LIVROS para hora de dormir - PARTE 2

Continuando nossa lista de bed time stories

 OS TRÊS PEDIDOS de Joanna Harrison (a mesma do livro Quando Mamãe Virou um Monstro). Editora: Brinque-Book.

Sinopse: A menina foi dormir e seu gato vai atrás de alguma coisa. Ela espanta o gato e descobre: UMA FADA!
 – Três pedidos! Quer dizer que eu posso pedir o que quiser? – exclamou Lulu.
 – Qualquer coisa! – respondeu a fada. Então, Lulu pensou e pensou. 
Lembrou-se do seu vestido de fada e de como ela gostaria que ele ficasse bonito... e da sua varinha, que precisava de conserto... 
Da coleção Brinque-Book na Mochila. o tamanho é pequeno, ideal para mãos pequenas. Muito fofo.

TODAS AS NOITES DO MUNDO de Dominique Demers e Nicolas Debon. Editora: Editora Companhia Nacional.

Sinopse: Toda noite, pronto para dormir, Simão fecha os olhos para enxergar melhor o mundo. Acompanhado de seu pai, atravessa continentes, oceanos e o céu para ter a certeza de que todos os seres vivos dormirão. Então, tranquilo, ele também adormece. 
E é um dos poucos livros que o pai é o único a colocar o filho na cama. 
Muito lindo! Teve um ano, quando as crianças eram pequenas, que dei de presente em TODOS os aniversários que fomos. 
COMO OS DINOSSAUROS DIZEM BOA NOITE? de Jane Yolen e ilustrações de Mark Teague. Editora: Globo.
Sabe aquela fase em que os pequenos se transformam em dinossauros, principalmente os meninos? O livro é ótimo para hora de dormir.
Sinopse: O texto bem humorado brinca com as maneiras que as crianças (e os dinossauros!) costumam dizer boa noite. O livro é ideal para ser lido em voz alta para as crianças menores na hora de dormir. 
THE KISS THAT MISSED de David Melling. Editora: Barron´s. 

Sinopse: O Rei estava com pressa e soprou seu filho um beijo antes de dormir ... mas ele se perdeu! O beijo voa para fora da janela, o príncipe fica perturbado e um cavaleiro infeliz é enviado para a floresta Profunda Escuridão para buscar o beijo de volta. O que será que ele vai encontrar lá? Reviravoltas inesperadas e surpresas encantam o leitor a cada página. É uma história fofa, engraçada e divertida de ninar. Em inglês. Vale muito a pena!
O SONHO DE VITÓRIO de Veridiana Scarpelli. Editora: Cosac Naify.
Sinopse:  Vitório dorme e somos abduzidos: Vitório voa pelo céu vestido de super-herói mascarado. Os patinhos chegam de guarda-chuvas, a poça dá acesso às profundezas do mar que, por sua vez, esconde um lugar com outra surpresa e mais outra e outra. As páginas duplas do livro sugerem continuidade na narrativa, mantendo a fluidez da aventura e da leitura. Livro perfeito para todos que não abriram mão da fantasia e do sonho. Sem textos. Para que cada um invente seu próprio sonho. 
O DOMADOR DE MONSTROS de Ana Maria Machado e ilustrações de Suppa. Editora: FTD.

Sinopse: De jeito divertido, para falar de uma porção de coisas em cada livro; o medo que a gente tem de noite; o jeito de enfrentar os mandões, a necessidade de cantar e defender a natureza, o corre-corre de quem fica achando que qualquer coisa é o fim do mundo. É uma história como as que a gente gosta de inventar, contar e ouvir. 
Foi o segundo livro que comprei com o tema HORA DE DORMIR, o primeiro está no post: LIVROS para hora de dormir - PARTE 1 (AQUI).
BOA NOITE, JESUS - A TRILHA SONORA DO NASCIMENTO DO FILHO DE DEUS de Molly Schaar Idle. Editora: Mundo Cristão. 

Sinopse: Em Boa noite, Jesus "muus", "mééés", "bééés" e "Au-au-aus" formam a trilha sonora da criação, que exalta a presença do bebê mais esperado da história, ensinando a criança no conhecimento das letras. Jesus nasceu iluminado pela lua e por uma estrela muito especial, rodeado pelos animais da humilde estrebaria em que José e Maria conseguiram abrigo. A cidade estava cheia e este foi o único lugar em que encontraram espaço para que nascesse Jesus. A história de Jesus contada para crianças, em forma de poesia e com lindas ilustrações.
O FILHO DO GRÚFALO de Julia Donaldson e ilustrações de Axel Scheffler. Editora Brinque-book. 

