Livros Sobre A Água.

Hoje fui em uma livraria perto de casa procurar alguns livros sobre água , a falta dela, ou o excesso dela. Aqui está a lista dos que mais gostei:


Recebemos semana passada da parceira Editora Moderna o livro MEU PLANETA RIMA COM ÁGUA de César Obeid e ilustrações de Ana Inês Castelli.

 
Todo rimado ele mostra o ciclo da água natural da água, como ela chega nas nossas casas e como o homem está quase acabando com ela! E claro que tem dicas de economia e ecologia, que as crianças correm pra adotar em casa. A maioria das crianças não tem ideia do caminho que a água faz pra chegar até nós, como ela é processada e purificada. Um jeito bem divertido de aprender! As ilustrações são todas feitas em 4 cores (que me lembrou a Bic 4 cores que eu amava!): verde, vermelho, preto e azul acentuam a expressividade das rimas. Recomendamos muito.

O autor Rambharos Jha, indiano, que passou grande parte de sua infância junto ao rio Ganges, pescando e observando a vida em suas águas, lança A VIDA NA ÁGUA. Editora: Martins Fontes, ISBN: 9788578274115.

Sinopse:

Este é mais um livro da série que nos vem da Índia, de confecção inteiramente artesanal, desde a manufatura do papel até a costura e a encadernação. A gravação das ilustrações em serigrafia e a impressão do texto também são feitas manualmente, página por página. 'A vida na água' tem ilustrações ao estilo da arte Mithila, forma vibrante e delicada de pintura popular de Bihar, região do leste da Índia. Originalmente era uma arte executada pelas mulheres, que reproduziam cenas da vida cotidiana e vendiam suas imagens. O artista Rambharos, formado dentro da tradição Mithila, cresceu às margens do legendário rio Ganges, pescando e observando a vida em suas águas. Neste livro ele utiliza sua arte para expressar seu fascínio pela água e pela vida aquática. Suas ilustrações são acompanhadas por um texto leve e gracioso, que alia suas lembranças de infância ao imaginário popular.

SEIS RAZÕES PARA CUIDAR BEM DA ÁGUA de Nilson José Nachado e Silmara Rascalha Casadei e ilustrações de Vera Andrade. Editora: Escritinha, ISBN: 9788575312810.

Sinopse:

Quarto livro da série Seis razões, iniciada pelo Seis razões para amar a natureza, Seis razões para cuidar bem da água e Seis razões para diminuir o lixo no mundo, a obra é escrita em linguagem extremamente poética e bastante informativa. Indicado para pais, filhos e educadores, levanta questões como o aquecimento global, espécies ameaçadas de extinção, o crescente aumento da população planetária e do volume do lixo produzido, a poluição, o uso dos recursos naturais, em especial a água, o consumo exagerado, além de inúmeras informações que todo terráqueo tem que saber sobre o sistema solar, nosso planeta e seus habitantes. Propõe a consciência ambiental, o respeito ao ser humano e ao planeta, cuidados urgentes com "nossa casa", a necessidade da reciclagem e caminhos para uma vida sustentável e equilibrada.

PEQUENOS CIENTISTAS- experiências divertidas para crianças curiosas. Da editora: Publifolha. ISBN:9788564517318. 

Sinopse:
Com este livro, a criança aprenderá a fazer um instrumento musical com água e garrafas, a montar uma roda-d'água e outras maneiras de se divertir com esse elemento vital. Os pequenos vão se tornar verdadeiros cientistas com experiências que podem ser feitas dentro de casa, usando materiais fáceis de encontrar. Cada experimento vem acompanhado de abas desdobráveis com explicações sobre os resultados e sugestões para outras atividades.

ONDE VAMOS HOJE CICLO DA ÁGUA de Mariana Magalhães e Cristina Quental, ilustrações de Sandra Serra. Editora: Leya, ISBN: 9789895579617.

 Sinopse:

Em um dia chuvoso, para espantar a irritação dos alunos, que chegaram molhados à escola, a professora Tita resolve explicar as características da água: onde pode ser encontrada no nosso planeta e quais as formas que pode ter, para depois explicar sobre a chuva e o ciclo da água. Além de instruir, O ciclo da água é um livro que, diverte, pois também sugere brincadeiras para que o conteúdo seja mais bem compreendido. Cecília vai usar esse livro na escola. Foi pedido na lista.

CHUÁ! CHUÁ!GOTA D´ÁGUA, CÉU E MAR de Mirna Brasil Portella e ilustrações lindas de Camila Carrossine. Editora: Escrita Fina, ISBN: 9788563877383.

O livro narra o ciclo da água de um jeito divertido e poético. 

 Em versos delicados, a autora 

 

descreve a jornada da água na natureza, revelando para os pequenos leitores a graça sempre surpreendente de suas muitas transformações.

