Dicas para ententer crianças presas em casa

Livros sobre a Família.


Hoje foi o dia da família. Aqui selecionei vários livros que já lemos, ou que conhecemos sobre a Família. Escolha alguns títulos para compartilhar com a sua!


FAMÍLIA de Arnaldo Antunes e Tony Bellotto, com ilustrações divertidas e muito coloridas de Loro Verz. Editora Salamandra.

Falamos dele AQUI.


A FAMÍLIA DA MAFALDA de Quino. Martins Editora.
O irmãozinho da Mafalda já chegou às tirinhas e, neste sétimo volume da série que reúne as pequenas narrativas de Quino, vemos a garotinha se aventurar na comunicação com o novo membro da família e continuar a surpreender seus pais e amigos com perguntas e respostas peculiares. Mafalda vem despertar, mais uma vez, a criança em cada um de nós, ao mesmo tempo em que abre os nossos olhos para as injustiças e absurdos do cotidiano.

O LIVRO DA FAMÍLIA de Todd Parr. Editora: Panda Books
No "Livro da Família" (Panda Books, 2006) o autor traz desenhos e textos sobre as diferenças entre as famílias, tratando com sensibilidade e leveza assuntos como adoção, diferenças raciais, culturais e sociais. Parte dos direitos autorais e dos valores de venda deste livro será doada pelo autor Todd Parr e pela Editora Panda Books à Associação para crianças e adolescentes com tumor cerebral - TUCCA. 


 BABAR E SUA FAMÍLIA de Jean de Brunhoff. Editora: Companhia das Letrinhas.
Babar perdeu a mãe quando era apenas um bebê. Uma história com esse início trágico pode interessar a alguma criança? Pode, dependendo do modo como for contada e de como continua, e é esse o caso das narrativas de Jean de Brunhoff. Babar perde a mãe, mas depois ganha amigos, conhece a cidade, socializa-se, retorna a seu mundo, torna-se rei, casa-se, enfrenta perigos e se salva, porque, a despeito da tragédia, há todo um mundo para ser vivido, explorado e refeito. São histórias que delineiam uma metáfora sutil da entrada das crianças na vida real. Babar foi criado na França, na década de 30. O autor, Jean de Brunhoff, baseou-se numa história inventada por sua mulher, Cécile, para os dois filhos do casal. Jean, até então um pintor pouco expressivo, encontrou sua vocação escrevendo as aventuras desse elefantinho e revolucionando a ilustração infantil com traços que incorporavam elementos do modernismo. Hoje Babar é um clássico em suas dezenove histórias, traduzidas em dezoito línguas.


RIO 2 - UMA GRANDE FAMÍLIA AZUL. Editora: Astral Cultural.
Continuação do sucesso 'Rio', o livro 'Rio 2 - Uma grande família azul Animal' contará as novas aventuras da arara azul Blu, Jade e seus três filhos.

 UM AMOR DE FAMÍLIA de Ziraldo. Editora: Melhoramentos.
Nesta história, o Bichinho da Maçã apresenta sua família; pais, avós, tios, primos. Embora considere seu primo um pestinha, por uma razão muito especial ele adora a tia, pois com ela aprendeu uma linda palavra em vários idiomas.

 HELLO KITTY - MINHA FAMÍLA E AMIGOS. Editora: Vale das Letras.
Este livro interativo irá transportar as crianças ao incrível mundo da Hello Kitty, onde poderão utilizar os ímãs em relevo para completar as cenas e criar suas próprias histórias.



A FAMÍLIA DE SARA de Gisele Gama Andrade e ilustrações de Ronaldo Santana. Editora: Abaquar.
Sara tem uma família feliz, que a ama. Tem quatro primos, tio e tias, avô, avó, madrinha, mãe e dois irmãos. Além desses, que fazem parte dessa história, muitos outros parentes e amigos amam Sara e são igualmente amados por ela. Este é um livro que trabalha o papel da escola na desconstrução da família. As crianças podem se expressar sobre suas relações familiares e é direcionado para crianças da educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental. 


