Dicas para ententer crianças presas em casa

LIVROS para hora de dormir - PARTE 1

Todo mundo gosta de uma boa história! Entre os muitos benefícios de se ler em conjunto, destaco: é um tempo de aproximação, de carinho, chamego, segurança e conforto que acalmas as crianças antes de dormir. Não vou nem falar na parte de aprendizagem (de vocabulário, de interpretação de imagem e de texto, de dicção e oratória que as crianças vão aprendendo com os pais - Pronto! Falei um pouco)!
Ler antes de dormir, diverte e acalma ao mesmo tempo... garantindo um sono mais tranquilo para a criança.
Esta lista é baseada nos livros que li para meus kids, nos livros que minhas amigas leram para seus kids e também os últimos lançamentos (fofos) que tenho visto nas livrarias! Não estão em nenhuma ordem de preferência, fui lembrando e escrevendo pra vocês. 
Lembrando que só vou indicar livros que já lemos (Aqui no blog nossas indicações são de produtos que nós testamos mesmo!).

HORA DE DORMIR, CARNEIRINHOS TRAVESSOS! de Alison Ritchie. Ciranda Cultural. 
Sinopse: Sem sono, Gabi tentava dormir deitada em sua cama macia. Então, decidiu contar carneirinhos para ver se assim adormecia. Mas os carneirinhos travessos tinham outros planos. Eles estavam ocupados demais para serem contados. Logo, deixaram Gabi exausta com todas aquelas aventuras loucas. Que carneirinhos doidos! Será que eles vão deixar Gabi dormir? 
As ilustrações são lindas e texto rimado. Bem divertido.
A ORQUESTRA DA LUA de Jens Rassmus (ilustração e texto), editora: Companhia das Letrinhas.
Para ler mais sobre o livro, clique AQUI
Sinopse: Uma história surreal sobre uma menina que é mandada para cama, mas ao plantar bananeira acaba caindo no teto e a partir daí coisa incríveis acontecem. Um livro que precisa estar constantemente girando, para acompanhar o texto. As crianças adoram.

TODO MUNDO BOCEJA de Anita Bijsterbosch. Da editora Brinque-Book, coleção Brinque-Book na Mochila.
Fooofo!!! O que todos animais fazem quando sentem sono? Será que até você?
Para ver como brincamos com o livro, clique AQUI.
O REI RONCADOR ilustrações de MARTINA SCHREINER. Editora: 8Inverso. 
Sinopse: Um Rei que ronca tanto que deixa a rainha brava. O que será que ele pode fazer?
Para ver um post com brincadeiras sobre ele, clique AQUI
 JÁ PRA CAMA, MONSTRINHO! de Mario Ramos. Editora: Berlendis & Vertecchia. 
Sinopse: É a história de um menino que está naquela fase que ele não aceita ser ele mesmo e é um personagem, no caso um Monstro. E não quer dormir de jeito nenhum: inventa mil desculpas, enrolando o pai, que já perdeu a paciência faz muiiiito tempo! 
Para ver mais sobre ele clique AQUI.
 
I NEED MY MONSTER, texto de AMANDA NOLL e ilustrações de HOWARD McWILLIAM. Editora: Flash Light.
Sinopse: O menino vê um recado que diz que o mosntro que mora em baixo da cama foi pescar. Agora ele não consegue dormir, pois precisa saber que, se ele levantar, pode ser devorado e comido por um monstro que baba, rosna e arranha! Um novo jeito de pensar sobre monstros. Adorei. 
Para ver mais do livro e como brincamos com ele, clique AQUI.



Primeiro livro que comprei pro Cássio quando decidimos o nome dele foi o
CÁSSIO E O MONSTRO DA NOITE. de Martyna Skibińska e ilustrações de Anna Niemierko. Editora Biruta. 
Sinopse: Cássio acorda no meio da noite ouvindo um ruído estranho. GRRRRRRRRR , GRRRRRR .... Animado e corajoso, corre para pegar o monstro. Como será o Monstro da Noite que aparece quando Cássio quer dormir? Você acha que Cássio conseguirá pegar o monstro? Será que o monstro existe?
Ganhou vários prêmios. E nós adoramos. Indicado para crianças a partir de 5 anos, mas nós lemos beeem antes pro nosso Cássio.

DEZ BEIJINHOS. Editora: Ciranda Cultural.
Sinopse: Neste livro, o leitor poderá aprender a contar juntando-se aos filhotes da fazenda enquanto eles recebem, um por um, os pequenos beijos deste livro. 
Muito carinhoso.

A CAMA MÁGICA de DENISE KRACOCHANSKY e ilustrado por RUBENS LIMA. 
Para ler e ver como brincamos com o livro, clique AQUI.

