Dicas para ententer crianças presas em casa

Dia da Consciência Negra - Livros com protagonistas negros. {POST I} - ATUALIZADO

Em Outubro, eu,  Gi, fui numa distribuidora de livros aqui de Brasília e uma professora que estava lá procurando livros para o dia da Consciência Negra me pediu ajuda. Daí quando cheguei em casa, resolvi fazer um post  de livros com personagens, e  principalmente, protagonista negros.

Então, eu, a Cathe, Silvana (@casadeleitores) e a Márcia (@boaleiturabomapetite) reunimos nossos livros e vamos mostrar o que nossos filhos já leram. Serão 3 posts feitos a 8 mãos.

Achei que eu não ia ter muitos livros, mas temos sim! E algumas editoras parceiras gentilmente mandaram outros tantos livros pra gente mostrar pra vocês!
Em alguns os personagens são negros, em outros o tema são as lendas, religiões e histórias do povo trazido a força da África. Em outros livros vamos mostrar o preconceito e racismo sofridos.
Então vamos lá!

Neste post específico (que é 1 de 3), vamos mostrar livros onde o protagonista é negro. Tenho várias amigas que me pedem indicação de livros onde seus filhos possam se ver. Ouvi de uma pessoa que ela sonhava ler para os filhos e alunos livros com histórias comuns, não necessariamente sobre questões raciais. Esperemos que um dia isso seja tão corriqueiro que soe estranho fazer um post sobre livros com "protagonistas negros".
Infelizmente, por enquanto, muito precisa ser feito para elevar a autoestima das crianças e mostrar o valor, a força e a herança maravilhosa que carregam.
Ah, desde já queremos pedir a colaboração de vocês, se alguém achar que algum dos livros pode ter conteúdo ofensivo, avise que prometemos reler e colocar um aviso junto a resenha, afinal nosso papel é ajudar os mediadores a apresentar e levantar questionamentos através da literatura.
O post vai ser atualizado constantemente. =) A lista vai crescer!

---------------------------------------------
Atualizações:
PAPACO E LILICO - A FLORESTA E O CIRCO , de Adailton Medeiros e  Bárbara Quintino, publicado pela Brinque-Book. 
Vamos brincar de re-olhar ao nosso redor?
Como podemos (re)ver as coisas do dia a dia de outra maneira? 

Papaco e Lilico são irmãos e vivem na favela do Muquiço, no Rio de Janeiro. Um deles, o Lilico, quer ser palhaço. Já Papaco quer ser trapezista e ver tudo de cabeça pra baixo. Um dia resolvem conhecer a Floresta do Camboatá, em Deodoro, e se encantam com toda aquela bicharada e todo aquele verde. E eles vão fazer o leitor brincar de ver diferente!
Para comprar: https://amzn.to/3SvQYuq

Pra quem virou irmã mais velha: um livro interativo e brincante! 
Ajude a irmã cuidar do irmãozinho enquanto brinca! Em cada página o narrador sugere um movimento para o leitor fazer para ajudar a irmã mais velha brincar, ajudar a mamãe e a irmãzinha. Não é um livro para se ler sentadinho. É um livro pra ler com todo corpo, correndo e pulando pela sala! 

Um livro pra movimentar o amor que existe em você, leitor.

Escrito pela Fernanda de Oliveira, @fe.feliz, ilustrado pelo Canizales e publicado pela Telos editora .

Tem a versão em português (esta) e em inglês também. 
Para comprar: https://amzn.to/3SxQTGK


Um livro sobre saudade.
AGORA PODE CHOVER, de Celso Sisto e Anna Cunha, publicado pela Melhoramentos.

É possível conversar com alguém que a gente ama, mas que já foi embora? Embora para sempre? Digamos que foi de mudança para as estrelas. Definitivamente. Mas, e se esse alguém voltasse só um pouquinho, não como era antes, até bastante diferente, e só a gente soubesse que aquela libélula, na verdade, era gente? Uma libélula-gente? Num texto poético que mostra como o amor de uma neta pode romper barreiras invisíveis. 

Para comprar: https://amzn.to/3kynwaH

As histórias são a nossa conexão com o passado e quem melhor que os avós para mantê-las vivas?

🌻Mesma Nova História
Editora @peiropolis 
@mafuane @eversonbertucci 
🎨 ilustrações @juao.vaz

No lançamento da Peirópolis, a avó, antes animada, está perdendo as memórias. Esquece de ir ao mercado, tomar banho, fazer comida.
Esquece dos filhos e netos. 
Estes se reúnem e decidem que um dos netos ficará responsável pela sua segurança. 
Todos os dias, a avó conta para ele a mesma história mas o menino só quer saber do celular. Até que um desastre com o aparelho o obriga a encontrar outras distrações pela casa. Os brinquedos que ele traz, aportam novas nuances à mesma narrativa, evocando antigas memórias e criando uma forte conexão entre as duas gerações. Coisas que só as histórias tem poder para realizar.
Um livro lindo (em todos os sentidos, inclusive pela educação) principalmente pela valorização dos mais velhos.
Para comprar: https://amzn.to/3EEAcUu



SONO VAI, SONO VEM, QUAL É O SOM QUE O SONO TEM? de Fernanda de Oliveira e @papoulasdouradas, publicado pela Editora Estrela Cultural ! 


A Fê escreveu uma história sobre aqueles barulhos da noite que a gente inventa, quando está com medo do escuro.

E aqui, a criança leitora cria os barulhos assustadores usando o próprio livro.

Como será que faz o barulho dos cavalos dos vampiros? Como será que faz o barulho do monstro se aproximando? E dos ratinhos que resolveram invadir o quarto? E o som da floresta escura? 

Um livro divertido pra hora de dormir... Ou será que as crianças vão conseguir dormir depois de tanta brincadeira? 
Para comprar: https://amzn.to/3Z3SSF7

A ÁRVORE EM MIM, de  @corinnaluyken. Traduzido pela Alice Sant' Anna e publicado pela @pequenazahar.



Minha máquina fotográfica não consegue captar o rosa lindo e vibrante que a Corinna expressa neste livro.

É muito difícil usar o cor de rosa pink, ele chama muita atenção. E aqui ficou tão poético! 

Como você fica quando você é uma árvore? Que potências escondidas podem despertar ao se brincar de ser uma árvore.

O livro é sensível, leve e amoroso. 
É um livro pra celebrar a vida que está dentro de todos nós. 
Para comprar: https://amzn.to/3SrEKDj


Chegou um livro nacional que adorei!
O SAPULANTE VIAJANTE, de Edusá.

 Com pitadas de Alice no país das maravilhas, Abrapracabra, A Bolsa Amarela, A grande viagem da senhorita Prudência e da nossa realidade (brasileira), temos uma obra muiiito legal! 

A menina está voltando pra casa com a mãe, quando a tia liga. E a partir daí a menina descobre um outro mundo, enquanto as duas conversam! Temos a fala da mãe num plano, que conduz (ou não) a narrativa, e temos as ações da filha, que interpreta e interage (ou não), num mundo paralelo, como são as brincadeiras das crianças. 

Achei genial. Suuuper indico.

O @edusastudio é mineiro de BH e gosta de contar histórias através das imagens, como a gente aqui do kids.☺️

Quem publicou foi o @grupo.le, pela Compor. O @kidsindoors tem Cupom de desconto no site deles (www.loja.le.com.br) de 20% : KIDSINDOORS20

Para comprar: https://amzn.to/3lXENua



DOÇURA, de Emília Nunes , a @maequele, e @anna_cunha.

Livro-imagem, meu tipo favorito. 

O livro é todo afeto. De um lado tempos a vida real, do outro, o simbólico. As duas partes andam juntas até elas virarem uma coisa só.

As histórias começam no colo das mães, tias, amigas, avós, professoras... Este livro é uma linda homenagem pra elas, pra nós! 

Para comprar: encr.pw/comprardocura

COMO O VOÔ VEM NOS BUSCAR? de Fábio Sgroi, da Editora do Brasil.

Um livro para kids na fase dos meios de transporte. A guria vai viajar com sua mãe e no caminho não para de perguntar como o vovô vai buscá-las. A medida que os meios de transportes vão passando, o leitor vai ficando tão curioso quanto a menina. Um narrativa simples e divertida, com muita repetição. 

Para comprar: https://amzn.to/3Ss8O1z

Que livro mais afetuoso! Fiquei super encantada. BENTO NÃO TEM CABIMENTO, da Jessica Marzo, @jemarzo,  e Leo Gibran, publicado pela TádesolTádelua editora.

Um dia Bento acorda e não cabe mais na sua cama,  nas roupas, as sandálias estão apertadas... Não tinha mais o lanche prontinho na cozinha, mas uma mamadeira? que estranho.  Ele chama, chama, mas ninguém parece ouvir. Não cabe mais na pracinha... A casa toda parecia apertada. O que será que estava acontecendo? Precisava de ajuda e quem está por perto é Tutu, seu amigo imaginário, que vai ajudá-lo a ver que pra crescer, é preciso não caber. 
Não vou dar spoiler. O final é de encher o coração de amor. 
O livro foi feito na pandemia. E não tinha cabimento a gente ficar preso. E acho que com os anos de confinamento, todo mundo cresceu e ficou mais gigante, como o Bento. 
Super indicamos o livro. Só digo lindo, lindo, lindo. 
Fofoooooo!
Para comprar: https://amzn.to/3Z2T6MC

Novo livro da Bell Hooks me incomodou já de cara, quando li o título e fui ver o título em inglês e descobri que a tradução literal é RESMUNGAR, GEMER, ROSNAR. Ranheta, pode até significar  mal-humorado, intolerante e que reclama de tudo (no dicionário), mas não é o sentido que a gente usa no dia a dia, pelo menos não aqui no sul do Brasil.
Não gostei da tradução. Pronto falei.


