Dicas para ententer crianças presas em casa

#temcriançalendo NA ESCOLA

Oba! No #temcriançalendo de hoje vamos falar dos livros que foram escolhidos pelas escolas esse ano.

Pro 6º ANO:

O primeiro livro que vou mostrar é o REINAÇÕES DE NARIZINHO de Monteiro Lobato, da Biblioteca Azul, um selo da Globo Livros.

Preciso dizer que de todas as edições de Monteiro Lobato que já vi, inclusive tenho algumas, essa é a mais bem caprichadas e bonita. O papel é maravilhoso, (eu tenho vontade de fazer carinho nas páginas), o vocabulário é do original de 1931, o projeto gráfico é lindo! A Mayumi Okuyama, responsável por ele, nos leva numa viagem no tempo e traz partes das edições anteriores da Globo Livros (como por exemplo: tipografia e ilustrações de artistas antigos) e teve consultoria do pesquisador Vladimir Sacchetta, um dos primeiros à lutar pela valorização dos personagens tipicamente brasileiros. Suuuper recomendo. Meu guri já começou a ler.

É nesse livro que o Lobato apresenta a turma do sítio pros leitores! ❤️❤️❤️  Um verdadeiro tesouro!

O MÁGICO DE OZ (texto original de L. Frank Baum) traduzido e adaptado por Ligia Cademartori e ilustrações de Marília Pirillo.FTD.

Na verdade esse foi o primeiro livro que pediram no 6º ano, na escola do meu filho. Como as aulas começaram em janeiro, aqui em Brasília é assim, ele já teve que ler o livro. Eu acho que o único "problema" dele é que não é texto integral. O texto é bom e fluido, as ilustrações da Marília Pirillo são lindas.
Na minha opinião é leitura pro 4º ano. Ele leu num tapa.

 MALALA- A MENINA QUE QUERIA IR PARA A ESCOLA de Adriana Carranca e ilustrações de Bruna Assis Brasil. Editora Companhia das Letrinhas.

Essa edição ganhamos da @gra_flower com autógrafos (da ilustradora e autora!) e aqui em casa todo mundo leu, inclusive sogra e primas. Adoramos e está na lisa do 6º ano do meu filho! Como diz a Sil, @casadeleitores, PONTO pra escola! Super recomendo. E tem post sobre ele, AQUI.
Super recomendamos também.
 
POESIAS da coleção PARA GOSTAR DE LER, volume 6. Editora Ática.

Outro livro que meu guri vai ler no 6 ano. E lendo-o percebi que temos poucos livros de poesia. Temos muiiitos livros que usam rimas, mas poesia não é só isso. Gostei que irão trabalhar o gênero na escola. Sinopse:
Poesia é convite. Convite á imaginação, à brincadeira com as palavras, à descoberta ou redescoberta dos sentimentos. A poesia nos permite experimentar as mais variadas emoções. Numa pluralidade de estilos e linguagens, os quatro poetas reunidos nesta antologia nos levam a observar com os olhos sensíveis o lirismo das coisas simples, do cotidiano...

A BOLSA AMARELA de Lygia Bonjunga. Editora Agir.
O Cássio leu esse livro no 3º ano e agora a escola de Brasília pediu também. Então, ele vai ler novamente no 6º ano. Suuuuper recomendo para toooodas as idades. Mas a partir dos 4 anos, lendo pedacinhos para a criança. Tão bom! Uma menina ganha uma bolsa amarela e nela guarda suas vontades e imaginação. A história é linda. 

HISTÓRIAS GRECO-ROMANAS recontadas por ANA MARIA MACHADO e ilustrações de Laurent Cardon. Editora FTD.

Esse é mais um livro da lista do meu filho. 
Sinopse: 
“Hermes e os lenhadores” é uma fábula que discute o valor da honestidade. Em “Teseu e o Minotauro”, Teseu mata o Minotauro com a ajuda de Ariadne, mas depois a abandona. Em “Dédalo e Ícaro”, pai e filho conseguem fugir de uma torre graças à engenhosidade e à paciência, mas, sem a prudência do pai, Ícaro sofre um acidente fatal. “Eco e Narciso” e “A tapeçaria de Aracne” narram a origem do eco, do narciso e da aranha. “Píramo e Tisbe” é uma história de amor entre um rapaz e uma moça cujas famílias proibiram o namoro. “Cupido e Psiquê” é uma das mais lindas histórias de amor de todos os tempos. 

Esse livro é recomendado para crianças a partir do 4 ano, mas acho que todo curioso vai gostar. 
Amo o ilustrador: Laurent Cardon. E gosto muito da escritora: Ana Maria Machado. Pra quem nunca leu nada de mitologia é legal. 

Abrindo um PARÊNTESES (

AS AVENTURAS DE PINÓQUIO de Carlo Colodi e ilustrações de Sérgio Magno. Editora Martin Clarent.

Estamos falando sobre livros que foram pedidos nas listas de materiais, junto com os livros didáticos. E lanço a pergunta: você já alterou essa lista alguma vez? Eu já, e explico: o ano passado meu filho estava no 5º ano e na lista pedia uma versão da história do PINÓQUIO. Uma versão cheeeias de ilustrações (lindas by the way), mas pouquíssimo texto. Bah! Me indignei. Meu guri lê muito. Vou comprar a versão com texto integral e achei essa da foto: edição caprichada, a textura do papel excelente, poucas ilustrações (muito bonitas) e principalmente o texto integral. E fiz ele ler o livro nas férias, antes da escola começar. Quando chegou o dia de levar o livro pra escola, fiquei fria e esperei acabar a aula e pra perguntar pro guri, como tinha sido o trabalho. A única coisa que ele falou foi que os outros tinham uma versão doninha da história. E nem a professora brigou comigo, pois ele leu muito mais que a turma tinha lido. E fez o trabalho igual. Alguém já fez isso?