Sinopse: Apesar das advertências do pai, o filho do Grúfalo sai sozinho pela floresta durante uma noite fria e escura. Seu propósito é encontrar o grande e feio Rato Mau. Mas será que esse tal de Rato Mau, devorador de grúfalos, existe mesmo? Afinal, o que é fantasia e o que é real quando podemos utilizar nossa perspicácia para sobreviver? A inteligência, utilizada como método de sobrevivência por um ratinho indefeso, fez surgir O Grúfalo. Agora, em O Filho do Grúfalo, a criatura inventada pelo pequeno roedor cria outra, num desdobramento criativo e surpreendente. 
Amamos! 
RODOLFO, O CARNEIRO de Rob Scotton. Editora: Rocco.

Sinopse: Rodolfo é um carneirinho, branco e fofo como todos os outros na cidade de Pererecópolis, que, mesmo após um dia agitado, não consegue dormir. Ele sente calor, depois sente frio, acha tudo muito claro ou tudo muito escuro, sai em busca de um lugar mais tranquilo, mas nada adianta. Até que ele resolve contar coisas. Começa contando suas patas, depois conta bilhões de estrelas, e nada do sono chegar. Até que ele resolve contar... carneirinhos. E descobre que faltava contar apenas uma coisa para encontrar o sono. O livro ganhou um projeto gráfico caprichado que valoriza as deliciosas e divertidas ilustrações do autor. Todo em tons de branco, azul e verde, com o texto na medida exata para agradar e prender a atenção dos pequenos, Rodolfo, o carneiro certamente vai ajudar papais e mamães na hora de botar as crianças para dormir. Boa leitura e bons sonhos!
Nós achamos as ilustrações lindas e o texto muito divertido.
NÃO TENHA PRESSA! de Layn Marlon. Editora: Ciranda Cultural.
Sinopse: A lebre e a tartaruga eram muito amigas e passavam o dia juntas na floresta, mas uma era bem diferente da outra. A lebre parecia estar sempre com pressa, já a tartaruga andava com calma. A lebre pulava da cama com rapidez, saía procurando algo para fazer e atravessava o riacho correndo. Enquanto isso, a tartaruga se espreguiçava lentamente e fazia tudo com tranquilidade. Até na hora de brincar, a lebre era apressada e pedia para a tartaruga ser mais rápida ao jogarem um jogo divertido. Só havia uma coisa que fazia com que a lebre sossegasse, e a tartaruga era quem conseguia essa proeza.  
Que livro fofo! As ilustrações são muito delicadas e lindas, claro.
ONDE VIVEM OS MONSTROS de Maurice Sendak. Editora: Cosac Naify.

Clássico da literatura infantil.  
Sinopse: Com mais de 17 mil exemplares vendidos no Brasil,  a obra-prima de um dos pioneiros do livro ilustrado, o norte-americano Maurice Sendak (1928-2012). Onde vivem os monstros venceu os principais prêmios de literatura infantil, foi traduzido para mais de vinte idiomas e aclamado pela crítica.  Na história escrita em 1963, o garoto Max, vestido com sua fantasia de lobo, faz tamanha malcriação que é mandado para o quarto sem jantar. Lá, ele se transporta para uma floresta, embarca em um mini veleiro até desembarcar na ilha onde vivem os monstros. Max, então, fica livre para mandar e desmandar, longe de regras ou restrições. Mas, quando a saudade de casa começa a apertar o peito, Max fica em dúvida sobre suas escolhas. Uma bela obra sobre a infância e a eterna luta entre a liberdade almejada pelas crianças e a autoridade dos pais, fundamental na biblioteca básica de todo leitor.
VAMOS DORMIR de Julies Skyes e Melanie Williamson. Editora: Caramelo. 
Sinopse: É hora de dormir na Fazenda Divertida, mas cinco ovelhinhas sapecas não estão com sono. Elas estão bem acordadas e prontas para uma boa bagunça. Este livro tem pop-ups maiores e mais sofisticados, com imagens que ultrapassam as páginas, e os mais divertidos animais da fazenda. No final, uma ovelhinha sai do livro e fica em pé, pra fugir da cama e brincar. Muito fofo!
BOA NOITE, NOÉ de Molly Schaar Idle. Editora: Mundo Cristão. 