Não dá pra saber se é uma criança negra, a personagem principal. Coloquei aqui, nesta seleção, pois a Bell Hooks, pelos menos nos livros infantis, sempre tem personagens negros. 
Achei que o ilustrador meio que perdeu a mão, neste livro. A tinta preta pesou de mais e as aguadas sujas, não de um jeito bom, não expressam toda potência do texto. Nem no final, quando ela deveria ficar leve, a imagem fica leve, continua pesada.  Eu amo a Bel Hooks, os textos incríveis, mas a ilustração e o título não me ganharam neste livro. 
Leiam. Pode ser que eu não esteja num dia bom pra entender estas ilustrações.

É a história de uma guria que, às vezes, vira uma fera. Como acalmar o coração? Como criar uma paz interior?

Para comprar:  https://amzn.to/3SsBBTD


O VESTIDO DE AFIYA, por James Berry e Anna Cunha, publicado pela @edicoesolhodevidro.



Um livro super poético sobre o poder de imaginação de uma menina. Todo dia, seu lindo vestido branco se transforma e ganha cores, estampas, formas e quando chega a noite ele está repleto de vivências.

Ele é levado e amanhece branco, para que a menina acolha novas experiências.

Poético, sensível, lindo de viver! Mais do que especial, é um retrato das infâncias que brincam e sonham.
Para comprar: https://amzn.to/3SuNxEh

TERESA TEM  UMA TARTARUGA. Quem começou a acompanhar o blog, há 14 anos, lembra que eu tinha uma tartaruga? Amoooo. Se pudesse ser algum animal, queria ser uma tartaruga. Tive coleção de coisas com tartarugas e o enxoval do Cássio foi todo com esse bichinho. 

Pois bem, Teresa tinha sumido, depois que recebemos a visita de uma amiga e sua filha. Pronto! Achei que a guria tinha levado embora (acontece muito, viu! Depois as mães trazem de volta). Mas não! Hoje encontrei-a entre outros livros na estante. A guria tinha só colocado "de volta" na estante.

Pois bem! Teresa tem uma tartaruga que colocou 5 ovinhos! 

O que será que vai acontecer? 

Texto e Ilustrações em aquarela fofíssimas da @claragavilanilustradora e foi publicado pela @editoraquatrocantos ! 
Pra comprar:  https://amzn.to/3IDWZku


Chama o Sol, Matias! da @escritorasoniarosa, com ilustrações do @camilo3martins, publicado pela @oficinaeditora. 

Matias olha pela janela e vê o tempo fechando... Mas ele não quer isso, não. 
Será que ele tem o poder de mudar o tempo? Veremos! 

Poético.

Para comprar: https://amzn.to/3StAbrS

SERÁ?, com ilustrações de @mariammaf, os pequenos objetos do dia a dia, que muitas vezes cansamos de olhar, se transformam quando o bebê resolve incorporá-las nas brincadeiras. Pra que serve mesmo a colher, a almofada, a água, o livro? Será? Será que a gente precisa constantemente aprender ou se lembrar de re-olhar as coisas, com o passar dos anos? Re-olhar pra re-descobrir aquilo que fica coberto de mesmice e já não encanta mais. Será que conseguimos? 

A Lulu, do @milcaramiolas certamente sabe como fazer isso lindamente! Com o passar dos anos, seu olhar ajuda a gente a lembrar como as infâncias podem ser tão potentes, sensíveis e divertidas! 
Para comprar: https://amzn.to/3kwQsju



PRECISO DE ESPAÇO! #quemnunca 

Essa semana postei nos Stories como fiquei feliz em receber este livro. 

Aqui, as kids tinham paixão pelo céu e devoravam todos os livros sobre espaço. E vendo Cosmos e lendo diversos livros, aprendemos sobre o cinturão de Kuiper. Coisa que eu não tinha visto em nenhum outro livro infantil publicado no Brasil. 



Fui correndo ver e... O cinturão apareceu aqui! Parece bobagem, mas me deixou tri feliz. Pois foi algo q aprendi com minhas kids e até reproduzimos na nossa sala (olhe a última foto). 

O livro é divertido, informativo o suficiente pra atiçar a curiosidade das kids, pra que elas se tornem pesquisadoras. 

É um assunto apaixonante. Recomendo toda coleção do @philip.bunting, da @brinquebook e traduzida por Gilda de Aquino. É lançamento. 

Para comprar: https://amzn.to/3Zk0seD


CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI? de Marcos Nascimento e Roberto Marques, da @mrn.editora. 

 Adoramos! Enquanto eu lia, imaginava minha amiga @waniakarolis, do @mel.movimentoescolaliteraria, contando, narrando e encenando toda história pra mim! Confesso!
 Ouço vozes, enquanto leio, que não são minhas! Sabe aquela história que começa de um jeito e vai emendando outra e outra e mais outra? Aqui, pequenas partes de parlendas e cantigas de rodas vão sendo costuradas para formar uma história única. No final, elas aparecem inteiras e ainda tem um cd com elas! As ilustrações são show! Simples e bonitas, ajudam o desenrolar do texto. Já conhecia? Ficou com vontade de ler mais? Dá uma passadinha lá no @mrn.editora pra conhecer outros livros lindos. E bom domingo pé, de cachimbo! 


NOS OMBROS DO PAPAI, de Mariangela Vieira e ilustrações de Julia Takeda.

É a história de uma guria, que apesar de já estar grandinha, ama estar nos ombros do pai. Muito afeto, imaginação, recheado de memória e de uma menina que se percebe poderosa para ser o que quiser, para imaginar o que quiser, apoiada nos ombros do pai. 


Daquelas histórias que enchem nossos corações de ternura.

"É uma obra que coloca os corpos negros no emaranhado de afeto, cuidado e respeito ao direito da criança a sua infância. A história contada neste livro é um convite para embarcar no universo infantil pelos braços estendidos de uma criança, com sorrisos, um cochichar no ouvido,abraços, que são iluminados pelo calor do sol que aquece e alimenta sonhos. O que as vozes das crianças negras e não negras têm a dizer? Na brincadeira você pode descobrir! Uma história que levará você para outras histórias."



Somos completamente apaixonadas pelo JULIAN É UMA SEREIA, de Jéssica Love, editora Boitatá, selo infantil da Boitempo editora.

Um guri vai para aula de hidroginástica com a avó e quando sai, no metrô, vê algumas pessoas fantasiadas de sereias. Imediatamente ele se transporta para o mundo da imaginação, pegando carona no seu livro e no que está ao seu redor. 
Quando chega em casa, resolve se vestir de sereia. O que será que vai acontecer?
Amamos!!! Até a Luiza de 4 meses ama o livro!


PRONTO, FOQGUETE, VAMOS! de Estevão Azevedo, com ilustrações de Ana Matsusaki, FTD editora.

Iolanda que viajar pelo espaço. Para isso resolve construir um foguete no seu quintal com coisas que tem em casa. Mas ela não entende o motivo dele não sair do chão! Um livro lindo, cheio de imaginação e repetições que as kids pequenas vão amar. E claro, com um final inesperado!
Temos cupom de desconto: KIDSINDOORS20



ÚLTIMA PARADA ÚLTIMA PARADA, RUA DO MERCADO, de Matt de la Peña e Christian Robinson, com tradução de Maria Valéria Rezende e publicado pela FTD educação. 

 Ele estava na minha wishlist há anos! É um clássico nos USA. Após a saída da Igreja, Cadu e sua avó pegam o ônibus e atravessam a cidade. Cadu atento, fica observando tudo e perguntando sobre tudo também: Pq não temos carro? Pq não tenho isso ou aquilo? Pq o homem é cego? Pq essa parte da cidade é toda pichada e feia? Com muito amor, a vó vai explicando como sentir a vida faz toda diferença. O livro é lindo, de 2015 e ganhou vários prêmios, inclusive uma Caldecott Honor. 

 No YouTube é possível ver o @theartoffun lendo o livro, no canal da @pbskids

MESMA NOVA HISTÓRIA, de @mafuane @eversonbertucci 🎨 ilustrações @juao.vaz, da editora Peirópolis.

 As histórias são a nossa conexão com o passado e quem melhor que os avós para mantê-las vivas? 

 A avó, antes animada, está perdendo as memórias. Esquece de ir ao mercado, tomar banho, fazer comida. Esquece dos filhos e netos. Estes se reúnem e decidem que um dos netos ficará responsável pela sua segurança. Todos os dias, a avó conta para ele a mesma história mas o menino só quer saber do celular. Até que um desastre com o aparelho o obriga a encontrar outras distrações pela casa. Os brinquedos que ele traz, aportam novas nuances à mesma narrativa, evocando antigas memórias e criando uma forte conexão entre as duas gerações. Coisas que só as histórias tem poder para realizar. Um livro lindo (em todos os sentidos, inclusive pela educação) principalmente pela valorização dos mais velhos. 


UM DIA DE NEVE, de Ezra Jack Keats, da Companhia das Letrinhas.

