Dicas para ententer crianças presas em casa

15 dicas para estimular o hábito da leitura nas crianças

Oiii.
Hoje vou dar umas dicas pra quem decidiu que vai começar agora a introduzir o hábito da leitura, no dia a dia de seus kids.
Dicas simples que eu também segui, quando meus kids eram pequenos.
Cecília lendo Bambi pra mim.
1. Qual o assunto do momento? Toda criança tem fases: fase dos dinossauros, dos pôneis, das Barbies, do sistema solar, de algum filme específico da Disney, de um desenho animado da TV, etc... 
Que tal comprar livros sobre esses assuntos para sua crianças? Sei que muitos vão discordar, muitos autores não gostam de livros de desenhos animados, que acham que esses livros não são literatura. 
Cecília lendo Charlie e Lola.
Eu já acho que, se ela se diverte vendo desenhos animados sobre o assunto, vai adorar ler sobre ele também! 
Aqui temos uma coleção dos livros da Charlie e Lola! Além de falar sobre diversos assuntos legais, fala de como ser irmão, como ter paciência, como o mais velho deve ajudar o mais novo, etc...
Se você comprar um livro sobre a Peppa, por exemplo, compre outro, sobre porcos (por exemplo, para ver como a Peppa vive no nosso mundo. Compare, explique, peça a opinião da criança... )... um livro vai puxando outro. Você pode mostrar que existem outras porcas famosas, como a Olívia (AQUI ou AQUI), que amamos!
Claro que não é pra ficar só nos livros da Disney ou dos desenhos animados! Mas é um começo.  

2. Se seu filho gosta muito de um brinquedo,  compre livros sobre o assunto.
As crianças eram loucas pelo alfabeto. Pelo tapete de E.V.A! 
Logo comprei essa caixa com mini livros das letras e números para eles. E como os livros eram beeem pequenos, levava-os na bolsa pra onde a gente ia.

3. Compre livros interativos.
 Outro exemplo foi quando meu filho teve a fase dos planetas. Compramos um livro que vinha com um planetário que girava manualmente. 
Ficava horas sentado girando os planetas e "lendo" as informações do livro, que já sabia de cor, de tanto a gente lê-lo.

4. Seu filho ama algum esporte? Dança?
 Compre um livro sobre o assunto. A foto não está muito bonita, mas mostra bem o que eu estou falando: A Cecília não queria largar nem a bolsa de balé, nem o livro, para ir dormir.

5. Seu filho tem algum medo ou algo lhe incomoda?
Compre livros sobre o assunto. O meu mais velho não suportava o barulho da máquina de cortar cabelo, e não tinha paciência para ficar muito tempo sentado enquanto a gente cortava o cabelo dele com a tesoura. 
 Então comprei o livro (clique AQUI) O QUE TEM MEU CABELO? E todo mundo lá em casa amou e quis brincar também.
 Um jeito diferente de mostrar pra criança que mais gente não gosta daquilo, também. Mas é preciso superar o medo, como o personagem do livro.
  6. Faça livros com eles:
Cecília lendo um livro com os desenhos do Cássio.
 Nós fizemos várias postagens sobre o assunto.
Podes ver AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI, entre outros.

7. Escolha um horário para todos lerem juntos. Que tal começar antes de dormir? Acalma as crianças e 
 faz com que os últimos pensamentos da noite sejam de histórias felizes na companhia de pessoas amadas.
Mas leia com entusiasmo! Com vozes diferentes, entonação, ritmo, cadência, sorriso no rosto. Isso faz muita diferença!
8. Deixe os livro junto com os  brinquedos. SÃO pra mexer! 
Ana lendo
Sim, de vez em quando eles vão ser rasgados, amassados, mordidos, vai cair comida em cima, vai cair água ou suco em cima também. 
Ana brincando com o livro no banho