A FADA QUE TINHA IDEIAS de Fernanda Lopes de Almeida e ilustrações André Neves. Editora Projeto.

Mais uma questão e quando a escola pede um livro caro só pra lerem uma página do livro? 😭😭😭 Comprei esse livro lindo pro Cássio ler no 4º ano, em 2014, e tudo que a professora fez foi abrir uma página e ler com as crianças pra mostrar como era o texto de uma peça. Sei que o currículo é imenso, que não há tempo suficiente pra ver tudo, mas o livro é tão rico pra se resumir a só isso. O que uma mãe leitora faz? Senta no cantinho e chora? 49 reais pra ver como é um texto teatral. Snif,Snif, Snif. 😭 Só perde pro livro que eu comprei, o Cássio precisava levar para ler na aula e fazer um trabalho. Ele esqueceu o livro em casa, fez o trabalho com os colegas e ficou feliz, pq não precisou ler o livro (já que tinha esquecido de levar) e não iam mais fazer nada com a história ( e olha que o livro tinha umas 100 páginas). Comprei por nada. 😭😭😭. Ok, por nada não, né! Li em casa... Mas esses gastos me matam.
 ) FECHANDO O PARÊNTESES.

LIVROS DO 4º ANO:

O MENINO QUE QUASE MORREU AFOGADO NO LIXO de Ruth Rocha e ilustrações de Alcy. Quinteto Editorial.

Vamos para a lista do 4º ano agora no #temcriançalendo. Esse livro eu comprei num sebo em 2010 e está na lista da Ceci agora. Gosto muito dele. É sobre um menino que os pais saem e ele fica no quarto fazendo coisas de criança, porém não joga nada fora: restos de comida, bebida, papéis, entre outras coisas. Quando os pais chegam o menino está quase morto debaixo de tanto lixo. Fala sobre responsabilidade, ecologia, economia, acumulação, desperdício, separação de lixo e muito mais. Muito bom. 

PALAVRA DE FILHO de Jonas Ribeiro, ilustrações de Flávio Fargas, da Editora do Brasl.


O livro não chegou ainda. Estava em falta quando fui comprá-lo. Mas quis compartilhar mesmo assim, já que está na lista da minha filha.
 Sinopse: 
Numa emocionante história, pai e filho têm grande dificuldade em se comunicarem, em falar de sentimentos e emoções. O filho passa, então, a escrever cartas ao pai. Elas chegam magicamente sopradas e transformam o relacionamento dos dois, aproximando-os cada vez mais. É por meio da palavra que as relações familiares são modificadas e intensificadas. 
Aqui em Brasília , onde moro, o pessoal gosta muito do Jonas Ribeiro, autor dessa história.


FLORINHA E A FOTOSSÍNTESE de Samuel Murgel Branco e ilustrações de Weberson Santiago Editora: Moderna.


Eu senti que a maioria da lista de livros do 4º ano, dessa escola nova que a Ceci está, são mais "didáticos" que de literatura mesmo. Quase todos com fundo moral ou são pra "aprender alguma coisa" e comparei com a lista do 4º ano do ano passado, dessa mesma escola e, na minha humilde opinião, o ano passado foi show de bola e esse ano tá mais ou menos. 
O ano passado teve literatura e esse ano vai ser mais leituras informativas. 
E vocês notaram alguma coisa ou tendência na lista que receberam?


BRASÍLIA DE CERRADO A CAPITAL DA REPÚBLICA de Lúcia Garcia e ilustrações de Jô Oliveira.

No 4º ano as kids estudam a cidade onde moram. O legal é que Brasília tem váááários livros legais.
Eu pessoalmente amo o BRASÍLIA DE A a Z do Tino Freitas. Mas a escola pediu esse, então comprei. É bom. Faz parte de uma coleção sobre várias capitais do Brasil. Da Cortez editora.


ROBINSON CRUSOÉ de Daniel Defoe, com adaptação de Laura Barcellar e ilustrações de Ivan Zigg. Editora Scipione. 

Esse livro entreguei já pra escola, e esqueci de tirar foto antes. Também será lido pela Ceci no 4 ano. Achei a quantidade de texto x ilustração boa pra idade deles. 
Sinopse: 
Robinson Crusoé sobrevive a um naufrágio e vai parar em uma ilha deserta. Com sagacidade e inteligência, constrói uma casa, planta arroz e cria cabras. Vive sozinho até salvar o nativo Sexta-feira de uma tribo de canibais, tornando-se seu amigo. O náufrago fica na ilha por 29 anos, até ser resgatado por um navio inglês. A aventura mostra a capacidade de sobreviver às diversidades e o poder da amizade e da perseverança.

 E se você quiser ver os outros livros que as escolas andam pedido pelo Brasil a fora e exterior, não deixe de seguir a hastag #temcriançalendo. 
E para ver o que as outras meninas do #temcriançalendo estão lendo com seus filhos na escola, siga também: @boaleiturabomapetite @casadeleitores @virapaginas @sobreissoeaquilo @cirandacontada @mardehistorias @passarinhos_no_sotao @entrefraldaselivros @conversadequintal @coisasdalara E venha participar também. 
Se vc já entregou os livros, salve uma imagem da internet e posta pra gente com o ano/série que foi pedido. Não é pra colocar a escola, nem precisa o nome da criança. 
Vamos adorar saber o que as escolas andam pedindo por aí!
Boa leitura!


0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)