Dicas para ententer crianças presas em casa

A MENINA DE CABELO ROXO NO REINO DE WALACHAY

A MENINA DE CABELO ROXO NO REINO DE WALACHAY de Léia Cassol e ilustrações lindas de Vanessa Alexandre. Editora Cassol, ISBN: 9788589508902.
Num reino distante uma menina de cabelos roxo encontra uma madeira presa a duas cordas, acha lindo, mas não sabe como aquilo funciona.  Ao sentar em cima, pede a todos seres encantados que passam, ajuda. Mas todo mundo têm uma desculpa. Será que alguém poderá ajudá-la? 
 O texto é em letra de forma. E trabalha a repetição de certos fragmentos, fazendo  com que haja um ritmo quando a história é contada em voz alta. Essa repetição mantêm a atenção da criança, favorecendo o envolvimento entre a história e o leitor/criança (já que a criança decora a fala repetida) e ao mesmo tempo fica ansioso para saber que parte irá mudar. 
As ilsutrações são divertidas, coloridas e muito alegres. Terminamos o livro bem felizes. 

Depois da leitura...
Ficamos super curiosos com a palavra "Walachay" e daí o Cássio fez uma pesquisa no Google e descobriu que: 
"Walachai, em alemão antigo, significa lugar longínquo, perdido no tempo."  
E que existe uma localidade de chamada Walachai, em Morro Reuter, na serra gaúcha, no Sul do Brasil
"Há várias comunidades rurais de origem alemã lá, e que alguns habitantes desta comunidade rural comunicam-se num antigo dialeto alemão e no entanto, nada sabem de sua Alemanha de origem. São todos brasileiros e se identificam como tal e têm uma dinâmica própria e ainda vivem distantes do mundo globalizado." 
E há um café colonial (restaurante que serve muiita comida, muitos quitutes feitos com matéria prima local e de forma artesanal) famosos chamado "CAFÉ COLONIAL WALACHAY", lá em Morro Reuter, também. Teremos que visitá-lo um dia!  
 E isso abriu nosso apetite! Isso e vendo os biscoitinhos pintadinhos da história, claro...  as crianças ficaram com uma vontade enorme de comer biscoitos de Natal (como chamamos esses biscoitos aqui em casa).
Então lá fui eu olhar nos meus cadernos de receitas antigos, pra ver se achava como fazer...encontrei!
A receita é bem simples.
*100 gramas de manteiga derretida
*1/2 xícara de açúcar
*100 ml de creme de leite sem soro
*3/4 xícara de amido de milho
*1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
*1 clara
*açúcar de confeiteiro
*confeitos coloridos
*água quente

Modo de fazer a massa dos biscoitos:
Pré aquecer o forno em 180ºC.
Bater a manteiga com o açúcar, até formar um creme homogêneo. Juntar o creme de leite sem soro. Misturar. Acrescentar o amido de milho e a farinha de trigo. Misturar bem até ficar uma massa homogênea. 
Abrir a massa  numa mesa (ou pedra) enfarinhada e cortar os biscoitos com um cortador de sua preferência. Se não tiver, pode-se usar um copo virado com a boca pra baixo, para fazer os círculos. 
Untar uma forma e colocar os biscoitos nela. Pincelar a clara do ovo em cima dos biscoitos. Colocar no forno por 25 minutos ou até dourar as bordas. 
Modo de fazer a cobertura:

Enquanto os biscoitos assam no forno, vamos fazer a parte de cima!
Colocar algumas colheres de água quente numa xícara. Peneirar um pouco de açúcar de confeiteiro e adicionar na água quente. Misturar. Fazer isso muitas vezes até ficar um creme esbranquiçado. Reservar.

Quando os biscoitos estiverem prontos, tirá-los da forma e colocar num prato. Lá deixe as crianças decorá-los colocando uma colher pequena de do glacê e depois, por cima, os confeitos. Esperar esfriar para comê-los. 

Simples e deliciosos!
Bom apetite e boa leitura!



Um comentário:

  1. Amei a resenha...Pedro afora a menina do cabelo roxo, (aquele que você o presenteou)rsrs!!!! UM DOS SEUS LIVROS PREDILETOS!!!
    A receitinha está anotada no caderninho e coração.

    Mil beijinhos e obrigadaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)