Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros sobre Bullying {post I}

Esse mês fomos convidadas (eu, Gi, Márcia, do @BoaLeituraBomApetite, e a Sil, @CasaDeLeitores) para monstramos nosso Picnic Literário no Colégio Militar de Brasília.

Eles estão com o projeto Valores e fomos mostrar pros pais e alunos alguns livros sobre o tema. E para complementar nosso acervo, várias editoras parceiras nos mandaram livros!!!!  Hoje vamos começar uma série de posts mostrando todos eles pra vocês (mais de 100 livros!).

Ah! Se você é de Brasília (ou região) guarde na agenda: dia 10 de Junho, às 15 horas, vamos estar no CCBB com nossa barraca e todoooos os nossos livros sobre Bullying! Venham conhecê-los!

Hoje é a seleção de livros para crianças a partir de 7-8 anos que já começaram a sofrer Bullying ou têm amigos que estão passando por isso na escola. A Escolha foi minha (Gi) e fiz essa seleção pela quantidade de texto nos livros. Mas nada impede que crianças menores o leiam (até uma leitura compartilhada com pais ou/e professores) ou crianças maiores também. 

BULLYING, NÃO QUERO IR PRA ESCOLA! de João Pedro Roriz e ilustrações de Jótah. Recebemos o livro da parceira Editora Paulinas.
O livro é todo rimado e conta a história de 2 personagens principais um guri e uma guria que sofrem Bullying, porém de tipos diferentes.

Enquanto o Junior é um menino com problemas de saúde.

 E é agredido fisicamente e atormentado por Ronaldo.
Já Sara é vítima de Ciberbullying pela colega Zeza que espalha boatos falsos dela, por e-mails.
Os dois colegas não querem mais ir para a escola e vão ter que reunir coragem lá do fundo para acabarem com esse sofrimento.

O MENINO QUE BRINCAVA DE SER de Georfina Costa Martins. DCL.

O menino adorava brincar de se fantasiar, inclusive de mulher, bruxa, fada, menina... Não importava. Só que os colegas, amigos e pais não gostavam e ele sofria represálias (olhares tortos, comentários maldosos, bullying) de todos.

Ate no psicólogo mandaram. Mas ele não tinha nada!

No final, tudo que ele queria era ser ator.
O livro é daquele flip-books também. As imagens da direita ganham vida ao passar todas as páginas do livro com certa velocidade. 

VALENTÕES, FOFOQUEIROS E FALSOS AMIGOS Torne-Se à Prova de Bullying de J. Alexander. Recebemos o livro da parceira Editora Rocco.

O livro é ideial para crianças. Está cheio de questionários para a criança se conhecer melhor e reconhecer o que está passando e sentindo. Há textos com exemplos de crianças que passaram por diversas formas de bullying e o livro mostra como elas resolveram as situações.

Cecília vai falar sobre o livro:

"Lendo o livro, VALENTÕES, FOFOQUEIROS E FALSOS AMIGOS, 

que ensina como lidar com o Bullying, descobri que eu já sabia lidar com isso, mas há pessoas que ainda sofrem com o Bullying e isso não é uma coisa boa.

Por mais que atualmente vivemos em "paz" (mais ou menos), sentimos: rancor, inveja, emoções raivosas e ódio de pessoas que pensamos ser melhores que nós, mesmo todos sendo iguais.

O começo do Bullying pode ser causado por essas emoções ou também pode ser causado por problemas na família, como separação dos pais, perda de alguém importante, etc... Só que isso não é motivo para descontar no amigo ou colega, na escola ou na rua. 

E o Bullie (pessoa que faz o Bullying) tem de saber que isso é crime e pode causar danos psicológicos nos outros."

O legal foi receber fotos de seguidores que compraram o livro, assim que falamos dele no nosso IG! <3 O que só comprova que muiiitas crianças andam sofrendo na escola e precisam muito de livros para saberem como enfrentar esse mal.


ZECA NA ESCOLA de Elisabete Baptista e ilustrações de Marco Antonio Cody. Editora Suinara. Recebemos da parceira Distribuidora Casa de Livros.

Esse não é bem um livro sobre bullying, mas poderia ser.

Aqui os adolescentes resolvem os problemas de outro jeito, sem vinganças ou sendo mal criados. Resolvem se unir pela ética, pelo bem de todos.

A história de um guri chamado Zeca que narra sua "batalha pela sobrevivência" na escola.  Os pais são separados e ele mora com a avó, a mãe e o seu cachorrinho, Bug. Ele não tem amigos na escola e isso torna sua vida difícil. Ele se considera invisível. 

Bate uma tristeza, mas com a ajuda da família, vai conseguir contornar os problemas. Mostrando ao leitor que confiar nos que nos querem bem, pode ajudar e muito a lidar com os problemas típicos da fase teen (que eles acham que só eles passam por isso).

AMIZADE DESENHADA de Ana Cristina Melo. Editora Escrita Fina.

