Dicas para ententer crianças presas em casa

João e Maria de Neil Gaiman

 JOÃO & MARIA de Neil Gaiman com ilustrações de Lorenzo Mattotti. Editora Intrínseca.

 UAU! É como começo a falar do livro.

É uma das histórias que não gostava, quando criança.... É uma coisa assustadora saber que a própria mãe quer que você morra, pra ela poder comer... Mas mesmo assim, li muitas versões, sempre a uma (certa) distância segura, pra não me envolver na história, e tentar achar uma que fosse mais light. Nunca encontrei. Agora, já mãe (e grande - no sentido figurado)pedi a nossa parceira Intrínseca o livro do Gaiman... É uma versão dark, bem ao estilo pesadelo. Muito humano e assustador, por parecer uma coisa tão real (o preto e branco acentuam a realidade de eventos totalmente não-reais ou imaginários).

O livro alterna entre duas páginas com texto, de uma brancura clean e, duas páginas pesadas e intensas de pinturas em preto e branco (mais preto que banco).
Como num sonho ruim, o olho precisa se acostumar com a escuridão para encontrar as imagens perdidas entre esse preto e branco.  
O texto é sem firulas ou rodeios, é direto e bonito. O olho descansa nele (como uma onda que recua lentamente), pra em seguida, receber a pancada (da onda que volta e bate com força) da tinta preta. 
Certamente um clássico. 


No final tem uma pequena explicação de onde surgiu a história, quem foi a primeira pessoa a relatá-la, que outras histórias são parecidas, datas e algumas ilustrações importantes.

A edição é linda. Super recomendo!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)