Dicas para ententer crianças presas em casa

Vai e Vem

 Recebemos a muiiitos meses atrás o livro VAI E VEM de Laurent Cardon da editora Gaivota. E lemos e relemos...

Ele é um livro só de imagens, então cada vez que nós o abrimos, temos uma nova história... Uma história em constante movimento. Ela muda conforme a criança vai crescendo e adquirindo bagagem para interpretá-la.
Primeiro ela foi ambientada na Lagoa Mirim, onde as crianças brincavam há dois anos atrás. Depois ela passou a ser contada como sendo nas areias brancas da praia. 

É lindo! Todo em tons de azul.

O menino se encanta com a água e até um peixe aparece! Felicidade para qualquer criança. Mais ao ficar preso na praia, e devolvido para a água, uma gaivota vem e quer devorá-lo! Imagina se o amigo vai deixar! Parte para salvá-lo e eis que... 
É levado e vive muitas aventuras! Será que ele volta? Onde vai parar?
Só lendo a história...
Demoramos pra postar porque sempre postamos com uma sugestão de brincadeira ou dica... e o nosso brainstorm foi imenso. Cada hora a gente decidia fazer alguma coisa diferente... Até que ouvimos uma expressão típica de Brasília:
O CÉU É O MAR DE BRASÍLIA! Nossa! A cara desse livro! O menino no livro contempla o mar e nele vive e descobre muitas histórias! O que o nosso "mar/céu" nos revela?
Em comum com o menino, as crianças responderam: PÁSSAROS!
Como podemos trazê-los para perto e viver aventuras com eles?

A primeira coisa foi comprar um daqueles recipientes para colocar água para Beija-flores. E outra novela! Não encontrava! Revirei a Asa Norte, Feira do Guará e só encontrei em uma loja de R$1,99, 
 semana passada! Ôh coisa difícil de encontrar. E depois fomos fazer a comida para os outros passarinhos.
Reunimos sementes diversas, uma maçã, manteiga de amendoim (só encontramos com pedaços - delícia!), elástico e um pedaço de galho de árvore (que você encontra facilmente pelo chão).
Modo de fazer: Cortar uma fatia grossinha de maçã, fazer um furo com a faca por onde passará o elástico. Espalhar a  manteiga de amendoim nos dois lados e esparramar (apertando de leve) as sementes sobre a pasta. Amarrar o elástico.
 Em seguida compramos uma roseira de vaso. Ela não é aquela roseira que fica reta pra cima, os galhos são mole e ela fica toda pra baixo, caindo. Saímos pra procurar o galho perfeito, que precisava ficar alto para a gente poder ver os passarinhos de longe (e não assustá-los). Quando encontramos o galho, o enfiamos dentro do vaso das rosas e enrolamos algumas delas na base, para ela ir crescendo e subindo pelo galho. Numa ponta prendemos o alimentador de Beija-flores e na outra ponta, a maçã melecada!
Os Beija-flores já começaram a aparecer. E os Bem-te-vis também, mas esses ainda não consegui fotografar pra vocês!
Assim os pássaros vão chegando e nos encantando... como acontece com o Menino do Vai e Vem!
Boa leitura!
 

Um comentário:

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)