Dicas para ententer crianças presas em casa

A Bela e a Fera {livros}

A gente ama a história da Bela e a Fera. Dia 16 de MARÇO oficialmente estreou o filme da Disney, nos cinemas. Pois antes de levar as kids (e teens), que tal ler a história com elas?
Nós temos várias versões:

Para bebês e crianças pequenas:
A BELA E A FERA - CONTOS DE FADAS COM JANELAS DIVERTIDAS de
editora Osborne.

Esse é todo cartonado, para bebês e crianças pequenas. Cheio de janelas onde a criança pode ver do outro lado da cena e com várias abas para ela descobrir onde está a Fera. As ilustrações são liiiindas e super coloridas.Um luxo só. Cheio de detalhes que as crianças vão amar.

Para crianças pequenas, a versão clássica da Disney, com CD para ouvir a história. Faz parte de uma coleção, mas nós só temos ainda dois volumes, esse e da Alice no País das Maravilhas. Livro que vem com CD pra criança ouvir a história. Foi super lido e relido e é um volume tão querido que a Ceci escolheu-o com tema do aniver de 4 anos dela*.

Para crianças pequenas
A BELA E A FERA da Coleção Folha Reis, Príncipes e Princesas. Com adaptação de Susana Ventura e ilustrações lindas de Mateus Rios.
É a história de uma guria que tem duas irmãs. O pai vai viajar e pergunta o que as filhas querem
Bela é a mais nova de três irmãs e pede pro pai trazer uma flor de presente. O pai acha uma flor linda, mas por azar, ela pertencia a uma Fera horrenda que o aprisiona. Bela troca de lugar com o pai para salvá-lo... No final há passatempos para divertir a garotada. 

Você sabia que a história da Bela e a Fera é em parte baseado na história real de Pedro González? Como ele tinha o corpo coberto por pelos, inclusive o rosto, seu pai lhe deu de presente a um rei, o rei da Espanha, pois ter criaturas bizarras era um símbolo de status. Depois em função de um ataque, foi dado de presente a outro rei que quis fazer uma experiência social. Educou-o, ensinou-lhe línguas e etiqueta e o fez casar com uma jovem muito bonita. No livro da Editora Zahar temos as duas primeiras versões da Bela e a Fera escrita por duas mulheres. 
Na história original de Madame de Villeneuve tudo é suuuper detalhado e suuper explicado. Por exemplo, temos a história da origem da Bela (sua mãe, seu verdadeiro pais - que não aparece nas versões mais conhecidas), temos também a origem da pessoa que transformou o príncipe em Fera e o porque do seu ódio e maldição (que são diferentes das versões conhecidas também). 
Já a versão de Madame Beaumont é mais sucinta e parecida com a que conhecemos. Ela limpou a história das histórias paralelas, tirando o que achou irrelevante e deixando mais lacunas serem preenchidas pela imaginação do leitor.


Temos uma coleção bem antiga de livros com contos de fadas. São da Tormont Publications Inc. (do Canadá). Com texto de Peter Holeinone e ilustrações de T. Wolf e P. Cattaneo. São livros grandes e cada um contém duas histórias. Esse volume é sobre a Bela e a Fera (e também a Sereiazinha). 
O pai de Bela, voltando pra casa, em meio a uma tempestade, encontra um castelo aberto, mas ninguém era lá. Tem um banquete quentinho, tem uma cama quentinha, mas ninguém pra ele agradecer a hospitalidade. No outro dia, quando está indo embora, lembra que prometeu para a afilha levar uma rosa. Quando vai arrancar, surge uma fera e fica furiosa, com esse quase roubo. O pai lhe promete a filha, em troca de sua vida. E assim Bela vai parar no castelo da Fera. Pedacinho da história... Fica a dica. As ilustrações são lindas.

 E a Fera é uma mistura de homem com javali.

*Um dos aniversário da Ceci foi com esse tema. Para ver, clique AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)