Dicas para ententer crianças presas em casa

O LIVRO DOS TUTUS #DIADASBRUXAS 2

Faz um tempinho que não atualizo o blog. Eu estava trabalhando um projeto super legal, que logo mais conto pra vocês!

Recebemos o livro:
 O LIVRO DOS TUTUS - OS ASSOMBROSOS, MONSTRUOSOS, HORRÍVEIS, CRUÉIS E TERRÍVEIS BICHOS-PAPÕES DO FOLCLORE BRASILEIRO de BLANDINA FRANCO e JOSÉ CARLOS LOLLO. ISBN: 9788565206488 e da editora HEDRA.

Um livros super divertido (embora pelo título pareça assustador). Hehehe!
 Por que será que toda vez que as crianças apagam a luz do quarto sempre aparece alguma coisa?
 E quando ligam a luz, a coisa simplesmente desaparece?
 Vamos passear pelas diversas regiões do país... na verdade, pelos diversos monstros que assombram as crianças brasileiras!
 Cada um mais assustador que o outro! Cada região do Brasil tem os seus. Minhas crianças adoraram, como toda criança que adora sentir medinhos DE DIA, claro! Sentir medo de noite é outra história.
 Ao final do livro vem a parte do Folclore, onde mostra algumas músicas onde o bicho-papão aparece e depois... Uma espécie de Bicho-papãoário (palavra inventada pelas minhas crianças bicho-papão + dicionário), onde apresenta os diversos monstros do livro e a origem deles pelo Brasil. Minhas crianças se sentiram relativamente seguras, o livro trás diversos monstros que "habitam" o norte do país, até chegar na Cuca, porque essa é encontrada em todos Brasil!

O texto todo é em rimas, as ilustrações digitais são muito divertidas (para as mamães) e bonitas! OK, e também assustadoras! Hehehe!  

Nós tivemos várias ideias pra brincar com esse "medo" de bichos-papões. Mas vamos mostrar uma hoje e outra amanhã!
A primeira foi BOLICHE DE PAPÕES.
 Com rolinhos de papel fizemos vários monstros. Cada monstro vem acompanhado de um currículo ou história de monstruosidades!
 E aqui estão os inventados de hoje! Usamos também rolha e latinha de chocolate em pó, porque sobrou imaginação e faltou rolo de papel! 

Não se deixe enganar pela fofurice de alguns deles. A Ceci avisa: "Os bonitinhos e fofinhos comem mais crianças! Porque as crianças não ficam com medo e chegam bem perto, e aí eles NHAC, comem elas!"
 Todos os monstros prontinhos? Agora é só empilhá-los!
E vingança (embora não seja um termo que eu goste de usar e nutrir nas crianças)! Jogamos bolas neles, até eles saírem correndo e NUNCA MAIS aparecerem de noite! :)

Embora seja um livro sobre folclore, pode-se usar no dia das bruxas também! Monstro é monstro em qualquer época do ano! E no final de outubro eles se reunem com as Bruxas pra festejar!! Hehehe

Amanhã mostro a segunda atividade que fizemos baseada no livro! :) Até amanhã! 

4 comentários:

  1. Oi Gi!! adoro suas dicas!! monstrinhos bem vindos nesses dias de haloween..ainda não sei se faremos o nosso,td ano fazemos mas acho q esse ano estamos tão atarefados que n sei como vai ser.. :/
    mas queria fazer algo so p n passar em branco...ando toda atrapalhada e tentando por minha rotina em dia...mas vou tentar..seus monstrinhos me inspiraram..rs..bjs e boa semana p vcs! ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Gisele!!

    Não lembro se já comentei antes no seu blog... Quero te dizer q adoro tudo, sigo e guardo fotinhas das atividades p qdo meu menino estiver maior fazer tudinho c ele tb!! agora ele tem só 1 ano e 3 meses. bjos!

    ResponderExcluir
  3. OiGia, sou apaixonadas pelas suas dicas de leituras e atividades. Os monstrinhos ficaram lindos;
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)