Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros sobre "Minha mãe vai me dar um irmãozinho" (parte 2).


A chegada do irmão é sempre um motivo de preocupação para os pais. Como será que o filho mais velho vai receber a notícia? Aproveitemos a literatura para que eles vivenciem junto com os personagens as angústias e inseguranças que acompanham a vinda do melhor amigo de toda a vida.


A irmãzinha de Lisa

De Anne Gutman e Georg Hallensleben, editora Cosac Naify.
A coleção As Catástrofes de Gaspar e Lisa ajuda os menores a lidar com os problemas cotidianos. Indicado para crianças a partir de 2 anos, tem textos curtos e bem-humorados. Neste livro Lisa observa as dificuldades que o barrigão causa a sua mãe. Andar de gangorra, carregar sua mochila, nada disso ela consegue fazer.



Lisa está decidida a não falar com o bebê, ela e o irmão prometem ignorá-lo. Quando a mãe chega em casa ela faz tudo para incomodar, até tocar flauta ao lado do quarto do bebê.



 Assim que todos vão embora, ela entra para olhar o bebê de perto e como não poderia deixar de ser, se encanta com a irmãzinha.



As ilustrações de Georg Hallensleben são maravilhosas, pinceladas grossas introduzem as crianças no mundo da pintura. Combinações orgânicas de cores em linhas e massas dão vontade de pegar nos pincéis até em nós, adultos.
O texto de Anne é simples e por isso mesmo representa tão bem o mundo infantil.

Para comprar: https://amzn.to/2IkkzGe

Como ele foi parar aí dentro?

De Ilan Brenman, ilustrações de Vanessa Prezoto, ed. Aletria.
Junto com a chegada dos irmãos vem as perguntas: "De onde vem os bebês?",  O que tem na sua barriga?" e a que dá nome ao livro.
Em "Como ele foi parar aí dentro?" A pequena Rafaela fica espantada com o tamanho da barriga da vaca Geraldina. Quando pergunta o porquê, os pais, pegos de surpresa, dão uma resposta estapafúrdia para a menina.



Depois Rafaela vê uma girafa no zoológico prestes a ter o filhote. Quando questionou os pais, outra resposta inventada. Não demorou muito para Rafaela encontrar uma moça grávida e querer saber "Como ele foi parar aí dentro?" De forma simples e bem humorada o livro conduz a criança (e os pais) à resposta para a pergunta.


Para comprar: https://amzn.to/2IrFBlr
La Mascota de Merlín

De Eugenia Alázar, editora Ediciones B da Espanha.
Ganhamos este livro da Gisele, pelo bebê chamar-se Lucas. É um livro importado, em espanhol. 
Para Merlín as segundas-feiras nunca eram muito boas, dia de correria, papai e mamãe não tinham tempo pra carinho. Só que aquela segunda era diferente, eles o tinham deixado sozinho nos últimos dias. Quando mamãe chegou em casa disse: temos um presente para você, mas nem o deixaram chegar perto.



Todas as atenções eram para o boneco que a mamãe trouxe, até nome deram a ele; Lucas.
Merlín se sente abandonado pelos pais, late pedindo a mãe de volta, mas só consegue ser repreendido.



Assim que Lucas cresce um pouco e Merlín consegue aproximar-se transforma-se em seu mascote. Merlín não consegue mais ficar longe dele.




Eu não gosto de você

De Raquel Matsushita, editora Jujuba. Recebemos da Distribuidora Casa de Livros.
Um livro muito sensível, onde o ponto de vista da criança que espera a chegada do irmão é mostrado. Ciúme, amor, amizade, raiva, medo. Uma ótima maneira de ajudar a elaborar o que se passa no coração dos menorzinhos.

Os sentimentos confusos em relação ao novo ser são acolhidos pela mãe, que de forma lúdica a ajuda a lidar com eles. Quando a criança conta que sente vontade de bater no irmão, ao invés de reprimir, é orientada a direcionar esse ímpeto para um objeto inanimado (uma almofada).


Raquel Matsushita, que também é designer gráfica, usa a linha e as cores para representar os sentimentos. A fonte (letra) do miolo foi feita com a mão direita da autora que é canhota.  

Para comprar: https://amzn.to/2ZbQXQv

Quero nascer de novo

De Ilan Brenman, ilustrações Catalina Echeverri, editora Saber e Ler.
Recebemos da Distribuidora Casa de Livros este exemplar super divertido (sendo do Ilan só podemos esperar maravilhas) que mostra o ponto de vista de uma criança de 3 anos à espera do irmão. 


São muitas dúvidas que rondam a menina "Como ele consegue ficar aí dentro?" "Será que não se sente apertado?" "Por que seu peito está tão grande?" Ilan responde com clareza e bom humor a todas as perguntas. Para piorar as pessoas só falam do irmãozinho. 


Um dia ela não aguenta e explode!!!! Mas a mãe e o pai logo mostram fotos e contam como foi que ela nasceu.


Se eu fosse escolher um único livro para tratar do assunto, com certeza seria este.

Para comprar: https://amzn.to/2Iif9ve

Uma história barriguda



De Beatriz Escorcio Chacon, ilustrações Vanessa Prezoto, editora Rovelle.
Recebemos da Distribuidora Casa de Livros.
História poética que narra a relação de um garoto com uma menininha. Suas brincadeiras ao ar livre e a chegada dela ao mundo. No decorrer do livro descobrimos que a menina não é bem uma menina, mas é assim que ele a vê.


Não posso deixar de citar as ilustrações de Vanessa, que são primorosas. Ela trabalha com vários materiais sobrepostos que dão riqueza às imagens sem sobrecarregá-las. Lindo, maravilhoso, nota 10 com estrelinha!

Para comprar: https://amzn.to/2VJoMWS

O Invasor



de Weberson Santiago, editora SM.



É uma história muito fofa sobre a chegada de um novo membro da família e como tudo muda mesmo. Como se ele aparecesse do nada! As pessoas focam no novo bebê, muitas vezes esquecendo-se que tem outras crianças e animais de estimação que também precisam de tanto ou MAIS carinho, que o recém chegado. É uma situação que exige muito cuidado e amor, muita conversa e paciência, além de muito colo e carinho. 


 O texto é em caixa alta, ideal pra quem está aprendendo a ler e reconhecer as letras. As ilustrações todas em azul e as perspectivas das cenas contribuem para o suspense e a atmosfera "espacial" como se o invasor viesse mesmo de outro mundo.
Para comprar: https://amzn.to/2Db7MBC

Veja o post completo aqui 
Não esqueça de olhar o primeiro post sobre a chegada dos irmãozinhos aqui



2 comentários:

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)