Coleção Dó-ré-mi-fá. Editado pela Scipione, o livro "A ÚLTIMA GOTA", de J. L. Diego, conta a história de uma das últimas gotas de água no mundo. Chuvisca, a gotinha, passa por diversas situações nas quais o autor realça a importância da água e a necessidade de poupá-la.

Durante a leitura, as crianças são levadas a uma reflexão: "imagine como seria sua vida sem água!". É a partir daí, que a consciência ambiental é despertada e elas passam a buscar soluções para o desperdício. ISBN:
9788526280311.

SECA de André Neves, editora: Paulinas. ISBN: 9788535605662. Liiindo livro imagem (sem palavras) Imagens mágicas revelam de forma poética a força do imaginário infantil contra a dura realidade da seca no sertão nordestino. Prêmio: FNLIJ - Categoria Imagem em 2000

  ÁGUA SIM de Eucanaã Ferraz e ilustrações de André Sandoval. Editora: Companhia das Letrinhas, ISBN: 9788574064871.

Link para nossa postagem com ideia de brincadeira: AQUI

Sinopse:

 Poesia combina com criança, é a mistura perfeita entre fantasia e brincadeira. Isso porque um poema não apenas conta uma história como propõe um jogo com as palavras, mostrando aos pequenos que a escrita pode ser manipulada, que existem associações inusitadas, sonoridades diferentes.
Ao ler um livro de poesia, a criança encontra um mundo que lhe é familiar, aquele da diversão, da imaginação e da reflexão livre, sem fins estabelecidos nem objetivos a ser alcançados. Mas encontra, também, um espaço em que o cuidado com o texto é privilegiado, em que a palavra, antes do enredo, é o mais importante.
Eucanaã Ferraz é um grande poeta, atualmente apaixonado pelos livros para crianças. Depois de Palhaço, macaco, passarinho, com a parceria de Jaguar, escreveu um poema sobre a água, com ilustrações de Andrés Sandoval.
A partir de frases extremamente simples, com pequenas mudanças a cada mudança de página, Eucanaã serpenteia com a água pelas pedras, árvores, nuvens, passando pelo gelo, pelo sol, pelo rio.
As ilustrações de Andrés partiram de um desafio gráfico - o trabalho com a monotipia, uma técnica de impressão explorada a fundo neste livro - e alcançaram uma linguagem totalmente nova e específica. Recheados de texturas que remetem à água, os desenhos acompanham o jogo de experimentação de sensações que existe no texto. Uma verdadeira viagem poética.

JOÃO DA ÁGUA de Patrícia Engel Secco e ilustrações de Maria Eugênia. Editora Educar, ISBN: 9788576941224. A autora, inspirada por um conto budista, revela a importância de acreditar em si mesmo e nas próprias atitudes. João é um garoto persistente, responsável e confiante, que acredita que pequenas atitudes podem transformar seu entorno.


Enchente de Olivia Rabacov. ISBN: 9788560458080.

Editora : Mar de Ideias

É a história em poesia de Dudu, um menino que vivia protegido em seu mundo até descobrir sua grande solidão. Mesmo sendo para o público infanto-juvenil, o livro encanta leitores de todas as idades com sua história atemporal que tem força e beleza na conjunção entre texto e ilustrações. "Ali o céu era sempre de verão, azul transparente.

Ali o sol, sempre quentinho, se revezava com uma lua que jamais minguava, sobre um mar calmo, sem ondas... Ali Dudu não sentia fome, frio, ou dor."

A VIAGEM DAS TRÊS GOTINHAS DE ÁGUA de Lúcia Vaz Pedro e ilustrações de Raquel Pinheiro. Editora: Gailivro, ISBN: 9789895575558.

  Sinopse: 

A viagem das três gotinhas de água é um livro estimulante, com diálogos que convidam à encenação e à interação entre os mais novos. A Clarinha, a Glorinha e a Brilhantina são três lindas gotinhas de água que acabam de ganhar uma viagem num campeonato de surf. O prêmio é a viagem pelo ciclo da água. É então que conhecem os estados líquido, gasoso e sólido e todos os responsáveis pelas mudanças de estado: o senhor Luz, a dona Almofada, o senhor Ventoinha e o senhor Geladinho. De uma forma lúdica, a autora Lúcia Vaz Pedro sensibiliza os mais novos para a importância da preservação da água e as consequências da poluição e do efeito de estufa.

A MENINA GOTINHA DE ÁGUA de Papiano Carlos e ilustrações de Joana Quental. Editora: Campo das Letras, ISBN: 9789726101307. Edição portuguesa.

 “Era uma vez uma menina chamada Gotinha de Água
A menina Gotinha de Água vivia no mar sem fim.


E era linda, tão linda, vestida de esmeralda e luar.
Ora no fundo, ora nas vagas coberta de espuma,
ela brincava com as suas irmãs. (…)” 


Conta como vive a Gotinha de Água, quais os caminhos que percorre e em que espaços se encontra, relatando entusiasticamente como a sua vida é essencial para outras vidas.

