Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros sobre o samba {especial carnaval}

Chegou a época que as redes sociais ficam lotadas e fotos e convites pro carnaval! Confesso que não sou fã do Carnaval... Mas respeito muito quem gosta.
Mas claro que tenho livros sobre o assunto ;):

 AULA DE SAMA - A HISTÓRIA DO BRASIL EM GRANDES SAMBAS-ENREDO de Maria Lúcia Rangel e Tino Freitas, com ilustrações do Ziraldo. Da Edições de Janeiro. Eu comprei o nosso no Sebinho.

Um jeito beeeem divertido de aprender sobre a História do Brasil e os sambas mais importantes produzidos aqui. 
 O livro é um passeio musical através de letras de músicas das escolas de samba. Os autores vão contando fatos históricos, personagens, curiosidades, decisões, tragédias e conquistas do Brasil pelas letras de músicas que podem ser ouvidas no CD que acompanha o livro ( E são só feras cantando:  Chico Buarque, Maria Rita, Zélia Duncan, Lenine e muitos outros). É muito legal. O CD ficou semanas no som do carro.

 Recheado de fotos e desenhos, conhecemos Dia do Fico, a Inconfidência Mineira, a Abolição da Escravatura e a Guerra de Canudos, pra citar algumas das passagens do livro.E ainda tem os feitos de  Santos Dumont, Antônio Conselheiro e Oswaldo Cruz. 

O livro é uma aula de história mesmo! Super indico, até pra quem não gosta de samba, as kids conseguem fixar melhor o conteúdo (que certamente é visto em sala de aula) com as músicas.


SAMBA MENINO - A HISTÓRIA DO SAMBA CONTADA PARA A CRIANÇADA de Rafael Moreira, editora Pé de Limão. Um livro bilíngue que faz parte de um projeto que também se chama Samba Menino.

 Semba era um menino africano que veio pro Brasil escravo.
Nas horas de folga os escravos dançavam com Semba.

 Aos poucos o guri foi se aportuguesando e sendo chamado de Samba, e foi conquistando todo esse país imenso, de Norte a Sul.
 
 Os valores podem ter mudado. Mas quem quiser entrar em contato, basta clicar na foto para ampliá-la e ler melhor.

 NINGUÉM APRENDE SAMBA NO COLÉGIO de Christina Dias, com ilustrações de Dave Santana, da Globo livros. Um dos livros favoritos da Cecília.
Falamos dele AQUI.


MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE NOEL ROSA - UMA LONGA CONVERSA ENTRE NOEL E SÃO PEDRO NUM BOTEQUIM LÁ NO CÉU. De Luciana Sandroni e ilustrações de Gustavo Duarte. Da Companhia das Letrinhas.

Quando Noel Rosa chega no céu, por ter sido um músico genial, ele é recebido por São Pedro que estimula Noel a contar sua história, principalmente sobre sua paixão e envolvimento com a música. O sambista fica empolgado e aproveita pra contar as traquinagens que fez, nos seus 26 anos de vida, além da sua trajetória musical. No final do livro há um capítulo sobre como toca Noel e partituras/acordes para violão e voz. Recomendo. Lemos o livro no final de 2014. Ele é extenso, então fomos lendo aos poucos, um capítulo por vez. 

Fica a dica pra quem prefere passar o carnaval lendo, e não dançando! Hehehe

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)