TOP 10 {ou mais} Livros da Estante da Gisele

Opa! Chegou a minha vez!

Na verdade não consigo dizer qual o MELHOR, então vou colocando na ordem que fui achando-os na minha biblioteca. Todos são ótimos e amei lê-los, alguns mais de uma vez, inclusive!

HUGO, A MÁQUINA DE ABRAÇAR! de Scott Campbell, recebemos da editora Salamandra. Eu já esperava esse livro há um tempão, desde que vi no IG do autor/ilustrador.
 Preciso dizer que esse é o livro mais FOFOOOOOO do ano. Assim que terminei de ler o livro o abracei instintivamente. Quando a Ceci chegou em casa, lemos o livro juntas e nos abraçamos muito. É um livro repleto de afeto. Tod mundo que lê sente a necessidade de abraçar depois!
Sinopse:
Hugo se apresenta como uma máquina de abraçar e, ao longo do livro, vai mostrando os efeitos que abraçar tem nas pessoas: Na mãe, pai, irmã mais velha, vizinho, carteiro, animais, etc.
 Livro para se ter nas escola e bibliotecas de casa. Num mundo cheio de violência gratuita, esse é um livro necessário!

APOLINÁRIO - O HOMEM-DICIONÁRIO de Fábio Yabu e ilustrações de Daniel Bueno. Editora: Panda Books.
Dica da minha querida amiga Kênia, do blog Virapáginas e está no TOP 10 dela também, AQUI.

Toda vez que leio, me emociono.

Uma grata surpresa, não esperava o final e amei!
Sinopse da contracapa:
Apolinário é um senhor de respeito 
Cujo pretérito tem algo imperfeito 
Em busca de seu verdadeiro “eu” 
Encontrará a palavra que nunca aprendeu
Todos têm uma palavra perdida 
Algo faltando no seu livro da vida 
Seu coração ficará mais sereno 
Com o livro de Fábio Yabu & Daniel Bueno 
Sinopse:
Era uma vez um homem que leu e conhecia todas as palavras, menos uma, que estava manchada no seu dicionário, mas ele achava que não precisava dela, já que sabia de cor todas as outras. Só que um belo dia ele conheceu uma moça que falava diferente
 (Você já reparou como o Brasil é imenso e como as pessoas, embora falem o português, muitas vezes não se entendem, se são de regiões diferentes?) , muito diferente dele e isso intrigou o Seu Apolinário. 
Uma história curtinha, rimada, delícia de ler para e com as crianças. Todos nós temos algo pra aprender e ensinar... as lições mais importantes da vida, podem estar bem de baixo dos nosso nariz... mas precisamos estar abertos para recebê-las.

UM BEBÊ VEM AÍ de John Burningham e Helen Oxenbury. Editora: Terra e Paz.
Esse ano me emocionei com a chegada do Lucas, minha amiga Cathe (que escreve comigo aqui no blog) e mãe de 3 homens (2 já adultos e um adolescente) teve mais um filho... Nossa chorei e fiquei suuuper feliz com a novidade, praticamente não a vi grávida (só um dia, barriga pequena ainda). E nem conheço pessoalmente o baixinho ainda! Só através de fotos e vídeos e mesmo assim o amo muito.
Sinopse:
Um Bebê Vem Aí conta a história de uma mãe falando para seu filho mais velho que num novo bebê está pra chegar, mas o guri fica dando desculpas pro bebê não precisar chegar... 
mas quando de fato ele chega, o irmão já está pronto para amá-lo! Tão lindo.
E depois que o Lucas nasceu, nasceu também o Iago, da Luana, que colabora com textos aqui pro blog e minha cunhada está grávida, a Martina pode nascer a qualquer momento, serei a dinda e já me designaram pra montar a biblioteca da dela (que já tem uns 25 livros: de pano, banho e literatura mesmo)! 
Muito emocionante tudo isso! Esse livro tem muito a ver com esse momento!

Quando vi esse livro me apaixonei imediatamente e a Distribuidora Casa de Livros nos mandou de presente!
O MELHOR LIVRO DO MUNDO de Rilla Alexander.
Já falei dele AQUI.

ÔNIBUS de Marianne Dubuc, Jujuba editora.
Já falamos dele AQUI
MALALA - A MENINA QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA de Adriana Carranca e ilustrações de Bruna Assis Brasil. Editora: Companhia das Letrinhas.
Já falamos dele AQUI.

CECI TEM PIPI? de Thierry Lenain e ilustrações de Delphine Durand. Companhia das Letrinhas.

Max sempre viu o mundo de duas maneiras: Os com pipi (mais fortes, mais espertos) e os SEM pipi (fraquinhas, cheias de frufru e delicadas). Isso até a Ceci chegar na turma dele. Ceci não faz desenhos com florzinhas, não tem roupas cor de rosa, gosta de jogar bola e sobe em árvore (bem melhor que o Max). Será que a Ceci tem um pipi? Max parte para descobrir o segredo de Ceci. 
Adorei a conclusão. Muito divertido!

TODO MUNDO BOCEJA de Anita Bijsterbosch. Editora: Brinque-Book.
Já falamos dele AQUI.

