Dicas para ententer crianças presas em casa

CHAPEUZINHO ESFARRAPADO E OUTROS CONTOS FEMINISTAS DO FOLCLORE MUNDIAL

Um livro que para crianças (sim crianças), tweens e teens e para todos aqueles que gostam de contos de fadas.

CHAPEUZINHO ESFARRAPADO E OUTROS CONTOS FEMINISTAS DO FOLCLORES MUNDIAL. Editora Seguinte. De Ethel Johnston Phelps (Org.)  com tradução de Julia Romeu e   ilustrações de Bárbara Malagoli.

Sinopse: "Crescemos lendo contos de fadas em que as mulheres são figuras frágeis, sempre dependentes de proteção e ajuda. Este livro reúne vinte e cinco histórias folclóricas de várias partes do mundo que mostram que não é nada disso: as mulheres podem - e devem! - ser as heroínas, donas dos próprios destinos."

 O que eu mais estou gostando:
1. são histórias onde as figuras femininas são exaltadas não pela beleza estonteante, mas pelos seus feitos.

2. A protagonista NÃO fica parada esperando o príncipe salvá-la para ser feliz ( como acontece em muitos desenhos da Disney) .

2. violência ou crueldade que não serviam para um propósito essencial na história foram moderados ou excluídos (já tem violência gratuita demais nessa vida!).

3. Nem todas as mulheres idosas são bruxas más e nem todas as mulheres jovens são inocentes e bobas. Entre outras coisas.

As mulheres decidem e vão a luta.

Um excelente livro de contos de fadas para as nossas meninas (e meninos claro!).

Tem ilustrações e as histórias não são muito longas ( algumas com 3-4 páginas outras com 9 páginas).

Podem ser lidas antes de dormir, no caminho da escola, no metro. Super indico.

Acho que exaltar mulheres que fazem a diferença e não só ficam paradas, sem amigos, esperando que uma solução mágica apareça e resolva todos seus problemas, é super importante nos dias de hoje. A nossa vida, destino e felicidade dependem das nossas ações e vontades e garra e ações. Nada de deixar que outros decidam por nós. As nossas gurias são tão ou até mais capazes de fazer o extraordinário! Precisamos implantar a confiança dentro delas. Para que ninguém possa chegar e dizer o contrário! Adoramos o livro! Uma semente de confiança, de força. 

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)