Dicas para ententer crianças presas em casa

LIVROS para hora de dormir - PARTE 3

Esse assunto sempre é delicado: DORMIR!
Por isso fazemos vários posts com livros sobre o assunto! Um deles com certeza vai te ajudar a fazer teu filho/filha/neto/neta dormir mais sossegadamente.

A MONSTRA PRIMA* de Markus Heitz e ilustrado por Joëlle Tourlonias. Editora Saber e Ler. 

A guria não está com nenhum sono. Pede pro pai inventar uma história pra ela, mas tem que ser uma história de monstro e de monstro menina!

 Então, o pai, meio sem jeito, começa a inventar... E a medida que ele vai falando, a guria vai imaginando tudo. O legal é que os brinquedos do quarto começam a ganhar vida e entrar de cabeça na história também. Claro que de tanto imaginar, ela vai caindo no sono, quase sem perceber. Momento pai e filha muito fofo.

MANU* de Juan Chavetta. Editora Saber e Ler.

Manu é sentimento em forma de guria. E o sentimento transborda e saem pela boca como forma de carinho. Ela conversa com a Lua, com a avó que hoje é pura saudade. Conversa com as estrelas, inclusive sonha em ser uma. Um livro sobre como é ser feliz.

A PRINCESINHA MEDROSA de Odilon Moraes. Da editora Cosac Naify.

É a história de uma princesa que tem muiiito medo do escuro. Taaanto medo que ordena que o sol não saia do céu, nem de dia, nem de noite. E tinha tanto medo de ficar sozinha de noite que ordenou que todos do reino fossem dormir no quarto junto com ela. Um dia passeando se perdeu e encontrou um menino na beira de um riacho, um menino sozinho, escutando as estrelas (que não podiam ser vistas em função do sol). Ela ficou admirada com o menino!

E a partir desse dia e da conversa com ele, algo surpreendente aconteceu. As ilustrações são liindas e delicadas. O texto é poético.

MENINOS DE VERDADE* de Manuela Olten. Editora Saber e Ler.
Vou dar spoiler do livro! Hehehe.

Um amigo vai dormir na casa de outro que tem uma irmã. Eles estão indo dormir e começam a debochar das meninas em geral: que dormem com ursinhos, que usam camisolas com frufru, que isso, que aquilo, que elas têm medo de fantasmas... Peraí! Fantasmas existem? E lá correm eles para o quarto da irmã, dormir com abraçadinhos com os ursinhos, pra não ficarem com medo. 
Sabemos que não devemos debochar de ninguém e esse livro e justamente pra mostrar que ninguém é melhor que ninguém. Que é feio falar mal dos outros, que todos possuem medos.
As ilustrações são divertidas também. O texto são frases curtas, ideal pra quem está começando a ler, embora a letra não seja em caixa alta, é uma fonte fácil das crianças entenderem.


SEU PESADELO FOI VOCÊ QUEM INVENTOU de Rosana Martinelli e ilustrações de Clara Gavilan. Editora Quatro Cantos.


Uma noite a pequena Ioiô teve um pesadelo. E ficou até com medo de dormir. Mas sua mãe aparece para lhe explicar por que os pesadelos acontecem. "Conceitos básicos como inconsciente, id, ego e superego são introduzidos na história. As ilustrações de Clara Gavilan em aquarela representam a realidade, e a pintura com guache, os sonhos, inspirados em quadros de Salvador Dalí, já que a psicanálise tanto influenciou o movimento surrealista, no qual Dalí figura como um dos mais importantes representantes." O legal é que além dos pesadelos serem em guache, eles aparecem envernizados (mais brilhantes), destacando-se do resto das imagens. Um ótimo jeito de representar o medo. E as ilustrações são muito bonitinhas. Eu comprei porque adorei as ilustrações, só depois fui ler a história e gostei muito.


O MONSTRO DO SONO de Maria Vago e ilustrações divertidas de Anna-Laura Cantone. Editora Rovelle.

Pedro sabe que deveria estar dormindo, mas está com medo. Sozinho no escuro cada barulho faz com que seu coração acelere. Ele não consegue dormir pois sabe que pode aparecer um monstro. Ao mesmo tempo, debaixo da sua cama, um monstro espera ansioso que Pedro durma.Ele ama invadir sonhos de crianças. Mas como Pedro insiste em ficar acordado, ele resolve aparecer na vida real mesmo, para tentar ajudar o guri a pegar no sono. Uma das técnicas que mais funciona na vida real é contar histórias de dormir. Porém as histórias que o monstro conhecem são todas arrepiantes. E Pedro está cada vez mais acordado e com medo! Será que o monstro vai conseguir fazer o guri pegar no sono?


PRA CAMA HOJE NÃO de Ilan Brenman e ilustrações lindas de Ana Terra. Editora Jujuba.

A rotina da guria é certa, tem hora pra acordar, ir para a escola, comer, brincar, fazer os temas, lanchar, jantar, fazer xixi, escovar os dentes e até dormir!
E a vida dos pais não era diferente. Tudo beeem cronometrado... Até que um dia ela resolve dizer NÃO! Ela não vai dormir hoje! Os pais tomam o maior susto e...
Ah! Não vou dar spoiler desse livro. A história é bem curtinha e as ilustrações liindas e divertidas.

MAS PAPAI... de Mathieu Lavoie e ilustrações de Marianne Dubuc. Editora Jujuba.

É a vez do pai colocar os macaquinhos na cama, pra dormirem. Mas toda vez que ele vai sair do quarto, eles pedem pro pai fazer alguma coisa diferente, como: colocar os pijamas, pegar um copo de água, pegar os naninhas deles, escovar os dentes, contar uma história... E assim CONTINUA a noite toda! Será que os macaquinhos vão conseguir dormir? Perfeito para o dia dos pais que se aproxima.

 MARCO QUERIA DORMIR de Gabriela Keselman e ilustrações de Noemi Villamuza.Editora Companhia Das Letrinhas.

 Marco queria dormir. Queria dormir MESMO. Mas, não conseguia. Assim que ficava sozinho no quarto, chamava sua mãe com uma preocupação ou outra, como...

Ficar com medo de cair da cama. Aí a mãe corria pra inventar uma solução (colocar um capacete, um paraquedas e uma âncora presa nele e no travesseiro!!!), mesmo que estapafúrdia! Um livro suuuper divertido sobre tudo que uma mãe é capaz de fazer para que o filho durma MESMO! Hehehe!

Já fizemos outros post sobre o assunto...
Você pode lê-los AQUI e AQUI.

*Esses livro ganhamos de presente da Distribuidora Casa de Livros.:)

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)