MALUQUINHO DE FAMÍLIA de Ziraldo. Editora: Globinho.
Tudo começa com um trabalho escolar. A professora pede uma pesquisa sobre a família real do Brasil e a turma se diverte revelando suas origens - Julieta garante descender de uma linhagem de artistas, enquanto Junim lembra que seus ancestrais eram do circo. Mas o Menino Maluquinho, personagem criado por Ziraldo, não sabe nada sobre sua árvore genealógica. A partir desse instigante ponto de partida, o autor desenvolve uma aventura baseada no álbum de fotos antigas que o avô do Maluquinho guarda com carinho. Nesta divertida história em quadrinhos as lembranças narradas pelo avô e pelos pais do menino promovem o encontro afetivo dele com o passado. Da infância do bisavô até os tempos recentes, o garoto ouve com atenção e se diverte com a sucessão de memórias familiares, e conclui que a maluquice está em seu DNA.

A FAMÍLIA DO MARCELO de Ruth Rocha. Editora: Salamandra.

Neste livro, os leitores poderão conhecer a família do Marcelo- o pai, seu João; a mãe, dona Laura; e a irmã, Aninha. Também vão conhecer os outros parentes do Marcelo e descobrir quantos tipos diferentes de família existem por aí. No final, são propostas brincadeiras para os pequenos leitores desta série.


MINHA FAMÍLIA AMOR E CARINHO, DAR E DOAR de Lisa Bullard e ilustrações de Brandon Reibeling. Editora: Hedra.  Uma família pode ser parecida com muitas ao mesmo tempo em que é diferente de tantas outras. Mas o amor e o carinho fazem parte de todas. Este livro apresenta a família de Mateus, e procura fazer pensar em como é a família do pequeno leitor.



É TUDO FAMÍLIA! Sobre a Filha da Nova Namorada, Sobre o Irmão da Ex-Mulher do Papai e Outros Parentes. De Alexandra Maxeiner, Hedi Gnädinger, Editora: L&PM.
De vez em quando, Lucas briga com a irmã Elisa. Júlia não tem irmãos, mas tem tudo em dobro. Davi tem um três-quartos-de-pai que ele adora. Carla e Maurício têm duas mães e dois pais. Carolina está muito triste e não quer ter outra mãe. Paula ganha duas festas por ano: a de aniversário e a de dia da chegada. O pai de Maurício chama-o de pituquinho. Lucinha tem a voz igualzinha à da mãe. Porém, todos têm algo em comum: pertencem a uma família, e toda família é única! 


OS PROBLEMAS DA FAMÍLIA GONGORZOLA de Eva Furnari. Editora: Global.
Todo mundo tem problemas. A família Gorgonzola, seus parentes e amigos também têm. Só que são problemas sujos, imundos. Você tem coragem de botar a mão para resolvê-los? É um desafio.

365 PIADAS PARA TODA FAMÍLIA de Eva Rios e Maria Luisa Paz. Editora: Girassol
Adultos e crianças terão momentos de alegria e muitas gargalhadas juntos. Este livro é garantia de descontração para a família durante o ano todo!Temas abordados - natureza, relações sociais, hábitos e costumes, cotidiano, honestidade, confiança, tolerância, respeito, amizade. Temas transversais - ética, meio ambiente, pluralidade cultural, trabalho e consumo. 

A FAMÍLIA MOBÍLIA de Tatiana Blass. Editora: Cosac Naify.
Em sua estreia como autora, a artista plástica Tatiana Blass imaginou uma família bastante original, composta pelos móveis de uma residência onde nada fica no lugar. Brincando com a imobilidade dos móveis, Tatiana também faz referência ao uso que fazemos desses objetos: Telma TV sempre quer ser o centro das atenções, Carlos Quadros não tira a cara de paisagem do rosto, Teodoro Tapete está sempre por baixo, Sérgio Sofá passa o dia inteiro cochilando... As coloridas ilustrações apresentam padronagens para cada objeto e reforçam o caráter de confusão. O livro vem num envelope com duas janelinhas, a casa da Família Mobília. Para ler em família.


