Dicas para ententer crianças presas em casa

Céu de Brasília a noite {Clube de Astronomia de Brasília} programa cultural gratuito para crianças

Quem nos conhece a mais tempo sabe que somos loucos pelo céu.
E desde que o Cássio era pequeno, estudamos o universo com ele. 
Já transformamos a sala num planetário, AQUI e AQUI. E lemos dezenas de livros sobre o assunto, AQUI e AQUI tem alguns. Inclusive foi tema da festa de aniversário do Cássio, AQUI.

Minha sogra me avisou do encontro de hoje a noite. Então corremos com as crianças pra lá:
Uma vez por mês o Clube de Astronomia de Brasília se reúne na Praça dos Três Poderes e o público pode ver, de graça, os astros no céu! Essa foto o Arthur Svidzinski, dono de um dos telescópios, tirou com o meu celular!  
Liiinda! Estou encantada.

Alguns das coisas que podiam ser vistas hoje:
- Lua - Júpiter - Vênus bem no início - Saturno bem no final - Alfa Centauri (estrela dupla. Na verdade tripla, mas no telescópio a gente vê duas...) - Nebulosa de Órion - Caixinha de Jóias (aglomerado aberto) - Plêiades do Sul (aglomerado aberto) - Ômega Centauri (aglomerado globular) - NGC 3201 (aglomerado globular) - Gamma Leonis (estrela dupla).

Nós vimos a Lua, estrelas, Júpiter e Saturno. Não fomos em todos os telescópios (cada um aponta para uma coisa diferente).

Além dos telescópios tem um telão onde passam vídeos/documentários sobre o Universo (leve cadeiras ou mantas, não há onde sentar). As crianças adoraram. Cecília sentou no chão mesmo (para meus desespero - mães de meninas me entenderão). Tem filas, mas tudo bem tranquilo. Tinha adulto, criança, bebês, cachorros... famílias inteiras. Todo mundo na boa, com paciência pra esperar sua vez. Leve um casaquinho também, o ar da noite é mais fresco.

Um programa bem seguro, com policiamento. :)

O próximo encontro vai ser dia 30 de Maio de 2015, sempre das 18:00 às 21:00 

Evento gratuito com telescópios a disposição do público para observação de planetas, estrelas, estrelas duplas, Lua... Aproveite para conversar com astrônomos e para conhecer um pouco mais sobre o universo! 
Local: Praça dos Três Poderes 
Participantes: Sócios, Lista Casbnet e Público geral. 
Responsáveis: Augusto e Sérgio

Para saber os dias dos encontros, acesse o site do CAsB, AQUI. O tempo precisa colaborar para haver os encontros!

No Facebook você encontra-os AQUI.

E depois é só passear pela Esplanada e aproveitar a vista da cidade que também é linda!
 E cada mês ganha uma cor diferente que a faz ficar mais especial ainda!
 E aproveite: É de graça. 
É cultura! É lindo! E se você ficar tempo suficiente, pode ver até com a rotação da Terra, fica visível em alguns telescópios! É show!
Recomendo muito! 
E na sua cidade? Tem clube de Astronomia? Procura! Eu não sabia que Brasília tinha (e já estou quase 2 anos aqui). Vai que tem e você está perdendo um programão de família!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)