Dicas para ententer crianças presas em casa

Bolo de banana (sem glúten nem leite)


Faz alguns meses estou sem leite nem glúten na dieta, a princípio parecia desesperador mas aprendi que a felicidade depende da forma como encaramos os contratempos. Decidi que seria um ótimo desafio reaprender a cozinhar com limitações. Tenho adaptado receitas tão gostosas que (quase) não sinto falta dos dois. No início conseguia congelar a produção de bolinhos para a semana, agora faço um bolo tamanho normal porque a família toda quer comer. Este é bem fofinho e nutritivo.
Então se você ou algum dos kids é alérgico, experimente. Se não for alérgico e quiser desintoxicar um pouco do glúten e do leite, experimente também, não vai se arrepender (palavra de filha de confeiteiros uruguaios).

Ingredientes para a massa:

4 bananas médias
1 xícara de açúcar (eu uso demerara ou mascavo mas pode ser branco)
4 claras (deixar os ovos uma meia hora fora do refrigerador, melhora a consistência)
4 gemas
4 colheres (sopa) de óleo (já testei semente de uva e girassol, pode usar margarina)
1 xícara de FSG (farinha sem glúten)*
1/2 xícara de bagaço de coco ou coco ralado
1 colher (sopa) fermento químico em pó
1 colher (sopa) canela em pó
Margarina e FSG para untar a forma

Modo de preparo

Faço nesta ordem:
Ligo o forno para aquecer enquanto preparo a massa.
Amasso as bananas em um prato e reservo. Bato o açúcar e as gemas até ficar um creme esbranquiçado (alguns minutos na batedeira elétrica). Adiciono a banana amassada e depois o óleo, continuo batendo.
Quando tudo estiver bem homogêneo, desligo batedeira. Lavo e seco as pás para bater as claras em neve em um recipiente separado. Bato por uns 3 a 4 minutos, até formar picos firmes (segredinho, ponho uma pitadinha de sal para manter a firmeza das claras). Misturo o fermento e a canela e o coco na FSG. Agora vamos juntar tudo com muita delicadeza. Com uma espátula (pão duro) vou incorporando porções de clara na mistura banana-ovos-açúcar-óleo. Faço muito suavemente para manter o ar dentro da massa. A cada porção de clara misturada, ponho uma colher de FSG. O resultado é uma massa fofa e macia. Unto uma forma de furo central com margarina e espalho o FSG.
Deixo no forno por uns 30 minutos a 180°. (Aqui é sempre controverso, pode ficar pronto antes, ou demorar mais, vai depender do tamanho da forma, da força do forno. O importante é furar o centro com um  palito ou garfo e que saia limpo).

Ingredientes para a calda (opcional)

suco de duas laranjas
meia xícara de açúcar
1 colher de chá de amido de milho (hoje testei com polvilho doce e funcionou, só fica mais viscoso)
raspas de casca de laranja

Coloquei a calda como opcional porque o bolo fica tão macio que nem precisa de calda. Só que a foto tem calda, então para os formiguinhas como eu, aí vai a receita.
Ponha para ferver numa panelinha o suco e o açúcar. Depois de reduzir alguns minutos, dissolva o amido em duas colheres de água e adicione ao suco mexendo até misturar. Desligue o fogo e adicione as raspas da casca misturando bem. Aqui eu uso raspas de uma casca inteira porque fica bem azedinho, mas se os seus kids não gostam de azedo corte esse passo.
Regue o bolo com a calda enquanto estiver quente.

Conforme o tamanho das bananas e dos ovos a consistência pode variar um pouco, ficar mais fofo ou mais firme, então se preferir mais molhadinho é só colocar uma banana a mais, ou um pouco mais de óleo mas aconselho seguir a receita da primeira vez. Isso aprendi num programa de culinária, só se muda a receita quando já dominamos a original.
*FSG é uma mistura pronta, você encontra em casas de produtos naturais ou para celíacos, se não conseguir anote as proporções:1/2 xíc. farinha de arroz, 1/4 xic de fécula de batata, 1/4 xic de polvilho doce. A diferença é que na mistura pronta a farinha de arroz é mais fina.

6 comentários:

  1. Fiquei curiosa..rs Como era feito o congelamento dos bolinhos? Alguma dica especial? Obrigada
    Tatiane Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiane, desculpa, não vi sua msg antes. Eu faço de duas formas, a primeira é colocar direto no saquinho plástico, fechar e congelar (mas aí descobri que saquinho não é legal, libera partículas tóxicas) então sugiro que vc coloque os bolinhos numa bandeja ou forma (separados para não colar) no freezer por um hora ou duas até congelarem. Depois você pode colocar todos num vidro com tampa. Beijo

      Excluir
    2. Oi, Tatiane, desculpa, não vi sua msg antes. Eu faço de duas formas, a primeira é colocar direto no saquinho plástico, fechar e congelar (mas aí descobri que saquinho não é legal, libera partículas tóxicas) então sugiro que vc coloque os bolinhos numa bandeja ou forma (separados para não colar) no freezer por um hora ou duas até congelarem. Depois você pode colocar todos num vidro com tampa. Beijo

      Excluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)