CARNEIRINHO, CARNEIRÃO de Marie-Helene Gregoire. Editora: Salamandra.
Sinopse: É como dormir numa nuvem macia. Em forma de carneirinho, este livro-travesseiro é o melhor companheiro para a hora de dormir. Depois de ouvir a história dos amigos Lolly e Poly, a criança vai adormecer e sonhar doces sonhos, embalados pela maciez do seu amigo carneirinho. O livro-travesseiro é lavável, impresso com tinta não-tóxica e acondicionado em embalagem lacrada. Indicados para crianças a partir de 12 meses. 

VOCÊ NÃO CONSEGUE DORMIR, URSINHO?  de Martin Waddell e ilustrações de Barbara Firth. Editora: Brinque-book.
Sinopse: Assim como muitas crianças, Ursinho tem medo do escuro. Quando chega a hora de dormir, ele não consegue pegar no sono - nem com o maior lampião de todos aceso ao seu lado. Mas, felizmente, Papai Urso acha uma maneira original de tranquilizá-lo. Fofo.
NÃO VOU DORMIR de Christiane Gribel e ilustrações de Orlando. Editora: Global. 
Sinopse: No livro 'Não Vou Dormir,' a linguagem visual, predominante na história desencadeia uma potencialidade de sentidos que, em harmonia com o texto de Christiane Gribel, desperta a atenção da criança para os recursos expressivos tanto da linguagem verbal como da linguagem não-verbal. A leitura dessa histórias, que trata de uma situação tão próxima do cotidiano infantil, resistir ao sono, não querer ir para cama, não querer dormir, pode contribuir também para uma reflexão sobre a resistência da criança em respeitar os seus próprios limites e aqueles impostos pelos pais.  
Muito bom.
A CASA SONOLENTA de Audrey Wood e ilustrações de Don Wood. Editora: Ática.
Numa casa sonolenta, com uma cama aconchegante, todos estão sempre dormindo. As repetições no texto dão o tom sonolento, que é interrompido por uma pulguinha acordada.
Muiiito divertido.
CONVERSA PARA PAI DORMIR de Ilan Brenman e ilsutrações de Guilherme Karsten. Editora: Brinque-Book.
Para ver mais sobre esse livros clique AQUI.

HORA DE DORMIR de Leslie McGuire e Jean Pidgeon. Editora: Salamandra. 
Sinopse: Este livro-brinquedo é o companheiro ideal para a hora de dormir. Ao ajudar o porquinho a tomar banho, a tartaruga a guardar seus brinquedos, o urso a escovar os dentes, a criança vai descobrir que a hora de dormir pode ser muito divertida. Cheio de abas. Muito legal. As crianças pequenas adoram. Recomendado para maiores de 1 ano.
VIVIANA - RAINHA DO PIJAMA de Steve Webb e ilustrações de Luciano Vieira Machado. Editora: Salamandra. 
Sinopse: Viviana adora animais e se pergunta o que eles vestem quando vão dormir. Então, ela os convida para a FESTA MUNDIAL DO PIJAMA! Com um texto divertido e abas simples, que revelam o pijama maluco de cada animal, este livro é uma alegria para a hora de dormir. 

NÃO VOU DORMIR! de Kayt Manson (texto e ilustrações). Editora: Salamandra. Sinopse: Um menininho não quer dormir, pois está ocupado demais, brincando com os amigos. Mas, à medida que vai pondo cada um deles na cama quentinha, bem, aí a coisa fica mais divertida! Um livro para convencer até os mais resistentes a cair no sono. Cartonado e com capa acolchoada e bordas arredondadas.Para crianças bem pequenas. É muito fofo!
EU NÃO QUERO DORMIR AGORA! - Col. Charlie e Lola de Lauren Child. Editora: Ática. 
Sinopse: Charlie tem uma irmãzinha, a Lola. Às vezes, ele tem que pôr ela para dormir. Mas como é difícil! Lola adora ficar acordada até tarde, colorindo, rabiscando, colando, balançando, pulando e, mais que tudo, tagarelando. Quando Charlie diz: 'Lola, a Mamãe falou que é hora de ir para a cama', ela responde: 'Não! Eu não estou com sono e não vou para a cama'. Só mesmo um irmão paciente como o Charlie poderia fazer leitinho cor-de-rosa para três tigres, telefonar para cachorros dançarinos, mandar uma baleia descer pelo ralo e aturar um hipopótamo em sua cama. Tudo isso só para convencer Lola de que já é hora de dormir. 
Adooooro essa dupla de irmãos.  

Aguardem o próximo post! Tive que dividir em 2 por que descobri que tenho muiiiiiiiiiiiitos livros sobre o tema. :)

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)