Um edição primorosa com capa dura e no final um pouco sobre a obra e o autor mostrando fotos do processo, do texto original e a medalha Caldecott que o livro ganhou. 

Um dia de neve foi publicado pela primeira vez em 1962, no Estados Unidos. Quando foi lançado, leitores se apaixonaram pelo livro. Muitos resenhistas fizeram comentários como este do jornal Baltimore Sun: "O fato de o artista ter retratado Peter como uma criança negra, sem nenhum objetivo especial com isso, é uma surpresa agradável que dá uma nova dimensão ao conteúdo do livro ilustrado".

De todos os personagens que surgiram da imaginação de Ezra, Peter, que apareceu pela primeira vez em Um dia de neve, continua sendo o mais amado. Até a publicação desta história, no início dos anos 1960, pouquíssimos livros ilustrados apresentavam personagens negros. Alguns anos antes, no início de sua carreira como ilustrador, Keats viu uma série de fotos de um menininho na revista Life e afixou um recorte da página no mural de seu estúdio. Keats queria criar um personagem usando as fotos como inspi ração. Vinte e dois anos depois, Keats escreveria Um dia de neve, e assim nasceu Peter.


A Catherine e eu, Gi, participamos de vários grupos de pesquisa e estudos. No grupo da Cássia, do @literaturadeberco, conheci o livro Boa Noite, da @lucia.hiratsuka e fiquei super feliz! Um livro-imagem cartonado, que foi publicado pelo Instituto Alfa e Beto Soluções, em 2010. E conversando com o pessoal do Instituto descobri que faz parte de uma coleção de livros: Coleção Pequenos Leitores, que é destinada para kids de 6 a 36 meses. Há vários formatos, cores e propostas diferentes para estimulá-las. O @alfaebetosolucoes mandou a coleção toda pra gente conhecer. Vamos fazer um post completo  mais adiante.
Alguns são informativos, outros são histórias engraçadinhas, outros são de cantigas e versinhos da tradição oral. Nas contra-capas têm dicas de como explorar o livro e a leitura. 
 Voltando ao BOA NOITE, é um livro-imagem, se não me engano, é um dos primeiros livro cartonados brasileiros!  E eu não sabia. Lúcia nos mostra a história (que já começa na capa) de uma menina negra (olha a representatividade!) e sua rotina de afazeres antes de dormir. A menina já é grande e autônoma, faz grande parte sozinha, na companhia do seu gatinho. A mãe aparece, claro, para dar boa noite. As pinceladas suaves nós mostram muito carinho em cada ilustração. O branco nós convida a imaginar nossa própria casa à noite. 
 Delicado, singelo e bonito. Recomendo.
 A medida que for lendo os outros vamos fala do mais. 


A editora Intrínseca está com uma nova coleção suuuper legal para as kids pequenas: Coleção Jovens Pensadores. Já foram publicados em diversos países e figuraram na lista de mais vendidos do The New York Times. Este é o primeiro volume da coleção: ADA BATISTA, CINETISTA de ANDREA BEATY E DAVID ROBERTS.

Mulheres são cientistas desde que o mundo é mundo! Curiosas, perguntam, pesquisam e inventam novas maneiras de fazer as coisas.Este livro mostra a curiosidade infantil e inventiva das (crianças em geral) meninas. A personagem principal é negra: Ada Marie Batista ( em inglês o sobrenome é Twist) que recebeu o nome de duas das muitas mulheres cuja curiosidade e paixão as levaram a fazer grandes descobertas: 1.Marie Curie descobriu os elementos polônio e rádio e seu trabalho levou à invenção dos raios X. 2. Ada Lovelace foi um matemático e o primeiro programador de computador.

Ada Batista, até os 3 anos não falava nada. Mas observava tudo, brincava muito, desmontava seus brinquedos e outras coisas da casa, subia em tudo, até que os pais gritaram CHEGA! Estava ficando muito perigoso, mas ela não chorou, apenas perguntou: Por quê? Começou com por quês? Depois Como? Quando? Onde? o quê? E daquele instante em diante, não parou mais de fazer perguntas! Ela fará qualquer coisa para encontrar uma solução, mesmo que isso frustre professores e pais. Vemos ela bebê, crescendo e descobrindo que a vida nem sempre é fácil e que as pessoas nem sempre ficam muito felizes quando ela faz suas experiências... Mesmo assim, ela não desiste até saber a resposta! Muitas crianças simplesmente desistiam, mas Ada não! Ah! E o irmão mais velho... Quase sempre dedurando (como os irmãos mais velhos fazem - ficha 1!) e está em quase todas as imagens, apontando para Ada ou chamando seus pais quando as coisas davam errado. Muito divertido!

Esta edição é linda, com capa dura e ilustrações coloridas, bonitas, cheias de humor e de pequenas pistas de achados científicos, o texto é todo escrito em versos e rimas.

Black Friday e Natal chegando, gente! Vamos deixar o link nos Stories!

Para comprar: https://amzn.to/32GZuLH

  A BANDA DAS MENINAS de Emília Nuñes e Ana Paula Azevedo. Editora Tibi.

É a história de Leiloca, que ama música desde pequenininha e sonha em ser baterista de uma banda famosa. Ela começa a fazer aulas e vendo que uma banda de verdade está procurando um baterista, vence a timidez e vai lá tentar a vaga. 

Mas ao chegar, os outros integrantes a rejeitam, sem nem ouvi-la tocar: só por ela ser menina!
Arrasada liga pra tia, que dá uma ideia pra guria: Por que você não forma sua própria banda? Pensando sobre o assunto, resolve perguntar pras amigas, quem gostaria de tocar junto e formam uma banda mista, sem preconceitos. Ensaiam muito e logo aparece um concurso de bandas! Será que elas vão vencer o medo, a timidez, ganhar o concurso? Só lendo pra saber. Uma história sobre amizade, família e persistência. 

Pra comprar: AQUI.


De Otávio Júnior (criou em sua comunidade o projeto Ler é 10 - Leia Favela, para ensinar às crianças o prazer da leitura. Ele conta que encontrou um livro no lixo quando tinha oito anos, e isso mudou sua vida para sempre. Ficou conhecido por abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro) e Vanina Starkoff: DA MINHA JANELA. 


O livro traz um garoto negro percebendo sua comunidade, a favela onde vive, através da janela da sua casa. Ele vê coisas maravilhosas, como a união das pessoas pra resolver problemas. Ele vê as pessoas acordando cedo para ir em busca dos seus sonhos. Ele vê crianças, jovens e adultos, com livros na mão, indo estudar. Ele vê o horror dos confrontos e tiroteios... 
Mas ele também vê o colorido lindo, do povo, das casas, da esperança, da transformação. Um livro super colorido tanto nas ilustrações, quanto no texto. É um privilégio ter uma janela para analisar o mundo. É um privilégio ter um livro com uma linda reflexão social. É um privilégio poder transformar o mundo através do livro. 
Da tua janela, você vê o quê? 
Lançamento da Companhia das Letrinhas.
Para comprar: https://amzn.to/2SWiD9j


Aqui amamos ler versões da Chapeuzinho! Temos coleção.⠀ ⠀
CHAPEUZINHO E O LEÃO FAMINTO, de Alex T. Smith, publicado pela Brinque-Book.
 O livro foi ganhador do prêmio UKLA Book Award 2016, no Reino Unido.⠀ ⠀

A tia Rosa liga pra sobrinha dizendo que está doente. A guria resolve levar uns quitutes pra animar a tia querida. Porém, no caminho, encontra um leão faminto que bola um plano incrível para devorar as duas!⠀ ⠀

Será que a Chapeuzinho vai cair nas garras do leão?⠀ ⠀
O livro é bem colorido e o dourado da capa dá um charme a mais.⠀ ⠀
O livro me lembrou O PASSEIO DE ROSINHA, pois aqui a guria também, passa de baixo, por cima, ao lado, de várias coisas pelo caminho.⠀ ⠀
Divertido e politicamente correto.⠀
Fica a dica. E bom apetite, digo, boa leitura!⠀ ⠀

Para comprar: https://amzn.to/2KwauYz

IORI DESCOBRE O SOL, O SOL DESCOBRE IORI de Oswaldo Faustino e ilustrações de Taisa Borges, Melhoramentos.

Iori vai dormir mas logo descobre que não vai conseguir. Ela está sozinha no seu quarto e fica super ligado nos sons que ouve. Ela está acostumada com sons da cidade grande, mas como no campo, tudo muda! Tem cri,cri,cri e tuc, tuc,tuc, piuuuuuu, piuuuu e uouch! Que sons misteriosos são esse? A guria definitivamente não consegue dormir  e espera acordada a chegada do sol.
O texto em letra maiúsculas, usa muitas onomatopeias, brincando com os sons e a imaginação das crianças. 

Para comprar: https://amzn.to/2Db7HOt

 O BATUQUINHO de Leo Mendonza e Rubens Filho. Editora Aletria.

 O guri nasceu com o dom de batucar. Não conseguia para quieto! Tudo virava instrumento musical: panelas, colheres, caixinhas... A mãe não aguentava a barulheira. Mas Batuquinho via música em tudo!

Até o dia que encontrou um pandeiro encostado numa árvore. O pandeiro apresentou ao guri, outros instrumentos e com eles, os ritmos: Rock, baião, samba, afoxé, entre outros. O guri descobriu que tocava de coração. Tinha um tum, tum no peito e outro fora. 

