Dicas para ententer crianças presas em casa

Pé de Pilão

 PÉ DE PILÃO é um clássico no Rio Grande do Sul.
Toda criança de idade escolar já o leu na escola.
Agora a Companhia das Letrinhas fez uma nova versão com ilustrações da Rosinha e o texto é do saudosos poeta Mário Quintana.

Na foto vocês podem ver outras duas edições que tenho do livro. Eu tenho mais uma, mas não a achei.

 A edição amarela, com ilustrações de Edgar Koetz,

vinha com páginas sem ilustração para as kids completarem. Ganhamos numa visita a Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, no RS.

A edição azul pequena é uma Opereta ilustrada e musicada pelo amigo músico Claudio Levitan, e (musicada) pelos músicos Nico Nicolaiewsky e Vitor Ramil. O livro é um HQ só de imagens, para ser lido ouvindo o CD, que infelizmente, nos foi roubado.

  Ficamos bem feliz que a Companhia fez uma versão linda!

É a história de um guri que foi enfeitiçado e assim virou pato e da sua linda vó, que era uma fada e agora virou uma velha amarela e sem cabelo. Eles procuram um ao outro... mas como não sabem que o outro foi transformado, acabam se perdendo por aí...

Mas o patinho achou uma guria, ou vice-versa. Ela dá-lhe comida, casa e até sapatinhos novos.

Ao receber os sapatos, o pato vai tirar retrato, com o macaco fotógrafo. Mas acontece uma confusão e aparece a polícia (biruta por sinal) que prende todo mundo!

Com muita rima e maluquice, Mario Quintana com sua poesia nos leva a beira do absurdo, com bruxa malvada, animais meio humanos, humanos meio animais e uma santa protetora que abençoa a confusão e termina a história com vó e neto juntos e vontade de ler a história doida de novo e de novo. Não há uma lógica sequencial de acontecimentos. Os eventos pipocam pra lá e pra cá, com muito humor, e vamos desvendando os "porquês" de algumas coisas, a medida que as rimas vão aparecendo. E ao desenrolar da história o autor provoca o leitor com palavras diferentes: chichisbéu, paspalhão, sacrispanta, relambória, entre outras... Palavras que não são do vocabulário usual das kids,  pelo menos não hoje em dia. 

Rosinha trabalhou com uma paleta de cores reduzida e deixa a história ainda mais lúdica com seus azuis, amarelos e rosas.

Um livro para todas as infâncias.

Para comprar: https://amzn.to/2rTegiy

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)