Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros sobre política para crianças

As eleições estão aí! Vamos falar de política com as kids? Temos vários livros bons pra indicar que já apareceram nas nossas redes sociais e no nosso blog! Chegou a vez de reuni-los todos num só post! Vamos lá!


Este é um livro Português. A CRISE EXPLICADA ÀS CRIANÇAS - PARA MIÚDOS DE ESQUERDA/ PARA MIÚDOS DE DIREITA de Nuno Saraiva e João Miguel Tavares. Editora Esfera dos Livros.
O autor se diz de direita, então escolheu um ilustrador de esquerda, para que a história ficasse mais balanceada e menos tendenciosa. Hehehe. 

Numa época em que só se fala em crise, crise e mais crise, quem explica às crianças o que é essa coisa que a todos nos aflige? Este livro explica. E explica de acordo com a ideologia favorita de cada leitor: se prefere as justificações defendidas pela esquerda começa a ler o livro por um lado, se prefere as justificações defendidas pela direita começa a ler o livro por outro.Os protagonistas são os mesmos dos dois lados - um urso gordo (o défice) e um enxame de abelhas furiosas (os mercados) -, mas as explicações para o estado a que o país chegou mudam bastante conforme o ponto de vista favorito do leitor e o sentido da sua leitura. Hehehe. 

O CAPITAL PARA CRIANÇAS de Os netos pedem pro avô contar uma história, mas não querem contos de fada. Então, o avô conta a história de Frederico que sai do campo pra trabalhar na cidade (de Liverpool), em plena época do boom industrial. Lá ele vai receber uma pequena quantia para fazer meias. .

Um dia ele vai comprar uma meia e toma um susto! Como a meia pode custar tanto, se ele recebe bem pouquinho? Uma amiga dos trabalhadores faz os cálculos pra saber quanto vale o trabalho deles e quanto é o livro do patrão. Os empregados acham muito injusto e fazem uma greve.
O patrão, perdendo dinheiro com a paralisação, negocia melhores termos de trabalho e assim, os empregados adquirem melhores condições de trabalho.

Um livro para kids pequenas. No final tem uma série de perguntas para refletirmos a respeito.
Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2IsuV3H

A DITADURA É ASSIM de Equipo Plantel e ilustrações de Mikel Casal. Selo Boitatá da Editora Boitempo.

Faz parte de uma série de quatro livros chamada “Livros para o Amanhã”.

O propósito deste livro é mostrar o funcionamento e os perigo s da ditadura partindo de exemplos simples, a fim de que as crianças compreendam o problemas existentes em um sistema político que privilegia uma única corrente de pensamento em detrimento das outras. 

 "A ditadura é como um ditado:
 Alguém diz o que é para fazer, e todo mundo faz. 
Porque tem que ser assim e pronto". 

Nessa edição brasileira, somadas às ilustrações de ditadores ao redor do mundo, o ilustrador adicionou dois ditadores brasileiros : General Emílio Garrastazu Médici e General Ernesto Beckmann Geisel.
Um livro super necessário ainda mais nos dias de hoje.
Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2QnJMPZ

A DEMOCRACIA PODE SER ASSIM de Equipo Plantel e ilustrações de Marta Pina. Selo Boitatá da Boitempo Editorial.

Também faz parte da série “Livros para o Amanhã”. Dirigida a jovens leitores, a série foi publicada pela primeira vez na Espanha, entre 1977 e 1978.

Explica de forma simples como na democracia há liberdade, mas também existem regras e leis que devem ser obedecidas por todos. O livro também fala de eleições e de partidos políticos, existem os conservadores e os progressistas. Cada grupo tem o seu programa de governo, que é apresentado a população para ver quem serão os escolhidos para governar pelos próximos anos. O eleitor escolhe e quem tiver mais votos, vence. As ilustrações são divertidas.
Adoramos.
Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2QmMQfb

Para ler sobre os outros dois da coleção LIVROS PARA O AMANHÃ, clique AQUI.
Pra comprar na Amazon, As Mulheres...: https://amzn.to/2OlETto
Pra comprar na Amazon, O que são...: https://amzn.to/2OjCMGr


QUEM MANDA AQUI? - Um Livro de Política Para Crianças - de Larissa Ribeiro, André Rodrigues, Paula Desgualdo e Pedro Markun. Editora: Companhia das Letrinhas.
Já falamos dele AQUI.
Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2IsF6W6

A ANARQUIA EXPLICADA AOS NOSSOS FILHOS de José Antonio Emmanuel,com ilustrações de Rodrigo Visca, editora Barbatana.

O livro foi originalmente publicado em 1931 pelo anarquista catalão José Antonio Emmanuel. Nele, o educador se dirige aos pais e às crianças para tratar de modo didático o que significa a Anarquia e como chegar até esta, 

propondo para isso dez valores humanistas: Ajude; Apoie; Copie o belo; Dedique-se; Estude; Ame; Proteja; Cultive; Não escravize; Trabalhe. 
Será que essas coisas continuam sendo necessárias hoje em dia? Um livro pra refletir com a família toda.
Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2xJrxxt

 ELEIÇÃO DOS BICHOS de Larissa Ribeiro, André Rodrigues, Paula Desgualdo e Pedro Markun. Editora: Companhia das Letrinhas.

Nós ajudamos a publicar o livro! \o/ Estávamos loucas para recebê-lo!

É a história de um bando de animais que, cansados do mando e desmando do leão (ele acaba de desviar um rio para que passe na sua casa), rei da floresta, resolvem se juntar para escolher um novo líder de uma forma mais democrática.

Alguns animais se candidataram, inclusive o leão,

e começou a campanha eleitoral. Quem será que vai ganhar?

Um livro divertidíssimo, mas sério, ao mesmo tempo. Super recomendo.
Pra comprar na Amazon: https://amzn.to/2RfIVlJ

Falando em política...
É quase impossível não falar sobre Ética também (ou a falta dela).

 ENTENDENDO ÉTICA - Um guia ilustrado de Dave Robinson e Chris Garratt. Editora Leya.

O livro foi pensado para ser uma introdução ao assunto. Achei-o ótimo para trabalhar com teens. Ele é todo ilustrado mesmo.

Sinopse da editora: O ser humano é realmente egoísta e ganancioso, ou generoso e gentil? Tem ele o direito de dizer que algo é 'bom' ou 'ruim'? É uma virtude obedecer a um conjunto de regras e pensar sobre as consequências dos próprios atos? O tema Ética afeta a todos. Dilemas morais, sociais ou individuais, sobre se devemos ter animais de estimação, como usar o seu voto ou se é correto ajudar alguém que quer morrer. Todos nós temos nossas próprias ideias sobre o que é certo e o que é errado, mas é algo que, de fato, sabemos ou simplesmente acreditamos? 

A obra traça os argumentos de grandes filósofos morais como Sócrates, Platão, Aristóteles, Hobbes e Kant, e explora o que os pensadores mais modernos, como Jean-Paul Sartre, John Rawls e Richard Rorty, trouxeram para os debates.
Pra comprar na Amazon:https://amzn.to/2Qjf4qS

Ah! Dinheiro também é uma questão política! AQUI, temos um post especial sobre livros que falam de dinheiro.

Gostaram? Conhecem outros livros? Escrevam pra gente! Vamos adorar saber da tua opinião! 

2 comentários:

  1. Estou louca para ler todos <3 e mostrar aos alunos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii. São excelentes! Super vale a pena ler e conversar com as kids! Boa leitura! <3
      beijos, Gi

      Excluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)