Dicas para ententer crianças presas em casa

OS 20 MELHORES LIVROS DE 2016 do Kids Indoors, por Gisele

Oiii. Consegui terminar o post hoje (aleluia!!! - fazendo há dias!), pra mostrar pra vocês, os livros que achei TOP, lidos e descobertos nesse ano de 2016.

Vocês já me conhecem, há anos faço os Top 10 livro do ano e sempre é uma bagunça, pois misturo livros infantis e juvenis e sempre tem beeem mais que 10. Um probleminha meu com a matemática.

Vou falar dos melhores livros que li, mas não estão em ordem de melhor pra menos melhor (hehehe). Foi a ordem de upload de fotos, só isso.
Então, vamos lá!

1. TERREMOTA de Marcelo Romagnoli, da coleção FORA DE CENA, da Companhia das Letrinhas. Já falamos dele AQUI no blog. Em formato de peça de teatro é muito divertido.

2. RECEITA PARA BEM CRESCER de Alessandra Roscoe e Vanessa Prezoto, editora Rovelle.
Eu não tenho o livro, está na minha #wishlist, mas minha amiga @boaleiturabomapetite me emprestou o livro um pouquinho e ele é lindo. E as crianças adoram ler e ver as ilustrações. É em formato de promessas. A criança promete brigar, se for em guerras de travesseiro, ou promete gritar sempre de felicidade e chorar de emoção. Um lindo livro sobre as delícias da infância. Suuuper recomendo!

3. PERIGOSO! de Tim Warnes,  uma grata surpresa da Ciranda Cultural! Já falamos dele AQUI e suuuper indicamos!

4. FELIZMENTE, O LEITE de Neil Gaiman e ilustrações super divertidas de Skootie Young. Livro Infantojuvenil. Eu diria pra 8, 9, 10, 11, 12 anos. Para lerem sozinhos, ou para crianças menos, numa leitura compartilhada gostosa. O pai sai pra comprar leite e demora hoooooras pra voltar. Quando volta conta uma história fantástica cheia de aventura pros filhos, que não acreditam em uma só palavra que o pai falou. Beeem divertido. Tem leite, dinossauro, balão de gás, ETs, viagem do tempo, viagem à dismensões paralelas, vampiros, unicórnios e um monte de outras coisas engrçadas. Todo ilustrado com desenhos em preto e branco que tomam conta das páginas e deixam a leitura mais rica. Super recomendamos. Da Rocco. 

5. ABZZZZ... de Isabel Minhós Martins e Yara Kono, editora Sesi-SP.
Um livro pra hora de dormir! Pra ser lido quando colocamos as kids na cama. Começa no A de ABERTOS (nossos olhos que começam a ficar cansados) e termina no Z de ZZZZZ (o som do livro se desligando e como a criança precisa fazer também), mas antes passa pelo M de Mosquito,  pelo S de SILÊNCIO e pelo X de XIXI... Um livro pra acalmar a criança na hora de dormir. As ilustrações são ótimas e o texto divertido. Não há como não se identificar.

6. ESTE É O LOBO de Alexandre Rampazo, editora DCL.
Um livro de suspense que nos surpreende. Para crianças pequenas. O lobo está aqui. A Chapeuzinho vermelho também está aqui. Mas agora ela não está mais, mas o lobo está! A vovózinha está aqui. Mas agora ela não está mais. Mas o lobo está! O lobo em close nos encara e temos que encará-lo de volta. Um show de livro! Ilustrações primorosas, texto curto, com repetições e final inesperado.

7. DRUFS de Eva Furnari, Editora Moderna. Um livro sobre família e como TOOODAS são diferentes e únicas. Ilustrações fantásticas feitas pela autora nas próprias mãos. Um livro que estimula o diálogo e a imaginação das kids. Falamos dele AQUI.

8. O POLVOCÃO de Martin McKenna. Editora Saber e Ler.
Recebemos da Distribuidora Casa de Livros. O menino sonha em ganhar um cachorro de aniversário, mas não é bem isso que ele ganha... Imagina ganhar um polvo! Ele coloca na cabeça que vai torná-lo um cachorro. E começa dar uma série de aulas para o polvo. Porém, esse sempre SUPER as expectativas, mas não de um jeito positivo. O guri começa a ficar com raiva (enquanto o leitor ri muito das ilustrações). AQUI. 

9. A VISITA de Antje Damm. Companhia das Letrinhas.
Uma moça que vive sozinha vê um aviãozinho de papel mudar completamente sua vida triste. Um livro sobre estar aberta para as maravilha e simplicidades da vida.  Sobre amizade e como ela pode colorir sua vida, quando você menos espera!

10. UMA CRIANÇA ÚNICA, de Guojing. O livro é da editora V&R editoras. Liiiiiiindo!!!
É uma história inventada, mágica, fantástica, porém é baseada num fato real que a Guojing viveu quando tinha apensa 6 anos. Nos anos 80 o governo impôs a lei do filho único. Como os pais e mães precisavam ir trabalhar, muitas crianças pequenas ficavam sozinhas em casa. Uma época de muita solidão. A história toda é contada só com imagens. Falamos dele AQUI.

11. O SEGREDO DO ANEL O SEGREDO DO ANEL E OUTROS CONTOS DO BEM VIVER de Lauro Henrique Jr. e ilustrações lindas, como sempre, da Ionit Zilberman. Editora Tordesilhinhas.
São histórias atemporais sobre fofoqueiros, irmãos brigados, sobre o céu e inferno, sobre amor e ódio, sobre fazer as coisas bem feitas, sobre paz, ir atrás dos nossos sonhos, sobre palavras de incentivo, entre outras coisas. Ao terminar de ler o livro ficamos pensativos... Onde eu estou no meio disso tudo? Onde me encontro? Que papel ando desempenhando? Já falamos dele AQUI.

