Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros sobre ecologia

Hoje vamos postar algumas dicas de livros sobre ecologia e modelos sustentáveis que temos aqui em casa, já que muitos professores e pais estão nos pedindo dicas de livros sobre o assunto.

 O MUNDO SUSTENTÁVEL DE JÚLIA COMEÇA EM CASA de Josi Gomes Barros, ilustrações de Cristiano Suarez e foi publicado pela @editoracab.

 A família queria tirar umas férias na praia. Então fizeram uma reunião de família e decidiram poupar para poderem viajar com tranquilidade. Cada um teria que fazer sua parte. Começaram poupando energia, mas nem sempre era fácil lembrar de apagar a luz, ou desligar a TV. 

Os pai fizeram uma lista como lembrete para as kids. Trocaram as lâmpadas, colocaram aquecedor solar, fizeram compostagem e uma horta ecológica, até com captação e armazenamento da água da chuva e 

a separação dos diversos tipos de lixo, entre outras coisinhas para economizar e ajudar a melhorar a vida neste planeta. 
Uma história ilustrada e educativa para incentivar as kids a pouparem e a pensarem no coletivo. 

Dicas e ideias para serem aplicadas em casa e nas escolas. . .
Ceci gostou bastante e já estamos lembrando mais de apagar as luzes e computadores, após o uso. 


 FÉRIAS DE JÚLIA NO SÍTIO SUSTENTÁVEL de Josi Gomes Barros e ilustrações de Cristiano Suarez, da editora CAB.  

 Colaborando com a formação de um mundo mais consciente a autora e ilustrador unem-se numa narrativa otimista sobre a importância da cooperação e harmonia entre homens e natureza para formar um sociedade melhor. 

O sítio dos avós de Julia é um modelo econômico com práticas agropecuárias sustentáveis com gestão harmoniosa, que possibilita a todos um convívio feliz. É utópico, mas possível!

O SEGREDO DO MAR tem como pano de fundo a orla marítima de Maceió. Com seus vastos coqueirais é considerada uma das mais bonitas do Brasil.

 O livro conta a história de Luma que vai passar as férias na casa de sua avó Clarice, que mora à beira de uma destas praia paradisíaca. Certo dia,

uma sereia maravilhosa surge das águas do mar e pede à ajuda de Luma para libertar Esmeralda, uma tartaruga presa numa rede de pesca… A partir desse momento, Luma percebe que há algo muito errado acontecendo naquela praia.

Um história sobre ecologia. “O Segredo do Mar”, é da Editora CAB, é o segundo livro infantil da autora Neide Gomes Barros, com lindas ilustrações de Lua Lins.

Para criar uma consciência do que é certo é do que é errado desde cedo. E lutar pra melhorar nosso planeta. Ou seja, um livro que fala de amor.


MEU PLANETA, MINHA CASA de Shirley Souza e ilustrações de Jan Limpens, da Editora do Brasil.

O livro tem uma linguagem informal, o que facilita a leitura dos teens e pré-teens. O tema é bem atual também.
A história acontece numa cidade pequena, onde chega e se instala uma industria de perfumes chamada CHEIRO DE MEL.

 Uma guria, a Blá (presidente do grêmio estudantil), inicia um movimento e começou protestar e montar um projeto contra a fabrica de produtos cosméticos que não fazia seus produtos de uma forma sustentável. 

Ao mesmo tempo um guri, Cadu, da mesma escola se opõe ao protesto da Blá. Ele apoia a instalação da indústria que vai alavancar a cidade. E ainda tem o Juba que é amigo dois dois e vai ficar no meio de todas as brigas e confusões.

Resolvem fazer um debate na escola, cada um montou o seu grupo pra expor seu lado dos fatos e o tempo inteiro ficam brigando entre si. Na verdade o final depende "certo" vai depender no que o leitor acredita.

O livro faz as kids pensarem sobre como é importante se informar, respeitar as opiniões das pessoas, mas também é igualmente importante cuidar e preservar o meio ambiente.


O PLANETA BERRA de Edgard Romanelli, da editora Moderna.

Lu está cansado de ver o mundo ser destruído pelos adultos.

Até que, navegando na Internet, acaba fazendo contato com um extraterrestre, Pru, do planeta Berra.

Os dois querem deter as guerras e estimular a solidariedade em seus planetas.

Mas o que dois garotos podem fazer para conseguir isso? Um texto divertido e original, em que os sons de nossa língua compõem um ingrediente fascinante.


AMANDA NO PAÍS DA CONSCIÊNCIA de Leonardo Mendes Cardoso e ilustrações de Fabiana Salomão, da Editora do Brasil.

Chega o dia de voltar às aulas e Amanda está ansiosa.
Só que ao chegar na aula descobre que sua melhor amiga, Lud, não foi à escola porque

está com Dengue!

Sem saber como ajudar a amiga, Amanda decide estudar esta doença e parte em busca de informações. Ao descobrir sobre os perigos da Dengue, resolve combater os males causados pelo mosquito que transmite esta e as outras doenças como zika e chikungunya. 

Este livro é informativo e traz um importante alerta sobre a importância de combatermos diariamente os meios de transmissão desses males que tanto assustam o país. O livro trabalha, ainda, temas como amizade, consciência de coletividade, meio ambiente e solidariedade. Fica a dica!

Estas são nossas dicas de hoje, mas a lista vai aumentar! Vamos atualizar, assim que as kids lerem outros livros que compramos e recebemos. Aguardem!

AQUI temos livros sobre a água.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)