Sinopse: A cada página de Boa noite, Noé, as crianças vão sendo apresentadas aos animais da arca. Enquanto conhecem esses animais pelo nome, as crianças aprendem o alfabeto e algumas curiosidades sobre seus hábitos. De A a Z, as crianças acompanham o sonolento Noé até sua cama, e ainda aprendem uma oração especial. O livro é totalmente ilustrado, muito colorido e tem capa dura. A noite vem chegando e, com ela, o momento de dormir. Um a um, Noé vai colocando todos na cama, mas não sem antes ajudá-los a escovar os dentes, a fazer suas orações, contar uma história e até mesmo levar mais um copo de água para alguém sedento, rotinas bem conhecidas das crianças. Muito lindo. As ilustrações são encantadoras e envolventes. Li muiiito esse livro pras crianças quando eram pequenas.
CREEPY MONSTERS, SLEEPY MONSTERS de Jane Yolen e ilustrado por Kelly Murphy. Editora: Candlewick.

Sinopse: Conheça dois jovens monstros que estão longe de serem assustadores - eles estão muito ocupados se divertindo. Eles vão à escola, brincam com seus amigos, e comem lanches depois da escola. Mas eles também têm uma hora de dormir! As crianças e os pais vão se identificar muito a história destes pequenos monstros adoráveis ​​se preparando para dormir. Com ilustrações coloridas e calorosas e rimas divertidas eles mostram a  vida disciplinada de dois monstrinhos. Em inglês.
DORMINDO NA CASA DA VOVÓ. Editora: Ciranda Cultural. 

Sinopse: Ted irá passar a noite na casa da vovó. Você poderia ajudá-lo a arrumar sua mala? Levante as abas e teste sua memória com a lista do Ted. Você consegue encontrar tudo dentro da mala, ao fim do livro?
LÓRIS LENTO de Alexis Deacon. Editora: Cosac Naify.

Sinopse: Ele mora no zoológico e não é muito popular, pois vive dormindo enquanto os visitantes observam os animais. Passa o dia inteiro na maior preguiça, sem dar atenção a nada nem a ninguém. Mas há explicação para tanta moleza, ele guarda um segredo: dorme de dia para brincar à noite. As ilustrações mais escuras capturam o torpor de Lóris, porém quando entra o colorido, é sinal de que o bichinho está aprontando. A interatividade fica por conta das páginas com dobras e abas que brincam de esconder-revelar as proezas de Lóris.Muito divetido.
MATIAS E O BOLO DE ANIVERSÁRIO de Palomo. Editora: Melhoramentos.

Sinopse: Matias acorda no meio da noite pensando no resto do bolo do seu aniversário, que está na geladeira. Mas ao para a cozinha, cai num mundo louco, que nem os maiores super heróis podem ajudá-lo. Muito divertido e sem palavras.
Pelo estado do nosso livro dá pra ver que ele foi quase que devorado pelas crianças! É muito legal e cada vez que lemos, surge uma história diferente.
BOA NOITE, MARCOS de MARIE-LOUISE GAY. Editora: Brinque-Book

Sinopse: Marcos não consegue dormir sem o seu cachorro Fred. Decide, então, acordar sua irmã Estela para procurar o cão. Para ajudar o irmão a dormir, Estela sugere que Marcos conte carneirinhos. Mas não tem nenhum carneirinho no quarto! E Marcos só sabe contar até três! Estela então especula sobre possíveis lugares onde Fred estaria: embaixo da poltrona ou dentro do armário, mas Marcos sabe que seu pequeno cachorro jamais se esconderia nesses locais. Afinal, um monstro mora dentro do armário e a poltrona se parece com um sapo gigante! Lindas ilustrações. 

 Não é que acabou... Eu conheço muiiitas histórias de ninar legais. Mas essas que mostrei falam de dormir, mesmo. Se eu lembrar de mais alguma, vou colocando aqui no final. 
Então, não deixe de voltar pra ver se a lista já aumentou. :)

Veja também

Mostrar mais