O livro tem ainda um apêndice que explica, com exemplos, alguns dos ritmos citados na história.

Para comprar: https://amzn.to/2P3xJYq

 MARCO QUERIA DORMIR de Gabriela Keselman e ilustrações de Noemi Villamuza.Editora Companhia Das Letrinhas.

 Marco queria dormir. Queria dormir MESMO. Mas, não conseguia. Assim que ficava sozinho no quarto, chamava sua mãe com uma preocupação ou outra, como...
Ficar com medo de cair da cama. Aí a mãe corria pra inventar uma solução (colocar um capacete, um paraquedas e uma âncora presa nele e no travesseiro!!!), mesmo que estapafúrdia! Um livro suuuper divertido sobre tudo que uma mãe é capaz de fazer para que o filho durma MESMO! Hehehe!

Para comprar: https://amzn.to/2DbeqrA

MENINÃO OU VISSAUTASSÍTÁS de Marcos Saboya e Maraiana Massarani, editora Zit.

Bah! Eu tenho uma dificuldade imensa de dizer NÃO. E isso é um problema. Nessa história o guri nasce já falando não. Não pra tudo! E ele descobre que o NÃO é libertador. O SIM é limitado. Pois com o sim, você aceita, você se rende, você está preso (eu nunca tinha pensado nisso!)! Texto filosófico sobre o NÃO.

Para comprar: https://amzn.to/2USF5U7

 A VELHA SENTADA de Lázaro Ramos, ilustrado por Quitanda Design. Editora Uirapuru.

Edith não brinca, não se relaciona e é completamente... sem graça. Ela tem problemas de autoestima, e só tem olhos para o seu computador. Tudo vai mudar quando ela escuta a vizinha falar que parece até que ela tem uma velha sentada dentro de sua cabeça. Ela então decide fazer uma viagem para dentro de sua própria cabeça, para tentar encontrar essa "velha". O livro pretende passar como mensagem a importância do autoconhecimento e do respeito à diversidade.

Para comprar: https://amzn.to/2X56cbR

 CORAÇÃO SUBMARINO de Lucas Buchile e ilustrações de Francisco Dam. Editora Inverso.

Sara mora numa ilha muito diferente. Lá todos têm medo de amar. Sara é muito criativa e tenta sempre interpretar aquilo que os outros falam sobre o amor.
Pra mãe da guria, amor é sinônimo de dor.
Para a guria o amor nasce no mar. e amor é sinônimo de saudade.
Para as muitas mulheres e mães de pescadores o amor é o alívio do reencontro (pois muitos vão pro mar e não voltam).
Sara decide explorar aquele grande azul para descobrir onde mora o amor e acaba "pescada" pelo verdadeiro amor.

Para comprar: https://amzn.to/2Ue8t2z

A HORA DA HISTÓRIA COM TEO de Sophy Henn. Da editora Brinque-book, coleção Brinque-Book na Mochila.
Um livro cheio de afeto.
O trata da magia de ouvir ou inventar uma história.

Este exemplar da coleção do Teo está liiindo! Além de ser um gurizinho negro como protagonista, que já nos deixou muito felizes, o livro tem páginas grossinhas com abas grandes! A história é de uma mãe, pai ou professora (que não aparece, só vemos suas falas) que chama o filho/aluno pra hora da história... E ele se prepara feliz da vida! Que tipo de história será que o Teo vai querer ouvir ou inventar hoje? Aventura? Magia? Contos de fadas? Terror? Ao pensar no tipo de história que virá, Teo já se imagina dentro dela.
 Ele sempre está na companhia de um amigo brinquedo que entra na brincadeira de imaginar a história que virá! As ilustrações são todas fofas! O texto é todo em caixa alta com frases curtas, perfeito para ser lido por crianças na fase de alfabetização, também. Fofooooo! Amamos!

Pra comprar: https://amzn.to/2Idi08J

 DANÇANDO NO ESPELHO de Edna Ande e Sueli Lemos, com ilustrações da Suppa.
Editora Edebê.

Você sabia que existem vários tipos de danças? Dança pra meditar, dança pra se divertir, dança para hipnotizar... E assim como a dança, existem vários tipos de ritmos e espaços... Viaje com os irmãos deste livro e conheça muito mais sobre tudo isso.

Para comprar: https://amzn.to/2X3sRFv

SPACE PUNCH  de Fred Cassar e Bruno Moraes. Um livro que também apoiamos no Catarse.

 É a história de uma guria que não tem muitas amigas e fica mais com os guris, jogando videogame. Ela tem um super amigo, mas a medida que crescem, vão se afastando, até perderem contato. Anos depois eles se reencontram num torneio de videogame. A história é bem atual e a protagonista é uma guria geek negra (para felicidade da Ceci). Fica a dica.


UMA HISTÓRIA MAIS OU MENOS PARECIDA de Márcia Paschoallin e ilustrações lindas de Juliana Fiorese. Edição do autor (foi feito colaborativamente pelo Catarse). 

Apesar da história ser uma releitura do clássico Branca de Neve e os 7 anões, a narrativa é totalmente adaptada ao contexto da proposta em volta da princesa Pérola Negra com passagens totalmente inusitadas. 
 A trama começa com a chegada de Malva da Mata (a louca dos cremes de beleza), a madrasta que bolou um plano terrível para destruir a graça e a beleza de Pérola Negra (que ela acredita ser uma empregada do castelo), e se desenrola com momentos e personagens muito divertidos. Não tem príncipe, mas um elegante vigilante. 

Para ver um pouquinho da história: https://vimeo.com/69919700

Para comprar: https://amzn.to/2Dc71Iv

 UMA ESCURIDÃO BONITA de Ondjaki e ilustrações de António Jorge Gonçalves. Pallas editora.

É a história de dois pré-adolescentes que estão conversando na frente de casa, sentados no muro, quando de repente, toda cidade fica sem luz. 
O menino está apaixonada pela menina. Conversam timidamente (cada um pensando mais que falando) e a vó do guri vem espiar, de vez em quando, pra ver se está tudo bem. De vez em quando também passa um carro que projeta as sombras na parede formando um filme curtinho, como um cinema. O menino pede um beijo, mas a menina não está a fim, as mãos ficam se encostando, e os dois ficam com seus pensamentos... É o primeiro amo que desponta. 
O livro é bem bonito explora aquela sensação de estar apaixonado pela primeira vez, mas não se sabe o que fazer com todo este sentimento, ainda mais quando se é tímido. 
Um livro cheio de silêncios e poesia.

Para comprar: https://amzn.to/2GiHMpI

O SEGREDO DE AYO de Maria Rita e ilustrações de Tui. Editora Quilombhoje.

Ayo tem um pai veterinário. Quando uma cadelinha dá cria, ele fica radiante e se compadece com o chorinho de um dos filhotes. Um história fofa, pequena e terna sobre a lógica infantil.


 AS RAÍZES DE LURIEL de André Biazoti, com ilustrações de Marcos Almeida. Da editora Evoluir.

O livro conta a história de Luriel, que passa as férias no sítio dos avós todo ano, sempre descansando, brincando e comendo os bolinhos que sua avó faz. Depois dos bolinhos, ela descobre coisas novas, como a produção de alimentos orgânicos, agroecologia, etc. Mas também existe um vizinho que está deixando a família preocupada: colocando muito veneno na plantação dele e está afetando o meio ambiente. O que será que eles poderão fazer para impedi-lo?


 PEQUENAS ALEGRIAS de Neusa Sorrenti e ilustrações de Walter Lara.
Recebemos o livro da Mazza edições.

Um conto que narra a história do casal Margarida e Severo e de seus projetos em relação à educação da filha Angelina. Como é difícil educar uma criança! Ainda mais quando a mãe o pai, pensam ão diferente um do outro. A mãe, econômica e realista, vivia em constantes divergências com o marido, trabalhador e super sonhador. Como presente de aniversário de oito anos,Angelina quer porque quer uma bicicleta cor-de-rosa, cujo preço é muito acima das posses dos pais. Como fazer pra realizar o sonho da guria? E quando uma resolveu levar também o seu presente. E agora vai ter confusão na certa! Uma história sobre coisas simples da vida, gentileza, amor e equilíbrio. Perfeita pros dias de hoje.

Os 4 livros a seguir fazem parte da coleção DE LÁ PRA CÁ. Histórias mundialmente conhecidas, adaptadas à realidade brasileira, como se Perrault, Andersen ou Grimm tivessem nascidos aqui, no Brasil. 

Para comprar: https://amzn.to/2X7wnP4

CINDERELA E CHICO REI. Adaptação de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho e ilustrações de Walter Lara. Recebemos o exemplar da Mazza Edições.

Era uma vez uma guria chamada Abioye, uma princesa africana trazido para o brasil num navio negreiro. Seus pais, reis da África haviam morrido na viagem e ela foi vendida como escrava para uma mulher muito má que tinha 2 filhas ruins. Certo dia ouviu um homem anunciando que haveria um baile no palácio do Chico Rei, ex-escravo bondoso que se tornara o homem mais poderoso e rico do lugar, inclusive comprava a liberdade de muitos homens. Cinderela, assim era chamada pelas donas da casa, pois estar sempre em função das cinzas do fogão, sonhava em ir ao baile. Mas como? Não tinha sapatos, ou vestido bonito... Triste estava a ponto de dançar com uma vassoura, para tentar espantar um pouco a solidão e tristeza, quando ouviu... "Abóbora, abobrinha/se transforme em carruagem/pra levar essa mocinha/numa pequena viagem... Quem será que ajudará Aboiye a realizar este sonho?