A ÁRVORE DA FAMÍLIA de Maísa Zakzuk e ilustrações de Tatiana Paiva. Editora: Panda Books.
Antes de mim, veio o meu pai; e antes do meu pai, veio o pai dele, que é o meu avô. Teve também meu bisavô, meu tataravô e depois... Depois... O que vêm depois? Bom, na verdade, o que veio antes? Conhecer a história de nossa família pode ser uma tarefa bastante complicada. Em "A Árvore da Família", a autora Maísa Zakzuk explica como tornar essa pesquisa algo simples e prazeroso. O leitor vai se transformar no repórter da família e descobrir sua árvore genealógica. No livro, a autora conta a história da imigração no Brasil e de onde vieram os povos que formaram nosso país. Explica a origem dos sobrenomes, conta curiosidades sobre o significado de vários nomes, dos brasões de família e ainda explica como fazer a árvore genealógica da sua família. "A Árvore da Família" propõe uma brincadeira divertida, que envolve pesquisa, geografia, história e muita cultura popular! 



A FAMÍLIA PÂNTANO. 6 Volumes. Escrito e ilustrado por Colin Thompson. Editora: Brinque-book.
A Família Pântano é, sem dúvida, totalmente diferente das outras que você já viu por aí. Para começar, os integrantes são bruxos e magos e não nascem da mesma forma que pessoas normais. Nerlin e Mordona são casados. Juntos têm sete filhos e todos foram extraordinariamente gerados em laboratório por meio de bruxaria. Diferente dos irmãos, Betinha, a caçula, é uma menina linda e comum, mas nem ela consegue ficar livre dos encantos que envolvem a família: por onde passa, a pequena joga um feitiço que sempre assusta seus colegas de escola. 
Cada livros da série trata de um tema diferente como vizinhos, férias, escola, aparências, etc... Bem divertidos. 

FAMÍLIA ONLINE de Isabel Vieira e ilustrações de Jefferson Costa. Editora: Moderna.
O que fazer quando a gente tem avós, tios e primos em países distantes? As primas Olívia e Sofia parecem o Sol e a Lua - enquanto uma brinca e estuda, a outra dorme. Sofia mora no Brasil e Olívia na Austrália, mas isso não impede que uma divida tudo com a outra. Pelo computador, elas são capazes até de ajudar os irmãos Teo e João, seus primos dos Estados Unidos, a desvendar um mistério... 



VIVER EM FAMÍLIA- REINVENTANDO OS LAÇOS de Marai Lucia de Arruda Aranha. Editora: Moderna.
Hoje, mais do que nunca, a configuração familiar se afasta do modelo tradicional, adquirindo formatos os mais diversos e inusitados. Por isso há os que falam em "desordem na família", saudosos dos velhos tempos. Mas se examinarmos a história da humanidade, constatamos os motivos pelos quais será impossível retornar. O que fazer, então? Se estivermos atentos às mudanças, poderemos perceber o que ganhamos e o que perdemos com as novas relações de família, a fim de fortalecer o que a torna mais positiva, madura e desde sempre desejável. Só assim continuaremos reinventando esses laços tão importantes para os casais, para a formação dos filhos e para a constituição da sociedade.

 O CAIXÃO RASTEJANTE E OUTRAS ASSOMBRAÇÕES DE FAMÍLIA de Angela-Lago. Editora: Companhia das Letrinhas.
Fantasmas que pegam táxi, almas que vão à missa aos domingos, namoradas defuntas… Essas são algumas das personagens que aparecem nos causos de família reunidos neste novo livro de Angela-Lago. Narradas com aquele sotaque particular da autora mineira e ilustradas de maneira surpreendente, as histórias de assombração e terror vão, além de assustar os leitores, causar boas risadas - afinal, as almas penadas se metem em cada uma!...

