Dicas para ententer crianças presas em casa

"Já tentei de tudo"

Como sabem decidi ter um bebê depois de 16 anos da última gestação e segundo minha obstetra, sou "igualzinha a uma mãe de primeira viagem", cheia de dúvidas, anseios e busca por novidades. Como lidar com um filho hoje? Como educá-lo carinhosamente, sem podar demais? Procuro respostas nos livros, a internet ajuda, mas pela minha idade, confio mais no papel. Avaliando uma avalanche de best sellers dirigidos aos pais, onde os protagonistas, na maioria das vezes, são irrepreensíveis crianças francesas, recebi este livro (escrito também por uma francesa) que não apresenta fórmulas mágicas e nem pretende nos tornar máquinas de moldar robôs.
"Já tentei de TUDO!" Birra, manha e ataques de raiva: como lidar com crianças de 1 a 5 anos, de Isabelle Filliozat, ilustrações Anouk Dubois. Editora Sextante. ISBN 9788543101361. 

 O livro é uma grata surpresa, não consegui parar de ler, aliás fui dar uma espiadinha quando chegou e deixei todos os outros de lado. Com texto é fluido e cheio de ilustrações, autora e ilustradora nos apresentam de forma clara e quase lúdica os motivos que podem levar os filhos a agirem e reagirem dramaticamente em várias situações. Trata-se de uma abordagem múltipla do assunto, por um lado entra o ponto de vista da criança, com o desenho de um menino dizendo exatamente o que sente quando um problema o aflige, por outro o ponto de vista da psicoterapeuta e ainda um terceiro, a análise da situação sob o ângulo das descobertas neurocientíficas e da psicologia experimental (este representado por uma lâmpada LED). Tudo isso organizado por idades e seus "problemas". Para terem uma ideia mais concreta, escolhi uma página de forma aleatória:
Vale emprestá-lo para amigas, mas com retorno rápido, já que é o tipo de leitura para manter na cabeceira, de preferência para quando a paciência acaba e o choro do filho não. Se pudesse mandar uma mala de enxoval para o passado via máquina do tempo, com certeza faria este livro chegar nas minhas gestações anteriores.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)