Para comprar: https://amzn.to/2P8kuWl

AFRA E OS TRÊS LOBOS-GUARAS. Adaptação de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho e ilustrações de Walter Lara. Recebemos o exemplar da Mazza Edições.

No seu aniversário Afra ganhou um vestido novo, sapatos novos e uma sombrinha. Saiu toda exibida pra mostrar como estava linda e ao passear no parque, descobriu uma casinha. Curiosa que só ela, foi entrando e sentando nas cadeiras que tinha. Uma dura de mais, outra baixa de mais e outra perfeita... Ops! Afra quebrou a cadeirinha... E assim foi entrando na casa e provando as coisas até ficar com sono e dormir na caminha com cheiro de Alfazema. Porém os 3 Lobos-Guarás, donos da casa, chegam e não gostam nada, nada da bagunça. Será que a guria vai escapar impune? 

Para comprar: https://amzn.to/2P8CTme

RAPUNZEL E O QUIBUNGO.  Adaptação de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho e ilustrações de Walter Lara. Recebemos o exemplar da Mazza Edições.

Uma vez na Bahia nasceu uma guria com longos cachinhos pretos que cresciam rapidamente e uma voz doce e melodiosa. Seu canto era muito belo. Certa vez um Quibungo passava lai por perto e ficou maravilhado com o canto doce de Rapunzel e a raptou, colocando-a numa torre no alto de um bambo. A guria cantava um lamento triste e a melodia chegou aos ouvidos de um príncipe que passava por ali. Será que ele vai descobrir como salvar a dona da bela voz, e derrotar o Quibungo monstruoso?

Para comprar: https://amzn.to/2Dc8f6z

 JOÃOZINHO E MARIA.  Adaptação de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho e ilustrações de Walter Lara. Recebemos o exemplar da Mazza Edições.

Na Serra da Mantiqueira vivia um homem pobre numa barraca, com seus dois filhos e sua nova mulher. Ela maltratava os enteados quando o marido saia. As crianças com medo dela, não contavam pro pai. A mulher não aguentava mais as crianças e como era muito faminta e eles eram muito pobres, resolveu se livrar das crianças pedindo que ela fossem bem longe buscar frutas... Mas na verdade ela queria que se perdessem... E foi o que aconteceu um dia. As crianças foram tão longe que não conseguiram achar o caminho de volta. Como são brasileiros e não desistem nunca, resolveram procurar o caminho de casa, mas  o que acharam foi algo incrível: uma casa toooda feita de doces! Começaram a comer e a comer, mas aí ouviram:Come, come meu ratinho./Quem está comendo meu docinho? E BUM! Foram fisgados pra dentro da casinha! E agora? O que será que vai acontecer com Joãozinho e Maria?

Adoramos esta coleção. O texto não é longo, perfeito pra ser lido antes de dormir, por exemplo. As ilustrações de Walter Lara são muito bonitas. A ideia da coleção é maravilhosa. Me deu muita vontade de ler outras histórias clássicas adaptadas à nossa realidade, à realidade do nosso povo, da nossa cultura. 

Para comprar: https://amzn.to/2Glz1dF

CORDEL ADOLESCENTE, Ó XENTE de Sylvia Orthof e ilustrações de Joana Lira.
Editora FTD da série QUERO MAIS.

Doralice é uma garota de 13 anos que vive de contar histórias nas páginas de seus cordéis, que expõe nas feiras do Nordeste. Um dia ela conta a história, toda rimada, de uma guria que tem o primeiro beijo roubado por um cangaceiro, que vai embora, deixando a moça suspirando e sonhando com o primeiro amor. Acontece que ele volta, um mês depois e quer roubar um segundo beijo, só que a moça decide que quem decide quem vai beijar é ELA e ninguém pode decidir por ela. Um final que nos pega de surpresa e diverte ao mesmo tempo. Divertido e super atual, feminista, mesmo o texto tenha sido pulicado pela primeira vez em 1996. Adoramos.

Para comprar: https://amzn.to/2Dmojmv

MARIA BORRALHEIRA de Silvio Romero e ilustrações de Rosinha, da editora Scipione.

Outra versão do clássico da Cinderela, adaptado a Cultura brasileira. O livro é um conto popular, recolhido por Sílvio Romero no interior de Sergipe. A guria do Nordeste tem quase os mesmos problemas da Cinderela europeia: órfã de mãe, ela vive com uma madrasta malvada e duas irmãs invejosas. A vida dela não é fácil. Mas você acha que uma fada madrinha vai aparecer? Nãnaninanão! Maria Borralheira tem como protetora uma vaquinha encantada, um presente deixado pela mãe. A história é muito bonitinha. 
As ilustrações de Rosinha são feitas de retalhos de tecido e tintas. Muito lindas.

Para comprar: https://amzn.to/2IujMBN

 O COLECIONADOR DE PEDRAS de Prisca Agustoni e ilustrações de André Neves. Editora Paulinas.

O guri Ambaye adora pedras e com elas cria histórias, cria poesias. Embora sozinho, nunca se sente só, pois vê beleza nas suas raizes e em tudo e isso enche seu coração. Já Noémia, ao contrário, é triste e seus olhos têm uma solidão profunda. Vive sozinha sem sonhos, sem vontades, sem comunidade. Quando os dois se encontram a tristeza de Noémia preocupa Ambaye, que tenta a todo custo fazê-la sorrir. Ele resgata seus conhecimentos ancestrais, utiliza a arte da escuta, da conversa com o olhar e, finalmente ele e Noémia descobrem o sentido da amizade. Uma história bem bonita.

Para comprar: https://amzn.to/2Uab6mc

OPS de Marilda Castanha, editora Cosac Naify. Um livro cartonado para bebês.

O livro só tem a palavra OPS. Ele brinca com a rotina do bebê e sabemos que por onde ele passa, pode acontecer um OPS a qualquer momento. Fofinho.

Para comprar: https://amzn.to/2VGl2W6

 CADÊ? de Graça Lima. Editora Nova Fronteira.

Um menino pequeno brinca de esconde-esconde com sua mãe. Ela sempre pergunta onde ele está e ele está debaixo da girafa, perto do leão, ao lado do urso polar. O guri imagina-se em outro lugar. Com frases curtas e texto caixa alta. Adoramos.

Para comprar: https://amzn.to/2IfQ1VI

O BALDE DAS CHUPETAS de Mariana Massarani, Editora Brinque-book.

A gente já amava e conhecia, mas não tínhamos ainda no nosso acervo. Na foto o narrador conta que durante o dia a chupeta fica na gaveta. O livro é fofo demais. E agora faz parte da série Brinque-Book na Mochila. O guri cresceu e não pode (segundo os pais) andar por aí com o bico na boca. Uns sugerem colocar no lixo, outros dar para as formigas, mas ele quer ficar com esse objeto tão querido. Como solucionar o problema? Bem, pra isso que servem as tias criativas! Ela tem uma ideia genial! Livro da dupla Hetzel & Massarani que taaaanto amamos!

Para comprar: https://amzn.to/2D51RxZ

BOLA VERMELHA de Vanina Starkoff.

Um presentinho da @arcoirisdf. Livro da Pulo do Gato. Um guri acha uma bola vermelha no chão e tenta descobrir o que é e ao mesmo tempo, devolvê-la pra seu devido lugar. É um passarinho? Uma fruta? Uma bola? O que será que pode ser. Um livro sem texto e cheio de possibilidades. O livro recebeu Menção Honrosa no concurso livro álbum “A la orilla del viento”, no México, em 2010.

Pra comprar: https://amzn.to/2Gbf3Cg

ANA, O CACHORRO E A BONECA de Léia Cassol e Fernando Geisel Jr., Editora Cassol.
sobre a Ana que tem cabelo feito molinha de caderno, cor de chocolate e olhos muito curiosos. Uma história acumulativa que mostra um pouco da cultura africana na vida da guria. 

Além das características físicas, dos seus brinquedos, a história mostra as coisas que ela e a mãe fazem e de como tudo isso a torna especial!

Pra comprar: https://amzn.to/2G9DGyX

DANDARA, O DRAÇÃO E A LUA de Maíra Suertegaray e Carla Pilla. Editora: Cassol.
Ganhamos da editora Cassol.

É a história de uma menina curiosa que quer saber tudo sobre o Céu.. PERGUNTA, PERGUNTA E PERGUNTA tanto em casa quanto na escola! E com isso ela acaba conhecendo o ciclo da água e a importância da preservação do meio ambiente, para que a água e o céu estejam sempre limpos!

Para comprar: https://amzn.to/2X4GJ2c

NA VENDA DA VERA de Hebe Coimbra e ilustrações de Graça Lima, Editora Manati.

Faz parte da coleção 'Tirando de Letra'. Foi desenvolvida para reforçar, complementar e estimular os processos de alfabetização e letramento. Este é o dedicado à letra V.
Pouco texto, letra bastão, fonte grande. Ilustrações lindas, coloridas e grandes também.
É uma história divertida sobre uma senhora que tem uma venda e, para atrair os seus clientes, anuncia em voz alta produtos diferentes. Muita gente acredita mesmo que ela vende os produtos anunciados, mas outros só acreditam vendo. E aí? Será que ela fala a verdade ou fala mentiras?

