Dicas para ententer crianças presas em casa

A Floresta Canta!


A FLORESTA CANTA! Uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil - de Magda Pucci e Berenice de Almeida. Editora: Peirópolis, ISBN: 9788575963500.

Recebemos o lindo livro da editora Peirópolis sobre alguns dos povos indígenas do Brasil. 

O livro mostra o roteiro das autoras pelo interior do Brasil, buscando e registrando os sons, rituais e músicas dos principais povos indígenas brasieliros. 
O livro traz uma parte histórica, onde vemos as ramificações dos povos também. 

É um livro paradidático muito interessante, por que além dos textos, das letras de música na língua original, traduzidas para o português e a forma de cantá-las (com a pronuncia correta), têm os códigos QRs onde podemos ouvir as músicas! As crianças acharam isso o máximo! É como estar dentro da floresta!

Ouça  O som da taquara dos Yudjá, Uma canção do povo A’wé ou Xavante, Canto da cotia (wakin), O povo Ikolen-Gavião e os instrumentos de sopro, o arco Boca Kaingang, tocado pelo Pajé do povo Kaingang, o  Zílio Salvado, entre outros sons...

Há muitas fotos e desenhos que ajudam na compreensão do livro. Adoramos. 
Recomendo. 
Como forma de entrar no livro, compramos, na feirinha de artesanato de Brasília, um apito de bambu feito pelos índios. Ele imita o som de um passarinho, conforme você sopra, puxa e empurra a haste fina. Também pode-se criar sons bem divertidos com ele. 
Nesta feirinha vimos vários apitos diferentes, inclusive alguns mostrados no livro. 
Todas cidade grande têm uma feira de artesanato com alguns objetos dos índios locais, ou que moram ao redor da cidade. Vale a pena levar as crianças pra conhecerem. :)
E recomendo muito o livro, é uma aula. 

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)