Mas só assim serão amados. Se forem deixados longe da criança, sem que ela possa conhecer e manipular esse objeto tão fascinante, como ela vai amá-lo?
9. Envolva toda família. Deixe livro na casa dos tios, avós, padrinhos. Livros que só serão lidos na casa dessa pessoas. Assim as crianças terão mais um motivo para irem visitar os parentes. Que tal ler aquele livro legal que só tem lá na casa do vovô?
 10. Quando houver encontros de amigos (aqueles mais próximos) troquem (por alguns dias) livros, mostre o que as outras crianças andam lendo para seus filhos.
11. Nunca use os livros como castigo!! Livro é pra ser associado ao prazer, ao brincar, ao lúdico e divertido. Nunca como castigo. 
"-AH! não fez o tema? Não obedeceu a mãe? Vai pro quarto ler!" NUNCA! E olhe que já ouvi conhecidos dizerem isso!
Aqui a Cecília sentou numa pilha de livros que eu tinha separado para doar, só isso! Olha a cara de quem está fazendo arte!
12. Se seu filho for maior, barganhe, como uma moeda de troca. Você pode jogar meia hora de videogame, ou ir meia hora navegar pela internet, ou ver um episódio do seu desenho favorito, se ler um livro inteiro (se for fininho) ou 'x' número de capítulos (caso o livro seja mais grosso). A criança é quem escolhe o livro, viu?!
Foto Niklas Stephan, SABADOCE com Tino Freitas.
13. Leve seu filho à livrarias, sebos, piqueniques literários, lançamento de livros infantis, contação de histórias, bienais, 
 
feiras de livros, encontro com autores e ilustradores. Teve uma fase que as crianças queriam conhecer editores. Levei a Cecília na Feira do Livro de Porto Alegre e lá ela conheceu e  ficou encantada com o Caio Riter, que além de ser escritor é casado com uma editora, a Elaine Maritza. Ela queria conhecer todos os livros dos dois. Foi um estímulo conhecer pessoas de verdade, que fazem o livro, objeto encantador. 
E leve livros (pequenos) na bolsa para engarrafamentos, filas e esperas mais longas (restaurantes, consultórios). Em vez de tablets, e celulares, leia com seu filho. 
escritora Léia Cassol

14. Sempre que for começar a ler um livro, leia o título, o nome do autor, do ilustrador, da editora. Logo seu filho reconhecerá seus autores e ilustradores favoritos. Não é um estranho qualquer que fez o livro. É uma pessoa, um autor, um ilustrador, que seu filho poderá encontrar em alguma feira e saberá o que ele ou ela fez. Você pode inclusive, seguir os autores e ilustradores dos sue filho nas redes sociais e saber quando eles estarão na sua cidade!
eu e a sogra, lendo
15. Leia. Mostre pro seu filho que você também ama ler. O exemplo vale mais que mil dicas (E, sim, eu leio com uma caneta pra marcar as partes mais legais! Eu permito rabiscar os livros)!
:)



Escrevi alguns outros posts sobre formas de estimular a leitura. Pode encontrá-los AQUI, AQUI e AQUI.

5 comentários:

  1. Espectacular!!! Mto obrigada por compartilhar dicas tão preciosas!!! Nunca vi dicas como estas e confesso que nunca havia pensado em algumas delas! Amei!!!

    ResponderExcluir
  2. adorei a sugestão de livros pra passar o tempo em lugar dos tablets... incentivar a leitura é tudo de bom, é uma sementinha que plantamos hoje e que dará bons frutos amanhã!

    ResponderExcluir
  3. Excelente!! outra dica - que já vi aqui ou no seu instagram - é levar livros pra consulta médica ou com o dentista... pra ler enquanto espera a consulta :)

    ResponderExcluir
  4. Aqui aprendi a ensinar a Lara a amar os livros. Só a agradecer a vcs! bjus

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo plenamente Gisele, aqui também era assim quando a Alice pequena, livros de brinquedos, sobre bailarinas, os contos que ela gostava de assistir, depois ia misturandoa outros temas. quando ela ficou maiorzinha percebi que amava advinhações, e ao precisar se alfabetizar mostrando arrelia para o ler de verdade e por sentir medo de não conseguir nãoq ueria ler, fui introduzindo os livros de advinhações e ela por amar, aprendeu ler com eles. Hoje ler tudo, mesmo adorando mais poesias, trava-língua, parlendas no entando precisamos mostrar as crianças os difernetes g~eneros textuais e elas lerão tudo no fim

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)