O BLOG DA FAMÍLIA de Giselda Laporta Nicolelis. Atual Editora.
Certo dia Pirata resolve colocar um blog no ar para falar da família dele. Em seu relato diário, ficamos sabendo não só o que acontece com sua grande família, mas também o que ele pensa sobre ela e sobre temas que o preocupam e o fazem refletir, junto com todos que acompanham seu blog a respeito do presente e do futuro, das questões sociais, das escolhas pessoais, etc. 
AS AVENTURAS DA FAMÍLIA BRASIL de Luis Fernando Veríssimo. Editora: Objetiva.
Inspirado nas famílias de classe média brasileiras, 'Aventuras da Família Brasil' procura trazer histórias em quadrinhos desenhadas pelo autor. Um pai trabalhador, mas que tem a profissão ignorada, uma mãe dona-de-casa, uma família mais velha, um filho adolescente, um neto pequeno e uma neta de colo, buscam compor essa família com humor, apesar das dificuldades e aventuras pelas quais têm que passar. As minuciosidades do dia a dia de uma família de verdade pretendem falar dos momentos mais diversos, sejam eles driblar problemas financeiros, definir ética comportamental ou explicar para os mais novos como funcionava o mundo na época em que ainda não havia computadores.


AS GÊMEAS DA FAMÍLIA de Stella Maris Rezende. Globo Livros.
'As gêmeas da família' conta a história das trigêmeas idênticas Verdança, Azulfé e Rosade. Apenas a voz e a expressão do rosto as distinguem, além das cores das roupas que, por associação, ajudaram a formar os apelidos de cada uma. Por promessa da mãe, até completarem 18 anos de idade, a festiva Maria da Esperança precisa se vestir de verde, a serena Maria da Fé só pode usar azul, e a séria Maria da Caridade tem de se contentar com um figurino exclusivamente cor-de-rosa. Adolescentes dos anos 1960 no interior de Minas Gerais, as três garotas compartilham a frustração de não arranjar namorado e a paixão pela cantora pop italiana Rita Pavone - além de uma suposta maldição que paira há gerações sobre todas as mulheres gêmeas da família. Em As gêmeas da família Stella Maris conta o mirabolante plano das meninas de viajar às escondidas ao Rio de Janeiro para conhecer Rita Pavone em pessoa a partir de originais pontos de vista; objetos inanimados, animais de estimação e até elementos da natureza se alternam no papel de narradores testemunhais das desventuras de Verdança, Azulfé e Rosade. A viagem conduz o trio por uma trajetória de descobertas (de si mesmas, da relação entre elas, da afetividade com a mãe) e de amadurecimento pessoal, tendo como pano de fundo um Brasil recém mergulhado na ditadura militar.

SEGREDO DE FAMÍLIA de Eric Heuvel. Editora: Quadrinhos na Cia.
Quando Jeroen vai ao sótão da avó Helena procurar algo interessante para vender, ele descobre o livro de recortes que ela manteve durante a Segunda Guerra Mundial. Esse fato desperta memórias dolorosas, e leva a avó a contar pela primeira vez a Jeroen como foi ser uma menina em Amsterdam durante a ocupação alemã da Holanda e sobre a perda de sua melhor amiga judia, Esther. Após ouvir a história, porém, Jeroen fará uma descoberta surpreendente. Nesta envolvente graphic novel, fiel aos acontecimentos históricos, pessoas comuns assumem papéis variados - vítima, observador, colaborador, criminoso - e têm que tomar as decisões mais importantes e difíceis de suas vidas.


LÁ E AQUI.
Escrito por Carolina Moreyra e ilustrado por Odilon Moraes.Da editora Pequena Zahar. 
Falamos dele AQUI.


UMA FAMÍLIA É UMA FAMÍLIA É UMA FAMÍLIA de Sara O'Leary e Qin Leng. Da editora Brinque-book.

Falamos dele AQUI.

A FANTASIA DA FAMÍLIA DISTANTE. Texto de Stella Maris Rezende e ilustrações de Laurent Cardon, editora Globo.
Falamos AQUI.


E para os pais:
AS DELICIOSAS RECEITAS DO TEMPERO DE FAMÍLIA de Rodrigo Hilbert.Editora: Globo Estilo.
As receitas têm mais que sabores, têm ligações emocionais com a infância, o jeito de cozinhar da mãe, as histórias de família que beiravam o fogão. Rodrigo Hilbert transporta para seu livro, com quarenta e nove receitas e várias fotos incríveis para ensinar a fazer um delicioso salame caseiro ou um bolo de aipim que sua avó servia no café da tarde.

Espero que tenham gostado!
E você tem outro livro sobre a família que SUA família ama? Conta pra gente!