 DOCE ÁGUA DOCE de Regina Rennó. Editora: Mercuryo Jovem, ISBN: 978857272239. 

Sinopse: 
Era uma vez um rio... Assim começam as histórias com final feliz. Nasceu limpo e cristalino. Ainda criança, corria feliz. Purificava o ar. Alimentava as pessoas com seus peixes... Um pouco mais crescido, encontrou as indústrias. No rio, um mar de espuma. As águas ficaram pesadas, muita sujeira e peixes mortos. De repente, encontrou a cidade e mais lixo. Choveu, choveu muito. Desesperado, sem poder correr livremente, o rio invadiu casas, derrubou paredes, expulsou as pessoas.

Depois da chuva e da enchente, o rio, cansado e envelhecido, seguiu seu caminho. E o final feliz, onde ele está? Quem joga o lixo no lixo, respeita a reciclagem e não desperdiça água está ajudando a tornar o final desta história feliz. 


 QUERIDA ÁGUA, coleção BABY EINSTEIN da editora: Caramelo, ISBN: 9788502090125.
Sinopse: 
A 'Coleção Baby Einstein' visa oferecer um estimulo para os pequenos e ideias para os adultos incentivarem o aprendizado dos bebes e interagirem com eles. Na obra 'Querida água', um pequeno polvo ensina as crianças, por meio versos, todos os usos da água na vida das pessoas. Cartonado. 

POR QUE ECONOMIZAR ÁGUA? - Aprendendo sobre uso racional da água - de Jen Green e Mike Gordon. Editora: Scipione, ISBN: 9788526252271.
Adoro essa coleção. Temos vários volumes. Super indico. 

Sinopse:
O livro ensina a importância de usar a água com inteligência, evitando o desperdício e preservando a natureza. Apresenta uma linguagem própria para crianças em fase de alfabetização e ilustrações que complementam e auxiliam na compreensão do texto. 


O CAMELO, O BURRO E A ÁGUA de Merli. Editora: Melhoramentos. ISBN: 9788506065631.

Sinopse: 
Você sabe o que é um livro de imagem? É uma história sem texto, que pode ser facilmente entendida por crianças não alfabetizadas, mas que também agrada a leitores de todas as idades. O Camelo e o Burro, personagens desta fábula adorável, são apresentados lado a lado; então pode-se acompanhar o comportamento deles durante um dia sem fornecimento de água. O que acontecerá no final?Divirta-se com cenas curiosas e engraçadas e descubra o que você pode fazer para economizar água.


O HOMEM DE ÁGUA E SUA FONTE de Ivo Rosati e Gabriel Pacheco. Editora: SM, ISBN: 9788541800730
Sinopse:
De uma torneira aberta, nasce um homem de água. Ao andar pelas ruas é confundido com uma poça ou visto como uma alucinação. É rejeitado pelas pessoas, que o tomam como um ser desprezível. Sempre que o veem chamam a polícia ou o encanador. Ele passa então a espreitar a noite, silencioso, rente às paredes, algumas vezes regando as flores, outras dando de beber aos sedentos. Até que encontra finalmente seu lugar. Uma fábula poética sobre a aceitação e a diferença. 

ASSOMBRAÇÕES DA ÁGUA de Lúcia Pimentel Góes e ilustrações de Graça Lima e Roger Mello.
Editora: Larousee Júnior. ISBN: 9788576351245.

Você já ouviu alguma Assombração? Serpente gigante? Mãe D´Água? Ou algum Boto Encantado? É provável que não, a menos que você conheça o mundo invisível do Imaginário, repleto de estórias que passaram por gerações. As Assombrações da Água, que Lucia Pimentel Góes reuniu aqui, fazem parte do imenso universo de estórias de origem européia. Quando chegaram ao Brasil, elas se misturaram com as dos indígenas e dos africanos. Com o tempo, dessa mistura foi criado nosso folclore e história. 
Agora, abra o livro! Aí adiante está à sua espera: a noiva de uma serpente, um boto encantado e o belo casamento da Mãe D´Água. 

CHUÁ...CHUÁ... TCHIBUM! - Um livro sobre a água. De Brita Granstrom e Mick Manning.  Editora: Ática, ISBN: 9788508119691. 

Sinopse:
Vamos mergulhar nas aventuras de um menino e seu cão em busca dos segredos da água? Venha com eles pegar ondas, flutuar em nuvens negras, escorregar em corredeiras e atravessar encanamentos até descobrir onde toda a água acaba... e começa.A coleção "Xereta" incentiva as crianças a usarem a imaginação e a observação para satisfazer sua curiosidade sobre o mundo e as pessoas.

Comentários

Veja também

Mostrar mais