Dicas para ententer crianças presas em casa

A CRIANÇA ATÉ 4 ANOS - Um guia descomplicado para educadores (e pais curiosos)


A CRIANÇA ATÉ 4 ANOS - Um guia descomplicado para educadores (e pais curiosos), Vânia de Almeida Salek. Summus Editorial ISBN: 9788532306487

Vânia de Almeida é formada em Letras e em 1981 participou da criação da Creche Garatuja, da qual é diretora. Neste livro conta com seus quase 30 anos de experiência na coordenação pedagógica e direção para elucidar dúvidas de professores que acabam de sair da faculdade de pedagogia (e pais). Apresenta o cotidiano de uma escola de educação infantil de forma organizada e clara, onde os capítulos são divididos por faixas etárias. Em cada uma delas mostra como as crianças se relacionam entre si e com os adultos. 
Além da parte teórica, que é muito interessante para compor a metodologia de professores e ajudar pais que queiram conhecer mais de perto o que se passa no dia a dia da escolinha, há várias dicas práticas de atividades e brincadeiras para desenvolver a criatividade e inteligência dos pequenos.
Vou dar um exemplo, o capítulo 3 trata da criança de 1 a 2 anos, Pré-maternal. A autora nos dá as principais características dessa fase:

"Desbravando o mundo:
Nessa idade, o mundo, para o bebê, é fundamentalmente um mundo de ação. Ele não para quieto e sua resistência física é capaz de despertar inveja em muitos atletas." "É pela motricidade que a inteligência de constrói e se materializa, pois a criança descobre as potencialidades de seu corpo, estabelece relações entre este e os objetos, entre os próprios objetos, afirma suas percepções e elabora imagens e representações."

"Exercitando a independência:
As atividades do dia a dia continuam sendo fundamentais para o desenvolvimento da independência e da autoestima. Quando a criança é orientada a criar hábitos de higiene, como lavar as mãos antes das refeições e após o uso do banheiro, ela aprende a valorizar o seu corpo e a perceber que ele merece cuidados especiais."
Fotografei algumas páginas da parte com indicações práticas:




Vânia também se dedica a literatura infantil, pertence ao grupo de estudos Letra Falante e alguns de seus textos podem ser encontrados em www.estacaodasletras.com.br e www.dobrasdeleitura.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)