12. Quando o vi na livraria, sabia que ele ia ser um dos THE BEST OF THE YEAR só pela capa! Um sexto sentido que se revelou correto e verdadeiro. A VIAGEM de Francesca Sanna, publicado no Brasil pela V&R Editoras. Tanto pelo texto, quanto pelas ilustrações e pelo fim aberto (spoiler), O LIVRO É LIIINDO. Um tema super atual que é o sair fugido/corrido de seu país. Não tem como uma mãe não ficar emocionada e sentir empatia por essa mãe que, de uma hora pra outra, tem sua vida devastada e virada do avesso. O texto é narrado em primeira pessoa por uma das crianças. As ilustrações são lindas e emocionantes também.  Falamos dele AQUI.

13, 14, 15. TERRA DE HISTÓRIAS de Chris Colfer, da editora Benvirá. Primeiros 3 volumes. Para tweens e teens. Muiiito legal. Falamos deles AQUI e muiitas vezes no IG @kidsindoors esse ano.

Li super rápido, por que não conseguia parar. A leitura flui e a gente fica louca pra saber o que vai acontecer em seguida. Eu amo esse gênero de história: onde usam os contos que conhecemos de uma maneira totalmente diferente do que estamos acostumados. Muito bom! Logo vai sair o quarto volume em português.


16. O CADERNO VERMELHO DA MENINA KARATECA de Ana Pessoa. É sobre uma guria de 14 anos que entra numa papelaria pra comprar um postal e acaba saindo com um caderno vermelho novinho em folha. Custou todo dinheiro que tinha. Ela se chama N (a segunda letra de seu nome). E começa a usar o caderno como diário. Mas é uma coisa viva, não um diário comum. Ela escreve coisas reais e imaginárias que muitas vezes se confundem. Escreve sobre o crush,  sobre a escola e sobre as aulas de karatê. O livro é o primeiro de Ana Pessoa e venceu 
o prêmio Branquinho da Fonseca — Expresso/Gulbenkian, na modalidade juvenil. Da coleção: Quem lê Sabe Por quê. Super ilustrado! Bernardo Carvalho é o ilustrador que trabalha fantasia, realidade e os silêncios desta adolescente.  Amei como ela aplica método científico em tudo, as histórias que ela inventa e também como ela ama procurar as palavras que desconhece no dicionário, e depois usar seu significado de uma maneira bem engraçada. Da Sesi-SP editora.

Lista de livros importados:

17. MEU CORAÇÃO PEQUENININHO de Jo Witek e ilustrações maravilhosas de Christine Roussey. Editora Presença, de Portugal. GEEEEENTE! Completamente apaixonada por essa ilustradora Christina Roussey! Ganhei da Cathe e amei. O que cabe dentro do coração de uma guriazinha? Medos, incertezas, surpresas, calor, amor, um jardim! Muito fofo.

18. WOMEN IN SCIENCE - 50 FEARLESS PIONEERS WHO CHANGED THE WORLD de Rachel Ignotofsky. Fala da história de 50 mulheres cientistas (e mais algumas pq no final do livro há uma listinha com mais nomes) que mudaram nossas vidas de um jeito ou outro. Comemora Mostra as contribuições científicas brilhantes das mulheres da Hypatia à moderna Maryam Mirzakhani. "As mulheres neste livro tiveram que lutar contra esses estereótipos para terem as carreiras que eles queriam. Eles quebraram as regras, publicadas sob pseudônimos, e trabalharam para o amor de aprender sozinho. Quando os outros duvidavam de suas habilidades, tinham de acreditar em si mesmos... A criatividade, a persistência e o amor à descoberta eram as melhores ferramentas que essas mulheres tinham. " Agora fala a verdade: quantas mulheres cientistas você consegue citar de cabeça? Marie Curie e quantas mais? Te peguei, né? Da Ten Speed Press.

19. NIBBLES THE BOOK MONSTER de Emma Yarlett. Esse livro é muito divertido! Sobre um monstro que foge e entra em vários livros infantis, apavorando os protagonistas, como a Chapeuzinho Vermelho, Cachinhos Dourados, Lobo Mau... As páginas são cheias de buracos por onde o monstro foge. Em inglês.

20. Falamos dele AQUI.
SNOW WHITE AND THE 77 DWARFS de Davide Cali e ilustrações divertidíssimas de Rafaelle Barbanegre. Branca de Neve fugiu da bruxa! Foi parar na casa dos anões e aí, começou a cuidar dos 77 anões. Tinha que lavar 78 pratos, 78 copos, 78 garfos, 78 facas, 78 colheres (isso quando não derrubavam alguns no chão, daí eram bem mais)... Arrumar 78 camas... Será que ter escapado da bruxa foi a melhor decisão? Um conto de fada moderno. kkkk

Fica a dica! E você? Concorda? Discorda? Conta pra gente! Vamos amar saber e compartilhar!

Um comentário:

  1. conheço tão poucos!!!! eu tambem ando a preparar uma lista top10 lá no PlanetaZorp... depois conto tudo!!! :)
    aproveito para te diser que tem sido um enorme e gigantesco prazer descobrir-vos (a ti e à restante equipa do #temcriancalendo!) e as vossas maravilhosas partilhas!!
    ganharam uma fiel seguidora aqui em portugal!!!!
    beijos, Xana

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)