Poemas da Minha Terra Tupi




“Poemas da minha terra tupi”, com texto e ilustrações incríveis de Maté, de origem polonesa, nascida na França, mas, hoje em dia vive em Lorena, no estado de São Paulo, uma cidade do Vale do Paraíba, situada entre as Serras da Mantiqueira e do Mar. Lugar lindo, e ao certo,  inspirador para as muitas ilustrações que estão neste livro.




Tupi foi a língua oficial no Brasil até 1758. E agora, hoje em dia nós falamos o que em Tupi? 




Eu descobri que guri, jururu são duas palavras de origem Tupi que eu falo com frequência. Neste livro, a autora reservou quatro paginas apresentando um glossário de 38 palavras de origem tupi, todas listadas com seus respectivos significados. 
Prepare-se, neste livro maravilhoso você descobrirá tantas, tantas palavras que falamos em TUPI. 


O poema preferido por aqui foi "Radio Tupi está no ar", suas rimas, e o tema da historia, garantiu boas risadas. O que dizer da égua que engasgou com espaguete? 



São poemas, com curiosidades, histórias, e mais do que isso, são poemas que apresentam também um contexto político - social. Por exemplo o poema "Fabula", estimula que o leitor alem da leitura também analise criticamente o problema das queimadas e derrubadas das matas. A consequente chuva e o problema da enxurrada. A fatalidade com a avalanche e as fendas no solo. 

Vale a pena conferir, boa leitura!

Comentários