OLHE, POR FAVOR, NÃO VIU UMA LUZINHA PISCANDO?
CORRA, COELHINHO, CORRA! de Bernardo Carvalho. Editora: Tordesilhinhas.
Um livro com duas histórias que se cruzam. De um lado, o vaga-lume procura uma luzinha piscante,
do outro lado, um coelho foge de um cachorro! Um livro imagem muiito legal! Lido tanto, da direita para a esquerda, quanto da esquerda para a direita. Descubra muitas outras histórias no meio dessas duas. Adoramos!
A REVOLTA DOS GIZES DE CERA de Oliver Jeffers. Editora: Salamandra.
Já falamos dele AQUI.

Bônus:
BAMBI de Felix Salten e ilustrações de Niro Cais. Editora: Cosac Naify.
Bambi foi o primeiro filme que vi no cinema quando era bem pequena. Lembro da cena do fogo na floresta como se fosse hoje. Redescobri o Bambi com esse livro lindo. Começando pela capa que nos remete aos livros infantis de muito antigamente. E não há como separar a imagem do Bambi, da imagem que a Disney fez dele. O artista plástico Niro Cais, brinca com essa referência o tempo todo nas ilustrações.

Sinopse: 
Publicado originalmente em 1923.  O livro nos apresenta Bambi, o cervo que pouco a pouco vai desvendando os mistérios da floresta e, na batalha pela sobrevivência, entende que o homem, a quem chama apenas de Ele, é o seu principal inimigo. Escrito sob a ótica dos animais, o livro tem como marca registrada os profundos diálogos entre os moradores da floresta, nos quais cabem assuntos dos mais variados, além de questionamentos acerca da vida.Uma parábola atemporal sobre a vida e a morte que finalmente poderá ser redescoberta pelo leitor brasileiro. 
Não tem como não se emocionar ao ler e relembrar da história. Fiquei o tempo todo com o coração na mão pensando: "Quando é que a mãe vai morrer? Agora? Agora? Agora?" 
Não li ainda para as crianças. Chorei em algumas partes. Vou esperar a Ceci ficar um pouco maior pra ler junto com ela. Recomendo. Um clássico.

MORA PEGOU CATAPORA de Alexandre Azevedo e ilustrações de Bruna Assis Brasil. Editora Roda & Cia Editora.
Já falamos dele AQUI.
BETINA QUERO-QUERO de Andréia Vieira, editora DCL.
Já falamos dele AQUI.


Bônus do bônus pode?


A BELA BORBOLETA de Ziraldo e Zélio. Editora: Melhoramentos. 
Esse livro é um tesouro. Esses dias, a Sil (@casadeleitores) e eu estávamos falando de livros da nossa infância. E ela me falou do primeiro livro que leu, que não foi um livro indicado (e obrigado) pela escola a ler foi a Bela Borboleta. Eu falei que não conhecia. E sabe o que ela fez? Meu deu o exemplar dela, com o nome dela, escrito com a letra infantil. "O" exemplar original.Fiquei emocionada e sem ação! Isso é um tesouro! Bah! Nem soube o que dizer! Tenho um tesouro em casa!
De repente o Gato de Botas entra preocupado e gritando na história! Chama todo mundo: Bela Adormecida, Príncipe Encantado, Peter Pan, o coelho da Alice... Convoca todo mundo por que tem uma borboleta presa dentro do livro! E a Borboleta é linda. Ela merece ficar solta, lá vai todo mundo com ferramentas pra tirar a bela borboleta de dentro do livro. Será que vão conseguir?
Muito fofo.
E agora está pra sempre no meu coração.

 WHEN DAD SHOWED ME THE UNIVERSE de Ulf Stark e ilustrações de Eva Eriksson. Editora: Gecko Press.

Foi um outro presente que ganhamos esse ano, da Zoe do PLAYING BY THE BOOK. Vi o review dela e me apaixonei. No final do ano ela ofereceu um exemplar pra nós! Veio com um cartão lindo também. Claro que mandamos dois livros de ilustradores e escritores brasileiros pra ela. Livros imagens.
A história é contada em primeira pessoa - uma criança reconta toda uma experiência , e as ilustrações enfatizam a visão da criança. 
O pai decide que Ulf  já é grande o suficiente e quer lhe mostrar algo muito especial : o universo . Para uma coisa tão importante, eles precisam estar preparados, então, se agasalham bem, levam algumas provisões e saem para a noite fria. É uma longa caminhada, e o pai e o menino vão observando o que se passa pela caminho. 
Como mãe e pai, vocês já não ficaram tão emocionados (infantis até, bobos) quando viram algo que pra vocês é tão importante (na infância ou juventude) e vocês, meio que solenemente (como algo importante/sagrado/experiência transformadora), quiseram passaram/mostrar/ fazer os filhos sentirem o mesmo que vocês? Não sei se me fiz entender. Mas nem sempre o resultado é o esperado. Às vezes os filhos nem dão bola, ou fazem até pouco caso, nos deixando frustrados. Pois é isso que acontece com esse pai. Toda vez que ele vai mostrar algo importante, o filho está vendo/pensando/imaginando outra coisa.
No fim eles aprendem que, por vezes, a viagem é mais importante que o destino, e às vezes as maiores lições acontecem quando você menos espera. É um livro muito inteligente, comovente e engraçado sobre o amor materno/paterno.
Adoramos! 

Espero que tenham gostado. Não consegui escolher SÓ 10! Como sempre a lista de TOP 10 vai aumentando... daqui a pouco é top 100! :)

Comentários

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)

Veja também

Mostrar mais