 Uma Menina tímida começa a ser importunada pelos colegas.

A menina não é muito de falar, mas não é muda. Só gosta de ficar quieta no seu canto. Mas os colegas resolvem pegar no pé dela primeiro implicando, depois roubando material e até agredindo. Chega um ponto que não quer mais ir pra escola. Vai precisar de muita força de coragem pra acabar com isso.
 Retrata o bullying na escola, e mostrar como é possível superar as dificuldades quando se tem um amigo. Recebemos o livro da Horizonte do Saber.

 O MENINO DE MUITAS CARAS de o gurizinho tinha um vizinho que não só o atazanava em casa, mas também na escola, onde eram colegas. 

Aproveitava-se do que a professora ensinava, para mudar e transformar em forma de deboche e agressão verbal contra o guri, que era menor. 

Até o dia que muitos alunos resolveram denunciar para a professora as maldades que estavam sofrendo. 

A união faz a força para o bem também.

GERTRUDES SABE TUDO. Recebemos o livro do autor.  Da Gulliver editora. Ilustrações Gutto Paixão e texto de  L. Rafael Nolli (@rafaelnolli).

 Ceci estava lendo e amando a história até chegar no final. Ficou indignadíssima com o final. Hehehe. Eu achei perfeito, ótimo pra começar uma discussão.

 A guria ama ler, tanto que todo mundo estranha.  Por que ela não gosta de ficar no computador? Por que ela não fica no celular com os amigos o dia inteiro? Mas que guria esquisita!

 Gertrude era uma menina que lia muito e sabia de muitas coisas, inclusive palavras e fatos que a maioria nunca tinha ouvido falar. Acontece que muita gente se incomodava com isso e após uma briga feia com Primo ("o" queridinho da familia), a mãe achou que era a gotá d'água e pôs tooooodos os livros da guria porta a fora. Nem umzinho sobrou. A Getrudes precisava arranjar um namorado, matar aula, fumar escondida - como todas as crianças fazem, disse sua mãe. 😕

 E assim a guria foi se tornando invisível. Um livro que rende, com certeza, muitas conversas.

 Um livro que causa um desconforto no final.
BULLYING NÃO É AMOR! De repente um guri se achando "O" engraçadinho começa a apontar "defeitos" nos outros. A guria que passava foi chamada de estufada,

  e a partir daí começa a se achar gorda e a sentir-se cada vez mais triste.

A coisa vai ficando feia, ela começa a ficar cheia de etiquetas que deixam cada vez mais triste.

Os pais tentam entender, mas a guria não se abre.

Até o dia que ela não aguenta mais e chora muito, A professora percebe e resolve trabalhar com a turma sentimentos e amor, amizade e respeito. No fim a turma toda pede desculpas e resolvem ser amigos de verdade.

Mostra como apelidos e brincadeiras de mau gosto podem realmente machucar.

Recebemos o livro BELA E O MENINO MANCHADO da autora (e com autógrafo) @aglainha (Agláia Tavares). As Ilustrações são de de Francisco Dam, publicado pela editora Inverso.

É o primeiro livro de Agláia e vem pra preencher uma lacuna... Bela é a história de uma menina sapeca, curiosa e faladeira.... E até meio atrapalhada. Um dia ela derruba seus livros no pé de um guri que sai correndo. Ela fica triste pois quer pedir desculpas. Quando encontra o José, ela o compara com um gatinho malhado e ele fica muito ofendido (todo mundo sempre tem um comentário sobre a doença dele: Vitiligo). A gente percebe que as vezes as palavras podem ferir, mesmo que a gente não tenha essa intenção. A guria que queria pedir desculpas, ficou ainda mais sentida em magoar o novo amigo.
Conversando com a mãe descobre mais sobre a doença. Bela vai atrás do Zé, mas ele foge dela. A guria não desiste, quer conquistar o novo amigo. Ela bola um jeito da turma toda conhecer melhor José, mas será que vai dar certo? Será que José quer esta ajuda?

Um livro que fala de diferenças, doença, amizade, sensibilidade, persistência, conhecimento, mudança e muito amor. As ilustrações são muito coloridas e dinâmicas, o texto é todo rimado e em caixa alta. Fica a dica!

Veja os outros posts AQUI e AQUI.
Aguardem!

2 comentários:

  1. Olá, meninas!!! Estou tão emocionada...Sou a autora do livro Zeca na Escola e somente agora li os comentários.quero agradecer o tempo de vocês e esse retorno sobre a história. Admiro essa iniciativa que tiveram e sinto-me lisonjeada por poder participar desse canal de serviço público, como o considero. Um grande abraço e estejam certas de que muitas pessoas do meu convívio passarão por aqui! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii. Parabéns pelo livro! Adoramos! Estamos muito felizes em divulgá-lo! Uma contribuição muito importante pra tentarmos mudar a situação de muitos jovens aqui no Brasil. Obrigada pelo carinho!
      Abraços, Gi, Cathe, Márcia e kids

      Excluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)