Dicas para ententer crianças presas em casa

Organize-se


ORGANIZE-SE - Soluções simples e fáceis para vencer o desafio diário da bagunça,  de Donna Smallin, ISBN: 8573124172, Editora: GENTE Editora.

Confesso que depois das criança, nunca mais consegui ser organizada.
É difícil ser  mãe, esposa, cozinheira, motorista, professora, recreacionista, contadora de histórias, babá, e ainda por cima, cuidar de TODA uma casa com esmero. Confesso: eu não conseguia! Mas tô bem encaminhada...

Agora tenho um livro pra me ajudar!

Sinopse oficial:
"Em Organize-se, você vai encontrar soluções variadas para os problemas mais comuns de arrumação: para arrumar a casa, preparar viagens, organizar uma mudança, administrar melhor seu tempo e simplificar sua vida, podendo escolher as soluções mais adequadas ao seu caso e até mesmo adaptá-las ao seu estilo.  Que tal experimentar? A organização não ocorre por obra de magia, você é que tem de criá-la, e isso requer motivação, planejamento, preparação, compromisso e atitudes adequadas, por isso o livro também oferece um plano que avalia sua situação, ajudando-o a pôr esse processo de transformação em movimento."

O que gostei é que o livro já começa com um teste pra saber seu o seu nível de 'bagunceiro'. Depois disso, é começar a ler e ver o que melhor se adapta a seu estilo de vida.

O livro é dividido em temas, você pode ir direto para onde você acha que deve começar: sala, cozinha, quarto das crianças, banheiro... Não é isso? Então você pode ir pra parte de administrar seu dinheiro, ou tempo, ou até mesmo trabalho.

Eu estava precisando deste livro.
Primeiro porque só de saber que tem muiiita coisa pra organizar e arrumar já me deixava nervosa, sabendo que não ia dar conta de fazer tudo. E sempre que eu começava a arrumar um cômodo, acabava saindo mil vezes pra guardar tudo que NÃO devia estar naquele lugar, então quando via, tinha passado um tempão e a casa ainda estava um caos.
Uma das dicas que mais gostei é escolher uma peça da casa e levar sacos ou caixas onde você vai colocar:
O que vai pro lixo, o que vai ser doado, o que é de outro cômodo.

 Assim fica mais rápido organizar um local por vez, e você fica focado naquilo. Organiza tudo que deve ficar na peça, faça a faxina até acabar. Saia com as caixas (ou sacos) pra não voltar mais ali. Verifique o que você recolheu e siga para a próxima parte da casa que têm mais itens deslocados. Assim poupa tempo. Repita recolhendo tudo que não for daquele lugar e colocando nas caixas. Pode até parecer óbvio para muitos, mas pra mim não foi e me ajudou muito.

Tem muitas outras dicas bacanas como:
* dicas de "Faça você mesmo" - onde você constrói algo para te ajudar a organizar acessórios;
* como dobrar roupas;
* dicas de simplicidade;
* tabelas para organização da casa e financias;
* listas e questionários para saber se você deve guardar, doar ou colocar no lixo o que anda empilhando em casa.
 Entre outras coisas.

Recomendo.
Boa leitura!

Um comentário:

  1. alguns anos atrás comprei esse livro - e nunca consegui colocar em prática... esse seu post me deu vontade de desencravá-lo da estante novamente. Quem sabe dessa vez...

    ResponderExcluir

Oi. Bom te ver por aqui! Responderemos o mais breve possível. :)