Dicas para ententer crianças presas em casa

SÍLABAS

Eu sigo o blog MEUS TRABALHOS PEDAGÓGICOS e lá eu achei este cartaz com as SÍLABAS simples, q complementeis com as sílabas complexas. óbvio q não são todas as sílabas q existem... Depois q me dei conta q não tinha colocado ÃO e ÕES... Mas tudo bem.
Imprimi um para meu menino e outra para minha menina e colamos na parede da cama deles. Cada um tem o seu, lindo para usar como quiser.
Clica pra ampliar. Minha menina sabe as letras, mas não sabe juntá-las ainda. Então, vc vai notar q em cada letra uma sílaba tem uma bolinha preta ou uma bolinha preta com o centro branca. Legenda: Bola preta - sílaba q inicia a palavra; Bola preta com centro branco - sílaba no meio da palavra.

Eu fiz, alem do painel pra parede, mais 2 cópias de cada para a gente recortar e montar as palavras!
Recortando e embaralhando!
Uma das atividades q fizemos foi O DESAFIO! Eu pegava uma figura e colocava parte da palavra e eles tinham q achar a sílaba q faltava.
Depois um escrevia uma palavra com as sílabas e dava dicas pros outros adivinharem...
Cássio escreveu meu nome primeiro!<3
Sílabas ao vento, palavras em movimento!
Escrevendo o nome da figura.
Recortando mais sílabas, quanto mais melhor! ótimo para coordenação motora!
E por fim colocamos tudo numa caixinha. Sacudíamos bem, e sem olhar, pegávamos uma sílaba. Objetivo era dizer 1 palavra q começava com a sílaba sorteada!
As vezes saía uma imagem, daí tínhamos q fazer uma frase inteira e não só uma palavra!

Óbvio q logo se deram conta q precisavam de ÃO e ÕES. Então usamos canetinha preta pra fazer estas sílabas faltantes nos quadradinhos vazios do painel impresso. :)

Dia divertido, pra espantar o frio do sul!

4 comentários:

  1. Olá Gisele, lindo o seu post. Nossa seu blog é lindo e amei as suas festinhas de aniversário, vou fazer a próxima dos meus bebes assim. Tenho "tres" filhos, uma é enteada, de 14 anos, uma menina de 9 e um menino de 7, e ontem eu fui fazer um exame e constatou-se que tem outro na minha barriga. Acho que 6 semanas.
    Olha obrigada pelos creditos, colocarei o link do seu blog na minha lista tá? Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ah, meu blog http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Gi!!!

    Passei aqui ara agradecer seu comentário lá no blog (que eu adorei, por sinal!) e me deparei com essa dica super bacana!!! Nossa, que legal mesmo! Acho que vou imprimir pro Lucas tb! Ele ainda não sabe juntar as sílabas, mas só quer saber de escrever, sempre está perguntando as letras para formar as palavras! Sua idéia é muito legal, sem contar, é claro, que é muito divertida tb!!!

    Mil beijos, amiga!
    E obrigada de coração :)

    Ju

    ResponderExcluir
  4. Oi Gi,
    adorei a dica. Vou montar uma tabelinha dessa com a Sofia.
    Vou visitar o blog indicado.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)