer taaaanta meleca). Lembrando que quanto menor a criança, menos tempo ela conseguirá ficar focada na atividade e menos bolinhas conseguirá colar. Não precisa fazer toda a folha, como a Laura Teixeira, o importante é a criança experimentar o processo. E que quebra aprender que não é tão fácil como parece! ;) Exige muita paciência e trabalho, entre muitas outras coisas!
Adoramos! 

Um livro para que cada um conte do seu jeito como foram as férias da menina. Dica: procure a Bolinha Branca em todas as cenas! 
E as suas férias? Como foram? Como vão ser? Já imaginou-as com bolinhas?