Dicas para ententer crianças presas em casa

Coleção Fora de Cena

 Recebemos dois livros diferentes da Companhia das Letrinhas. São peças teatrais da coleção FORA DE CENA.
O TESOURO DE BALACOBACO de Cláudia Maria Vasconcellos e ilustrações super divertidas de Raul Aguiar. Editora: Companhia das Letrinhas. 

De repente um canguru boxeador encontra uma garrafa com uma mensagem. Do outro lado do mundo, um esquimó solitário querendo companhia, também encontra uma garrafa com uma mensagem dentro. Que coincidência! Uma pinguim à procura de sua individualidade também encontra uma garrafa com uma mensagem dentro. Esses são Lucky, Papik e Dolores, os três aventureiros, que depois de receberem uma mensagem misteriosa, saem a procura de um lendário tesouro. Cada um não sabe da existência do outro e cada um partindo de lugares distantes - a Austrália, a Groenlândia e a Patagônia -, eles enfrentam perigos, veem coisas que não gostam pelo caminho e, quando finalmente estão juntos, descobrem algo que pode mudar o mundo.
O BOBO DO REI de Angelo Brandini e ilustrações (igualmente divertidas) de Raul Aguiar. Editora: Companhia das Letrinhas. 

Um velho rei está cansado de lidar com os problemas do seu reino e decide entregá-lo às 3 filhas, para finalmente encontrar sossego. Mas ao fazer uma pergunta para cada filha, ele acaba expulsando uma e resolve dividir seu reino pela metade. O que ele não esperava era que, donas do poder, as filhas fossem trair o próprio pai. O texto Bobo do rei é uma adaptação de Rei Lear, de William Shakespeare. Nessa versão, a tragédia clássica recebe o olhar do Bobo mesmo. Cheio de humor, intriga, inveja, lutas e diversão o texto brinca com a mensagem - mais que verdadeira - de que “bobo não vira rei, mas tem rei que vira bobo”. 
Bem divertido.

Parte da sinopse dos dois livros: Peças premiadas saem dos palcos e entram na coleção Fora de Cena, que reúne obras de dramaturgos contemporâneos para crianças. Textos complementares tratam da história e da linguagem do teatro, dos elementos cênicos, da vida e da obra de autores importantes, entre outros temas. 

A parte que mais chamou nossa atenção foi o diálogo a cima! Que mãe, que tem mais de um filho, nunca ouviu o diálogo a cima? Até as crianças começaram a rir, pois é bem assim aqui em casa!!!

O legal dessa coleção é que no final dos livros há explanações sobre o tipo de peça apresentada, como encená-la. Dicas de direção, figurino, palco e iluminação, além da palavra do autor dos textos. 
Muito bom para escolas, principalmente pra idade 8-12 anos. Fácil leitura e dinâmica, frases curtas, divertido, super rápido de ler, numa linguagem acessível e abordam temas atuais como inveja, desentendimentos, amizade, busca do seu próprio estilo, influência do grupo, puxa-saquimos, falsidade, mentira, traição (amizade), dizer a verdade, família, convivência social, entre outros. Recomendamos!

Um comentário:

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)