Dicas para ententer crianças presas em casa

Dica pra queimar cerâmica em casa.

Infelizmente não achei as fotos das crianças fazendo suas peças. Não sei onde foram parar!

Nós usamos um barro cinza. Um barro comprado em loja especializada de material de arte. Ele é melhor pq alem de muitas vezes vir pré-amassado (menos bolhas de ar dentro- assim as peças não estouram tanto), ele não gruda nas mãos!!!


Começamos amassando o barro, como fazemos com a massa de pão. Amassa, amassa, amassa. Depois as crianças construiram suas peças: Cecília chapéu e o Cássio um busto de homem. As duas coisas estavam maciças. Com um fio de nylon reparti as peças ao meio e tirei o miolo, deixando só uma casquinha (como o ovo de chocolate). Depois fiz umas ranhuras nas bordas e uni os dois pedaços com um pouco de argila diluida em água - funciona como cola. Deixei secar duas semanas, na sombra pra não rachar (Prometo fazer um passo-a-passo logo q comprar mais argila e posto aqui).

Ontem a noite colocamos na lareira (frio aqui em Viamão), cobrimos de lenha e passou horas queimando.

No fim restam as cinzas e as peças cozidas! Lembre-se q as peças no fogo estão SUUUUUPER quentes, só pegar no outro dia.
E assim ficou o chapéu.
Assim ficou o boneco.
Aqui as duas peças antes de limpá-las.
Tinha uma bolha de ar e a peça explodiu no fogo, o homem perdeu parte de sua cabeça! Mas tudo bem, como diz o Cássio: Ele é feliz assim mesmo!
Com as cinzas, podemos usar o carvão pra desenhar! Aproveitar tudo, esse é o lema!

4 comentários:

  1. me chamo Joao Silva> uauahuahuah' feliz mais sem poder sorrir, pois perdeu a cabeça..... qi Deus abencoe esse projeto... adorei as informações... mande sugestoes no meu email para que eu e minha mae possamos fazer algumas peças em casa... jp.2006rock@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Esse barro branco, segundo o que contou acima, se for mesmo de material artistico, é barro branco chamado PRA-F, é um barro que tem que ser bem tratado antes de ir para o forno.
    O saco tem de estar sempre humido e guardado num local com alguma humidade. As peças feitas com este barro geralmente demoram entre duas a três semanas a estarem completamente secas. (uma maneira de ver isso é tocar nas peças com o pulso, se as peças estiverem quentes, estão prontas para ir ao forno=
    Em relação à fornada, existem fornos próprios para cerâmica, mas este barro tambem pode ser cozido num forno convencional a lenha. Mas neste caso requer muita atenção para não deixar cozer demasiado tempo. Depois é só deixar o forno resfriar e abrir com cuidado.

    Mais uma coisa - ao levar as peças ao forno deixe sempre um pequeno espaçamento entre elas

    ResponderExcluir
  3. A peça explodiu não por causa de bolha de ar e sim por vc não ter feito um furo embaixo da peça oca pro vapor sair.

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)