Pra comprar: https://amzn.to/2DaOiNy 

SELOU E MAYA de Lara Meana, María Pascual, Graziela R. S. Costa Pinto. Editora SM.
Foi um dos livros da coleção Itaú do ano de 2016.
É daqueles livros que em cada lado tem uma história diferente.

Num lado vemos a rotina de Selou e seu pai. Na outra ponta temos a rotina da sua vizinha Maya e sua mãe. O final do dia é no meio do livro. Amamos as ilustrações. Muito fofo.

Para comprar: https://amzn.to/2Ga15R4

QUERO SER DO MEU TAMANHO
Recebemos da Distribuidora Casa de Livros


O guri começa a perceber mudanças. O sapato e a camiseta preferida não servem mais, a cama começa a ficar apertada assim como o cadeirão de bebê. Mas ao mesmo tempo ele ainda não consegue alcançar a primeira gaveta da cozinha, o sapato do pai é gigante. Então começa a ter sonhos e pesadelos onde seu olho cresce mais que a cabeça ou sua língua é tão grande que não consegue movê-la. O que será que está acontecendo? Um livro sobre crescimento.

Para comprar: https://amzn.to/2P6LIgl

 JOÃO FELIZARDO - O REI DOS NEGÓCIOS de Angela-Lago. Da Cosac Naify.

Um guri recebe de herança uma moeda e sai pelo mundo trocando-a por muitas coisas. Um cavalo, um burro, um passarinho...
Um pedacinho da Sinopse oficial do livro:
"E assim aprende que a felicidade está justamente na brevidade e na simplicidade, que o acúmulo não leva à riqueza, e que o desprendimento e a renovação garantem o ciclo da vida. Um material rico para refletir sobre o valor simbólico dos objetos e até sobre o consumo. Delicado, comovente e, ao mesmo tempo, intenso..."
Lembro de ter ouvido de um aluno: -"Que guri burro!"
E daí começamos a discutir sobre o significado do livro, do que nos deixa realmente felizes (isso tem preço?). Um livro mais que necessário. Ainda mais que a Angela nos deixou este mês.

Pra comprar: https://amzn.to/2IjM82q

A ÁRVORE DO BETO de Ruth Rocha e Mariana Massarani, da editora Salamandra.

O livro é muito fofo.
Beto sempre quis uma árvore de Natal. Mas chegava perto da data e o pai já avisava que não tinha dinheiro sobrando pra essa extravagância. Mas era o sonho do guri. Então ele planta uma muda num terreno perto de casa e tooooodo dia vai cuidar da plantinha.
Até que chega o Natal. Será que Beto vai ter coragem de cortar a árvore (que agora nem é mais só dele) e levá-la pra casa?

Para comprar: https://amzn.to/2Gc4te2

 Embora a capa mostre um menino branco, o protagonista desta história é afrodescendente.
COMO SE FOSSE DINHEIRO, da série A Turma Da Nossa Rua, de Ruth Rocha e Mariana Massarani, editora Salamandra.

Catapimba comprava lanche no bar da escola, e embora sempre pagava com dinheiro, Seu Lucas nunca tinha troco. Em troca, dava balinhas. Dizia que a balinha valia como dinheiro... Até o dia que Catapimba teve uma ideia: levar uma galinha como pagamento do lanche. Será que o Seu Lucas gostou? As outras crianças adoraram e logo, logo o moço do bar estava recebendo um montão de coisas e a escola estava virando uma bagunça!
O Seu Lucas e o leitor, vão descobrir o valor de uma moeda.

Para comprar: https://amzn.to/2IudsKt

ADAMASTOR, O PANGARÉ de Mariana Massarani. Editora Melhoramentos. O guri está furioso. Acaba de descobrir que não vai ganhar o irmãozinho que tanto queria, mas sim uma irmã! Refugia-se no quarto e pra passar o tempo resolve desenhar. Mas não é um desenho qualquer. É o desenho de um pangaré que ganha vida!

Agora ele tem um cavalo de verdade dentro do apartamento apertado. Ele galopa tanto que a vizinha de baixo e a mãe reclamam. Será que ele vai conseguir disfarça-lo pra poder ficar com ele em paz? Um livro que trabalha a chegada de um novo membro na família de um jeito leve. Fofo.

Para comprar: https://amzn.to/2Gg3w4j

BANHO de Mariana Massarani. Editora Global.

A mãe acaba com a brincadeira e manda os 4 irmãos pro banho. Lá as crianças criam uma pororoca e com muita imaginação transformam um simples banho numa verdadeira festa. Bem, todos menos um deles... Cadê o Edmilson mesmo?

Para comprar: https://amzn.to/2IjlNkI

 GERALDO E A FADINHA DO PUM de Emílio Braz e Maurício Veneza. Editora Rovelle.
Recebemos da Distribuidora Casa de Livros.


Inspirado em personagem criado pelo contador de histórias gaúcho Victor Ziegle, 'Geraldo e a fadinha do pum' é a história de um guri que soltava muito pum (nem os colegas aguentavam mais) e seu encontro inusitado com a própria Fadinha do Pum. Vou dar um spoiler. A fadinha é um cocozinho com asas e varinha! kkk As kids pequenas morrem de rir.

Para comprar: https://amzn.to/2Ifn1xq

TEQUINHO E O ENSAIO DA BATERIA.
Já falamos dele AQUI.

Para comprar: https://amzn.to/2Gfpipb

Recebemos  o livro AMOR DE MÃE escrito pela Lô Carvalho e ilustrado pela Aline Casassa. Da editora Bamboozinho.

É a história do guri Luan que vai ter o dobro do trabalho que seus colegas, no dia das mães:

ele tem DUAS mães! Luan é negro e conta que com uma o tempo passa voando, pois tudo que fazem é movimento e alegria. Com a outra mãe, o tempo passa lentamente, pois tudo que ela faz é com calma e muita conversa. Embora as duas sejam muito diferentes, as duas são muito amorosas e muito amadas. Mas ele sabe que ele deve a vida a sua primeira mãe, que querendo o melhor pra ele, desejou que ele tivesse uma família melhor, para que seu futuro fosse melhor. Um livro sobre adoção e família. Sobre amor e respeito. O livro é baseado em várias histórias reais, de homens e mulheres que querem muito ter uma família, e encontram na adoção a realização deste desejo. Além do crescente número de famílias homoafetivas que estão adotando crianças (abandonadas por pessoas heterossexuais 😉).

Para comprar: https://amzn.to/2DcL3VY

OLHANDO COM RITINHA de Sharlene Serra e ilustrações de Ricardo Pontes, Coleção Incluir.

Ritinha é uma guria deficiente visual, que ama estudar e aprender.
A história nos mostra como ela percebe (mais através da audição e do tato) o mundo à sua volta, traz ainda algumas noções da escrita em braille. Este livro informativo é pra que as crianças compreendam como é o mundo de alguém que não enxerga e como, através da empatia, podem ajudar outras crianças a se sentirem menos excluídas. Trabalho muito lindo. 

Para comprar: (98) 98888-8557 (Sharlene) ou pelo e-mail sharlene.serra@gmail.com.


 MILA E MANU de André Neves, publicado pela Brinque-Book. Já falamos dele AQUI.

Para comprar: https://amzn.to/2Ik6qbJ


MÃOS DE GODÊ de Binho Cultura e ilustrações maravilhosas de Cris Eich. Editora Zit.
Recebemos da Distribuidora Casa de Livros.


O livro vem com uma jaqueta que abre pra você fazer um painel, como a guria da história!!!! 💖

Ela quer mostrar que o mundo pode ser bem mais bonito quando enfeitado e colorido. Ela tem olhos de artista e nada passa ileso. Tudo pode se transformar. 
O texto é curto, com letras grandes. ótimo pra quem está começando a ler sozinho.
Quando o expectador olha para a Arte não vê a cor, a idade de quem fez, ele só admira. Godê mostra que devemos fazer arte sim, mas sem esquecer de quem somos. Muito bonito.

Para comprar: https://amzn.to/2IjeBVZ


 CONTROLE REMOTO de Tino Freitas e ilustrações de Mariana Massarani, editora Manati.

A cegonha trouxe o guri e na cesta tinha uma chupeta, um bebê, fraldas e um controle remoto. No início esqueceram deste último objeto e a vida era só alegria. Porém chegou numa fase de birra, choradeira e noites sem dormir, aí lembraram do controle. 
No início apertavam o PLAY e o menino sorrindo ficava muito faceiro. Mas no meio da brincadeira vinha o STOP e em seguida o MUTE (nada de reclamar) e o SLEEP. Os pais amaram este novo poder e as coisas começam a ficar só no REPEAT. Será que vão perceber que guri não pode ficar tão preso a comandos frios assim?

Para comprar: https://amzn.to/2PcYI44

 MARINELA de Luciana Grether. Editora Zit

Marinela vive com a avó (que considera uma fada madrinha) e a tia (que considera uma rainha) no agreste nordestino. Elas contam pra guria que um príncipe encantado virá para casar co ela. Passa os dias bordando, se refrescando no riacho, curtindo as folhas caírem, brincando com o vento, cozinhando, cantando e tocando. Um dia, quando cresce, avista um homem chegando, mas não é um príncipe... Quem será?

Para comprar: https://amzn.to/2PaMQ2e

O MENINO QUE NÃO NASCEU DA BARRIGA DA MÃE de Carmem Lucia Eiterer e ilustrações de Augusto F. Oliveira. Editora Mazza Edições.

