Dicas para ententer crianças presas em casa

Enreduana

Enreduana
De Roger Mello e Mariana Massarani, editora Companhia das Letras.

Que grande prazer é ser surpreendido por um livro. Enreduana tem esse dom, surpreende pela personagem, pelo narrador e a forma insólita de apresentar a história, pelas ilustrações que tem a cara da Mariana mas ao mesmo tempo arriscam nos materiais e pelo projeto gráfico em tons de bronze e laranja e rosa fluorescentes. 
Enreduana traz à luz, a primeira escritora e filósofa reconhecida pela história, nascida em 2.300 a.C. em Acádia, Mesopotâmia. Enheduana é a composição de duas palavras "En" que significa "alta sacerdotisa" e "heduana", adorno do céu ou a própria lua.
Tive o privilégio de ouvir Mariana e Roger contando sobre a criação do livro durante o Painel de abertura do Instituto Quindim.
Mariana falou da sua pesquisa iconográfica e de materias que simulassem as placas de barro onde os poemas eram escritos.

O narrador da história é um grão de areia, o menor dos grãos. Ele acompanha o exílio de Enreduana que foi expulsa do reino, depois de se envolver em política, pelo próprio irmão.
Mariana contou que fez alguns desenhos na areia da praia, fotografou mas não contente com o resultado testou outros materiais semelhantes a areia, depois de muitas voltas decidiu finalmente pela praia.
As  placas de argila que os sumérios usavam como papel, foram reproduzidas em material semelhante mas não igual para garantir o manuseio e registro.
Enreduana nunca tocara o chão na sua cidade, Ur, era sempre carregada por vários homens.
Sua vida era dedicada aos deuses da lua Nanna e sua filha Inana com quem ela se casa simbolicamente.
Enreduana já no exílio escreve um pedido para sua deusa, que faça seu irmão, Rimush, se dar conta do erro que cometeu e permita que ela volte para a cidade.
Isso acontece durante uma caçada, Rimush se perde no deserto e é picado por uma cobra, ele e o antílope que estava caçando trocam de lugar por uns instantes, o que faz com que sinta o poder dos deuses e volte atrás. 
Enreduana retoma seu lugar no reino e o grão de areia será parte do barro que guardará um dos poemas.
Recomendamos para crianças maiores, pré-adolescentes e adolescentes. Para os pequenos, com mediação, pois o texto é poético e complexo. 
O livro é para colecionar, com certeza. Resgata o valor das mulheres na história da filosofia e poesia.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)