Dicas para ententer crianças presas em casa

#temcriançalendoionitz

Olá!
Só agora consegui para para reunir nossas postagens do #TemCriançaLendo deste mês!
Fizemos um super especial sobre a ilustradora @ionitz, que amo!

Somos todas muito fãs do trabalho desta ilustradora. Eu já a seguia há anos pelas redes sociais, principalmente pelas madrugadas, no IG dela: IONITZ. É muito legal ver os rascunhos, a escolha de cores, de papéis até ter o livro ficar pronto. São camadas e camadas e tinta, de escolhas! Até o livro chegar nas nossas mãos e vermos o resultado final. Em 2014, fui na Bienal do Livro de São Paulo e cheguei bem pro lançamento do livro A HISTÓRIA VERDADEIRA DO SAPO LUIZ, de Luiz Ruffato e ilustrações maravilhosas da Ionitz Zilberman. Editora: Dsop. Geeente! Muita emoção poder ver de pertinho as ilustrações ao vivo, que, diga-se de passagem, são muito mais bonitas que as impressas no livro. Elas tem cheiros diferentes, mais nuanças de cores, mais relevos, mais massa, mais vida! O livro impresso é liindo (ganhou até Jabuti). Mas ao vivo é um espetáculo! O trabalho dela é fantástico! Ela é uma coletora de coisinhas (penas, fitas, papeis) que dão brilho e "puxam" ainda mais o olhar pra dentro da imagem! Se você não conhece, corra para a biblioteca ou livraria mais próxima! São 42 títulos! Você tem livros da Ionit?

Neste livro, A ERVILHA QUE NÃO ERA TORTA... MAS DEIXOU UMA PRINCESA ASSIM, a ilustradora trabalhou com desenho, pintura e colagem: usou tinta acrílica, tecidos e folhas de ouro sobre chapas de madeira! Diferente não? A folha de ouro ilumina a ilustração, valorizando mais a cor e o clima da imagem. E o efeito é lindo e quente. Repara como o dourado prende nosso olhar! Fica a dica! O texto é de Maria Amélia Camargo e foi publicado pela editora Caramelo.

A VIAGEM DE RETALHOS da coleção Sim, Sim, Salabim! Com texto de Sônia Robatto e ilustrações da nossa homenageada @Ionitz do #temcriançalendo de hoje! Editora Positivo. A avó convida a neta pra ir visitar duas amigas com ela. Ao chegar lá as duas velhinhas estão fazendo uma colcha de retalhos enorme que cobre toda sala.

Uma outra amiga da avó chega e as duas (amiga recém chegada e a avós) resolvem dar uma passadinha na igreja. A neta fica com as duas velhinhas, que esquecem da presença da guria e resolvem viajar. Opa! Vão ter que levar a netinha da amiga junto! Preparem os corações! A viagem mágica já vai começar!
Vamos observar mais de pertinho uma ilustração da Ionit? Olha que riqueza! Tem desenho, pintura (olhas as cores), tecidos de diferentes texturas e cores, bordados. Olhando pra imagem você sabe de dizer do que se trata a história? Conta pra mim o que você viu na ilustração? Se tivesse que escrever uma frase sobre a imagem, qual seria? Aposto contigo que a partir de hoje você vai reconhecer o trabalho desta ilustradora em qualquer lugar!

CARTA ERRANTE AVÓ ATRAPALHADA MENINA ANIVERSARIANTE é uma história muito divertida e nostálgica. A avó que mora em Israel escreve para sua netinha no Brasil, que está fazendo 10 anos. Só que a velhinha, é muito atrapalhada, e quando começa a escrever para a neta, não percebe que, de vez em quando, muda o idioma (pois já morou em vários países e sabe muitas línguas), além começar a escrever sobre as lembranças do seu tempo de guria. 

Quando a carta chega no Brasil, o carteiro percebe que metade do endereço está em Hebraico. E embora muita gente mandaria de volta ao endereço do remetente, ele imagina uma avó muito velhinha escrevendo pra netinha e fica com pena, resolve procurar o endereço por conta, para entregá-la à "NETINHA LUCIANA" como diz o envelope. As ilustrações são lindas, muitas colagens de tecidos e fotos, cartas e papeis, além de mapas e muita tinta. Super recomendo. 


Em DENTRO DESTE LIVRO MORAM DOIS CROCODILOS as ilustrações da Ionit dão cara e cores aos medos sugeridos por Claudia Souza. Ilustrado com técnica mista, a pintura e a colagem tem quase o mesmo peso. O livro fala dos medos que acabam criando coisas que não existem, transformando o inofensivo em assustador. O medo se tornando real. Da editora Callis.

Observe como a Ionit trabalha com as ilustrações, é um cenário, explorando a imagem em 3D, luz e sombras.

Vemos a riqueza com que os materiais são explorados. O personagem principal é recortado e encaixado no cenário da história, onde a cortina é feita de tecido e os óculos do menino de embalagem de remédio. Isso ajuda a destacar a pintura. O mesmo acontece com o palhaço na página ao lado. Muito bom!


Livro DEPOIS DO FOREM FELIZES PARA SEMPRE de Ilan Brenman, ilustrações de Ioniz. Callis editora. Você sabe o que aconteceu depois da parte do Felizes para sempre? Cada coisa inusitada!!!

Bela Adormecida (e seus liiindos cabelos cor de rosa! ❤️❤️❤️ ), vende colchões, por que disto ela entende! Hehehe!  Olha! Fio por fio desenhados e pintados! O efeito deste processo é riquíssimo. Ele puxa o olho que fica concentrado nesta vertical rosa texturizada. Amo! Tem pintura, desenho, colagem de tecidos. Tem cores em degradê. O que mais você descobre na imagem?


Mais uma ilustração da Ionit para o livro QUEM É ELA? Uma colagem. Pintura, tecido e no polvo de papelão as ventosas maiores são feitas de embalagem de remédio (tipo aspirinas, sabe). 

Show de bola! Já pensou usar esse material para fazer imagens com teu filho ou aluno?
Falamos dele AQUI. É uma das atividades que mais faço nas escolas quando sou convidada à trabalhar com crianças pequenas. Lemos o livro e depois fazemos esse trabalho... Sai cada coisa! Muito legal ver a visão das crianças!

Já falamos de vários outros livros desta ilustradora. Para ver mais, clique AQUI, AQUIAQUI e AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)