O guri explica ao leitor como ele não nasceu da barriga da mãe. Ele conta como algumas plantas nascem de sementes, como alguns animais não nascem da barriga de suas mães também. Fala que ele e a irmã foram adotados. A mãe deles foi buscá-los no Juizado da Infância, e não na maternidade.  No início ele não entendia direito esse negócio de ser filho e ficava muito triste e com medo. Mas agora entendia que a mãe dele desejou-o um tempão, é quem cuida dele desde pequeno, quem lê histórias pra ele, quem leva ele sempre pra passear e pra escola, quem ama-o e dá broncas, quando precisa. Não é igualzinho a tua mãe?

Para comprar: https://amzn.to/2Iwl670

NO PARQUE de Iuri Pereira, ilustrações Rebeca Luciani, da editora SM
Já falamos dele AQUI.

Para comprar: https://amzn.to/2Gg3SYH

QUERO NASCER DE NOVO De Ilan Brenman, ilustrações Catalina Echeverri, editora Saber e Ler. 
Recebemos da Distribuidora Casa de Livros este exemplar super divertido que mostra o ponto de vista de uma criança de 3 anos à espera do irmão. São muitas dúvidas que rondam a menina "Como ele consegue ficar aí dentro?" "Será que não se sente apertado?" 

"Por que seu peito está tão grande?" Ilan responde com clareza e bom humor a todas as perguntas. Para piorar as pessoas só falam do irmãozinho. Um dia ela não aguenta e explode!!!! Mas a mãe e o pai logo mostram fotos e contam como foi que ela nasceu.

Para comprar: https://amzn.to/2DcLxvg

CADARÇOS DESAMARRDOS de Madu Costa e ilustrações de Rume Filho. Mazza Edições.
Recebemos da Distribuidora Casa de Livros

Mariana tinha AR e MAR no nome. E vivia entre um e outro. A cabeça viajava sonhando. Era curiosa e gostava muito de imaginar. E de tão distraída, vivia com os cadarços desamarrados e era SÓ isso que os adultos reparavam. Levava bronca dia e noite, em função dos cadarços sempre soltos. Ela deixava os cadarços desamarrados para os pés ficarem livres e correrem pelo seu pensamento. Onde já se viu amarrar os pés? Precisam ficar soltos para voar. 

Para comprar: https://amzn.to/2G96dVs

CA-TA-RI-NA de Thais Laham Morello, ilustrações de Rita Taraborelli, editora Carochinha.
Já falamos dele AQUI.

Para comprar: https://amzn.to/2PbG10I

MARCO QUERIA DORMIR de Gabriela Keselman e ilustrações de Noemi Villamuza.
Da Companhia das Letrinhas.
Um livro pra quem tem dificuldade em pegar no sono.
Já falamos dele AQUI.

Para comprar: https://amzn.to/2Ddle7Q

LULU ADORA BIBLIOTECA de Anna McQuinn e ilustrações Rosalind Breadshaw. Pallas editora.

Mostra uma filha que aguarda ansiosamente ir à biblioteca com sua mãe. Explica para crianças pequenas como funciona uma biblioteca: É preciso cuidar dos livros, há um espaço especial para crianças, é preciso ter silêncio, a bibliotecária está lá para ajudar as pessoas.
As ilustrações são lindas e o texto são frases curtas. Ótimo para leitores iniciantes.

Para comprar: https://amzn.to/2Ij0Er7

 CARTOLA de Edinha Diniz e Angelo Bonito. Editora Callis.

Neste livro, a autora nos conta, de forma resumida, como foi a infância e juventude de Cartola, estrela de primeira grandeza do samba carioca que, junto com um grupo de amigos do morro, fundou a Estação Primeira de Mangueira, uma das principais escolas de samba do Rio de Janeiro. Ela apresenta ainda alguns dos elementos que contribuíram para a composição da obra deste talentoso músico.

Para comprar: https://amzn.to/2IvqCH6


FABÍOLA FOI AO VENTO de Ricardo Benevides e ilustrações de Marcelo Ribeiro. Editora Revan.
Eu adoro esta versão do livro, que é a mais antiga. Tem uma nova com outras ilustradoras que não curti.

Fabíola mora num morro no Rio de Janeiro e todo dia desce com seu cachorro Titã, sempre no mesmo horário. 
Acontece que Titã dispara e a guria aos poucos vai se transformando de FábÍola em FabiOla: Uma pipa com rabiola!
Com a corrida de Titã cada vez mais rápida, Maria segura firme na coleira e os pés saem do chão. Muita gente acha um absurdo uma guria voando a cima deles, mas Maria só acha graça e vai subindo cada vez mais alto.
Adoro como o ilustrador explora o amarelo nas ilustrações. 
O texto é ótimo, assim como as ilustrações. 
Quem nunca teve vontade de voar? Basta ter um cachorro veloz como da Maria!

Para comprar: https://amzn.to/2IgkBP9

AS FALAÇÕES DE FLÁVIO DE Rogério Trentini. Editora: Companhia das Letrinhas.
Um menino que fala pelos cotovelos!
Já falamos dele AQUI.

Para comprar: https://amzn.to/2IuhpPm

GABRIELA A PRINCESA DO DAOMÉ de Marta Rodrigues e ilustrações de David Smyth. Mazza edições. 
Recebemos o livro da Distribuidora Casa de Livros.

Uma moça entra no ônibus e senta do lado da guria de trancinhas no cabelo. A guria em questão é a Gabriela de quase 8 anos. Ela gosta muito de conversar e vai logo falando sobre a sua vida. Que é filha de um alemão de Benim, fotógrafo, com uma rainha brasileira (que está sentada a trás dela com seu irmão no colo), ela é uma princesa Daomé (um estado africano que corresponde hoje ao Benim. Pode referir-se a: Reino do Daomé - um reino africano pré-colonial (1600-1900) fonte: Wikpédia), já o irmão de dois anos é um guerreiro porque superou uma doença grave. Pedro se curou porque aprendeu a enfrentar o medo com a ajuda dos ancestrais africanos.
Fala sobre sua vida livremente que impressiona a moça que está indo trabalhar.

Para comprar: https://amzn.to/2GlVPLr

GALO BARNABÉ VAI AO BALÉ de Jonas Ribeiro e ilustrações de Ana Terra. Editora Brinque-Book. 
Esse livro foi comprado anos atrás, quando minha Ceci era A-PAI-XO-NA-DA por balé. E como a guria da história, ela amava dançar. 

Tudo era motivo pra bailar. Um dia, de tanto rodopiar, caiu de cabeça e, na testa, nasceu um tremendo de um galo. Até aí, as duas se pareciam. Porém o galo de Ana Carolina, no livro, é muuuito mais exibido. Ele se chamava galo Barnabé, fica sempre a 'fazer festa na testa' de Ana Carolina. Com isso a professora de balé decide que a guria não vai mais dançar. E essa decisão deixas as amigas dançarinas louquinhas! Será que vai ter apresentação? Será que o galo vai sossegar?

Pra comprar: https://amzn.to/2P6Ms57

A JORNADA DO PEQUENO SENHOR TARTARUGA de Inge Bergh, Inge Misschaert e ilustrações de Kristina Ruell. Editora Pulo do Gato.

O pequeno Yomi adoece gravemente e precisa ser examinado por um médico do hospital da cidade distante. Com o filho nos braços, a mãe de Yomi inicia a longa viagem: a pé, de burro, de caminhonete, de carro. O trajeto parece não ter fim. Para distrair e encorajar o filho, a mãe conta a história do pequeno senhor tartaruga, que realiza uma perigosa jornada em busca da realização de um sonho.

Para comprar: https://amzn.to/2V0AcrY

O PRESENTE MAIS IMPORTANTE O PRESENTE MAIS IMPORTANTE DE TODOS de David Conway. Editora FTD.

A garota Ama ganha um novo irmãozinho, Azizi. O povo do vilarejo veio trazer presentes de boas-vindas para Azizi, mas Ama não sabe o que dar a ele. Ela pergunta para vovó Sisi, que lhe diz para dar-lhe amor, o presente mais importante de todos. Mas onde Ama encontraria este presente? Tanto o texto quanto as ilustrações são lindíssimas!

Para comprar: https://amzn.to/2ICPvAT

VALENTINA de Márcio Vassallo e ilustrações de Suppa. Editora Global.

Era uma vez uma guria princesa chamada Valentina acreditava ser especial, diferente e morar num castelo. Vivia longe de tudo. Ela não entendia por que precisava ficar sozinha lá me cima, no castelo, enquanto seus pais saíam pra trabalhar. Ao decorrer da história o leitor e a própria Valentina vão descobrir juntos que o castelo fica no morro do Rio de Janeiro, no meio de outros castelos iguais ao dela. As ilustrações com tinta, sucata e colagens de papel dão um realismo a mais pra história. Adoramos.

Para comprar: https://amzn.to/2Do9EHt

O REI E A TARTARUGA. Baseado em um conto popular de São Tomé e Príncipe de autora desconhecida. Adapatção Susana Ventura e ilustrações Sidney Meireles. PubliFolhinha.

A tartaruga vivia pelo castelo, era muito faladeira. Um dia disse que seria capaz de adivinhar o sonho do rei. Claro, que chegou aos ouvidos de sua majestade... E como ele era muito curioso, mandou chamá-la para que adivinhasse o que ele havia sonhado na noite anterior. Será que a tartaruga consegue mesmo adivinhar os sonhos?

