Dicas para ententer crianças presas em casa

NINGUÉM APRENDE SAMBA NO COLÉGIO

 Terminei de ler NINGUÉM APRENDE SAMBA NO COLÉGIO de Christina Dias e ilustrações de Dave Santana. Globo Livros, ISBN:9788525054982.
  Com prefácio de Martinho da Vila.
  Livro de poucas páginas e com ilustrações (realistas e muito bonitas em tons de cinza), para teens.
  Sabe quando você ouve um nome ou uma música várias vezes por semana, em vários lugares diferentes? Coincidência? 
 Isso começou a acontecer com Amélia. Andando de táxi ela ouve uma música de Noel Rosa e essa música não sai da sua cabeça. E a partir daí começa a ouvir sobre Noel na escola, em casa... sem saber o quanto isso a afetaria, Amélia começa deixar a música invadir sua vida e descobre muito sobre si mesma, sobre sua avó e sua própria  história de vida.

 No final há uma pequena biografia sobre o Noel Rosa e 
 algumas das músicas que ele compôs. 
Eu, particularmente, amo Conversa de Botequim. Aqui  está um pedaço da letra. Lá no RS ela toca todos os dias, é a música de abertura de um programa que a gente ouvia sempre. Após ler esse livro me deu uma saudade do Rio Grande do Sul! 

Sinopse oficial do livro:

Amélia mora com a avó e é uma adolescente comum: vai à escola, sai com os amigos, faz trabalhos em grupo no colégio e gosta de música. Um dia, no táxi, ouve uma samba de Noel Rosa e a canção não lhe sai mais da cabeça. Ela não sabe quando ou onde, mas tem certeza de que já ouviu aquela melodia antes e até se lembra de algumas palavras da letra.
A partir daí, uma série de coincidências aproxima cada vez mais a garota da obra do compositor carioca: a frase que o professor vive repetindo na sala de aula, o concurso de músicas antigas que vai acontecer na escola, os discos, fotos e histórias que a avó resolve compartilhar com Amélia e até a lembrança do cachorrinho Noel, seu companheiro de infância...
À medida que mergulha nos versos do Poeta da Vila, Amélia fica ainda mais em contato com a avó e descobre segredos de seu passado. Com as revelações que vêm à tona, as personagens têm a oportunidade de deixar para trás mentiras e culpas e escolher uma nova trilha sonora para suas vidas.
Ninguém aprende samba no colégio seduz o leitor com uma história sensível e poética sobre o delicado relacionamento entre avó e neta. Christina Dias conduz habilmente o leitor pela narrativa enquanto contextualiza a vida, obra e importância de Noel Rosa para a cultura brasileira.
No prefácio, o cantor Martinho da Vila destaca que o título do livro é um trecho de Feitio de oração, uma canção apaixonada de Noel, e comenta a falta de informação sobre o samba nas escolas. A obra traz ainda uma biografia de Noel Rosa e a letra de todas as músicas citadas na história. São dez grandes sucessos do artista, entre eles Conversa de botequim, Com que roupa?, Fita amarela, entre outras.
As ilustrações do livro são de Dave Santana, que recria a sutileza da narrativa em belas imagens em preto e branco.

Recomendo. Ótimo presente de Natal. :)

Um comentário:

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)