Para comprar: https://amzn.to/2X8lvAz

A PRIMEIRA PALAVRA DE MARA de Angel Domingo e ilustrações de Miguel Franco.
O livro foi enviado pela Jujuba Editora.
Que livro divertido!

É a história de uma família que quer ajudar a pequena Mara a falar sua primeira palavra.
A família da mãe, quer que ela fale MAMÃE. Mas a mamãe quer que ela fale PAPAI. A família do pai, quer que ela fale PAPAI... Mas o pai quer que ela fale MAMÃE. E aí tem o metido do irmão mais velho. O que será que ele está aprontando?

A única ressalva é que, na minha opinião, a primeira palavra de Mara deveria aparecer, depois de uma virada de página, do lado esquerdo. A história ficaria com mais suspense.
De resto, é perfeita. Rimos de montão.

Para comprar: https://amzn.to/2IjfWMv

 MINHA ESTRELA VAI BRILHAR de Mina Javaherbin e ilustrações de Renato Alarcão. Editora Rovelle.
Qual é o sonho da maioria das crianças do Brasil? Com certeza, em algum ponto da vida, elas já disseram: SER JOGADOR DE FUTEBOL.
Enquanto esse sonho não se realiza, os guris seguem

ajudando as famílias, jogando bola e sonhando muito.
Ah! Que ilustrações lindas!

Para comprar: https://amzn.to/2Ij19Bv

ODEMAR
Já falamos dele AQUI.
Para comprar: https://amzn.to/2IuYvYt

LETRAS DE CARVÃO de Irene Vasco e Juan Palomino. Um livro da editora parceira PULO DO GATO.
Já falamos dele AQUI.

Para comprar: https://amzn.to/2GoiZQf

A MENINA QUE NÃO ERA MALUQUINHA E OUTRAS HISTÓRIAS de Ruth Rocha e Mariana Massarani. Editora Melhoramentos.

Várias histórias divertidas. Oscarzinho fazia de tudo para ganhar uns trocados, até alugar a irmãzinha!… Já aquela menina dizia que NÃO ERA maluquinha! Quando precisou mudar de cidade e de colégio, apronta  maluquices, e deixa a Dona Brites, professora dela, maluquinha! A Gabriela adorava ir para a escola a pé e ver as coisas todas que aconteciam na rua. O problema é que, às vezes, ela se esquecia de ir pra escola. E aquele menino quis pregar uma peça nas tias, mas acabou sobrando pra ele mesmo.

Para comprar: https://amzn.to/2VHzHAr

TANTO TANTO de Trish Cooke e ilustrações de Helen Oxenbury. Editora Àtica.

Um livro recheado de afeto.
Uma família grande se reúne para fazer uma festa-surpresa. Enquanto esperam o aniversariante, tia, avó, primo, tio, afilhado, ou seja, todos os parentes vão chegando e querem paparicar, beijar o bebê da casa e brincar com ele. As ilustrações são divertidas. Muito legal ver a casa enchendo de felicidade e amor. Dá uma saudade das reuniões de família da minha infância.

Para comprar: https://amzn.to/2IwP5vF

GERTRUDES SABE TUDO. Recebemos o livro do autor. Da Gulliver editora. Ilustrações Gutto Paixão e texto de L. Rafael Nolli.
Já falamos dele AQUI, no post sobre Bullying.

Para comprar: https://amzn.to/2DcMBPM

PRETINHA DE NEVE E OS SETES GIGANTES de Rubem Filho. Editora Paulinas. Temos este livro desde 2010.
Foi muito lindo e relido.

Pretinha da Neve mora com a mãe e o seu padrasto, o Rei, no Monte Kilimanjaro (norte da Tanzânia). Um lugar muito alto onde caía neve sempre. Um lugar super gelado e a sensação de frio era maior ainda porque a guria vivia sozinha, já quer era a única criança do castelo. O rei era muito guloso e queria sempre que a própria rainha preparasse guloseimas pra ele, num enorme tacho de cobre. Um dia, Pretinha se olhou no fundo do tacho e perguntou: "Tacho de cobre, existe menina mais solitária do que eu?". O que será que o tacho respondeu? Bem, a conversa motivou Pretinha a descer o monte e conhecer o "lá embaixo", um lugar que nunca tinha neve. Um releitura, com pitadas de humor, do clássico da Branca de Neve.

Para comprar: https://amzn.to/2Gb5K59

O GUARDIÃO DA CHUVA. Texto de Dailza Ribeiro e ilustrações de André Flauzino. Recebemos o livro da editora Bambolê.
Adoro as ilustrações.Olha o olhar do guri!
Já falamos dele AQUI.

Para comprar: https://amzn.to/2IBmRjc

CADERNO DE RIMAS DO JOÃO de Lázaro Ramos e ilustrações de Maurício Negro.
Recebemos da Pallas editora.

João aprende com a prima o que é uma rima e ama! Decide começar um caderno com poesias de sua autoria. Tudo serve de inspiração: a mãe, o amigo, os artistas, a TV, as notícias, o esporte, sua cultura, seus sentimentos.
Lázaro fez uma lista de palavras que gostaria de explicar para o filho de 4 anos (algumas importantes pra família, outras divertidas, outras necessárias). Uma espécie de dicionário, para os pais explicarem coisas para os filhos de maneira poética.
Cada página, uma palavra. Letras grandes e ilustrações marcantes.

Para comprar: https://amzn.to/2UUrQlD


FOI ELE QUE ESCREVEU A VENTANIA de Rosana Rios e ilustrações de Maurício Negro. Editora Pulo do Gato.

Recebemos o livro da Distribuidora Casa de Livros.
Tui sempre vai pra escola a pé debaixo do sol escaldante. Um dia descobre um poema pixado no muro. Ele o acha tão bonito que o copia no caderno. Chega na escola e vai direto pro caixote dos livros pra pegar o livro de poesia (que ninguém mais gosta, só ele), o seu favorito. Brincava de ler poesia. Quando chega em casa à noite, fica sabendo pela TV que o poeta do livro havia morrido. Que tristeza, seu poeta havia morrido. Poetas também morriam. Então, Tui sonha com o poeta e deseja um dia ser como ele. Lindo.

Pra comprar: https://amzn.to/2De9YrV

DOIS CHAPÉUS VERMELHOS de Ronaldo Simões Coelho e Humberto Guimarães. Aletria.

Chapeuzinho Vermelho, lendo um livro, descobre o Saci e resolve mandar um e-mail pra ele, já que os dois têm algo em comum: o gorro vermelho.
O legal da história é ler a correspondência dos dois, no início, bem formal e a medida que vão ficando mais e mais amigos, a conversa fica mais coloquial. Os dois conversam sobre o Brasil, sobre a fauna, personalidades importantes, como Santos Drumont, sobre literatura infantil, sobre folclore e costumes, sobre Monteriro Lobato e sobre o Sítio do Pica-pau Amarelo.
Mistura brasilidades com e-mail, webcam e @s.
Texto bem divertido e informativo.

Para comprar: https://amzn.to/2DgmNlD

ONDE O SOL NÃO ALCANÇA de Janaína Michalski e ilustrações de Alê Abreu.
Editora Nova Fronteira.

Amo estas ilustrações. O livro conta a história do encontro de Nana e Ana Paula. Nana é a vizinha nova e todo dia passa horas contemplando o quintal (que parece infinito e atemporal). Um dia ela estava olhando o jardim e viu uma menina sentada no muro que separava as duas casas.
Logo a curiosidade vence a timidez, ainda mais depois de receber o convite de sentar no muro, junto com Ana Paula. Não falam muito. Estão se conhecendo silenciosamente, entre uma palavra que outra, entre uma bala de hortelã e outra.  Um livro sobre um início de amizade, tempo e quintal. 

Para comprar: https://amzn.to/2IiBxVh

TODAS AS CORES DE MALU de Rosana Mont’Alverne e ilustrações de Maurizio Manzo. Editora Aletria. Recebemos da Distribuidora Casa de Livros

Uma guria que luta contra câncer. Mostra como esta guria sente e compreende o mundo usando as cores. Alegria, frio, saudades, o Natal, o primeiro dia de aula ganham sentido em tons de verde, vermelho, roxo e azul-piscina. Um dia, ela acorda doente e inicia uma batalha contra o câncer. As cores, então, se tornam desbotadas e Malu conta com o apoio dos amigos para que tudo se torne vibrante outra vez. Todas as cores de Malu é uma homenagem a uma amiga, que morreu em 2013 depois de enfrentar um câncer.  É um livro sobre descobertas, sobre sentidos, sobre amizade, mas principalmente sobre a maneira sensível e criativa como as crianças resistem às intempéries.

Para comprar: https://amzn.to/2X36u30


 Primeiro livro americano que aparece um menino negro como protagonista. Recebeu vários prêmios.
THE SNOWY DAY de Ezra Jack Keats. Penguin Books.

O guri acorda e vê que teve uma nevasca durante a noite. Está tudo branco lá fora. A mãe coloca uma roupa de neve nele e ele parte para explorar aquela imensidão branca. Brinca, explora as texturas, as cores no branco, as marcas que ele deixa ao passear, ao brincar com um galho. Encontra um amigo que também está maravilhado com toda aquela neve.  Um livro singelo sobre infância e as maravilhas da descoberta. Adoramos.

Para comprar: https://amzn.to/2Ixfnhs

Para ver os outros posts clique AQUI e AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)